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O que é uma Equipe de Produto: Entendendo suas funções e estrutura

o que faz equipe de produto e como são estruturadas?

O mundo das startups e empresas de tecnologia conta com várias áreas e funções, e algumas não são muito claras.

O blog aqui tem foco no growth hacking, mas também é importante sabermos de outras áreas como a área de produto, que dá muito suporte ao time de marketing e growth.

Depois de ler o termo “Produto”, e  termos como “gerente de produto” e product owner, fiquei um tanto confuso e percebi que tudo que eu sabia sobre era baseado em achismos.

Por isso, aqui estamos com um artigo para explicar o que é uma equipe de produto, o que a área faz e o quais são as funções e tarefas do time de produto.

Pronto? Vamos lá!

O que é uma Equipe de Produto?

As equipes de produto são equipes pequenas, colaborativas e multifuncionais que trabalham para alcançar o resultado comum de criar um produto digital excepcional.

Há pouca ou nenhuma hierarquia dentro dessas equipes, pois cada indivíduo contribui com um conjunto de habilidades e perspectivas únicas que são essenciais para o processo.

No entanto, as equipes normalmente são responsabilizadas pelos gerentes de produto. Você descobrirá que cada especialidade é representada por uma equipe, incluindo gerentes de produto, designers, desenvolvedores, engenheiros de teste, etc.

Para conceituar o significado e o valor de cada indivíduo da equipe, considere a conhecida analogia das “peças de carro”.

Em um carro, cada peça serve a um propósito específico para fazer o carro funcionar corretamente. Sem uma peça funcionando, toda a máquina pode quebrar completamente.

Tal como acontece com os automóveis, as nossas equipas de produtos são máquinas complexas, mas bem lubrificadas. Todos os membros da equipe fornecem um certo conhecimento e colaboram para produzir um produto final verdadeiramente incrível.

O que faz o líder de equipe de produto?

Não importa o quão habilmente você organize sua equipe de produto, tudo ficaria confuso sem um bom líder de equipe de produto.

São estes caras que fazem as decisões críticas para o produto evoluir na esteira de entrega ao longo das semanas, meses e semestres.

Seu conhecimento técnico e específico sobre o produto pode causar um grande diferencial quando as coisas começam a “travar” ou a dar errado, uma vez que ele pode identificar de maneira mais rápida possíveis brechas e oportunidades.

Aqui estão algumas de suas responsabilidades e tarefas:

  • Os líderes da equipe de produto devem fornecer atualizações sobre o produto na reunião stand-up do produto a cada duas semanas . Ajuda todos os membros da equipe de produto a saber o que está mudando e por quê. Além disso, ajuda a decidir o plano de ação caso este os afete.
  • Um líder de produto é responsável por orientar e influenciar pessoas e equipes em situações complexas. Eles mudam os problemas para alcançar um objetivo comum.
  • Um líder de produto precisa de uma compreensão da tecnologia e de uma estratégia de negócios. Esse conhecimento facilita sua coordenação com os demais membros da equipe.
  • Eles garantem que o produto funcione adequadamente . O líder do produto avalia, alinha os esforços da equipe e se comunica com várias equipes para atingir as metas finais.

Além de tudo isso que foi citado, esse líder deve ter fortes habilidades interpessoais incluindo influência, coaching, negociação e resolução de conflitos. E claro, não vamos esquecer do conhecimento de metodologias ágeis.

 

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Como uma equipe de produto é estruturada (que tipos de profissionais são encontrados nessas equipes de produto)?

As equipes de produto podem ter diferentes formatos e tamanhos, mas existem algumas funções principais que devem ser representadas.

Descreveremos cada um deles, bem como as responsabilidades que acompanham o cargo.

Gerente de produto

No centro dos produtos digitais de sucesso está uma abordagem baseada nas necessidades dos usuários. A gestão de produtos trabalha para definir essa estratégia ouvindo os clientes, entendendo a tecnologia e alinhando as necessidades do usuário com os objetivos do negócio.

Gerentes de Produto também podem dar suporte nos contatos de atendimento ao cliente, verificando como o cliente está se sentindo e ajustando os roteiros conforme necessário.

Principais responsabilidades: preparação de backlog, criação de roadmap, check-ins de clientes, planejamento e entrega de releases

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Desenvolvedor de aplicativos

Os desenvolvedores de uma equipe de produto devem ter ampla experiência trabalhando com bibliotecas (libraries), estruturas e metodologias.

O ideal é contratar desenvolvedores com experiência na plataforma específica para a qual você está construindo (ou seja: mobile vs web).

Habilidades de desenvolvimento de API também são uma vantagem, já que a maioria dos desenvolvedores integra várias bases de código.

Por fim, o desenvolvedor responderá a perguntas sobre tecnologias, estruturas, integrações e considerações antes do início da construção – ou reconstrução.

