fbpx
Pular para o conteúdo

As melhores ferramentas alternativas para gestão de equipes

ferramentas alternativas de gestão de equipes

Sempre que eu pergunto de ferramentas de gestão para outras pessoas, sempre ouço as mesmas opções.

Por falta de conhecimento, ou de propaganda, ficamos sempre usando os mesmos apps e soluções. E fazemos isso sem saber se são ideias para nossas necessidades!

Por isso, resolvi criar um pequeno estudo, para levar até você as melhores ferramentas alternativas para gestão de equipes, as menos faladas e “escondidas”.

Todo mundo vive falando de Trello, só que comparado a outras soluções ele é bem limitado (leia a opção 1 do dia e você vai entender do que eu estou falando). Por isso, ele não vai estar aqui, ele não é alternativo, é mainstream.

Nota: esse assunto foi derivado do dia que falamos de Product-led growth, pois quase todas ferramentas citadas usam dessa estratégia.

growth news

As 6 ferramentas alternativas de gestão de equipes para mudar a forma que seu trabalho (e entregas) é feito

Sem mais delongas, vamos agora falar de algumas ferramentas desconhecidas ou até mesmo que você provavelmente não sabia que dava para gerenciar times e rotinas nelas.

Já vou começar com a mais chocante, a inesperada.

1# Notion

O aplicativo terá destaque especial hoje, pois além de ser o mais completo (ao menos na versão freemium) foi também o que mais apuramos informações válidas a respeito.

O Notion levou uma vaga em “ferramentas alternativas”, pois para aqueles que conheceram a ferramenta em seus primeiros dias, havia entendido que era um app de anotações pessoais.

Mas me surpreendi os últimos dias, ao descobrir que agora ele era uma ferramenta de gestão de equipes e processos.

Seus atributos mais conhecidos são os checklists, seus dashboards internos e seus divisores de tarefas – onde podemos atribuir imagens e emojis para melhor mapear nossas anotações.

 

notion4.png

Algo único na plataforma é a possibilidade de você criar documentos dentro de outros documentos. Isso permite você criar verdadeiras bibliotecas de conteúdo, algo excelente para aqueles que estão estudando algo.

Nesse vídeo você consegue ver como é criar seus menus, configurá-los e alterar da maneira que você quiser seus Docs e tarefas, até mesmo as corporativas:

Se aprofunde e mergulhe na ferramenta

Depois de analisar o vídeo, você vai perceber que a ferramenta possui muitas opções e funções. Portanto, para o melhor aproveitamento para uso particular ou para gerenciar as tarefas de uma equipe, o ideal é estudar e “aprender fazendo” com a ferramenta.

Ela é freemium, então você pode começar hoje mesmo.

Apenas dê o devido acesso às pessoas que deverão acompanhar junto a você cada tarefa e processo, e lembre-se de deixar tudo bem organizado e bonitinho (Notion permite você ser um cara/moça bem colorido e visualmente cool).

Explore bem a ferramenta, pois ela possui algo parecido com um quadro kanban e permite fluxos de atividades —mas para isso não é uma ferramenta ideal, tem outras que falaremos hoje que servem para tal função.

2# Clickup

Falando em fluxos e workflows, essa ferramenta pouco conhecida no Brasil acaba sendo uma alternativa muito interessante.

Ainda que não tenha uma versão em PT-BR, o Clickup se mostra como ferramenta alternativa excelente para ajudar equipes a gerenciar atividades.

Seus workflows e procedimentos são altamente customizáveis. Não gostou do framework vertical? Tem o horizontal.

Não gostou da divisão em colunas? Tem a opção de quadros e retângulos. Opção não falta.

Por último, a ferramenta é ideal para realização de projetos e criação de “canvas de projetos”. Mas serve também para organizar seu time e as entregas de todo mundo.

Nota: para quem não gosta de coisas complexas e onde o paradoxo da escolha pode ser um desafio, recomendo ferramentas arroz-feijão, como o Monday.com.

ferramentas alternativas de gestão
Lição extra de hoje

 

3# ProofHub

Essa é outra ferramenta colaborativa ideal para organizar times e projetos.

