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Como usar o Clubhouse para aumentar sua autoridade na internet?

como usar o clubhouse

Já ouviu falar em Clubhouse, uma nova rede social que surgiu por aí?

Quero que saiba desde já, que quando surgem esses novos portais, também surgem oportunidades de negócio para sua marca ou empresa.

Hoje vamos ensinar a como usar o Clubhouse e como ganhar seguidores dentro e fora da rede social. Teremos dicas para criar salas e turbinar seu novo perfil!

Nota: O artigo é uma tradução de um texto de Andrea Smith, então não estranhe os comentários e observações, pois podem estar sendo feitos do ponto de vista dela.

Como usar o Clubhouse como ferramenta profissional?

O Clubhouse é uma rede social  baseada em áudio, que ainda está sob testes e que está prestes a ganhar uma versão para Android (por hora só pessoal de Iphone vai usar).

Um moderador cria salas de debate, e convida pessoas para participarem dessas salas, o que pode gerar conversas entre diversas pessoas de diversos lugares. Lembre-se que você só consegue enviar áudios; nada de fotos e vídeos.

Essa rede não permite mensagens diretas, nem deixar links do seu site; mas existem várias maneiras de “hackear” esse processo, que vamos falar ao longo do texto.

Antes de começar a parte avançada, você deve limpar a casa, para receber as visitas.

Otimize o seu “clube bio” para fazer negócios e ter engajamento

Otimizar a biografia do Clubhouse é de missão crítica antes de você entrar em qualquer sala – grande ou pequena. É assim que as pessoas sabem quem você é para que possam decidir se querem segui-lo, convidá-lo ao palco e permitir que você seja um membro do clube.

Foto de perfil do clube

Você deve  ter uma foto no seu perfil do Clubhouse. Deve ser o seu rosto, não um logotipo, arte abstrata, ou capa do seu livro mais recente ou a foto do seu filho no Facebook.

O ideal é torná-la uma imagem consistente com o resto de seus avatares no Instagram, Twitter e LinkedIn.

Dica profissional : torne a foto do seu perfil impactante. Muitas pessoas removem o fundo e colocam suas fotos em uma bela cor brilhante (como rosa choque, roxo, etc) para fazer com que se destaque em uma sala no Clubhouse.

Eu recomendo escolher algo que combine com sua paleta de marca atual; especialmente no Instagram, já que sua biografia do Clubhouse pode (e deve) se conectar com suas outras redes.

Como usar o Clubhouse profissionalmente (e fazer um perfil adequado)?

Que tamanho tem sua biografia do Clubhouse? Minha biografia atual tem cerca de 1.200 caracteres, incluindo espaços (167 palavras). Para testá-lo, verifiquei quantos caracteres minha biografia permitia, e bateu 2.438 caracteres (375 palavras) para mim.

Agora, só porque sua biografia pode  ser longa, não significa que você deva contar uma história ali.

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O que você vai colocar em sua biografia é por sua conta e risco, mas uma coisa com a qual todos concordam é: As três primeiras linhas são críticas.

Quando você está em uma sala do Clubhouse e alguém toca em sua imagem (o que você também pode fazer para ver como fica), tudo o que vê é sua foto, nome, identificador e as três primeiras linhas. Para mim, são cerca de 83 caracteres (incluindo espaços).

As pessoas precisam deslizar ou tocar para ver o resto da biografia. Portanto, se alguém estiver fazendo uma verificação rápida em você, é tudo o que eles verão.

Algumas pessoas optam por fazer essas três primeiras linhas todas sobre uma oferta, implorando que as pessoas aproveitem mais. Você deve considerar seus objetivos no aplicativo (que, para ser justo, podem mudar com o tempo).

Pelo que você quer ser conhecido? Quem você gostaria de ajudar com seus conhecimentos e experiências? Seja qual for sua área, faça ter sentido para você e sua marca.

Contas do Instagram e Twitter

Certifique-se de conectar suas contas do Instagram e do Twitter. Sem isso não será de muita valia aprender como usar o Clubhouse.

O aplicativo não  tem um serviço de mensagem direta, então se as pessoas quiserem se conectar com você (o que aocntece  assim que você começar a hospedar e colaborar em salas), elas vão procurar entrar em contato com você.

Se você não tem nenhuma das contas, pelo menos consiga uma conta no Instagram. Coloque algumas publicações representativas da marca e uma biografia que acompanha a biografia do Clubhouse.

Você pode até fazer seu link do Instagram ir para algo como seu perfil do LinkedIn ou página do Facebook, se você não tiver um site ou página de destino. O meu vai para o meu canal no YouTube.

Faça o que fizer, dê às pessoas uma maneira de saber que você é real, é interessante e que seu conteúdo é sobre o que você diz que é no Clubhouse.

Abaixo, um vídeo de como usar o Clubhouse:

Agora vamos dar algumas dicas mais avançadas para você começar sua jornada para ser uma autoridade nessa rede social.

Nº 1: Faça a curadoria de um conteúdo focado em sua expertise

Assim que estiver tudo configurado no Clubhouse e pronto para se misturar com a galera, você precisa encontrar “seu pessoal” (também conhecido como seu público alvo).

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você será solicitado a indicar seus interesses.

Às vezes, esse processo pode ser interrompido se seus amigos o puxarem para uma “festa surpresa de boas-vindas”. Para voltar a isso mais tarde, vá para o seu perfil e toque na engrenagem no canto superior direito. Toque em Interesses e você pode terminar de preencher esta seção aqui.

Considere as pessoas que você deseja apresentar no Clubhouse e os tópicos pelos quais você se preocupa e está interessado, tanto no nível profissional quanto pessoal. Isso determinará os tipos de salas que você verá no feed da plataforma.

Na página inicial (hallway), você verá um ícone de pesquisa no canto superior esquerdo. É aqui que você pode pesquisar pessoas e clubes por palavra-chave e emojis.

Pesquise de tudo, de etnias a cidades, faculdades e gêneros de livros a cargos, vinhos favoritos e tipos de negócios. Explore o que quiser.

Ele até vai mostrar as pessoas a seguir, uma função que Paul Davison (co-fundador do Clubhouse) admite não ser tão restrita quanto gostaria. Vai ficar melhor com o tempo, com mais pessoas e financiamento, mas já está super usável por hora.

#2: Como usar o Clubhouse: Salas de clubes menores e frequentes

Eu o desafio a ir para as salas menores e mais íntimas, onde você pode realmente conhecer outras pessoas e elas podem conhecê-lo. É aqui que a mágica acontece.

É o centro de onde sua liderança inovadora pode crescer exponencialmente.

O objetivo do aplicativo Clubhouse é dar e receber. Você dá seus talentos, conhecimentos, experiências e conta sua história. Você recebe o mesmo de outras pessoas para ajudá-lo em sua jornada e melhorar sua própria vida, pessoal e profissional.

Observe a sala primeiro

Antes de levantar a mão para falar, observe primeiro a sala. Sinta a energia e a vibração do espaço e ouça ativamente e faça anotações enquanto as pessoas falam, especialmente os moderadores.

Anote também o título da sala. Esperançosamente, o tópico está claro, mas nem sempre é o caso (as pessoas estão sempre tentando criar manchetes engraçadas que muitas vezes não batem com sua expectativa de assunto e público).

Quanto maior a sala, mais inclinados os moderadores ficam em colocar limites de tempo para os alto-falantes, especialmente se houver muitos no palco para falar. Alguns limitam as pessoas a apenas 60 segundos, que passam voando.

Outros permitem que cada orador fale indefinidamente, para grande desgosto dos demais no palco. Qualquer que seja a situação em que você se encontre, esteja preparado para ambas.

Não se preocupe em ficar em quartos onde você não pode levantar a mão. Muitas vezes, esse recurso será desativado pelo moderador se houver muitos alto-falantes no palco para falar no momento. Pode ser ótimo aprender com essas salas, mas você normalmente não tem chance de subir no palco.

Em vez disso, vá para salas pequenas o suficiente, onde você tenha a chance de praticar sua nova voz de marca.

Suba no palco para falar

Assim que você perceber a vibe na sala e tiver certeza que o assunto é o que você esperava, levante a mão.  Não espere até pensar em uma pergunta ou dica para dar.

Só levanta a mão rapaz!

Deixe as pessoas saberem quem você é de uma forma sucinta e impactante. Isso exigirá um pouco de prática, mas quanto mais salas você entrar, melhor você conseguirá.

Mantenha seus pontos de discussão em um documento do Word ou no aplicativo de notas em seu telefone para referência rápida. Isso vale para essa nova rede, mas vale também para suas futuras apresentações online.

Quando você subir no palco, seus seguidores receberão uma notificação de que você está falando; mesmo que ainda não seja sua vez. Seja breve e deixe uma impressão positiva ao falar.

Não monopolize o palco, mas procure agregar valor por meio de suas perguntas e comentários. Pode levar uma eternidade  para entrar no palco – em salas pequenas e grandes, dependendo de como o moderador administra a sala – então, quando você finalmente chegar lá, aproveite ao máximo.

Você é novo no mundo do empreendedorismo?

Para proprietários de pequenas empresas, saber como usar o Clubhouse é uma ótima prática de mídia, que vai ajudar seu negócio futuramente.

Pense nisso como um talk show íntimo onde você, como convidado, é encarregado de embalar seus comentários com bom fluxo, energia e valor. Você será lembrado por sua contribuição para seu (futuro) público.

Sua “voz da marca” ou figura pública (a tal da autoridade) é uma grande parte disso. Não tenha medo de usá-lo. É assim que você começa a infundir seu lado “expert” no mundo do Clubhouse.

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Quem é você na fila do pão?

#3: Faça parceria com pessoas estabelecidas para aumentar sua exposição

Em preparação para hospedar sua própria sala no Clubhouse (o que automaticamente torna você um moderador), veja quem na sua rede está no aplicativo. Pessoas que você já conhece e em quem confia que podem servir como palestrantes e moderadores em suas salas.

Quando você convida pessoas para sua sala, especialmente aquelas que você já conhece, elas normalmente participam. Por sua vez, você será convidado para as salas delas, o que dará exposição para você também. Isso o coloca em uma posição leve de autoridade e aumenta sua visibilidade nas salas.

Certifique-se de agradecer  seus moderadores, destacá-los, levantá-los em suas salas e ser honesto sobre o que você sabe sobre eles na vida real. Isso dá aos outros um motivo para considerarem segui-los e, por sua vez, levanta a curiosidade deles sobre você.

Dica profissional : depois de começar a hospedar salas ou moderar, certifique-se de que seu público esteja lá para obter esse bom conteúdo. Deixe seu público em outras plataformas saber que você está no Clubhouse e que tipo de evento (sala) você está hospedando.

parcerias no clubhouse
Jamais se esqueça de divulgar eu material nas redes sociais

 

#4: Seja o Host da sala!

Para demonstrar que você leva a sério o uso do Clubhouse e é consistente e ativo, crie uma sala por semana durante 3 semanas. É recomendado que você entre e interajaem três salas por dentro de 3 semanas (uma por semana) antes de se inscrever para o seu primeiro clube.

Você pode criar espontaneamente uma sala no Clubhouse (é só tocar no sinal de mais na parte inferior do feed para abrir uma sala agora) ou, melhor ainda, planejar a sala e adicioná-la ao calendário do Clubhouse.

Agendá-lo com antecedência lhe dá tempo para promovê-lo em suas contas de mídia social e em outros lugares (até que um dia, você não precise mais fazer isso).

Como usar o clubhouse

Batizando o bebê

Depois de entender como usar o Clubhouse, chegará esse momento: nomear a sua própria sala.

Pense em um título digno de clique no YouTube ou título de e-mail. Seja criativo e até mesmo ousado.

Depois de percorrer as salas do corredor algumas vezes, você terá uma ideia dos títulos das salas que o atraem. Pense em algo que atrairá sua tribo para dentro de sua sala.

Minha primeira sala foi “Como os empreendedores podem usar o Clubhouse para os negócios”. É simples, direto ao ponto, e diz às pessoas exatamente para quem se destina e do que estamos falando.

Conforme eu percorro meu app enquanto escrevo isto, aqui estão alguns bons exemplos de nomes de salas para fazer você pensar:

  • Como usar o Clubhouse para  promover uma marca de…
  • Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
  • Assistentes virtuais e por que você não pode viver sem eles

Dica Profissional : Configure um grupo DM (direct message) para os moderadores da sala do Clubhouse. Use o Instagram ou Facebook ou qualquer plataforma que você esteja usando. Conecte-se com seus moderadores com antecedência nesse grupo, para que eles saibam que podem ir lá para obter informações.

Então, caso surja algum problema em sua sala no Clubhouse (por exemplo, se houver uma pessoa problemática na sala, alguém está demorando demais, você precisa encerrar a sala por algum motivo, etc.), vocês podem se comunicar por trás do cenas dessa forma.

como usar o clubhouse

Inscreva-se para o seu próprio clube no Clubhouse

No momento que escrevo, você pode ter até dois clubes no Clubhouse. Quando estiver pronto para começar seu clube, você pode criá-lo diretamente no aplicativo.

Vá para o seu perfil, role até o final da lista de clubes e toque no botão de adição (+).

Fundar um clube pode gerar muito crescimento para você no Clubhouse (e em outros lugares). Como fundador do clube, as pessoas precisarão segui-lo para entrar. Isso é vantajoso se você tiver um clube bem nomeado e bem posicionado, para um público que ninguém mais atende ainda ou não atende da maneira que você faz.

#5: conexões diretas do Clubhouse ao Twitter ou Instagram para alimentar seu funil

As duas únicas contas de mídia social que você pode ter na biografia do Clubhouse (e o único tipo de link que você pode compartilhar) são seus perfis do Instagram e do Twitter.

Eu sugiro fortemente, já que no momento você não pode mudar isso, linkar ao menos um dos dois. O Twitter funciona bem com o LinkedIn, então se você for um usuário apenas do LinkedIn, siga esse caminho.

Certifique-se de que seus DMs estejam ativados para que as pessoas possam enviar mensagens para você. Esse é o ponto de conectar esses aplicativos, uma vez que o Clubhouse intencionalmente não tem um sistema DM instalado.

Ao hospedar ou falar em salas, você pode instruir as pessoas a acessar o link em sua biografia do Instagram ou Twitter (já que atualmente você não pode ter links clicáveis ​​em sua biografia do Clubhouse, apenas texto).

Além disso, apenas interagindo no aplicativo e fazendo conexões e amizades, seus seguidores no Instagram e no Twitter colherão os benefícios, pois as pessoas vão querer se conectar com você para lhe enviar um mensagens, fazer perguntas sobre o seu negócio, algo que você disse, e assim em diante.

Conclusão

Parte do poder do Clubhouse é a capacidade de criar relacionamentos muito mais profundos do que você jamais poderia promover em outras plataformas.

Isso ocorre porque você está compartilhando uma experiência que não está acontecendo em nenhum outro lugar.

O objetivo do Clubhouse é ter aquelas conversas autênticas, que conectam almas. Sim, você está compartilhando sua experiência e ajudando as pessoas ao longo do caminho, o que é muito importante.

Mas o legal mesmo é a confiança que você desenvolve com seus colegas moderadores, com quem passa horas e horas organizando salas (escolha bem essas equipes em!)

A plataforma ainda é nova, ainda mais no Brasil, mas pode trazer muitos benefícios no futuro. É uma aposta, mas é disso que o marketing digital se trata.

(Original)