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Case de sucesso Queen Jay: Como o growth deck ajudou a Lumis a estruturar seus esforços de growth

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Hoje trazemos para vocês leitores da Growth Lovers um case de sucesso com a nossa metodologia da Queen Jay.

A empresa Lumis aplicou nosso método em seu negócio, e o André Pino, que foi o responsável pela implementação, veio falar sobre as mudanças e o aumento de produtividade de sua equipe.

Além disso, explicamos tudo sobre nosso framework de crescimento, o Growth Deck, e como ele ajuda profissionais da nossa área a melhorarem as operações e áreas que atuam.

Case de sucesso da Queen Jay com a Lumis: como o curso ajudou os envolvidos?

O André conheceu de perto o growth hacking quando ele fez o primeiro curso da Jana Ramos, que ficava na Udemy. Foi lá que ele teve contato com o backlog de growth (uma analogia aos backlogs das metodologias ágeis).

Como ele era o responsável pelo marketing em sua empresa, e sua equipe era pequena, ele tinha total autonomia para fazer experimentações e atividades de growth.

Mas o grande diferencial veio com a Queen Jay, 3 anos depois, com um modelo mais completo e mais holístico, que agregava todas etapas e processos de growth hacking.

A formação de growth e gestão de negócios passou insights e ensinamentos de como desenvolver um negócio digital nos dias de hoje, com dicas sobre ferramentas, processos e análise de dados.

Dashboard que representa a jornada do cliente na empresa. Essa é apenas uma das partes do Growth Deck.

Hoje com esse modelo, a empresa cria hipóteses, usa o ICE Score para escolher e definir quais atividades serão priorizadas, fazem as sprints (“time boxes”) e aplicam as melhorias no funil AARRR da empresa.

Early adopters da Queen Jay

O André junto a Lumis foram early adopters, pois foram uma das primeiras empresas a utilizarem a formação de growth e o Growth Deck em prol do crescimento das áreas de marketing, vendas e customer success da empresa.

Tudo que era aprendido no curso e nos workshops, eram levados para o restante da equipe aplicar.

Como principais benefícios e conquistas, eles tiveram:

  • Mapeamento de ponta a ponta do negócio, desde o modelo de negócios até os canais de prospecção;
  • A identificação de melhorias no marketing e vendas se tornou mais facilitada, baseada em dados e métricas;
  • Toda informação e esforços se tornaram centralizados e acompanháveis ao longo do tempo, e continuarão a ser acompanhados no futuro (a empresa usa o modelo há menos de 1 ano).

A produtividade das equipes cresceu, uma vez que todos começaram a seguir uma lógica de metas e OKR’s que estavam visíveis a todos.

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Mudanças feitas na hora certa!

O Growth Deck, segundo o André, “apresenta uma espécie de storytelling do seu negócio”, e a ordem das atividades de marketing e de growth se tornam mais alinhadas com a realidade.

A partir dos OKR’s você enxerga onde você está, qual se desafio atual, e se você está perto ou distante de conseguir ele.

Com base nisso, você define a North Star Metric ou até mesmo atualiza ela, sempre que for necessário, e usa os indicadores que estão por todo framework  – que a Queen Jay ensina seus alunos a usar.

Como funciona o Growth Deck da Queen Jay?

Vamos fazer uma explanação agora, para quem ficou curiosos sobre o assunto.

Existe um modelo pregado pela metodologia Queen Jay, que é o Growth Deck.

Este modelo/framework permite a integração e acompanhamento de várias tarefas e métricas do growth hacking. E o seu diferencial, está em pela primeira vez, tornar essas diversas tarefas acompanháveis e rastreáveis em um único lugar.

Entre as tarefas e indicadores do framework, podemos citar:

  1. Idealização de personas;
  2. Business model canva;
  3. Acompanhamento de vendas e do funil AAARR;
  4. Canais de aquisição;
  5. Mapeamento e documentação de KPI’s;
  6. Rastreamento de leads e de visitas do site.

Mas o Growth Deck é muito mais do que esses 6 pontos citados.

A Lumis conseguiu organizar toda sua operação de marketing e de growth em volta desse modelo, que foi aplicado e continua a ser usado na organização.

Queen jay
Interface do Growth Deck

O que pode mudar na operação da empresa com a metodologia do growth deck?

Normalmente, todas métricas e objetivos do marketing e do setor de vendas ficam centralizados em pastas e planilhas. Mas dificilmente se encontram em um único lugar.

O modelo que os alunos da Queen Jay começam a usar em suas empresas é centralizado, possui uma sequência lógica e levanta questões importantes, que poderiam passar batido pelas equipes.

O antes e o depois na Lumis: Adaptações na jornada de growth

A empresa que usa esse modelo pode fazer adaptações do Growth Deck para alinhar com o que faz no dia a dia, uma vez que cada empresa possui peculiaridades e necessidades exclusivas de sua operação.

A Lumis possui ciclos mais longos de vendas, o que gerou a necessidade de fazer adaptações no framework.

Um exemplo, é que o funil e ciclo de vendas da empresa, ao invés do clássico resultado mensal, segue uma ordem de quarters. 

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Exemplo de adaptação: Quarters ao invés de meses

Outra adaptação feita pela Lumis: Foram adicionadas novas colunas para representar outros produtos da empresa (modelo original deixa espaço para 2 produtos somente), e também incluíram validações drop down em vários itens.

Fazendo essas pequenas mudanças e adições, o modelo pode servir para qualquer empresa, de qualquer porte!

Quais Gaps o growth deck pode resolver?

Afinal, que tipo de problemas o Growth Deck ajuda a sanar ou a cortar de vez em uma empresa?

Fiz essa pergunta para o André, que está usando há alguns meses a metodologia.

Segundo ele, existem alguns gaps e necessidades nas empresas digitais, que o modelo contribui na solução ou diminuição:

  • Visão holística da empresa: Nenhum modelo ou software no mercado era completo para a área de marketing e de growth hacking;
  • As empresas aprendem a documentar e a acompanhar a evolução de seus esforços, mês a mês;
  • Muitas empresas e times não sabem onde querem chegar (e como chegar). O framework da Queen Jay resolve esse problema.

Como você pode aplicar tudo isso em sua empresa?

Mostramos hoje como é possível e real a mudança nas empresas que atuam com produtos digitais ou estratégias de marketing digital.

Essa mudança tem nome e metodologia: a Queen Jay.

Por meio desse conhecimento, os resultados chegarão de maneira mais rápida em sua empresa, uma vez que você terá plena noção dos acertos e erros com seu backlog de growth.

Então se hoje você ainda tem problemas com organização e centralização dos experimentos de growth, dos KPI’s e da evolução do processo de vendas, nossa metodologia é para você.

Leve esse conhecimento até sua equipe e seus colaboradores, e veja a diferença que o growth hacking pode fazer em sua empresa!

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