O que é uma Equipe de Produto: Entendendo suas funções e estrutura
O mundo das startups e empresas de tecnologia conta com várias áreas e funções, e algumas não são muito claras.
O blog aqui tem foco no growth hacking, mas também é importante sabermos de outras áreas como a área de produto, que dá muito suporte ao time de marketing e growth.
Depois de ler o termo “Produto”, e termos como “gerente de produto” e product owner, fiquei um tanto confuso e percebi que tudo que eu sabia sobre era baseado em achismos.
Por isso, aqui estamos com um artigo para explicar o que é uma equipe de produto, o que a área faz e o quais são as funções e tarefas do time de produto.
Pronto? Vamos lá!
O que é uma Equipe de Produto?
As equipes de produto são equipes pequenas, colaborativas e multifuncionais que trabalham para alcançar o resultado comum de criar um produto digital excepcional.
Há pouca ou nenhuma hierarquia dentro dessas equipes, pois cada indivíduo contribui com um conjunto de habilidades e perspectivas únicas que são essenciais para o processo.
No entanto, as equipes normalmente são responsabilizadas pelos gerentes de produto. Você descobrirá que cada especialidade é representada por uma equipe, incluindo gerentes de produto, designers, desenvolvedores, engenheiros de teste, etc.
Para conceituar o significado e o valor de cada indivíduo da equipe, considere a conhecida analogia das “peças de carro”.
Em um carro, cada peça serve a um propósito específico para fazer o carro funcionar corretamente. Sem uma peça funcionando, toda a máquina pode quebrar completamente.
Tal como acontece com os automóveis, as nossas equipas de produtos são máquinas complexas, mas bem lubrificadas. Todos os membros da equipe fornecem um certo conhecimento e colaboram para produzir um produto final verdadeiramente incrível.
O que faz o líder de equipe de produto?
Não importa o quão habilmente você organize sua equipe de produto, tudo ficaria confuso sem um bom líder de equipe de produto.
São estes caras que fazem as decisões críticas para o produto evoluir na esteira de entrega ao longo das semanas, meses e semestres.
Seu conhecimento técnico e específico sobre o produto pode causar um grande diferencial quando as coisas começam a “travar” ou a dar errado, uma vez que ele pode identificar de maneira mais rápida possíveis brechas e oportunidades.
Aqui estão algumas de suas responsabilidades e tarefas:
- Os líderes da equipe de produto devem fornecer atualizações sobre o produto na reunião stand-up do produto a cada duas semanas . Ajuda todos os membros da equipe de produto a saber o que está mudando e por quê. Além disso, ajuda a decidir o plano de ação caso este os afete.
- Um líder de produto é responsável por orientar e influenciar pessoas e equipes em situações complexas. Eles mudam os problemas para alcançar um objetivo comum.
- Um líder de produto precisa de uma compreensão da tecnologia e de uma estratégia de negócios. Esse conhecimento facilita sua coordenação com os demais membros da equipe.
- Eles garantem que o produto funcione adequadamente . O líder do produto avalia, alinha os esforços da equipe e se comunica com várias equipes para atingir as metas finais.
Além de tudo isso que foi citado, esse líder deve ter fortes habilidades interpessoais incluindo influência, coaching, negociação e resolução de conflitos. E claro, não vamos esquecer do conhecimento de metodologias ágeis.

Ah, e também fazem isso
Como uma equipe de produto é estruturada (que tipos de profissionais são encontrados nessas equipes de produto)?
As equipes de produto podem ter diferentes formatos e tamanhos, mas existem algumas funções principais que devem ser representadas.
Descreveremos cada um deles, bem como as responsabilidades que acompanham o cargo.
Gerente de produto
No centro dos produtos digitais de sucesso está uma abordagem baseada nas necessidades dos usuários. A gestão de produtos trabalha para definir essa estratégia ouvindo os clientes, entendendo a tecnologia e alinhando as necessidades do usuário com os objetivos do negócio.
Gerentes de Produto também podem dar suporte nos contatos de atendimento ao cliente, verificando como o cliente está se sentindo e ajustando os roteiros conforme necessário.
Principais responsabilidades: preparação de backlog, criação de roadmap, check-ins de clientes, planejamento e entrega de releases
Desenvolvedor de aplicativos
Os desenvolvedores de uma equipe de produto devem ter ampla experiência trabalhando com bibliotecas (libraries), estruturas e metodologias.
O ideal é contratar desenvolvedores com experiência na plataforma específica para a qual você está construindo (ou seja: mobile vs web).
Habilidades de desenvolvimento de API também são uma vantagem, já que a maioria dos desenvolvedores integra várias bases de código.
Por fim, o desenvolvedor responderá a perguntas sobre tecnologias, estruturas, integrações e considerações antes do início da construção – ou reconstrução.
Principais responsabilidades: Escrever código, implementar integrações, documentação, planejamento técnico
Designer de produto
O design de produto é uma disciplina de solução de problemas que utiliza o melhor de UX, branding, design visual e prototipagem para fornecer uma experiência de usuário coerente.
Os designers criam uma experiência intuitiva, significativa e elegante que os usuários vão adorar, agregando vantagem e sucesso exclusivos ao seu produto.
Ao construir um produto, é importante contratar um desenvolvedor com experiência em dashboards, aplicativos, etc., com foco na experiência do usuário.
Responsabilidades principais: prototipagem rápida, sistemas de design, pesquisa de design, auditoria UX
Engenheiro de teste
Os problemas são melhor resolvidos quando divididos em suas menores partes.
O teste é um elemento crítico para garantir a saúde e longevidade do seu produto. Os engenheiros de teste estão intimamente ligados à equipe de produto mais ampla para priorizar os testes durante todo o ciclo de vida do produto.
Ter um engenheiro de teste na equipe permite lançar e liberar com muito menos riscos.
Responsabilidades principais: Testes manuais e automatizados, e trabalhar com o compliance.
Estrategista ou Coach
Um estrategista ou coach entende a situação específica de sua equipe de produto, considera quais processos podem ser úteis e ajuda sua equipe a adotar uma maneira nova e melhor de trabalhar.
Essas funções trabalham em estreita colaboração com o proprietário do produto ou com as partes interessadas para identificar antecipadamente o que é exigido do produto e qual é o caminho mais rápido e eficiente para chegar lá.
Normalmente, esses estrategistas terão experiência em coaching ou consultoria com certificações para respaldar seus conhecimentos.
Principais responsabilidades: alinhamento da equipe, planejamento de produtos, melhorias de processos
Quais são as funções e objetivos da equipe de produto?
Por trás de todo produto, App ou software de sucesso há sempre uma incrível equipe de produto.
Quando o assunto é sua missão e foco, temos várias tasks e funções que juntas criam esses times. Aqui estão as principais:
Gestão de produtos
Gerenciamento de produto é o trabalho e si do gerente de produto, e conta com a ajuda de algumas pessoas da equipe.
Eles são responsáveis pela visão, roteiro e métricas de sucesso .
A qualidade essencial de um bom gerente de produto é a capacidade de se comunicar com todos os membros da equipe, e assim administrar os prazos de maneira eficiente.
Além disso, eles devem produzir os melhores resultados dentro do prazo determinado.
Todas essas tarefas acima podem ser gerenciadas de forma eficaz com a ajuda do melhor software para gerenciamento de produtos do mundo.
Design do produto
Os designers de produtos representam os pontos de vista dos usuários .
Eles o apresentam durante a pesquisa de produto, brainstorming de ideias, design de interação e estágios de prototipagem.
Um designer deve ter senso de design de produto, criatividade e compreensão de tecnologia.
Desenvolvimento do Produto
Os desenvolvedores possuem um papel crucial no processo, uma vez que são eles que criam os códigos fonte e toda estrutura digital que permite um produto existir.
Dessa forma, eles trabalham diretamente com os gerentes de produto para recolherem feedback contínuo e sempre atualizarem o produto de acordo com as rodadas de adaptações e mudanças (isso é bem comum para quem trabalha com desenvolvimento de produto e software)
Pesquisa de usuário (User Research)
Gerentes de produto, desenvolvedores e designers aproveitam as atividades de pesquisa do usuário para compreender melhor as oportunidades de produtos.
Eles usam análises de pesquisa, análises competitivas de produtos e entrevistas com clientes para identificar várias ideias de produtos .
Os principais softwares de gerenciamento de produtos, como o Chisel, promovem o gerenciamento de feedback do cliente, oferecendo exclusividade no pilar ‘Pesquisa do usuário’. Implica várias ferramentas que ajudam você a coletar e gerenciar feedback dos clientes.
Product Marketing
Marketing de produto é o termo genérico para atividades que ajudam as equipes de produto a divulgar seu produto e fazer ele ser usado e baixado (produtos SaaS) por novos usuários.
O marketing do produto entra em ação durante os estágios de idealização e lançamento.
Em contraste, gerentes de produto, desenvolvedores e designers desenvolvem um plano de lançamento, conteúdo promocional e materiais educativos para o cliente.
Um bom gerente de produto possui experiência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e marketing, ou ao menos sabe dialogar com a equipe de marketing na empresa (ou a agência, se for externa).

Como criar uma área de produto na empresa?
A chave para construir uma ótima equipe de produto é trazer variedade .
À medida que a empresa se expande, a equipe deve se desenvolver simultaneamente para acompanhar a demanda do produto.
Você terá que contratar um gerente de produto, desenvolvedores e designers de diversas origens, trabalhando em diferentes empresas e/ou produtos.
Essa equipe multidisciplinar é um dos elementos mais importantes por trás do sucesso do produto, uma vez que pessoas de diversos perfis trazem maiores chances de inovação.
A seguir estão algumas de nossas etapas para construir uma equipe de produto:
Construa uma equipe de produto multifuncional
Ter uma equipe de produto multidisciplinar é um dos elementos mais importantes por trás do sucesso do produto .
As equipes de produtos devem ter membros de diversas origens trabalhando em diferentes empresas de produtos.
Essas pessoas trarão mais ideias e perspectivas novas e criativas para a mesa, resultando em produtos melhores.
Certifique-se de que cada membro tenha conjuntos de habilidades especializadas
Você deve garantir que cada membro de sua equipe de produto tenha conhecimentos específicos para trazer para a organização.
Além disso, sua capacidade de fazer mais do que apenas uma coisa fará com que eles se destaquem.
É por isso que é essencial ter indivíduos únicos a bordo.
Mantenha sempre o time de produto enxuto
A equipe de produto deve ser pequena o suficiente para ser gerenciável e grande o suficiente para produzir resultados.
Às vezes, incluir muitos membros da equipe causa difusão de responsabilidades e falta de transparência entre os membros da equipe.
Portanto, seria melhor manter uma equipe menor e mais eficiente do que querer ter um esquadrão enorme que faz entregas porcas.
Crie um roteiro de produto junto com gerentes de produto
O processo de desenvolvimento de produtos deve ser colaborativo . O gerente de produto compartilha sua visão e roteiro com as equipes.
O roteiro do produto deve incluir detalhes como seu mercado-alvo, o objetivo final e como você alcançará esse objetivo.
Ele também inclui cronogramas junto com os recursos necessários para o sucesso do produto.
Use ferramentas leves para colaboração
Sua equipe de produto deve usar ferramentas leves, como Slack ou HipChat .
Eles estão disponíveis em todos os dispositivos e permitem a comunicação em tempo real dentro do grupo.
Garante uma melhor coordenação entre gerentes de produto, desenvolvedores e designers.
Você pode atualizar outros membros da equipe sobre os ciclos de desenvolvimento de produtos a qualquer momento.
Como é a rotina de uma equipe de produto?
Agora vamos entender como funciona a equipe no dia a dia!
As equipes de produto normalmente trabalham em ciclos iterativos curtos chamados sprints . Sprints referem-se às metas e resultados com prazo determinado.
Especificamos o que planejamos fazer durante cada sprint e quando.
Isso leva a um produto que melhora constantemente usando o feedback dos clientes e as melhores práticas de desenvolvimento de produtos .
Metodologia Scrum para desenvolvimento eficaz de produtos
Uma equipe de scrum geralmente consiste em membros multifuncionais com diversas habilidades necessárias para construir um produto de sucesso.
- Um gerente de produto tem um conhecimento profundo das necessidades do cliente e das tendências do mercado.
- Os designers de UX ajudam a criar uma experiência de usuário perfeita para usar o produto sem enfrentar quaisquer dificuldades.
- Os desenvolvedores são responsáveis por construir produtos escaláveis capazes de suportar planos de crescimento futuros. Eles também se concentram no desempenho e na segurança do produto .
- O scrum master é responsável pelo sucesso das entregas da equipe. Ele orienta os gerentes de produto na tomada de decisões cruciais e sobre as sprints e os encontros semanais.
- A metodologia Scrum incentiva a transparência entre os gerentes de produto e a equipe de desenvolvimento de produto . As equipes de produto se reúnem semanalmente para discutir itens concluídos, feedback e o desenvolvimento de um roteiro. Este processo garante uma coordenação suave entre os vários membros da equipe.
- Os gerentes de produto concentram-se na identificação das necessidades e desejos dos clientes . Assim, os desenvolvedores de produtos usam esses dados para desenvolver recursos de produto apropriados .
- As responsabilidades dos membros da equipe de produto também incluem realizar lançamentos , ações de marketing e gerenciamento de produtos ainda em teste e análise . Após o sucesso, os gerentes de produto se concentram na identificação de novas oportunidades a partir dos dados de uso de usuários. A equipe de desenvolvimento pode usar isso tudo para desenvolver versões mais avançadas no futuro.
Fontes do texto de hoje: