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Social Selling: as 5 técnicas que vendem naturalmente nas redes sociais

“Todos querem vender mais, com menos esforço, em menos tempo. “

Com tantas técnicas e procedimentos da equipe de vendas, ninguém sabe como bater as metas ou fazer os clientes virem até o site de forma espontânea.

Pois bem, para isso que criaram o profissional de Social Media, que sabe ao menos um pouco de Social Selling para empresas, executivos e funcionários da empresa.

O que as “vendas sociais” prometem é algo simples: construção de autoridade e presença online, para gerar conexão e possíveis vendas.

Quem domina o Social Selling, também domina a arte da prospecção quente (warm calling ou o que você preferir), e quase sempre tem um perfil de destaque nas redes sociais.

Portanto, hoje vamos ensinar um pouco dessas técnicas e como você pode começar a fazer as pessoas ficarem curiosas pela sua marca ou pelo seu produto.

Mas antes de mais nada…

O que é Social Selling?

O Social Selling é a prática de “vender” seu produto ou marca por meio das redes sociais, para então construir relacionamento com o seu público, oferecer insights, construir sua marca (ainda mais a marca pessoal) e, consequentemente, gerar vendas.

E qual a importância dessa estratégia? Ela faz parte da nossa caixinha de ferramentas do tráfego orgânico.

As pessoas interagem por vontade própria, e se educam a partir do momento que acham interessante seu trabalho. Muitas vezes chegam a ficar agradecidas por terem visto seu post ou seus ensinamentos no Linkedin ou no Youtube, por exemplo.

Tudo que você faz é gerar valor, e deixar eles, os leads, virem até você (dizer clientes aqui seria um pouco cedo).

Quem faz ou utiliza o Social Selling?

O Social Selling pode ser feito por qualquer pessoa que goste de falar de sua área ou segmento, mas deve ser principalmente feito por gestores e executivos de vendas.

O motivo é simples: são essas pessoas que têm autoridade e conhecimento para falar do produto e do setor, e são essas pessoas que serão bem vistas nas redes sociais e nos blogs.

Basicamente você mostra sua face de especialista, e vai deixar o público confortável para evoluir na jornada de compra.

Pois lembre-se, as pessoas querem comprar de especialistas, e não de vendedores. Vendedores são chatos!

Então, mesmo que você chame no privado alguém nas redes sociais, essas pessoas provavelmente interagiram com algo seu, e a conversa não será tão fria, como ocorre na prospecção outbound; onde o público é pego de surpresa.

Portanto, quem precisa bater meta e quer vender de forma natural seus serviços, deve pensar muito a respeito dessas técnicas de Social Selling.

Como o Social Selling ajuda com sua imagem pública?

Graças ao Social Selling e ás estratégias de mídias sociais, uma pessoa desconhecida pode, com o tempo, se destacar como expert em uma área ou segmento.

Na realidade, sem a ajuda de canais como Instagram, Tik Tok ou Youtube, as pessoas nem mesmo vão saber que você existe!

Então somados de algumas boas verdades, de marketing de conteúdo e Social Selling, é que tanto empresários quanto vendedores começam a gerar mais leads.

[Até mesmo falaremos disso logo no primeiro hack do dia, espera um pouquinho.]

Agora deixarei um vídeo super didático sobre Social Selling, mas que infelizmente está em inglês. Mas só de ver as imagens você vai entender muito bem!:

Os 5 Hacks de Social Selling que você precisa conhecer!

Vamos colocar em prática nossas ações de vendas em redes sociais e de tráfego orgânico?

Vamos dar 5 dicas e Hacks para turbinar seus posts e suas prospecções.

Tudo falado aqui são coisas testadas ou por mim ou por conhecidos, e em outros casos estarei compartilhando material que li e aprendi ao estudar e se aproximar de outros experts, que também fizeram Social Selling – e assim os conheci, quem sabe!

1)Comunicação Executiva: a arte de fazer o CEO vender por você!

Uma vez que você identifica onde seu público está, você começa a criar conteúdo.

Só que muitas vezes, é melhor criar esse conteúdo por meio do perfil das pessoas, e não pela página da marca.

