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As 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site em 2022

As 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site em 2022

Você sabe se está usando estratégias de tráfego e de conteúdo que não dão mais resultados como antes?

Se pega pensando em que tipo de estratégia que empresas concorrentes utilizam para gerar tráfego?

Para ajudar as pessoas que querem dar uma atualizada em suas táticas para gerar visitas em seus sites, vamos abordar hoje “as 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site”.

A maioria dessas opções você pode até já ter tentado utilizar ou ter lido a respeito, mas fiz questão de construir uma lista que tivesse coisas inéditas e que ainda estão sendo disseminadas pelo mundo (exemplo a própria opção 1).

Eu juntei aqui os melhores assuntos que estudamos e já abordamos aqui no blog, e fizemos um resumão para aqueles que precisam ainda hoje aplicar essas estratégias para seus sites e redes sociais.

Pode apostar que vai ser só hack bom e que funciona!

 

Como gerar tráfego para um site?

Pra começar o artigo, temos a explicação da aula.

Existem 2 formas de gerar tráfego para sites e páginas na web.

Temos o tráfego orgânico, que leva as pessoas sem o uso de anúncios e links pagos, e temos o tráfego pago, que são os anúncios e ads nas redes sociais.

Ambos são feitos em conjunto, para gerar tráfego da melhor maneira possível, ao invés de ser feito apenas um dos 2 (se bem que é bem comum empresas que só utilizam tráfego pago, o que não recomendo).

Se uma empresa ou site foca apenas em um desses lados, deixa de lado os principais benefícios associados a cada uma das estratégias; por exemplo, anúncios online possuem velocidade e uma grande capacidade de gerar vendas rápidas.

Hoje o foco do texto será em 80% no tráfego orgânico, pois acredito que esteja mais alinhado a ideia de quem procura esse tipo de conteúdo – sem falar que as ideias de tráfego pago são um tanto óbvias e velhas conhecidas do pessoal.

Explicaremos como utilizar cada um desses tipos de estratégias, e deixaremos sempre que fizer sentido algum link para leitura complementar.

As 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site em 2022

Sem papo furado aqui: tem coisa que era linda e trazia tráfego até nossos sites…até uns 2 anos atrás.

Por isso é necessário trazer um pouco de “Novas fórmulas” aqui para o marketing brasuca, o qual fazemos parte.

Dentro do possível, falarei de algumas novidades e estratégias que ficaram mais poderosas no pós pandemia (de 2020 até aqui), ainda que serei obrigado a citar alguns velhos conhecidos, que passaram batidos para algumas pessoas (e que funcionam muito bem!).

Vamos então a nossa lista?

1)Comunicação Executiva (C-levels)

Algo que falamos recentemente aqui no blog foi a comunicação executiva.

Já viu CEOs e altos cargos marcando presença forte nas redes sociais? Aposto que sim, e há uma estratégia poderosa por trás desses “posts e comentários que aparentam ser corriqueiros”.

Como funciona: os C-levels e diretores criam perfis fortes em redes sociais – em 90% dos casos o Linkedin – o que acaba transbordando tráfego para a empresa que ele atua e a marca que está por trás dele.

Basicamente, as pessoas começam a gostar de seguir e de ver os posts desses executivos, e de maneira natural e orgânica, começam a se interessar também por suas empresas e serviços.

É o que apps e empresas de tecnologia como o Rappi e a Xp Investimentos fazem.

comunicação executiva
Anota aí e convence alguém do C-level a utilizar isso o quanto antes!

2)Linktree

Sério, você e sua empresa possui seus links no Linktree?

Se você nem sabe do que se trata, deveria ler e buscar alguma informação a respeito.

O Linktree é uma espécie de portal ou landing page onde com um mesmo link, uma pessoa pode ter acesso a todos os links relevantes de uma pessoa ou empresa.

Tá, vou explicar:

a)Você possui várias redes sociais e sites que são do interesse do seu público;
b)Você quer, ou precisa, que as pessoas saibam da existência de todos eles.

Antes do Linktree existir, você iria colocar uma lista extensa de redes sociais, páginas e canal do Youtube da empresa. Provavelmente as pessoas saberiam, no máximo, da existência da metade dessas páginas e documentos.

Agora um único link e página pode mostrar todos os lugares que o usuário pode te encontrar. Além disso, deixa de maneira fácil possíveis vídeos, aulas, cursos e iscas digitais da empresa.

