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9 dicas para vender mais no e-commerce e potencializar seu negócio

9 dicas para vender mais no e-commerce

Quem trabalha com comércio eletrônico está sempre em busca de fórmulas inovadoras para difundir seus produtos ou serviços, atrair clientes e, como consequência, aumentar as vendas.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que, embora seja desafiador, existem dicas para vender mais no e-commerce que são simples e fáceis de aplicar.

Um dos grandes segredos para lucrar mais com sua loja virtual é ficar sempre de olho no que acontece dentro do seu nicho de mercado — e fora dele também. Além disso, conhecer tudo sobre o seu produto é fundamental para fazer uma precificação adequada e atrativa para os potenciais clientes.

Quer entender como vender mais no e-commerce e fazer o seu negócio decolar? Então, confira as nove dicas que separamos para você:

1. Tenha um plano de negócio

O plano de negócio é um documento usado para registrar informações sobre o que você precisa fazer para resolver um problema da empresa ou alcançar um objetivo traçado.

Tendo em vista o seu caráter de plano de ação, ele é uma excelente ferramenta para vender mais no e-commerce. 

O plano de negócio faz parte do planejamento estratégico, usado para elencar e monitorar as atividades a serem executadas, sempre levando em conta o objetivo da empresa e o que ela deseja alcançar. 

A análise SWOT, por exemplo, é uma ferramenta usada no plano de negócio para compreender o cenário atual da organização, ou seja, suas forças e fraquezas, e ajuda a entender quais as oportunidades para seu crescimento e ameaças que sirvam de obstáculos. 

2. Entenda o seu público-alvo

Compreender quem é o seu público-alvo é um dos primeiros e mais importantes passos quando o assunto é criar uma marca e vender mais no e-commerce. No entanto, é importante ter em mente que o comportamento das pessoas pode mudar ao longo do tempo. 

Desse modo, uma dica de ouro é analisar a fundo quais são as principais dores do seu potencial cliente e o que ele busca na internet para resolver seus problemas.

Assim, você conseguirá propor soluções alinhadas às expectativas do público, aumentando as chances de acertar em cheio e conquistar mais clientes.

3. Estude os concorrentes

Engana-se quem pensa que analisar o concorrente é o mesmo que copiá-lo. Esse estudo permite que você crie estratégias mais competitivas e compatíveis com o que é praticado no mercado. 

Desse modo, é importante entender quais são os tipos de vendas realizadas, o modelo de precificação adotado, a configuração do site, os meios de pagamento aceitos etc. Assim, você poderá aperfeiçoar seus próprios processos tendo em vista o que está funcionando para o concorrente e o que precisa melhorar.

4. Dê atenção ao atendimento

Para vender mais no e-commerce, nada melhor do que oferecer uma experiência memorável para os compradores.

Para isso, tenha uma equipe de atendimento ao cliente capacitada para sanar as dúvidas e dar todo o suporte necessário.

E, quando o assunto é atendimento ao cliente, agilidade é a palavra de ordem. Afinal, o comprador não quer esperar muito tempo para ser atendido pelo telefone ou chat da sua empresa.

Pensando nisso, use todos os canais disponíveis para oferecer um suporte de qualidade. Você pode apostar em frases prontas de atendimento ao cliente via WhatsApp, por exemplo, para atender com rapidez e eficácia.

5. Aposte nos meios de envio

Se você já fez ao menos uma compra online sabe do peso que o frete tem em toda a experiência de compra. É por isso que oferecer boas soluções de envio é uma dica valiosa para vender mais no e-commerce. 

A logística de uma loja virtual inclui armazenagem da mercadoria, separação, cálculo do frete, envio da encomenda, contato com transportadoras ou Correios, resolução de problemas e muito mais. É um processo complexo, por isso é fundamental acompanhar todos os passos de perto e oferecer a melhor experiência para o cliente.

Você pode, por exemplo, usar um gerador de declaração de conteúdo dos Correios para otimizar a emissão do documento e garantir que todas as mercadorias enviadas estejam alinhadas às normas da empresa. 

6. Diversifique as formas de pagamento

Empresas capazes de disponibilizar diferentes formas de pagamento para os consumidores têm mais chances de vender. Por isso, aumente as opções e dê mais autonomia para os usuários durante o processo de compra.

Atualmente, o Pix tem sido um meio de pagamento muito utilizado, porque permite a liberação do pedido com mais agilidade. No entanto, os pagamentos por boleto bancário e cartão de crédito seguem como os preferidos pelos clientes.

Se você quer ter mais segurança e facilidade nos pagamentos recebidos em seu e-commerce, uma ótima alternativa é usar os gateways de pagamento.

Eles são sistemas que conectam os dados dos usuários com os bancos, operadoras de cartão etc. Desse modo, os pagamentos são feitos com mais rapidez e as informações ficam protegidas.

7. Invista em estratégias de marketing digital

Apostar suas fichas em marketing digital é fundamental para divulgar o seu e-commerce não apenas para um público amplo, mas para as pessoas interessadas no que você vende. 

Isso quer dizer que, de todas as pessoas que estão na internet — seja em sites de busca ou nas redes sociais —, você pode criar planos focados nos potenciais clientes, pessoas que estão à procura do seu produto ou serviço.

Portanto, invista em estratégias de e-mail marketing, blog corporativo, newsletters e materiais ricos — como e-books e planilhas — para engajar o público e aproximá-lo da sua marca.

8. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da estratégia de marketing digital e servem para fortalecer a imagem da sua empresa e criar um relacionamento com o público-alvo. No entanto, elas também servem para vender mais no e-commerce, pois são uma excelente plataforma para expor produtos e serviços, mostrar exemplos de uso e compartilhar a opinião de clientes fiéis.

Para facilitar o acesso à sua loja virtual, você pode usar um gerador de link do Instagram para adicionar as principais páginas do seu negócio em um só lugar. Depois, basta adicionar o link criado na sua bio do Instagram e monitorar o número de cliques. 

Essa estratégia também permite gerar tráfego para outras páginas do seu negócio, como WhatsApp, YouTube, Facebook, blog etc. Desse modo, você constrói um relacionamento com o consumidor, encontra novos potenciais clientes, diminui o ciclo de vendas e reduz o CAC (custo de aquisição de clientes). 

9. Aproveite as datas comemorativas

Aproveitar os períodos de sazonalidade é uma ótima dica para vender mais no e-commerce. Isso porque, durante as datas comemorativas, você pode criar promoções e oferecer descontos atrativos para seus clientes. 

Portanto, fique de olho no calendário comercial e se prepare para vender em dias como Natal, Black Friday, Dia dos Namorados e outros.

Em períodos em que o comércio é mais fraco, uma alternativa é disponibilizar cupons, frete grátis, voucher, desconto progressivo e promoções no estilo “leve três e pague dois”, por exemplo. Essa estratégia incentiva o consumidor a comprar mais produtos para aproveitar as vantagens que sua marca está oferecendo, potencializando as vendas.

 

Nota: Este foi um Guestpost em parceria com a Nuvemshop.