Nessas horas é que temos a comunicação executiva, que são as ações de marketing que usam do conhecimento e expertise dos CEOs e C-levels para gerar conteúdo e engajamento nas redes sociais.

Por meio da comunicação executiva de peso nas redes sociais, o Social Selling ocorre naturalmente pelas conexões e interações que serão feitas no longo prazo.

Tem algo mais legal do que saber que seu chefinho tem presença forte nas redes sociais? Os posts do C-level vão trazer leads e visitas para o site, pode apostar que vai!

 

comunicação executiva
Selo de qualidade Miyagi

 

Seu dever de casa: fale com o gestor ou C-veles, e incentivem eles a terem presença frequente nas redes sociais estratégicas para empresa.

2)Vende mais, quem não fala do produto…

Pode ser contraintuitivo para alguns, mas no Social Selling é assim que se vende ou se propaga uma ideia:

“Vende mais, quem fala menos”.

Falar sempre e toda hora da sua empresa pode cansar a audiência. Eu mesmo já deixei de seguir algumas pessoas de tanto que elas falavam do que faziam, e agregavam pouco.

Na prática, o que esperamos de um bom profissional de marketing ou executivo de vendas, quando o assunto é rede social?

  • Que ele nos ensine algo, falando um pouco de sua experiência ou até mesmo do produto, mas sem holofotes nele;
  • Fale de seu crescimento profissional e de sua empresa. Nenhum pitch de venda ou coisa do tipo nessas horas.

Ao ampliar sua rede de contatos, e ao ficar de bem com cada uma das redes sociais – ou seja, seguir as boas práticas – seus posts e comentários chegarão a mais pessoas, e consequentemente, mais pessoas notaram sua presença online.

Esses são alguns dos filtros que você pode utilizar na hora de pensar em Social Selling

  • Você está fazendo as pessoas refletirem à respeito de algo sério ou valioso?
  • Está tirando elas da zona de conforto, mas por uma boa causa?
  • Seu tutorial ou texto vai ensinar pessoas e tornar o dia delas mais fácil?
  • Mais do que mostrar no que você ou a empresa é boa, você procura mostrar cenários e faz com que o próprio leitor chegue a uma conclusão por si só?

Imagens que transmitam ideias claras, ou frases que possam inspirar e gerar conexões, em redes como o Instagram e Linkedin, já são mais que suficientes para adicionar em sua própria estratégia de mídias sociais.

 

social selling, fale menos de você
Uma imagem simples de entender, mas fácil de interagir

 

E falando nos tipos de posts…

3)Precisamos falar dos artigos e dos vídeos!

De vez em quando, você terá que dedicar um tempinho a mais para seus posts. Acho super válido compartilhar coisas de terceiros e notícias, mas são conteúdos originais e pensados com carinho que vão realmente dar engajamento.

Por isso, precisamos falar agora dos vídeos e artigos (ou estudos, pesquisas,etc) como material de peso para seu Social Selling.

Por que vídeos? Eles ensinam por meio de tutoriais, realizam análises e é o tipo de conteúdo mais trabalhoso, porém mais completo que você pode fazer.

Por que artigos e textos? Eles elevam sua autoriade online, uma vez que as pessoas percebem que você não apenas escreve sobre coisas interessantes, mas também que tem conteúdo e publicações em sites externos, sejam portais de notícias que estão falando de sua empresa, ou seja o blog de vocês.

Obviamente que é inviável postar conteúdo original a todo momento se você não tiver uma equipe de estratégia de conteúdo e/ou inbound na empresa. Até mesmo  será inteligente de sua parte compartilhar conteúdo bom de outros lugares, gringos ou não.

Fizemos um aulão de Inbound Marketing nesse dia.

4)Cadê seu amigo Ghost Writer?

Sim, eu sei que a agenda do CEO ou do diretor é complicada.

Sim, sabemos que ele não gosta de escrever.

Então amigos, por que raios vocês não contratam um redator para ser o Ghost Writer do CEO?

Bons Ghost Writers sabem fazer as perguntas certas e entrevistam os gestores em poucos minutos, e extraem informações para criarem scripts, artigos e até mesmo E-BOOKS!

Use (e abuse) a equipe de Inbound ou de redação da empresa, para que eles possam implementar uma estratégia ponta firme de Social Selling.

E isso não quer dizer que o conteúdo será falso, afinal, os tópicos e ensinamentos são de fato dos melhores profissionais da empresa, mas que optaram por “terceirizar” a redação por falta de tempo ou de conhecimentos de SEO ou de edição de vídeos.

5)A primeira linha importa (noções de copywriting)

Em redes sociais como o Linkedin, muitas vezes a frase ou texto que acompanha a imagem ou vídeo do post ficam incompletos, com as reticencias ao final.

Basta uma frase mal colocada ou um texto sem graça, que você será ignorado pelo Feed eterno.

Dessa forma, você deve ganhar a pessoa com as duas primeiras linhas de informação. Elas devem “bater o olho” e se sentirem mal por pularem ou não lerem o seu texto.

Um post me chamou tanto atenção – que até salvei ele para futura referência – foi esse aqui sobre uma experiência ruim de um usuário:

social selling e o copywriting

Por isso, como Copywriter profissional, tenho que te incentivar a saber boas práticas e questões básicas do mundo das Copys.

Neste caso, foi usado muito bem a curiosidade e a questão do FOMO – fear os missing out. Isso porque se há um golpe ou algo ruim acontecendo, as pessoas não querem deixar de saber ou de serem atualizadas a respeito.

Se isso não funcionasse, jornais e a própria mídia não estariam vivos hoje para contar essa história.

Qual o hackzinho aqui para seu próximo post:

  • Se tiver uma imagem ou foto, ela pode ter uma frase ou legenda marcante. É o que funciona bem nas thumbnails de Youtube;
  • Comece com uma pergunta ou indagação. “Isso teria funcionado para você?”, e coisas do tipo;
  • Faça uma afirmação de abertura forte e até mesmo polêmica. “E foi assim que a Amazon começou a falir…”, e deixe a curiosidade rolar solta;
  • Comece a observar o que te chama atenção ou o que faz você parar para ler. Foram os emojis? O tipo de frase ou de foto? Replique isso em seu próprio post depois…

Social Selling no Linkedin: dando opinião que agrega na vida das pessoas!

Imagine algo que você queira muito falar para as pessoas.

Uma vez a Jana fez isso. Ela estava de saco cheio de como as pessoas divulgavam vagas de maneira errada, com vários gargalos e gaps no processo, criando muita confusão na cabeça de quem queria se inscrever nas vagas.

Ela me mostrou algumas anotações, e dei a ideia de tornar aquilo um artigo para a rede, o que iria promover tanto a marca pessoal dela quanto o blog dos Growth Lovers.

O resultado foi isso aí:

Social selling no linkedin
Artigo completo aqui

Algo que você conhece, usa métodos únicos e que acredita que poderia agregar na vida das pessoas, pode muito bem ser um artigo ou material para usar em Social Selling.

Nesse caso, mencione sua empresa e deixe links óbvios para os interessados conhecerem melhor aquilo que você faz. Mas jamais deixe de estar agregando informação útil.

Neste artigo, tivemos muitos elogios e agradecimentos dos métodos ali apresentados.

O próprio conteúdo explicativo ou a “opinião forte” irá trazer as pessoas certas que gostam do assunto, e que poderão entrar em seu pipeline de vendas mais adiante.

Experimente e verá!

Isso quer dizer que você pode postar qualquer coisa nas redes sociais?

Não necessariamente. Na realidade, fazer coisas erradas podem queimar seu filme ou até mesmo a reputação de uma empresa.

Mas, como bom brasileiro, sabemos que distribuir opiniões e debates gera discussão e pode levantar fãs para uma marca. E fazer isso com certa frequência melhora seu ranking nas redes sociais, te levanto até mais feed de semana em semana.

E o mais legal desse processo, é que ele pode te ajudar  entender melhor quem é seu público e quem compra de você.

Portanto, quem são as pessoas que estão se conectando e se tornando Leads? Quais publicações fizeram elas tomar alguma ação?

Use também dos posts e publicações nas redes sociais para distribuir suas iscas digitais. Do contrário, ela vai ficar parada no site e ninguém vai chegar até elas. Quem distribui esse material é você, e ele serve para Social Selling!