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5 Hacks (e reflexões) que vão te ajudar a ganhar mais em 2023

O ano está acabando, e a Growth Lovers quer dar aquele post final para algumas dicas de vendas e boas práticas, tanto no Off quanto no Online.

Hoje o que vamos deixar aqui é uma pequena reflexão de 5 pontos que pessoas autônomas no marketing digital ou aqueles que estão empreendendo poderiam ter em conta.

Com certeza algum desses pontos vai cair bem para você, e vai fazer sentido com o cenário que você vive em sua empresa (ou naquela que você está criando aos poucos, a euempresa).

Fique de olho nos links que vamos deixar ao longo do post, pois podem te ajudar a entender melhor cada assunto que vamos abordar, ok?

Os 5 Hacks que prometi para você!

Vamos logo ao que interessa, e pegar algumas recomendações para você sair da zona de conforto, e de bônus vender mais em 2023.

1 – Aumentando suas fontes de renda (dica para os autônomos e MEIs)

O que não era normal, agora ficou padrão. Sim, estou falando deles, dos contratos de pessoa jurídica e das notas ficais que fazemos todos os meses…

Comigo foi um choque há dois anos ter que abrir mão do padrão CLT para as vagas onde “empreendemos” e somos nossa própria empresa.

Mas existe algo que você pode fazer para que em 2023 você esteja lucrando mais do que esse ano: fazer os clientes virem até você.

Como? O tal do Networking e de um bom portfólio.

No marketing digital um serviço e consultoria puxa outra, o que torna necessário você prestar um excelente serviço.

Não dependa apenas de uma fonte de renda. É um risco enorme ter somente “um patrão”, sendo que se algo aocntecer, você estará na linha de frente e sem proteção.

O ideal é que você tenha além de um trabalho full time, consiga algum freela recorrente, por contrato.

Dessa forma, além do salário do seu trabalho “7 horas por dia”, você pode ter algum contrato ou serviço que gere aqueles mil reais extras ou mais todo mês.

 

👉👉👉Para ler mais sobre esse assunto em específico, montei esse MEGA texto bem explicadinho sobre
ser MEI na área de marketing.

2 – Dica para vendas no B2B

Vender para outras empresas é ter 100% das informações sobre o produto, com convicção e agilidade.

Isso vale tanto para seu produto, quanto o maior número possível de informações sobre o que seu cliente faz.

Mais importante que isso, é poder fazer propostas personalizadas, conforme a necessidade da outra empresa. Em nossa experiência, já vimos muitas empresas que pecaram nesse item, e atrasaram (e muito) suas vendas no B2B.

Ajuda muito também poder ter provas que o produto é confiável, com, por exemplo:

  • Possíveis cases de sucesso, que auto-explicam o produto ou serviço;
  • Criar processos customizáveis de vendas, uma vez que para certas empresas seu modelo padrão (e velocidade para fechar negócio) podem não fazer sentido. Isso ´pe feito com um Jurídico (parte de contratos) responsivo e aberto para o marketing da empresa.

Outra questão é se aprofundar no CRM – Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente) que é a tecnologia e processos que usam para gerenciar contatos externos e internos.

O CRM gerencia os contatos tanto externos como internos como por exemplo; Listas de e-mails, apoiadores, funcionários, leads de vendas entre outros.

Por mais que isso seja algo “antigo”, vale a pena pensar em treinamentos e boas práticas de CRM, que podem cortar/diminuir o tempo em que os contratos e vendas ocorrem.

3 – Vendas de produtos de alta complexidade

Essa dica vai para os produtos “difíceis” de serem explicados, assim como as novidades no mercado.

Sabemos que agora o cliente já chega informado nas lojas, e não pergunta muita coisa para os vendedores. O cliente já pesquisou na internet ou conversou com amigos antes de estar ali.

Mas se for uma drogaria, coisas relacionadas a saúde ou algum produto tecnológico, por exemplo um vaporizador de ervas, pode ser que o cliente tenha diversas dúvidas, ainda mais se for algo novo, como é o caso dos vaporizadores e vapes.

Por isso, esteja preparado em 2023 para estar um passo adiante do cliente: saia do óbvio, pesquise sobre o que você vende.

ideal é estar por dentro de pesquisas, estudos e dados. Imagine que ótimo seria ter mais dados assim na hora de comprar colchões, por exemplo?

4 – Vendas no E-commerce

Indo no gancho do último item, temos que lembrar de “saber mais que o cliente” na hora de colocar descrições e detalhes sobre o produto. Sempre dê suporte ao cliente caso seja necessário, e não se esqueça de perguntar ao cliente o que ele deseja.

Quando as vendas não são presenciais, temos que usar de outras formas para isso.

Uma é automatizada, onde partimos do princípio do “que a maioria faz”. Em outras palavras, é usar as boas práticas de User Experience.

A outra é utilizar chat on-line com disponibilidade para tirar dúvidas em tempo real, fazer campanhas personalizadas e utilizar redes sociais são ótimas dicas para vender mais no E-commerce.

Por último, se você está atuando na área de e-commerces, saiba que as práticas de SEO devem ser sempre analisadas e revistas.

Até mesmo recomendamos que seja feita algumas consultorias periódicas no site e na empresa como um todo, para que o Google traga bastante clientes sem o uso de mídia paga.

5 – Conteúdo, hoje e sempre!

Eu não poderia terminar essa análise do ano de 2023 sem falar do meu grande amigo…

Como redator e Head de Conteúdo, eu amo e aposto muito no Marketing de Conteúdo para 2023.

O melhor caminho para esse próximo ano é criar o tipo de conteúdo que você gosta, que em consequência traz usuários e leads até sua marca.

Se você é do tipo que gosta de escrever, assim como eu, aposte em blog, Linkedin e coisas desse tipo. Se não se importar em fazer vídeos e algumas edições de imagens e fotos, o Youtube ou Instagram serão sua opção ideal.

Para saber mais desses assuntos de conteúdo, deixo como sugestão nossos artigos que falam de tráfego orgânico.