Principais responsabilidades: Escrever código, implementar integrações, documentação, planejamento técnico

Designer de produto

O design de produto é uma disciplina de solução de problemas que utiliza o melhor de UX, branding, design visual e prototipagem para fornecer uma experiência de usuário coerente.

Os designers criam uma experiência intuitiva, significativa e elegante que os usuários vão adorar, agregando vantagem e sucesso exclusivos ao seu produto.

Ao construir um produto, é importante contratar um desenvolvedor com experiência em dashboards, aplicativos, etc., com foco na experiência do usuário.

Responsabilidades principais: prototipagem rápida, sistemas de design, pesquisa de design, auditoria UX

A product designer drawing on a whiteboard in a meeting

 

Engenheiro de teste 

Os problemas são melhor resolvidos quando divididos em suas menores partes.

O teste é um elemento crítico para garantir a saúde e longevidade do seu produto. Os engenheiros de teste estão intimamente ligados à equipe de produto mais ampla para priorizar os testes durante todo o ciclo de vida do produto.

Ter um engenheiro de teste na equipe permite lançar e liberar com muito menos riscos.

Responsabilidades principais: Testes manuais e automatizados, e trabalhar com o compliance.

Estrategista ou Coach

Um estrategista ou coach entende a situação específica de sua equipe de produto, considera quais processos podem ser úteis e ajuda sua equipe a adotar uma maneira nova e melhor de trabalhar.

Essas funções trabalham em estreita colaboração com o proprietário do produto ou com as partes interessadas para identificar antecipadamente o que é exigido do produto e qual é o caminho mais rápido e eficiente para chegar lá.

Normalmente, esses estrategistas terão experiência em coaching ou consultoria com certificações para respaldar seus conhecimentos.

Principais responsabilidades: alinhamento da equipe, planejamento de produtos, melhorias de processos

Quais são as funções e objetivos da equipe de produto?

Por trás de todo produto, App ou software de sucesso há sempre uma incrível equipe de produto.

Quando o assunto é sua missão e foco, temos várias tasks e funções que juntas criam esses times. Aqui estão as principais:

Gestão de produtos

Gerenciamento de produto é o trabalho e si do gerente de produto, e conta com a ajuda de algumas pessoas da equipe.

Eles são responsáveis ​​pela visão, roteiro e métricas de sucesso .

A qualidade essencial de um bom gerente de produto é a capacidade de se comunicar com todos os membros da equipe, e assim administrar os prazos de maneira eficiente.

Além disso, eles devem produzir os melhores resultados dentro do prazo determinado.

Todas essas tarefas acima podem ser gerenciadas de forma eficaz com a ajuda do melhor software para gerenciamento de produtos do mundo.

Com as ferramentas 'Roadmap' e 'Timeline' do Chisel, os gerentes de produto podem gerenciar prazos de maneira eficaz e se comunicar bem com os membros da equipe.
Fonte

Design do produto

Os designers de produtos representam os pontos de vista dos usuários .

Eles o apresentam durante a pesquisa de produto, brainstorming de ideias, design de interação e estágios de prototipagem.

Um designer deve ter senso de design de produto, criatividade e compreensão de tecnologia.

Desenvolvimento do Produto

Os desenvolvedores possuem um papel crucial no processo, uma vez que são eles que criam os códigos fonte e toda estrutura digital que permite um produto existir.

Dessa forma, eles trabalham diretamente com os gerentes de produto para recolherem feedback contínuo e sempre atualizarem o produto de acordo com as rodadas de adaptações e mudanças (isso é bem comum para quem trabalha com desenvolvimento de produto e software)

Pesquisa de usuário (User Research)

Gerentes de produto, desenvolvedores e designers aproveitam as atividades de pesquisa do usuário para compreender melhor as oportunidades de produtos.

Eles usam análises de pesquisa, análises competitivas de produtos e entrevistas com clientes para identificar várias ideias de produtos .

Os principais softwares de gerenciamento de produtos, como o Chisel, promovem o gerenciamento de feedback do cliente, oferecendo exclusividade no pilar ‘Pesquisa do usuário’. Implica várias ferramentas que ajudam você a coletar e gerenciar feedback dos clientes.

Product Marketing

Marketing de produto é o termo genérico para atividades que ajudam as equipes de produto a divulgar seu produto e fazer ele ser usado e baixado (produtos SaaS) por novos usuários.

O marketing do produto entra em ação durante os estágios de idealização e lançamento.

Em contraste, gerentes de produto, desenvolvedores e designers desenvolvem um plano de lançamento, conteúdo promocional e materiais educativos para o cliente.