Veja como é o exemplo da cEDH Brasil, um grupo de jogos de cartas brasileiro:

linktree exemplo 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site
Todos links, podcasts e páginas sociais em um único lugar

3)Iscas Digitais

Essa estratégia é velha conhecida, mas todos os anos surgem novas formas e meios de utilizar elas.

Qual o objetivo das iscas digitais: criarem leads e bases de e-mail para uma empresa!

Um exemplo foi a ascensão dos webinars em 2020, e que hoje estão em declínio. Ainda assim, devemos reconhecer que as empresas que pegaram a alta geraram muitos leads e encheram suas listas de e-mail.

Há várias formas de usar as iscas digitais em uma estratégia para trazer tráfego até seu site:

  • Criação de e-books e materiais para download;
  • Criação de estudos de mercado, e a possibilidade de mostrá-lo aos seus leads;
  • Acesso a material exclusivo, como palestras e eventos de uma empresa.

No caso das iscas digitais, por mais que o core seja uma estratégia orgânica, se o material/isca em questão é um evento ou um material muito interessante, como um estudo, o uso de tráfego pago e de anúncios vai ajudar muito sua empresa a conseguir mais leads e possíveis clientes.

Eis mais um exemplo do orgânico e do pago funcionando em conjunto na hora de trazer tráfego até seu site!

4)Descrição de redes sociais e afins

Um dos maiores motivos de uma empresa ou grande marca estar no Youtube, por exemplo, são os links que ficam na descrição.

Com eles é possível deixar uma lista de produtos e de links de interesse (assim como é feito com o Linktree citado anteriormente).

Diferentemente de anúncios e da mídia paga, que estaria interrompendo a rotina das pessoas, seus links e descrições em redes sociais estão agregando na vida das pessoas.

Basicamente a pessoa entra no seu canal ou perfil no Instagram, acha aquilo interessante e por livre e espontânea vontade, deseja saber mais a respeito, e explorar o seu site externo.

Aprendam de uma vez por todas: Esses links geram renda passiva!

Abaixo deixo como exemplo o canal Nerd de Negócios, que coloca seus produtos e links de afiliado em todos seus vídeos, gerando assim bastante tráfego orgânico, de forma natural e que realmente engaja a audiência.

Descrição de redes sociais e afins: Uma das 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site

 

5)Tráfego de referência

Aposto que esse termo é novo para alguns que estão lendo o artigo (relaxa que era para mim também).

O tráfego de referência tem tudo a ver com sites parceiros e de segmentos parecidos, que por algumas razões, começam a apontar (fazer links) para seu site.

Normalmente envolvem parcerias e guest posting, ou são sites que linkam de forma natural até seu site, para melhorar o conteúdo deles. Isso faz parte da estratégia de SEO e de conteúdo, que muitas vezes, se beneficia mutualmente com os links apontados em relação ao Google.

O ideal é que sua empresa ou equipe procure ativamente por possíveis parcerias, que podem aumentar o tráfego para seu site graças ao compartilhamento de links e criação de serviços e iscas digitais em conjunto (como webinars).

Para saber um pouco mais das possibilidades de fazer parcerias, temos um artigo sobre o tema aqui.

Já que falei de construção de links, o próximo teria que ser ele…

6)Link Building

Dentro do setor de marketing e de growth, é normal encontrarmos pessoas e até mesmo silos responsáveis pelo Link Building.

Isto é: a responsabilidade desses times é a criação de links internos e externos, que ampliam as visitas em um site na internet.

Por que criar links geram mais visitas no seu site?

  • Outros sites mencionam um conteúdo seu, que reponde a uma questão ou agrega para o conteúdo postado por eles. Isso pode ocorrer para artigos, blogposts e vídeos;
  • Sua marca ou empresa é mencionada, e ganha um link que “aponta” para você;
  • As pessoas estão visitando outros portais e endereços na web, e graças a um link ou menção, chegam até sua página de forma orgânica;
  • Em paralelo a esses pontos, seu site ganha pontos e autoridade em relação ao Google (ranking de SEO).

Quer saber mais sobre Link Building? Deixo abaixo esse super vídeo para você:

Ps: Desculpe o material em inglês, mas o canal da Ahrefs é muuuito bom!

7)Podcasts e “shows”

Já avisando você aqui: tanto faz se seu Podcast vai estar no Spotify ou no Youtube, o que importa é que ele acerte na mosca um público ou nicho, que ame seu conteúdo.

Já descobri produtos, principalmente infoprodutos, pelo fato dos donos dessas empresas serem caprichosos com seus programas, que me fizeram gostar do que ensinavam, e pouco tempo depois, me tornei cliente e aluno de seus cursos.

Pense em algo que você é bom, ou que alguém da empresa saiba bastante, e gere conteúdo sobre o material. Já vi bons podcasts de Copywriting que escuto ativamente até os dias de hoje, e já comprei produtos graças a esse canal de atração da marca.

8)Promover conteúdo educativo

Nada melhor do que criar um curso ou vídeos para ensinar as pessoas a fazerem algo, e ao mesmo tempo, mostrar que você é o parceiro ou amigo ideal para aquilo.

Por meio de tutoriais, muitas empresas ensinam, por exemplo, como conseguir clientes ou a fazer “x” coisas usando suas ferramentas online e seus programas SaaS.

Algumas empresas chegam a disponibilizar cursos gratuitos em sites como a Udemy, simplesmente para serem reconhecidas e notadas por mais pessoas. O mesmo vale para canais do Youtube, com playlists de assuntos relacionados ao nicho da empresa.

E quando eu digo promover conteúdo educativo, caso tenha entendido que vai rolar anúncios por trás, você está certo.

Muitas empresas que criaram cursos gratuitos (que são iscas digitais) investiram pesado em mídia paga. Do contrário, o curso ou seu material pode ser notado por poucas pessoas. Se é para fazer uma festa/evento, faça bem feito, e traga milhares de pessoas para conhecer o que você faz!

Promover conteúdo educativo para gerar tráfego em seu site

Continuando nossa lista com as 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site, vamos até nossa penúltima opção.

9)Marketing de influenciadores

Imagina se você pudesse pegar carona com o tráfego e visitantes de outras pessoas e outros profissionais.

No marketing de influenciadores, isso é possível e fácil de fazer.

Você convoca reforços de influenciadores e pessoas com muitos seguidores nas redes sociais, ou até mesmo portais de notícias que são formadores de opinião.

Esses sites e páginas então falam de seu produto ou marca, que chegam a milhares de pessoas que compõe a rede/público deles, expandindo sua área de influencia ou de “awareness”.

Como costuma funcionar na prática o marketing de influenciadores?

Uma empresa ou dono de uma marca faz uma parceria (na linha do item 5 de hoje) com o influenciador ou paga para um influenciador digital divulgar sobre seu produto para sua rede.

Dependendo do influenciador, sua mensagem e “dica” é vista por mais de 10 mil pessoas, que clicam ou pesquisam o nome da marca que eles mencionaram em suas redes sociais.

Hoje isso é muito comum no Instagram pelos Reels e até mesmo pelo TikTok, e claro, é muito frequente no Youtube.

Como nesse ponto falamos de pedir ajuda aos experts disponíveis online e no seu mercado, há também a possibilidade de você se tornar um, que é o que vem agora!

10)Ser uma referência em sua área (Sr. Posto Ipiranga)

Mais do que uma técnica ou método, o último item da lista representa uma mistura e fusão de tudo que falamos aqui hoje e outros dias no blog.

Ser uma autoridade é questão de criar conteúdo e investir tempo em sua marca pessoal ou na própria imagem da empresa como “grande expert em um tema”.

Um exemplo disso é a própria Ahrefs, que deixei o vídeo lá encima. Além de terem um excelente serviço para profissionais de SEO, eles se posicionam como experts pelo fato de criarem muito conteúdo em vídeo e no blog.

E as coisas não param por aí: O Ahrefs ensina muita coisas nos conteúdos, e aplicam tudo isso no mundo real. Ou sejas, o que eles ensinam eles provam que funciona.

Seu site possui um ranking e pontuação invejável no Google e na Serps.

Embora ser uma autoridade seja uma estratégia demorada e que vai demandar que outros pontos das estratégias de tráfego estejam já consolidados, é uma fonte natural de leads e de vendas, que vai mudar para sempre o cenário de sua empresa.

Seja por meio dos CEOs fodas ou por um conteúdo feito pela própria equipe, ser uma autoridade faz com que as pessoas lembrem de você sempre que quiserem “saber algo da área que você dá palestra de olho fechado”.

Aqui termino nossa lista das 10 melhores formas de trazer tráfego até seu site em 2022. Espero que o texto te inspire bastante a tentar algo novo em seu site ou com seu conteúdo!