Seu diferencial está nas timelines e nos gráficos de Gantt, que deixam bem visuais o andamento de cada projeto e tarefa dos outros membros de sua equipe.

Informações retiradas do próprio site da ProofHub, sobre os atributos da ferramenta:

  • Crie listas de tarefas, adicione tarefas recorrentes em seu workflow, adicione rótulos, defina datas de início e término, estimativas de tempo, etc;
  • Os gráficos de Gantt fornecem um cronograma visual do projeto, ajudando você a agendar tarefas e planejar projetos de forma eficiente;
  • Integra-se facilmente com Google Drive, OneDrive, Box, DropBox e muito mais.
  • O aplicativo móvel permite que você permaneça conectado com o trabalho, mesmo quando estiver em movimento.

4# Meister Task

Esse nome não te lembra algo? Ah! Mind Meister!

Sim, a empresa é do mesmo time, o que significa que nos workflows e colunas de ações você consegue anexar seus mapas mentais (ou mind maps) da plataforma irmã.

Seu grande diferencial de um Trello por exemplo, é que possui muito mais ferramentas de integração para trabalhar. Então se quiser algo básico, não recomendamos essa opção alternativa de ferramenta de gestão de equipes.

Outra vantagem são os Apps para iOS e Android em tablets, smartwatches, celulares ou acesso à plataforma via web.

meistertask
“Eu agora encaixando mapas mentais nos dashboards”

5# Siteware

Eu estava procurando um exemplo brasileiro para dar aqui hoje, e encontrei esse.

Por meio do STRATWs ONE , que é a ferramenta de gestão da empresa, você consegue ordenar informações de diversas fontes para facilitar a tomada de decisões.

Sua metodologia interna se torna um processo, reunindo os indicadores de sucesso que sua empresa usa, de maneira customizável.

O principal objetivo é integrar diversas plataformas que você já usa, como um CRM, em um único lugar, e acompanhar os KPIs.

“Permite a condução da análise e solução de problemas, utilizando metodologias universais como: PDCA, FCA, Ver&Agir, DMAIC, entre outras, utilizando ferramentas de auxílio como Brainstorming, Análise de Pareto, Plano de Ação, Gráficos e vínculo de documentos e álbum de fotos.” — Siteware

6# Todoist

Querendo algo simples, manteiga no pão, barato e sem muitas cores e customizações?

Então o Todoist é para você.

Essa opção é um aplicativo/extensão que você poderá usar em diversos lugares ao mesmo tempo, entre eles seu PC e seu mobile.

Sua característica mais interessante é que você consegue usar ela offline, e o Todoist sincroniza suas ações assim que estiver em uma rede 4G ou Wi-fi.

É fácil montar tarefas diárias e criar notificações suas e para seu time. A ferramenta foi pensada para uso individual, de afazeres particulares, mas é possível usar para gerenciar pequenas equipes (aquelas que é você mais 3 pessoas).

O objetivo da ferramenta é te dar foco. Sua simplicidade é para evitar ficar “zanzando no aplicativo”, e ir direto ao ponto.

Você conhece os Frameworks de Growth Hacking?

Hoje falamos das diversas maneiras de organizar times e workflows em sua empresa, usando modelos, quadros e kanbans dos mais diversos.

Mas agora te pergunto: Você conhece os Frameworks do nosso mundo de growth? Afinal, existem muitos modelos para aumentar a produtividade de uma equipe ou de uma empresa.

É bom você estar mais por dentro do assunto, pois eles permitem que você:

  1. Crie equipes mais engajadas com as metas e objetivos da empresa;
  2. Tenha processos claros, para todos envolvidos;
  3. Identifique erros e oportunidades em seu mercado/indústria;
  4. Aumente o faturamento da empresa, pois as ações de marketing serão mais inteligentes.

Todos eles são encontrados e estudados à fundo, em nossa EdTech.

frameworks de growth hacking

E lembre-se, se o assunto for marketing digital, growth e gestão de empresas, você está no lugar certo para aprender tudo isso.

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.