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Como gerar clientes compartilhando conteúdo e posts nas redes sociais?

como compartilhar conteúdo na rede

Já falei desse assunto, de como compartilhar conteúdo da maneira certa, ao longo de diversos posts, e agora achei necessário apenas centralizar tudo em um lugar.

O título era para ser “como compartilhar artigos com sua rede”, mas me dei conta logo em seguida que esse tipo de material é menos frequente,

Além disso,  esse método que vou apresentar funcionaria para outros materiais.

Para quem estiver interessado, criamos um guia definitivo para chamar atenção do seu público.

Antes de começar, farei apenas uma breve divisão de produtores de conteúdo, e de como cada um desses nichos podem aproveitar melhor as estratégias.

Como compartilhar conteúdo: Escritores e a produção de conteúdo escrita

Já que sou do time de vocês, é por aqui que vou começar.

Reconheço que posts escritos fazem menos sucesso que vídeos e fotos sensuais de Instagram. Mas calma, não criemos pânico.

Quem opta por artigos deve focar bastante no compartilhamento, muito mais do que o pessoal que desenvolve vídeos e outras iscas digitais, pois a probabilidade do seu documento ser lido ou acessado é menor.

Vocês vão precisar das dicas para newsletter (mais à frente) e estratégias para abraçar diversas Key Words e dúvidas recorrentes dos seus clientes em potencial.

Produtores de conteúdo audiovisual

Esses são os queridinhos da vez.

O índice de engajamento com vídeos é muito maior do que com blogposts, o que facilita na hora de compartilhar conteúdo.

Mas isso não quer dizer que você não tenha que aprender mais sobre maneiras de compartilhar e distribuir seu trabalho. Muito pelo contrário.

Quanto mais visto você for, mais seguidores e futuros fãs você vai ter.

E isso vale tanto para profissionais liberais quanto empresas. Vídeo e outras produções audiovisuais servem para todos!

Para esse pessoal, o que vai pesar é a qualidade do material e acertar nos mecanismos de buscas.

Mas antes de começar a ranquear no Youtube ou no Google, você terá que construir uma jornada (falarei disso à seguir).

Compartilhar conteúdo na rede: “Quantas vezes por semana?”

A pergunta mais frequente que um produtor jovem e inexperiente (nem tanto) faz para outros de sua área é essa.

Ficamos que nem baratas tontas na busca de um número perfeito de vezes para publicar e compartilhar conteúdo, o que não existe.

Mas a essa altura do campeonato, já sabemos que é melhor errar o quanto antes, e acelerar o processo. Isso significa posts recorrentes.

Como dito no livro Roube Como um Artista:

“No começo tudo é porcaria. Aproveite essa fase para experimentar, afinal, poucos vão ver ou ler”.

O que esse livro e alguns experts afirmam, é que na jornada para se tornar um perfil ou página com muitas visualizações, você terá que passar pela montanha do “sou uma droga”.

[está no livro, não é brincadeira].

Compartilhar e distribuir, mesmo sem audiência

Nas primeiras semanas e meses, você não vê um número significativo de visualizações e acessos. Mas o show deve continuar!

Portanto, você tem duas possibilidades; e eu não vou dizer qual é a melhor, pois seria uma opinião sem critérios e sem fundamentos para provar alguma coisa…

  1. Fazer e publicar bastante, mesmo com uma qualidade inferior, para ampliar os horizontes;
  2. Estimar uma qualidade suprassumo, para chamar atenção desde o inicio do público.

Ambas estratégias servem para conteúdo escrito ou o audiovisual.

A única observação é que para quem vai fazer material como vídeos, optar pelo 2) no começo pode ser um desafio enorme, mas muitas vezes necessário.

 

Compartilhamento: o segredo está aqui!

Você pode ter o melhor post do mundo. Mas não vai adiantar nada ter ele, se não chegar até o público.

Por isso você vai ter que saber compartilhar nas redes sociais do seu interesse, sempre esperto com os melhores horários (é uma frescura que funciona).

Você terá que identificar onde seu potencial comprador está.

Muitas empresas fazem perfis em 18 redes sociais diferentes, sendo que poderiam focar em umas 4 de fato. Para as empresas com profissionais especificamente direcionados a Mídias digitais, isso não seria um problema, mas muitas vezes não existe alguém somente para essa função.

Agora vamos falar de estratégias e maneiras de compartilhar seu conteúdo com sua rede.

Criação de base de e-mail para compartilhar conteúdo e posts

Eu, particularmente, acho bem desafiador para o profissional liberal essa parte. Para uma empresa, é bem tranquilo.

Ter uma newsletter vai ampliar seus horizontes e aumentar o número de pessoas que visualizam e que interagem com o seu material.

A eficiência estará associada ao tamanho da newsletter (10 pessoas costuma ter efeito zero), e aos assuntos de textos. Uma teoria minha e que: impressione sempre com os e-mails, pois basta uma ideia ruim para nunca mais abrirem sua newsletter.

Mas se estiver começando do zero seu e-mail marketing, vai ser bem chato criar uma lista (eu avisei, boa sorte!).

como compartilhar conteúdo

Perfis Sociais

Como falado anteriormente, não da para pensar em compartilhamento de material sem pensar em redes sociais.

Busque aprender quais as melhores redes sociais para B2C ou para B2B.

A Neil Patel Brasil fez um excelente artigo sobre o tema. Leia ele aqui.

Prospecção feita com classe

A arte de prospectar, vai muito além do telefone.

Se você esta trabalhando in office, você conta com alguns equipamentos diferentes e até mesmo bons softwares para fazer ligações. É possível tirar dúvidas com a equipe e fazer uns role plays (treinamento de fechamento, caso nunca tenha feito).

Quem está em Home Office ou que precisa usar novos meios para prospectar, deverá ser criativo e apostar em lugares pouco prováveis.

Mas já fizemos um “textão” somente desse assunto. É só ler aqui.

Compartilhar é também um trabalho feito em equipe!

[Se você atua sozinho, essa dica é inútil, pode até pular ela se quiser]

Para aqueles que trabalham em grupos ou times enormes, o compartilhamento ganha verdadeiros apoiadores para criar uma boa distribuição de estudos, artigos e posts em geral.

É comum você ver que nossos mentores do site compartilham e comentam em publicações feitas por nossa marca, para gerar mais engajamento.

Isso pode e deve ser feito por você também!

Claro que a estratégia não cria bom efeito em escala, mas se torna um grande catalizador para as empresas que estão começando.

Imagine aquela sua página com só 200 seguidores. Se um perfil de alguém do trabalho ou algum parceiro externo interage com o conteúdo, mais pessoas vão ver seu post.

Ponto positivo: Estratégia combina muito com Linkedin.

Ponto negativo: Vai ser inaplicável para Youtube e pode gerar resmungos por parte da equipe (“Poxa eu não queria compartilhar essas coisas no meu perfil!”).

Hora da degustação

Aquilo que você compartilha, junto ao seu design e seus textos, devem dar água na boca.

Dificilmente posts com imagens feias e sem sentido ganham o coração da multidão. Mentalize os artigos e posts que você viu fazer sucesso e ter compartilhamentos. Imagino que eles tivessem um ou mais desses elementos:

  • Uma excelente Thumbnail
  • Foto chamativa
  • Frases e textos que despertam curiosidade
  • CTA’s bem elaboradas

Portanto para que posts simples e sutis criem possíveis compradores, você terá que criar esses mesmos elementos.

Nunca esqueça de linkar sua página ou site nas publicações que você fizer.

 

Viralização e seus Brand Lovers

Viralizar é o mesmo que criar algo que se espalha fácil.

Dificilmente algo que sai oferecendo um produto ou promoção conquista tal classificação. Aqui vai entrar sua estratégia de topo e meio de funil!

Uma estratégia interessante é a de fazer programas recorrentes, para fazer a rede se acostumar com sua presença (ou de sua marca).

É muito mais fácil fazer isso com vídeos que explicam algum conteúdo ou que contém algum tipo de eventos – como Podcasts – e com séries e tutoriais audiovisuais.

Mas se você fizer um artigo excelente, com um conteúdo profundo (e com bastante pesquisa), ele vai despertar o interesse de muita gente, até mesmo de quem não te conhecia ainda.

Criar algumas dezenas de Brand Lovers vai aumentar o número de pessoas que veem seu material, afinal, rede social é como um dominó. Lembre-se sempre disso, pro bem e para o mau.

Automação de marketing

Tudo isso que foi discutido hoje, se tornará mais fácil uma vez que você e seu time emplacam uma boa estratégia de automação de marketing.

Isso vai desde os e-mails, até o download de material de sua empresa.

Portanto se você quer jogar grande, e fazer muitos pontos, você precisa de um escopo muito maior do que o trabalho manual poderia fazer. Você precisa construir ciclos e sequencias no seu site, LP e em sua newsletter.

As vendas vão chegar de maneira automática até você!

[Temos um post sobre automação de e-mails aqui.]

Takeaways

O texto de hoje foi muito mais um mapa do que um estudo profundo.

Por meio dos links e pistas deixadas pelo post todo, você conseguirá tirar suas dúvidas e montar as estratégias certas de marketing de conteúdo, para alavancar vendas – e o que é melhor, às vezes com coisas que evitam o retrabalho.

Abuse de imagens chamativas e aposte em uma boa comunicação visual. Isso vale até mesmo para memes e imagens exclusivas do seu site ou equipe, como esse Cartoon meu aqui abaixo.

 

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.