fbpx
Pular para o conteúdo

Como desenvolver pauta e temas para redes sociais?

como criar pauta de redes sociais, como criar pauta de social media

Esse é mais um texto criado aqui no blog pelo fato de ter pouco material online a respeito de como criar pautas para redes sociais, ou como selecionar temas em geral.

Os melhores materiais que encontrei eram vídeos, que mesmo assim eram um tanto incompletos – mas estarão aqui no artigo para você aprender ok?

Comecei a escrever isso pelo fato de ter começado a cuidar das redes sociais de uma pequena startup, e com isso senti dificuldades de montar pautas de redes sociais ou de como definir que tipo de matéria eu iria fazer.

Dessa forma, me senti motivado a criar um artigo bom e completo que pudesse ajudar outras pessoas (perdi as contas de quantas vezes fui salvo nessa vida por blogs, está na hora de devolver o favor).

Então amigxs, se você também está nessa dúvida cruél ou bloqueio criativo para fazer planejamento de social media de 2,4 ou que seja 10 empresas, vou te ajudar a sair dessa zona cinza de bloqueio.

Lembrando que esse post é feito para quem cuida do perfil e redes sociais de empresas e de terceiros, ou seja, quando não é uma pauta do seu próprio Instagram, por exemplo.

Isso porque quando se trata de nosso próprio perfil fica muito mais fácil e óbvio criar material, o que não é verdade para empresas que precisam de posts bem elaborados e pensados com antecedência.

Como criar Pautas para redes sociais em geral?

O primeiro mês que você for fazer isso você terá que procurar modelos de pauta e de calendários editoriais, mas depois ficará tudo mais fácil.

Para te ajudar no processo, vou deixar esses passos para você criar uma estratégia de redes sociais campeã e que pode ser replicada em vários clientes.

0)Onboarding

A etapa zero é cabível em 80% das vezes. Você só vai pular ela se você já conhecer muito bem a empresa e o mercado dela, ou se for um funcionário direto.

Então tirando as vezes que a empresa é de um amigo ou que você é interno, você deverá fazer o onboarding para introduzir o planejamento do cliente e os detalhes sobre o período em que você foi contratado.

Se você for uma agência ou Euagência, jamais pule essa etapa. Se for um colaborador ou funcionário direto, então você pode desconsiderar essa etapa zero.

1)Quem seria o principal cliente (persona) ou público alvo?

Antes de sair atirando para tudo qualquer lugar, você vai ter que entender quem é o cliente e persona do negócio.

Não basta olhar e falar “ah, eles vendem peixe, então vou focar somente em pessoas que fazem compras no mercado e…”

NÃO é assim!

Você deve dar uma olhada nos clientes que a empresa já possui, fazer algumas perguntas e “checklists” para entender quem pode ler ou se interessar pelas redes sociais da empresa.

Aqui está a sequência que eu seguiria ao começar qualquer planejamento para qualquer empresa, e foi a sequência que fiz no último mes:

  • Pegar um tempo para ler o perfil dos clientes, ou perguntar ao dono ou vendedores quem são eles;
  • Pergunte qual é o tipo de empresa e quais problemas eles costumam ter (vendedores sabem muito bem isso);
  • Se possível, realize pesquisa com clientes já existentes. Eu não tive a chance de fazer isso dessa vez, mas fiz isso para aprimorar produtos e serviços em empregos passados. Por favor, leia o artigo que deixei o link pois é uma etapa extra mas um hack e tanto!
  • Uma vez com as anotações e possíveis assuntos de interesse, crie a pauta de redes sociais do primeiro mês, deixando sempre janelas (2 ou 3 dias) ao longo do mês para notícias de última hora;
  • Recolha feedback depois do primeiro mês para melhorar o segundo ou terceiro mês de planejamento

Com essa lógica você vai entender bem quem é o publico e também persona compradora da marca, independente de ser um ecommerce ou empresa B2B

2)Seguir um padrão entre posts de notícia, informação e auto promoção

Empresa que só se auto-promove espanta o público, não tem jeito.

Ao pesquisar “frequências ideais de posts” e tipo de post, me deparei com tantas coisas que seria possível criar um artigo somente disso.

Mas dando já o resumo e a cereja do bolo para você, aqui vai o padrão:

  • O Instagram exige posts todo dia se você quiser ter sucesso e possível geração de leads. Aqui a proporção de “meio a meio” funciona entre sua auto promoção e posts de temas diversos. Lembre-se de usar vídeos sempre que possível, ainda mais nos stories;
  • No LinkedIn, que faz muito mais sentido para empresas B2B, você deverá ter de 2 a 3 posts por semana. A proporção entre dicas, hacks e promoção dos seus serviços deve ser de 70/30. Isso não significa que posts de notícias e dicas não possam ter CTA’s para seu negócio ou produto (mas pega leve)
  • Se for usar o Facebook, dê preferência á mídia paga.

Como você vai criar pauta para redes sociais de 2 a 5 empresas, então você deverá ter um modelo ou padrão para criar um planejamento para todas elas.

Um método que funciona em pequenas agências é ter um documento no Google docs com todos os posts escritos e com ideia para as fotos e imagens daquele mês.

Há gestores que prefiram colocar CADA post nas ferramentas de planejamento, como Monday, Trello e afins, mas prefiro deixar nelas apenas as tarefas, e os posts em detalhes em um documento específico para cada mês.

Dessa forma o alinhamento entre o redator, designer e demais envolvidos fica bem melhor.

Vou deixar aqui um template de pauta/modelo de pauta de redes sociais que eu gostei muito, e que você pode usar em seu negócio:

3)Ter salvo no seu PC ou desktop possíveis fontes de matérias

Lembra que comentei sobre janelas para notícias?

Parece algo bobo, mas ficar caçando matérias e novidades no setor do seu cliente pode tomar não apenas 5 minutos diários, mas HORAS se você não tiver os macetes certos.

Por isso, no onboarding do seu cliente peça sites onde eles consomem notícias e que podem agregar na hora de criar posts nas redes sociais.

Crie uma pasta nos seus favoritos e deixe esses sites ali para consulta rápida.

É muito triste ter usado um desses portais para ideias de posts e no mês seguinte descobrir que você não salvou ele, e que vai ter que ficar 30 minutos procurando notícias.

4)Pedir ajuda ao Chat GPT

Aqui a dica é pedir ajuda, e não fazer a IA fazer tudo por você.

Se você pedir um post, o ChatGPT vai entregar algo esquisito e meio sem vida.

Porém, quando pede ajuda no planejamento ou ideia de pauta para redes sociais de uma empresa, essa ferramenta vai fazer você economizar horas de trabalho, ainda mais se você cuidar de mais de um perfil.

Quando tenho que criar planejamentos de 12 a 16 posts, muitas vezes peço para o ChatGPT elaborar 12 ideias de conteúdo.

Normalmente uso metade das sugestões.

Parece pouco? Ao fazer isso usando somente o seu trabalho intelectual ou com base nos dados do público, separar os 12 temas de posts do mês seguinte pode levar de 1 a 4 horas de trabalho – onde a variável é sua criatividade e cansaço do dia…

Muitas vezes desenvolver a pauta, com os 16 temas e títulos de posts e respectivas ideias de imagem, leva mais tempo do que escrever as legendas dos posts (falo isso por experiência própria).

5)A regra dos 90%

Na hora de completar o panejamento do mês seguinte, preencha o calendário ou tabelas com até 92% do material de redes sociais.

Será necessário deixar espaços estratégicos para posts de notícias ou até de promoções e novidades da empresa.

Já vi empresas que sempre que fechavam uma parceria com outras empresas publicavam sobre essa parceria para o público.

E por último.

6)”O post mega inteligente do mês”

Não sei você, mas se tem um tipo de post que eu paro para ler no Linkedin ou paro para ver o video no Instagram são as lições e grandes insights das empresas.

Então você como social media pode ensinar ou explicar para a empresa que cases reais deles, acontecimentos reais, podem se tornar histórias e posts de Social Media!

Para que isso dê certo, será necessário que pessoas da empresa disponibilizem de seu tempo para contar seus insights ou disponibilizar materiais de cases.

Opinião do editor: Isso normalmente faz mais sentido no perfil dos c-levels, pois seria um desperdício usar no perfil da empresa…

Diferenças entre redes sociais e tipos de estratégia de conteúdo em cada uma delas

Nesta parte, vou falar um pouco das 3 redes sociais que mais são usadas no Brasil no momento em que escrevo.

Aqui vamos falar dos melhores dias para postar em casa uma e quantos posts você deve fazer.

1)LinkedIn

Eu tinha que começar pela minha rede social favorita!

O LinkedIn é o queridinho das empresas e negócios B2B, e uma verdadeira fonte de receita para quem sabe usar sabiamente essa rede.

Até mesmo lançadores de infoprodutos usam dessa audiência para ganhar seus múltiplos dígitos de maneira orgânica.

Sobre minha experiência e investidas nessa rede social, posso dizer que os melhores dias são terça, quarta e quinta, com destaque na terça-feira!

Já fiz algumas experiências e vi que o horário do almoço é o mais matador, deixando mais chances de seu post ser curtido e de viralizar na rede!

De qualquer forma, você pode ver abaixo a tabela de melhores horários e dias para postar no Linkedin:

 

Melhores horários para publicar nas redes sociais em 2023 | Sprout Social

Fonte: SproutSocial

2)Instagram

A primeira lição aqui é que ter ter um Instagram que funciona bem exige um bom designer.

Isso porque diferentemente do LinkedIn e Twitter que funcionam bem sem uma imagem, isso não se aplica ao mundo Instagramer.

Na realidade, de vez em quando será necessário criar vídeos, ainda mais nos stories.

A dica aqui é: todo post poderá ter uma versão de stories, a qual será feita nos moldes certos pelo Designer.

Redes sociais até pode ser feita na base do Canva, mas um Figma e ferramentas mais robustas serão melhores.

Nessa rede o impacto das imagens e vídeos deve ser maior do que as legendas de fato.

E no perfil da empresa, não se esqueça de deixar um link de Linktree para que as pessoas possam acessar nesse único link o seu portal e demais links de interesse, como é o caso do blog ou canal do Youtube da empresa.

 

melhores horários e dias para postar no instagram

 

3)Tik Tok

O primeiro detalhe sobre o TikTok é que ele não compensa ser uma moeda de troca para o pessoal que trabalha com Social media.

Só faz sentido querer trabalhar com essa rede se você for um colaborador direto CLT e tudo mais, pois do contrário poderá dar muito trabalho fazer os vídeos em troca de pouco dinheiro. Além disso, não é uma rede escalável (vídeo toma bem mais tempo, e exige pessoas específicas neles).

Porém, se for usar para sua própria empresa, seu marketing ou seu eCommerce, aí sim aqui faz muito sentido apostar seu tempo e criatividade.

A lógica quanto aos melhores horários no TikTok é meio maluca, valorizando posts que aparecem às 7 da manhã de alguns dias específicos (imagino que o pessoal ta indo para o trabalho ou a escola, não sei…).

Como normalmente trabalho no B2B, não há interesse estratégico nessa rede, que na realidade não levanta nenhum interesse da maioria dos clientes que eu já tive ou que amigos meus tiveram.

Normalmente o que percebo é o interesse de empresas muito grandes, como as multinacionais, e não as empresas pequenas em estarem ali, assim como pessoas autônomas que vendem produtos e serviços diversos (influencers são autônomos, não se esqueça).

Como nunca postei e não possuo estratégias para TikTok, deixo como referência um post que pode de dar maior apoio quanto a pauta de redes sociais nessa plataforma:

Quais são as melhores horas para postar no TikTok e ter visualizações?

Tenha um calendário e pasta para compartilhar com seu cliente

De nada adianta chegar até aqui e errar na hora de compartilhar os documentos com seus clientes.

Independente do tamanho do time ou se você é um “Euagência”, seu cliente vai precisar ter acesso a sua pasta e planejamento de redes sociais para aprovar as coisas.

Então a dica aqui é que você tenha uma pasta compartilhada bem trabalhada e organizada, para que tudo seja fácil de identificar por datas, e que você impressione seu cliente com seu trabalho.

O que pode ficar nessa pasta compartilhada com o cliente e o resto da equipe é:

  • Calendário editorial da empresa;
  • Posts a serem aprovados;
  • Artes usadas em posts e meses passados (documentar as coisas te livra de problemas!);
  • Todo o processo de onboarding feito no primeiro mês;
  • Pesquisas realizadas com a empresa para posts especiais e vídeos;
  • Scripts para possíveis vídeos e anúncios feitos com a empresa.

Quanto a criação de scripts e possíveis pautas para anúncios em vídeo ou até mesmo campanhas, recomendo o trabalho de um copywriter junto ao cliente ou ao seu chefe direto ou indireto.

 

Plataforma de automação de redes sociais: Quando devo usar?

Alguns clientes não vão deixar você mexer nas redes sociais deles, sendo assim, você apenas vai precisar criar as pautas e deixar pronto todo material do mês para que eles usem.

Claro, esse é o melhor universo possível, pois é mais rápido e te gasta menos tempo.

Porém, é bem comum que seja necessário usar ferramentas de automação para fazer os posts nas diversas redes sociais e perfis que você vai tomar conta.

Por exemplo, supondo que você tenha 2 clientes apenas.

Somados, eles serão 4 perfis ou mais nas redes sociais – cada um tendo sua conta de Insta e LinkedIn, e dependendo uma terceira rede social.

Como você vai ter que cuidar de da pauta de redes sociais e a publicação, não ter uma ferramenta de automação poderá ser uma desvantagem, atrapalhando sua produtividade.

Indico a publicação manual apenas para quem tem somente um perfil para cuidar, ou quando trabalha internamente em uma empresa – ainda que seja uma mão na roda poder deixar 90% do mês programado, apenas tendo as janelas de notícias de última hora do mercado que a empresa atua.

Para quem quiser saber mais sobre marketing digital, fica a dica aqui do nosso curso de growth, que vai te preparar para fazer muito mais do que social media (e claro, ganhar bem mais…)

 

Como fazer pautas para social media e redes sociais