fbpx
Pular para o conteúdo

Como se sair bem em uma entrevista de emprego online?

entrevistas de emprego

Hoje o assunto é da interesse de todos. Mesmo que você esteja trabalhando hoje, estar preparado para uma entrevista de emprego online é algo extremamente importante!

Detestamos a incerteza e a possibilidade de ficarmos desempregados, certo?

Por isso vamos falar sobre como se dar bem em uma entrevista de emprego online, e de como arrasar na próxima vez que você tiver uma agendada.

E de brinde, damos algumas boas práticas que você mandar bem também em reuniões e apresentações online.

Entrevista de emprego online: Uma realidade que veio para ajudar?

Conheço gente que reclama da conexão, ou que as entrevistas online costumam cair ou que o áudio corta toda hora.

Mas acredite, elas vieram para melhorar. Afinal, antes você teria que se deslocar até o lugar. Imagine, uma hora para ir e uma para voltar… Acho que você entendeu meu ponto.

E pior, já participei de entrevista de emprego presencial que em menos de 5 minutos ambas as partes percebiam que aquilo não fazia sentido algum para o candidato ou para a empresa.

Isso significava que você tinha ido até o local à toa.

entrevistas de emprego
“Abre o jogo vai, quem nunca…”

Por esses motivos e muitos outros, essa mudança global que os RH’s estão fazendo é motivo para comemorar sim. As entrevistas de emprego online vieram para facilitar e agilizar nossas vidas.

Mas isso não quer dizer que devemos relaxar ou achar que vai ser fácil. Na realidade suas habilidades de persuasão terão que ser mais afiadas.

Como se apresentar em entrevistas de emprego online?

A primeira coisa é saber que seu áudio e sua filmagem estarão ok. Com isso, já posso sair dos cliques e falar de um ponto muito importante.

Sorrir e apresentar disposição se tornou mais importante nas entrevistas online, pois como a pessoa não está presencialmente com você, seu gosto e a energia em sua voz se tornam MUITO importantes.

E mostrar as mãos e gesticular um pouco pode tirar a entrevista de emprego online do platô momentâneo – ou seja, entreter o entrevistador e mostrar que você está animado como um todo.

Agora que falei o principal, vamos agora dar 5 dicas para você mandar super bem em sua próxima entrevista de emprego online.

1)Deixe tudo preparado antes

Seja a água, algum Doc online, alguma possível pergunta sua. Deixe tudo preparado antes.

Isso vai evitar que você tenha que se levantar, interromper a entrevista, e até mesmo que tenha que buscar documentos e arquivos no seu PC.

Você pode ter lido e achado básico demais essa primeira dica, mas agora vem minha explicação: você separa suas frases, possíveis questões e ideias, em um texto na área de trabalho?

Você prepara o terreno?

Eu usava até mesmo post sheets ao redor do computador, quando eu estava naquelas “fases de entrevista de emprego”.

Vale até mesmo fazer um role play com alguém, para você ficar mais confiante. Dica super válida para entrevistas em inglês!

🦊 Haja o que houver, faça uma pergunta pro entrevistador 🦊

Já que estamos falando de se preparar antes, aprendi uma vez com um profissional de RH, que existe um motivo para eles sempre perguntarem “você tem alguma dúvida?”.

Basicamente, eles querem saber se você se interessa pelo assunto e pela empresa.

O ideal é que você sempre tenha uma pergunta. Por isso, caso você de fato não tenha alguma em especifico naquela entrevista, recorra ao seu repertório de perguntas inteligentes.

Esse repertório deverá estar na sua área de trabalho, no Word ou nos adesivinhos de sua parede. Isso não é dica, é obrigação!

2)Escolha bem o lugar da entrevista de emprego online

Você provavelmente tem um lugar em mente. Mas aposto que fazer alguns testes e explorar na sua casa (ou na casa da vó, não sei seu leque de opções) poderá revelar novos lugares interessantes.

Você vai descobrir se o local é bom visualmente ao se ver na tela do aplicativo de reuniões.

Infelizmente eu não fiz isso uma vez e meu varal de roupas ficou visível. Um teste de local teria me facilitado para ficar bem posicionado no App de reuniões para a entrevista de emprego.

Tem também a questão da conexão. Alguns lugares simplesmente evaporam com nosso sinal de Wi-Fi, mesmo estando a poucos metros do roteador.

 

3)Hora de compartilhar!

Essa dica tem tudo a ver com a primeira, e vai um pouco além.

Nas entrevistas de emprego presenciais, era normal candidatos levarem apresentações. Agora que são feitas online, você pode compartilhar sua tela e mostrar algum vídeo seu ou portfólio.

O ideal é surpreender o entrevistador(es) ao pedir permissão para compartilhar algo seu.

Isso é muito comum para quem trabalha com produção de conteúdo, como eu.

E sua área, como é? Mostrar algo que você já fez pode fazer muita diferença, não acha? Compartilhar algo pode ser um empurrãozinho final na hora de escolherem você.

4)Ritmo e coerência

Um problema em uma entrevista de emprego online, que identifiquei nas leituras e conversas que eu tive, é a questão de não ser claro nas frases – as pessoas não conseguem ouvir bem todos os instantes.

Sempre algum barulho na rua corta a conversa, tem um cachorro latindo (clássico), e coisas do tipo.

O ritmo e calma na conversa vão facilitar a comunicação, e entregar sua mensagem ao ouvinte seu ruídos e má interpretações. Isso significa falar um pouco mais devagar que o normal.

Isso envolve testes prévios com o microfone do computador e até mesmo do fone de ouvido, para saber em qual opção você terá vantagem – comigo é com o Mic do fone de ouvido, já testei e posso afirmar!

Mas no geral, sua calma e mente em sintonia com pensamentos positivos, vão ajudar muito na hora de fazer o entrevistador te entender e te ouvir com clareza.

Dica de apresentação para se dar bem em sua entrevista de emprego online

Jamais fique lendo o texto, o slide, seu currículo ou sua colinha para os expectadores.

É melhor falar à sua maneira, de maneira natural. Você lê antes o material, e depois explica com suas palavras.

Isso serve não somente para a entrevista, serve se você for dar uma aula ou apresentar algo no seu trabalho. Quem fica lendo, faz a plateia dormir.

5)Entrevista de emprego vai além do PC e da câmera

Sim, terei que falar dos estudos…

As pessoas esquecem que para estar afiado com um determinado tema, não basta ver um vídeo de 5 min. no Youtube no dia da entrevista.

Conhecimento sempre impressiona RHs e gestores.

Ler de maneira recorrente é o caminho mais adequado, ou até mesmo fazer cursos na área. Preparação é como treino de academia, ele funciona quando tem consistência.

Agora falando de qualificação.

Somos uma EdTech que ensina tudo sobre marketing e sobre uma gestão moderna de empresas. E isso valoriza muito um currículo, dependendo da área que você for atuar (startups então, uma obrigação conhecer a gente).

Mostrar que você aprendeu em lugares de boa referência e que faz cursos, mostra ao entrevistador que você está mais do que preparado para aquela vaga de emprego.

entrevista de emprego

Mas o legal mesmo é quando você traz um ponto de vista seu que gere interesse por parte daqueles que estão te ouvindo (e testando), o que é feito quando você já teve experiência na área ou estudou sobre o tema.

Aqui entra também a questão de compartilhar algo que já tenha feito.

Caso queira saber onde ler mais sobre o mercado de trabalho na área digital, você consegue aprender muito também com nossos conteúdos, aqui nesse blog.

Fizemos um maravilhoso estudo de como conseguir um emprego em Startups. Veja ele aqui.

 

Queen jay

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.