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Quais são as áreas de atuação no growth hacking?

áreas de atuação no growth hacking

Hoje temos um assunto complementar e necessário em nosso banco de artigos sobre growth hacking, que são as áreas de atuação e de trabalho de nosso segmento.

Vamos abordar hoje quais as principais áreas que o profissional de growth consegue interagir, e como é seu trabalho na prática.

Com esse texto você vai conseguir entender em que lugares você como futuro profissional de growth, será capaz de atuar e de crescer na carreira.

Áreas de atuação no growth hacking: Onde o profissional é requisitado?

O profissional de growth hacking hoje em dia é requisitado em muitos lugares. Mas onde exatamente seu trabalho é demandado e como ele é feito?

Afinal, por mais que muita empresa hoje em dia trabalhe com marketing digital, nem sempre será intuitivo o que eles fazem, e como ele ajuda as empresas a crescerem.

Portanto, temos que fazer uma pergunta inicial, antes de falarmos das áreas e subáreas de marketing e de vendas que o growth hacking faz parte.

O que o Growth Hacker faz?

Para quem não sabe, o Growth Hacker é o profissional da área de growth e de crescimento.

Suas atividades e responsabilidades são associadas e relacionadas a:

  • Cuidar dos números do funil de vendas do negócio;
  • Acompanhar a jornada do cliente;
  • Encontrar brechas e aplicar seus hacks para promover crescimento

Agora que te demos essa pista sobre o que de fato o profissional da de growth faz, podemos falar das áreas em que ele atua (e também sobre suas atividades).

1)Marketing digital (vendas online)

Antes de mais nada, o growth pertence ao mundo digital, das empresas digitais.

Dessa forma, o marketing digital e todas boas práticas para atuar online são bem vindas e devem ser entendidas por esse profissional.

Mas no final do dia, o seu trabalho se trata mesmo de vendas e de crescimento na base de clientes.

Por isso que o profissional da área deverá conhecer as diversas faces que as vendas online possuem e quais as melhores abordagens para realizar vendas em seu site ou e-commerce.

[Note que algumas das áreas que citaremos ao longo do texto fazem parte também do marketing digital.]

2)Análise de dados e de métricas

Uma das maiores reponsabilidades do analista de marketing dos dias de hoje é a análise dos números e das métricas do seu negócio.

Um profissional que não sabe realizar a leitura e compreender as métricas e indicadores, está fadado a ser um funcionário dispensável.

Na prática, isso significa que a pessoa deverá atuar:

  • Na leitura e construção de dashboards e do acompanhamento de números e OKR’s de uma empresa;
  • Estipular objetivos e juntar as pessoas de sua equipe para alcançar os objetivos propostos – normalmente relacionados ao site, aplicativo ou a campanhas de vendas.

A experiência e tempo de atuação é  o que vão afiar o verdadeiro poder do growth hacker e de sua análise de métrica.

Por isso é de extrema importância que o individuo crie uma jornada e passe por cargos e cadeiras que estão abaixo do guarda-chuva do growth hacking – o que faz a conversa voltar para o “ponto 1” que é o marketing digital e suas diversas atividades.

3)Growth Hacking e a Área de Produto

O Product Manager é um profissional que se dedica na entrega de um produto ou tecnologia, e faz de tudo para promover uma ótima experiência para o usuário final.

Por isso, quem trabalha com produto normalmente atua lado a lado de desenvolvedores e profissionais da área de programação.

O Scrum e todo o trabalho ágil acaba se casando muitas vezes com o trabalho do growth hacker, pois fazer entregas e backlogs acaba se tornado uma rotina em suas vidas.

Então os growth hackers que atuam diretamente com produto e com empresas de soluções digitais, ele deve conhecer de perto Agile, o Scrum e metodologias similares.

4)Tráfego Pago e Compra de Mídia

Muitos profissionais de growth são originalmente “formados” na área de tráfego pago e compra de mídia.

Arrisco até mesmo em dizer que essa é uma das áreas que mais contratam, e que pagam melhor seus hackers.

Para quem não está familiarizado com o termo, vou explicar: compra de mídia é tudo que envolve anúncios pagos e os Ads na internet; tais como Faceads, anúncios no Google e no Youtube.

Inúmeras empresas, de diversos portes e tamanhos, demandam todos os dias profisionais especializados no assunto.

E o growth hacking consegue ajudar a área de tráfego pago, uma vez que conhece bastante de assuntos relacionados a conversão e a obtenção de lead no funil de vendas.

5)Tráfego Orgânico

Sim, não é somente de compra de mídia que se vive o marketing e as empresas.

Na realidade as grandes sacadas da história do growth hacking foram totalmente orgânicas – tiveram zero de investimento em anúncios.

Aqui  em tráfego orgânico entra toda estratégia de SEO e linkbuilding da empresa, e também de parcerias com outros sites.

Essa área de atuação pode não ser tão agressiva quanto o tráfego pago, mas envolve muita estratégia e dá bastante trabalho – afinal, definir artigos e quais tipos de posts vão chamar atenção das pessoas não é tarefa fácil.

6)Retenção e pós vendas

Essa subárea de growth hacking pode não ser muito óbvia, mas é real.

Para aqueles que não sabem, nosso trabalho é fazer o cliente voltar e até mesmo se viciar em nossa marca. Isso é o mesmo que dizer que trabalhamos com retenção.

Falando sobre pós-vendas, temos o lance da indicação, que é um outro tipo de venda e de “publicidade”.

Dessa forma, o Referral Marketing e uma das atribuições mais importantes dos profissionais que atuam com growth hacking, pois é uma alavanca poderosa de obtenção de leads e clientes pagantes.

áreas para atuar com growth hacking
“Agora que automatizamos a campanha, é sentar e esperar…”

7) CRO – Conversion Rate Optimization

Por último, devo falar de algo que todo growth hacker se preocupa, mesmo quando ele não é da área: os cliques em seus botões e campanhas.

Não importa como e onde o growth hacker coloque seus esforços, sempre vão ter links e lugares para que o lead interaja.

Por isso é de extrema importância que tenhamos o hábito de estudar e de aprender sobre CRO e User Experience (UX).

Conclusão

Hoje mostramos como e onde você pode atuar como um growth hacker.

Para se aprofundar mais em cada assunto e tópico, deixamos vários links que direcionam a outros artigos ricos e cheios e detalhes sobre nosso mundo de crescimento e de testes malucos.

Para saber mais sobre growth hacking, receba nossas news quinzenais clicando nesse link.

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