Um bom gerente de produto possui experiência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e marketing, ou ao menos sabe dialogar com a equipe de marketing na empresa (ou a agência, se for externa).

características de uma equipe de produto de alto desempenho

Como criar uma área de produto na empresa?

A chave para construir uma ótima equipe de produto é trazer variedade .

À medida que a empresa se expande, a equipe deve se desenvolver simultaneamente para acompanhar a demanda do produto.

Você terá que contratar um gerente de produto, desenvolvedores e designers de diversas origens, trabalhando em diferentes empresas e/ou produtos.

Essa equipe multidisciplinar é um dos elementos mais importantes por trás do sucesso do produto, uma vez que pessoas de diversos perfis trazem maiores chances de inovação.

A seguir estão algumas de nossas etapas para construir uma equipe de produto:

Construa uma equipe de produto multifuncional

Ter uma equipe de produto multidisciplinar é um dos elementos mais importantes por trás do sucesso do produto .

As equipes de produtos devem ter membros de diversas origens trabalhando em diferentes empresas de produtos.

Essas pessoas trarão mais ideias e perspectivas novas e criativas para a mesa, resultando em produtos melhores.

Certifique-se de que cada membro tenha conjuntos de habilidades especializadas

Você deve garantir que cada membro de sua equipe de produto tenha conhecimentos específicos para trazer para a organização.

Além disso, sua capacidade de fazer mais do que apenas uma coisa fará com que eles se destaquem.

É por isso que é essencial ter indivíduos únicos a bordo.

Mantenha sempre o time de produto enxuto

A equipe de produto deve ser pequena o suficiente para ser gerenciável e grande o suficiente para produzir resultados.

Às vezes, incluir muitos membros da equipe causa difusão de responsabilidades e falta de transparência entre os membros da equipe.

Portanto, seria melhor manter uma equipe menor e mais eficiente do que querer ter um esquadrão enorme que faz entregas porcas.

Crie um roteiro de produto junto com gerentes de produto

O processo de desenvolvimento de produtos deve ser colaborativo . O gerente de produto compartilha sua visão e roteiro com as equipes.

O roteiro do produto deve incluir detalhes como seu mercado-alvo, o objetivo final e como você alcançará esse objetivo.

Ele também inclui cronogramas junto com os recursos necessários para o sucesso do produto.

Use ferramentas leves para colaboração

Sua equipe de produto deve usar ferramentas leves, como Slack ou HipChat .

Eles estão disponíveis em todos os dispositivos e permitem a comunicação em tempo real dentro do grupo.

Garante uma melhor coordenação entre gerentes de produto, desenvolvedores e designers.

Você pode atualizar outros membros da equipe sobre os ciclos de desenvolvimento de produtos a qualquer momento.

Como é a rotina de uma equipe de produto?

Agora vamos entender como funciona a equipe no dia a dia!

As equipes de produto normalmente trabalham em ciclos iterativos curtos chamados sprints . Sprints referem-se às metas e resultados com prazo determinado.

Especificamos o que planejamos fazer durante cada sprint e quando.

Isso leva a um produto que melhora constantemente usando o feedback dos clientes e as melhores práticas de desenvolvimento de produtos .

Metodologia Scrum para desenvolvimento eficaz de produtos

Uma equipe de scrum geralmente consiste em membros multifuncionais com diversas habilidades necessárias para construir um produto de sucesso.

  • Um gerente de produto tem um conhecimento profundo das necessidades do cliente e das tendências do mercado.
  • Os designers de UX ajudam a criar uma experiência de usuário perfeita para usar o produto sem enfrentar quaisquer dificuldades.
  • Os desenvolvedores são responsáveis ​​por construir produtos escaláveis ​​capazes de suportar planos de crescimento futuros. Eles também se concentram no desempenho e na segurança do produto .
  • scrum master é responsável pelo sucesso das entregas da equipe. Ele orienta os gerentes de produto na tomada de decisões cruciais e sobre as sprints e os encontros semanais.
  • A metodologia Scrum incentiva a transparência entre os gerentes de produto e a equipe de desenvolvimento de produto . As equipes de produto se reúnem semanalmente para discutir itens concluídos, feedback e o desenvolvimento de um roteiro. Este processo garante uma coordenação suave entre os vários membros da equipe.
  • Os gerentes de produto concentram-se na identificação das necessidades e desejos dos clientes . Assim, os desenvolvedores de produtos usam esses dados para desenvolver recursos de produto apropriados .
  • As responsabilidades dos membros da equipe de produto também incluem realizar lançamentos , ações de marketing e gerenciamento de produtos ainda em teste e análise . Após o sucesso, os gerentes de produto se concentram na identificação de novas oportunidades a partir dos dados de uso de usuários. A equipe de desenvolvimento pode usar isso tudo para desenvolver versões mais avançadas no futuro.

 

Fontes do texto de hoje: