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20 Ferramentas de Growth Hacking que você deveria conhecer (ou usar!)

ferramentas de growth hacking

Vira e mexe, o pessoal por ai sempre pergunta sobre as ferramentas de growth hacking.

Isso porque elas são muitas, mais de cem!

Seria inviável saber de todas elas ou o que fazem (na realidade vou contar um segredinho lá na dica 5), mas podemos mostrar algumas para vocês aqui hoje.

Seja qual for sua função ou setor, ao menos umas 4 dessas ferramentas que escolhemos aqui hoje podem mudar seus resultados, para melhor!

Notas importantes: Não vou colocar no artigo obviedades como ferramentas do Google e já aviso aqui que não mexi em todas as ferramentas citadas, me baseando assim em opiniões de pessoas da área e de especialistas.

Ferramentas de Growth Hacking que vão facilitar sua vida

Seja você iniciante no growth ou já com algum tempo de experiência, a ideia hoje é abrir sua mente para alternativas e trazer novas possibilidades.

Vou abordar ferramentas tanto de vendas, de inbound marketing quanto relacionamento com clientes em geral.

Cada ferramenta vai ter um (ou alguns) propósito especial, focado para melhorar em uma área de interesse, por exemplo obtenção de leads ou otimização de sites e páginas.

Então vamos lá, agora fique com as ferramentas de growth hacking!

1)LeadLovers

Sim, eu poderia estar indicando a RD Station aqui também, mas como a ideia era falar de ferramentas alternativas, resolvi falar da LeadLovers.

Esse SaaS é muito interessante para criação de landing pages, sendo esse o fator principal da ferramenta.

Uma possível desvantagem, se comparado a RD, pode ser que a LL tenha menos atributos para e-mails em si, mas se destaca pelas possibilidades de automação de marketing.

E para quem trabalha com infoprodutos ou trabalha com iscas digitais, o construtor de páginas dessa ferramenta de growth hacking pode facilitar muito sua vida.

E para se aprofundar no debate, você pode ver o vídeo abaixo:

2)Clarity

Essa ferramenta possui algo bem inusitado nessa lista: ela é gratuita!

Com o Clarity é possível acompanhar heatmap e a usabilidade e navegação dos usuários em seu site. Com tais insights você começa a notar o que é clicado ou não, por exemplo.

Essa ferramenta tem integração com o Google Analytics e poderá ajudar muito nas decisões do time de marketing e de otimização da experiência do usuário.

3)Sem Rush

Quem disse que descobrir palavras-chave e Keywords é coisa fácil mentiu!

Sem a ajuda de ferramentas de growth hacking como a Sem Rush estaríamos perdidos na hora de criar uma estratégia de tráfego orgânico.

O que é o SEMrush? Tudo que você precisa saber para começar a usar VOOOZER

Isso porque essa ferramenta é completa: ela mostra os concorrentes, sites que nos inspiram, trazem toda uma análise do conteúdo daqueles sites e ainda faz análises técnicas.

A ferramenta é extremamente completa e necessária para turbinar o SEO do seu site.

Único problema é que o preço é um pouco salgado para quem está começando (autônomos que ganham em real brasileiro esqueçam). Para empresas grandes é um valor mais que justo!

4)Ramper

A Ramper não é apenas um CRM, ela pode ser mais do que isso.

Essa ferramenta de growth hacking entrou na lista por ser praticamente única nas possibilidades que possui de alcançar pessoas e e-mails no Linkedin e em sites.

Você basicamente cria um objetivo de prospecção, baseado em uma empresa ou cargo, e o software traz os contatos de e-mail para você. Realmente é mágico!

Eu usei por um tempo e amei o Customer Success da Ramper, que me ajudou muito a melhorar minhas copys em e-mails de prospecção, e claro, a estratégia de marketing e vendas como um todo.

5)Growth Deck

Eu ia ter que falar do meu produto né gente…

O growth deck é uma ferramenta completa de growth hacking crada pela Jana Ramos, aqui da Growth Lovers.

Ela foi pensada exatamente para ajudar growth hackers a organizarem seu trabalho e otimizarem os resultados, afinal, não havia modelo algum para isso antes.

Com ele você consegue:

  • Acompanhar todas atividades do marketing da empresa, e de vendas;
  • Possui todo o fluxo dos esforços de growth hacking da empresa;
  • Cria hipóteses e testa tudo, criando backlogs;
  • Mais importante: Tem uma ajuda para não ficar perdido na hora de implementar o growth na empresa.

Para ter acesso a essa ferramenta, basta se tornar um dos nossos lá na comunidade.

ferramentas de growth hacking

6)Funnelytics

Essa ferramenta é ideal para criação dos funis e das etapas de interação do seu e-mail marketing.

Com isso, fica muito mais fácil mostrar para a equipe como será organizado uma estratégia de automação ou de geração de leads.

Tudo é feito visualmente, na mesma pegada do “clique e arraste” de muitas ferramentas por aí do mercado.

7)Active Campaign

O ActiveCampaign  facilita a vida do growth hacker em muitos aspectos, principalmente para tracionar nosso tráfego orgânico com e-mail marketing e estratégias de base de leads.

Na minha opinião, seu melhor atributo é a automação de campanhas, o que faz landing pages e e-mails serem enviados para centenas de leads de maneira inteligente e rastreável.

Sem automação, nós do growth estaríamos ferrados…anota bem isso!

8)”Criador de sites Duda”

Segundo dica do Felipe Spina, fazer sites no Duda permite maior controle de pontos e estratégias de User Experience, uma vez que com opções fáceis de edição é possível construir uma experiência adaptável ao usuário.

Explicando de outra forma: cada pessoa e usuário terá uma experiência diferente no site, otimizada para seu perfil.

O site por default tem esses triggers como jornada e comportamento (tudo “no code”)

Por isso, muitas vezes, a ferramenta de growth hacking pode ser seu próprio site ou blog, e a “marca” por trás dela (como no caso o Duda ou o WordPress), uma vez que eles geram tráfego e dados.

9)Take Blip

Essa ferramenta é uma entre várias alternativas para gerar contato automático em sites e principalmente no WhatsApp.

Como a geração de vendas por whatsapp está em alta, eu não poderia deixar de mencionar ao menos alguma das ferramentas e softwares que fazem isso.

Normalmente essas ferramentas possuem dashboards próprios para acompanhar métricas das interações com clientes o que é ideal para quem trabalha com growth hacking.

(Ps: não sei se a Take Blip se inclui nesse ponto).

10)Segment.io

Um dos problemas de se trabalhar em nossa área é que tudo fica muito espalhado e falta um lugar para concentrar tudo, como falado na ferramenta 5.

Por isso que algumas empresas usam hubs para integrarem diversos portais e dados em um único lugar.

Retirei do próprio site a explicação, uma vez que é um produto/serviço um pouco mais complicado, e que pode demandar expertise de programação ou growth hacking mais avançado.

ferramentas de growth hacking
Fonte

“Segment is a customer data hub. Its API allows you to send data to and from any platform or device, after which it translates the data into the required format for the integrations and warehouses that you have added in your Segment.”

11)Hotjar

Esse produto é também uma ferramenta de Heatmap do site, só que melhor que o Clarity (afinal, ele é gratuito, não podemos esperar tanta coisa assim),

Com o Hotjar você pode:

  • Ver heatmap do site;
  • Ver gravações dos usuários;
  • Fazer testes A/B;
  • E outras coisas que não vêm ao caso…

12)Typeform

Eu diria que o Typeform é uma ferramenta de pesquisa humanizada.

Ela não tem aquela interface batida do Google forms, e consegue impressionar até mesmo no plano free (de verdade!).

typeform ferramenta de growth hacking

Por que isso seria algo relacionado ao marketing digital? Porque erramos feio ao não recolher o ponto de vista do usuário, e de tirar melhorias com os comentários deles.

E já que o growth hacking se trata muito do pós vendas e de relacionamento, fazer pesquisas será fundamental no processo.

Então use essa ferramenta, e não nosso velho forms do Google.

13)Notion

Eu não ia deixar de falar das ferramentas de organização.

Ao invés de falar de algo batido e clichê como o Trello, vou falar de algo mais profundo, que pode levar dias para você dominar, que é o Notion.

Com ele você pode organizar tanto o seu trabalho quanto os afazeres da equipe.

Eu faço uma analogia a um super caderno digital, onde você pode até mesmo dar acesso para pessoas da equipe usarem também certas áreas, e outras se mantendo particulares.

👉Para maiores detalhes de ferramentas alternativas para gestão de equipes, ver esse artigo.

14)Hootsuite/Mlabs

Os SaaS de automação de redes sociais facilitam muito nossas vidas.

Em muitos casos o growth hacker não será o responsável por isso, mas em pequenas empresas pode ser que seja ele também responsável por posts e pela duplicação inteligente de postagens.

15)Lumis CX

Essa ferramenta da Lumis a própria Growth Lovers vem usando para aprimorar o entendimento de seu público.

Com ela é possível identificar preferencias e comportamentos dos usuários, melhorando a experiencia no site.

Por exemplo, cada tipo de pessoa ou usuário vai encontrar e interagir com banners e CTA’s diferentes – pois o site deixa de ser estático e igual para todo usuário.

Eu até mesmo diria que os relatórios da plataforma são para aqueles que estão no next phase do growth hacking, e que querem informações mais específicas e não capturadas no Google analytics.

lumis ferramentas de growth hacking

16)Optinmonster

Depois de criar e investir na criação de um site ou blog, chega a hora de converter o pessoal que entra nele!

Por isso aplicações como a optinmonster ajudam você e seu site a converterem mais com pop-ups e CTA’s super engajantes.

17)Track.co

O Track.co é uma ferramenta que ajuda você a melhorar seus indicadores e KPI’s.

Como? Melhorando a experiência do usuário.

Você terá acesso ás métricas do usuário, acompanhamento e ralatórios em tempo real, e claro, o NPS.

(Veja o item 19 para mais exemplos de ferramentas de CS.)

18)Chartmogul

Descobri fazendo esse artigo que existia uma ferramenta voltada para acompanhar os resultados e o crescimento de sua empresa ou startup.

O Chartmogul é uma ferramenta bem alternativa e pouco conhecida que te entrega visualmente informações como seu MRR, LTV (Life Time Value) e diversas outras estatísticas de crescimento.

E por que isso é especial? Acredito que eu não sou o único que já se perdeu na hora de levantar esses números “na mão”

19)Sense Data

Como o CS está em alta, não poderia deixar de mencionar uma das ferramentas de growth hacking para ajudar a acompanhar o sucesso e a saúde do produto.

Isso porque no Sensedata você consegue ficar por dentro do sucesso do cliente em relação a plataforma, podendo prever e evitar o churn deles.

Os clientes que estiverem em um platô com sua solução SaaS, por exemplo, alguém da equipe de marketing pode entrar em contato e até mesmo dar dicas para melhorarem os resultados.

Eu não trabalho com SaaS, mas se trabalhasse com certeza iria querer usar esse tipo de software de acompanhamento.

20)Link Juicer e plugins de WP

Sei que em nenhum momento falei de plugins, mas vou comentar desse pois me ajudou muito com o nosso blog!

O Link Juicer ajudou muito na construção de linkbuilding interno do meu site. Você escolhe os melhores artigos, e associa certas palavras para sempre apontarem para eles.

É fenomenal! 

5 Automatic Link Building Advantages You Need to Know
Ta ai o pokemon deles…

Lembrando que citei apenas esse plugin, mas existem outros muito bons!

Temos um artigo que falou sobre esses plugins e formas de fazer análise de dados de growth hacking no dia a dia.

Bônus: InVideo

Aqui vou falar de um editor de vídeo especial.

Essa ferramenta não é necessariamente de growth, mas me ajudou muito na criação de anúncios e até mesmo vídeos de topo de página.

Eu faço vídeos de maneira rápida, para diversas funções e necessidades, e sempre surpreendo a galera.

Seja para posts orgânicos ou até pagos, usar desse criador de vídeos pode ajudar muito sua marca a ser percebida.