fbpx
Pular para o conteúdo

Curso Técnico de Marketing vale a pena? (Opinião de quem é da área)

Curso técnico de Marketing

Hoje o assunto é inédito aqui no blog: Compensa ou não compensa fazer um Curso Técnico de Marketing?

Como falamos bastante de educação, faremos uma análise honesta para aqueles que desejam começar na área, ou que estão migrando de posições em suas carreiras.

Com a ascensão do marketing digital, essa nossa área se democratizou bastante, e gerou empregos e vagas dos tipos mais diversos.

Nesse cenário, ficou propício a busca de cursos técnicos e profissionalizantes para trabalhar com Marketing, e que não demandam tanto tempo para conclusão.

Todavia, não espere ver hoje algo trivial sobre a eterna questão do “fazer faculdade ou curso técnico”, uma vez que o foco será uma área específica.

A seguir, veja quais nossas recomendações, dicas de um possível curso técnico de Marketing EAD, e caminhos que você pode trilhar no marketing sem perder dinheiro (e tempo) de forma desleal e desnecessária.

Quero entrar na área de Marketing, vale a pena fazer um curso técnico?

Pelo fato de ser um curso de menos de 2 anos e com um um custo de investimento  muito mais em conta do que uma faculdade, vejo que muitas pessoas acabam ficando em dúvida de qual caminho seguirem quando estão estudando o tema.

Sendo assim, acredito que é muito vantajoso fazer cursos livres e técnicos.

Supondo que você tenha apenas o ensino médio completo, será muito difícil, senão improvável, entrar no mercado de trabalho e no setor de marketing.

(Exceto telemarketing, mas aí...)

No caso daqueles que pensam em trabalhar com planejamento de marketing, o curso técnico é super indicado, e vai incluir quase tudo que seria visto nas matérias principais na faculdade.

EAD (estudo a distância) e as diversas possibilidades de se qualificar

Se fosse há alguns anos, você iria depender totalmente do estudo presencial, das poucas escolas de cursos técnicos pela cidade ou iria fazer uma Etec.

Todos eram presenciais, com poucas opções online.

Nos últimos anos as opções EAD se multiplicaram, e agora permitem que aqueles que buscam qualificação profissional possam estudar em seu tempo, em suas casas.

“Você trabalha? Estude online de noite. Tem filhos e muitas obrigações na semana? Temos os finais de semana para fazer seu curso técnico.”

Portanto, se está em dúvida sobre fazer ou não um curso técnico por questão de tempo e horários, saiba que com os cursos e plataformas online, tudo será bem mais tranquilo!

Como um curso técnico me ajuda no mercado de trabalho?

Um curso técnico, em muitos casos, pode ser visto como um mini bacharelado, ou versão resumida de um curso tecnólogo.

Seu tempo mais curto e menor custo se torna inclusivo, atendendo uma parcela grande de pessoas que não possuem vontade (ou oportunidade) de cursar uma faculdade.

Sua maior vantagem é que já deixa a pessoa apta a trabalhar com a área de foco, com conhecimento prático em muitos casos (como é na área de indústria e enfermagem).

Exemplo, se você faz um curso técnico de logística ou automação industrial, você já pode trabalhar mesmo sem experiência, o que não necessariamente é uma verdade no mundo acadêmico.

Muitas pessoas realizam esses cursos entre o colegial e os primeiros anos da vida adulta e saem na frente de muita gente sem curso ou conhecimento algum.

Quem tem amigo que fizeram curso técnico de T.I sabem do que estamos falando…

O que um curso técnico de Marketing aborda?

Mas afinal, o que esses cursos abordam, e qual sua grade curricular?

Vamos pegar de exemplo a CPET para curso técnico em marketing, que é com certeza uma das maiores escolas técnicas online do Brasil.

Coloquei abaixo um pouco do que é visto no curso (ou você clica no link que deixei de referência):

curso técnico de marketing
Note como é gradual a evolução entre assistente até aulas e processos de coordenação em marketing

 

curso técnico de marketing
Fonte

Observe que os principais tópicos do mundo profissional de Marketing são abordados durante o curso e seus módulos.

Se você analisar bem, tudo que seria feito (e necessário) de uma pessoa que vai começar como assistente ou analista de Marketing está aí, de alguma forma nessa grade.

Nota: Mais adiante falamos um pouco dos cursos que fazem sentido para se trabalhar com marketing digital (e claro, de home office😝)

Quanto custa fazer um curso técnico de Marketing, e quanto tempo demora para terminar?

Tudo vai depender se o seu curso será presencial ou online.

Cursos presenciais podem ter uma mensalidade que varia de 400 reais a mil reais, como é o caso do Senac.

Já os cursos online, é possível pagar o curso todo de uma vez, um valor inferior a 1.000 reais.

Isso seria o equivalente a uma mensalidade de 60 até 100 reais.

Quanto ao tempo e duração, um curso técnico é medido em horas, não necessariamente em meses.

Se um curso tem 400 horas, podemos dizer que isso equivale a um semestre. Mas normalmente, a duração de um curso técnico vai ser de 1 ano e meio (lembrando que no online isso varia para menos).

No exemplo da CPET, o curso técnico de Marketing teria 1100 horas, o que equivale a mais de um ano para terminar.

Se contarmos que é feito em 4 horas diárias, mas arredondando para baixo por ser online, podemos dizer que leva um ano para terminar.

Para trabalhar com Marketing, preciso de Faculdade?

Sinceramente: Não!

Quase tudo que lhe será útil com marketing e com a área são aprendidos pela prática (seu trabalho) e cursos livres e pontuais.

Basta olhar/pesquisar no Linkedin e em sites de vagas por áreas de tecnologia, e logo notar que os conhecimentos que não demandam diplomas estão em ascensão.

Por exemplo, Technical Writer, que foi uma palavra-chave um tanto recente que venho observando, e FullStack na área de programação.

Não há nenhum diploma universitário que “crie” esses profissionais, ou que garantam seus empregos nessas áreas.

Não posso ignorar o fato que muitas empresas, principalmente se você está começando sua trajetória profissional, vão desconsiderar seu CV se você não tiver um diploma – seja ele de uma faculdade ou técnico.

Ainda assim, poderá ser muito frustrante descobrir que bastava fazer um curso profissionalizante para conseguir um cargo, e que ter feito uma faculdade por 4 anos foi desnecessário…

Quais outros tipos de cursos recomendamos na área de marketing

Algumas pessoas não querem perder tempo com a faculdade, e não desejam fazer cursos técnicos.

O que resta para elas? Cursos rápidos e temáticos, relacionados a área de Marketing.

Sendo assim, dedico essa parte do texto para algumas opções existentes na área, e que podem ajudar você a ganhar mais dinheiro todos os meses – seja com um trabalho formal ou não.

(Sinto muito, hoje não vamos incluir o growth hacking)

Vamos lá!

1)Aprender sobre Tráfego Pago

Uma área que não tem tantas barreiras burocráticas para novos entrantes no mercado é a mídia paga.

Então para quem busca um novo emprego ou renda extra com marketing, sempre recomendaremos cursos e conteúdos para se tornarem gestores de tráfego. 

2)Áreas relacionadas a produto

Algo que é de extrema importância no marketing, é o profissional que trabalha junto a área de produto e as estratégias de Go-to-marketing.

Nunca trabalhei na área, mas sei que em tempos de produtos digitais e públicos que mudam seus gostos e preferências de maneira veloz, priorizar testes e MVP’s (minimum viable product) é a chave do sucesso para startups e squads de growth.

Product Marketing: What It Is & How It Works

Quais cursos estão relacionados a esse universo?

  • Cursos de Product Owner (não é algo interno do marketing, mas anda lado a lado) e metodologias ágeis;
  • Product Marketing;
  • Gestão de produtos e gestão de negócios (pois inclui análise de mercado, concorrentes e ideação de MVP’s)

3)Business Intelligence

Indo muito na linha dos itens 1 e 2 que comentei nesse dia das profissões em alta, ser o cara que lê e explica dados é uma garantia para sempre conseguir um emprego em algum lugar.

No mundo do Marketing, tudo que é feito e que necessita implementação demanda, de uma forma ou de outra, uma análise dos dados obtidos e gerados.

Há várias formas de filtrá-los, seja pelo clássico Google Analytics, como a base de dados do aplicativo da sua empresa.

Mas há um requisito prévio: sem ter atuado com análise de dados ou sem ter experiência profunda com marketing digital, será improvável conseguir uma vaga de emprego apenas por ter feito cursos em questão.

Quero começar a trabalhar com Marketing Digital, e agora?

Aqui chegamos em nossa dica final.

Por mais que você queira trabalhar com marketing tradicional ou no viés corporativo, dificilmente você vai escapar do lado “digital” e social dele.

Não importa de onde tenha chegado e para onde queira ir, invista em cursos online e cursos EAD para turbinarem seu currículo!

A não ser que você já venda infoprodutos ou já trabalhe aí de casa com marketing digital, sem um curso técnico de Marketing ou coisa do tipo, dificilmente deixaram você entrar/passar nas empresas.

Infelizmente eis a verdade.

Então se quiser trabalhar com marketing hoje, um bom caminho é começar fazendo um curso técnico ou até mesmo uma faculdade.

Mas não se esqueça de complementar seus conhecimentos com as suas subáreas, como tráfego orgânico, Marketing Analytics ou o Social Media, que teve grande ascensão nos últimos anos nas empresas.

That’s all folks!

Marcações: