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Squads de Growth: Por que você deveria estar formando a sua?

Squads de growth hacking

Empresas inovadoras e com gestores “descolados” e adeptos do growth, já sabem da importância de usarem Squads para desenvolverem produtos e serviços.

Para quem ainda não sabe, o padrão “trabalhar somente na minha área” muitas vezes é um tiro no pé e esconde potenciais resultados que uma empresa teria se conhecesse melhor a possibilidade das Squads de Growth.

Acredite na gente: se você trabalha em nossa área e tiver a chance de formar um grupo de vingadores, você será capaz de alcançar grandes resultados.

Hoje estarei vendendo a ideia de como começar e quais as vantagens de aprender sobre esse incrível assunto.

Deixaremos a longo do artigo leituras complementares, para você tirar suas dúvidas e entender da melhor maneira possível como criar ou participar de Squads na empresa que você trabalha.

Bora então!

Mas o que são Squads?

Os Squads são grupos multidisciplinares formados dentro da empresa para aumentar a produtividade como um todo.

Por meio das squads a empresa pode incentivar projetos internos e aplicar bons princípios de metodologias ágeis em suas equipes, facilitando o trabalho de muita gente.

Ele também funciona para a criação e coordenação de projetos, que seriam inviáveis sem essa possibilidade, já que as áreas e colaboradores não teriam contato um com os outros.

No dia a dia, as Squads se juntam para resolver problemas que a priori são complexos, mas que quando feito nesses grupos, o resultado surge de forma bem mais rápida.

Origem do uso das Squads, guildas e seu potencial na empresa

É difícil apontar uma origem, mas podemos dizer que veio dos times de produto e engenharia do mundo das startups.

Já que codar e programar é um exercício trabalhoso e que exige muita revisão e atualização, as Squads surgiram como solução à lentidão desses processos.

A ideia central dos Squads em uma empresa é a criação de Guildas, que juntam pessoas de algumas áreas, que normalmente se juntam voluntariamente em prol de um projeto.

O que as guildas fazem? Tomam decisões e assumem riscos de forma independente, e não precisam necessariamente da aprovação de outras áreas para agirem.

Pegou a referência? Guildas?…

E o que isso implica em uma empresa? O fato de que modelos lineares para a criação de produtos e soluções podem não funcionar, além de desperdiçar o trabalho das pessoas (estou falando de quando o pessoal está ocioso e sem fazer nada).

Por que o Growth Hacking utiliza Squads?

O Growth Hacking e seus profissionais gostam de adotar a metodologia pelo fato de terem agilidade nos processos, e assim podem testar mais de um projeto ao mesmo tempo.

Por mais que essa área não programe ou crie produtos do zero, ainda assim é o Head de Growth quem vai caçar melhorias e identificar brechas – o que torna a troca de experiências com outras áreas fundamental.

Além disso, não é recomendável que alguém de growth ou com um conhecimento especifico se mate tentando fazer o que não sabe, como designs criativos ou códigos para um site.

🧠 Simplesmente tenha pessoas chave na Squad, como um cara de produto, um de copy e alguém do time comercial.

São inúmeras as vantagens de se ter Squads de Growth ao seu dispor, como a aplicação de Scrum e erradicação de processos que não vão a alugar algum (ainda que com um pouco de caos).

3 Motivos para formar suas Squads de growth o quanto antes!

1)Independência motiva pessoas

Gestores antiquados odeiam esse fator, e morrem de medo da Bastilha cair em algum momento.

Mas não há como negar: liberdade envolve e liberta.

Pessoas que são permitidas de criarem e inovarem acabam gostando mais de seu trabalho, e se conectam melhor com a cultura da empresa. Mas isso exige independência e confiança dos altos cargos, o que nem sempre ocorre.

O mais legal de tudo é que as Squads permitem que ideias engavetadas sejam ao menos discutidas e colocadas em modo de teste.

Quer dizer que todo mundo pode participar de Squads? Obvio que não, já que as guildas e tribos não devem passar de 10 pessoas.

Muita gente seria irresponsável e ineficaz em uma guilda, por isso os membros são selecionados a dedo ou por voluntariado. 

Mas aqueles que realmente têm potencial e talento, deveriam estar participando ou criando squads de growth há muito tempo…não vacile com isso.

2)Cada um tem sua missão e sua glória

Quem já trabalhou em uma empresa grande, sabe como é difícil coordenar projetos, ou em ver o resultado/glória no fim do túnel.

Quem trabalha com Squads de marketing ou de growth não passa por isso. Suas entregas e obrigações se tornam mais óbvias.

De bônus, você até trabalha mais e se esforça mais, porém vê seu projeto realmente dando resultado, e não morrendo na praia por culpa de área adjacentes e distantes da sua.

Todo esse processo cria mais garra e foco nas pessoas, que começam a entender qual o desafio do momento, e entendem da boca da liderança qual o desafio da vez (e são elas que trazem a solução depois, não o líder, fato muito importante).

 

Resumo retirado do vídeo do Spotify

3)O Head de growth cria seu laboratório

Ao meu ver, essa é a maior vantagem de todas.

Já tive situações em que eu sabia o que devia ser feito, mas eu não tinha nenhum acesso nem mecanismos para rodar o experimento de growth, uma vez que eu precisaria alocar pessoas de vendas e hunters na empresa.

Quando a cultura já estabelece que existe o uso de Squads e grupos internos de Growth Hacking, é natural o processo de alocar pessoas e recursos para fazer testes.

A ideia do laboratório de growth é linda no papel, mas poucas empresas permitem que ela exista.

Mas se tem algo que torna o cenário possível, esse o que são os squads e suas rotinas ágeis.

Como criar seu projeto de Squads em sua empresa?

No fim do dia, não importa se serão times e grupos de growth ou não. O importante é fazer o pessoal interagir entre si, juntando seus maiores talentos.

O mecanismo para criar seu projeto de Squads é tão simples quanto procurar sponsors internos (as pessoas que vão te patrocinar) para validar o projeto.

Fonte

Se você já é um gestor, você pode até começar o projeto em sua área, mas serão outras pessoas que validarão a abertura de portas de outras áreas, como os programadores (que são bem ocupados), vendedores e áreas que complementam a sua (como o pessoal de mídia paga,etc).

Em meio as dúvidas, o melhor remédio é trazer o growth mindset na empresa, criar um projeto em sua área, e aí sim depois querer construir cases com a ajuda de outras partes da empresa.

Realizando essa sequência será mais fácil a implementação, uma vez que você já terá em mãos algum resultado ou impacto real, o que vai chamar atenção dos sponsors de outras áreas em seu trabalho atual.

Palavrinha final sobre a criação do seu Squad de Growth

Não sei se vendi e se convenci você que criar uma squad em sua empresa seria o máximo.

Só quem já tentou colocar grandes ideias e projetos em andamento sabe a dificuldade que é realizar isso sem a ajuda de pessoas que não estão abaixo de você na hierarquia da empresa, e que muitas vezes respondem a terceiros.

As Squads de growth podem realizar verdadeiros milagres pelo simples fato de terem menos pressão do que os processos normais teriam.

Nesses ambientes de guildas e tribos multidisciplinares, as pessoas procuram outras que complementem suas ideias, podendo criar features e mini serviços que podem ajudar na retenção de clientes, por exemplo, e dar destaque para as áreas que se envolveram no projeto.

Imagine criar com mais umas 6 pessoas da empresa algo que nem mesmo estava no escopo, e que ajudou a entregar um serviço melhor e com menos reclamações?

Seria um novo capítulo em sua carreira!

 

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