fbpx
Pular para o conteúdo

Como começar a ler um livro por semana? 7 Dicas para se tornar um leitor assíduo e voraz

Bom, ao ler o título, caso você foi no Google para saber o que era “assíduo”, provavelmente você não é de ler muitos livros – ao menos os científicos e de caráter educacional.

Sim, eu sei que o Brasil é conhecido por ser um país que as pessoas leem pouco, com uma média aí de 1 livro por ano ou algo assim. A boa noticia é que a pandemia mudou um pouco isso, e geral se lembrou da leitura e do valor de aprender algo novo.

Bom, como sua professora ou mãe já dizia,” ler vai te deixar mais inteligente”. Concorda? 

Imagino que se está lendo isso, é porque busca recuperar o hábito da leitura, ou pensa em desenvolver ele o quanto antes. Isso vai trazer um grande impacto em sua vida, e você vai parar de prometer de ler aquele livro, no ano que vem.

Primeiro os fatos:

Por que tanto falam em ler um livro por semana?

Dizem por aí que essa é a curva ideal da leitura. A cada uma ou duas semana, você ter um livro recentemente lido e ingerido por vosso cérebro.

E ao fazer isso você estaria exercitando muito mais que sua inteligência, mas também sua oratória, raciocínio e capacidade analítica. Enfim, você seria um cidadão mais intelectual.

Aqui vão algumas razões para você se tornar um leitor com mais frequência:

  • Seu repertório se limita a coisas como BBB (preocupante);
  • Você desperdiça 3 horas diárias nas redes sociais (hahaha, clássico!);
  • Você lê só quando te obrigam na escola e no trabalho (sua mãe sabe disso?…);
  • Você se sente passado para trás por aqueles que leem mais que você, ou que supostamente leem e fazem cursos

Vou te poupar daquele papo de que gente bem sucedida lê X livros por mês, e vou direto ao assunto.

Já está na hora de você começar a ser uma mulher (ou cara) mais inteligente e com uma bagagem cultural de provocar tremores nas placas tectônicas do mundo corporativo ou até mesmo no seu trabalho.

Mais importante ainda levar em consideração isso caso esteja procurando um emprego (pois é, pois é…)

como ser um leitor melhor
“Calma aí, não precisa ficar bravo…”

Como se tornar um um leitor melhor e ativo, para sempre?

Posso te garantir uma coisa: Sou um leitor voraz.

Não vou dizer se leio 1 por semana ou 2 livros ao mês, mas posso falar do assunto com autoridade. Ler é minha praia, sacou?

Não sei quais são seus hobbies e atividades que gosta de fazer, ou se você teve algum trauma com livros no passado; mas tudo isso será discutido hoje sobre um possível novo hábito que você está prestes a formar em sua vida.

Estou falando de uma leitura assídua, frequente e feita com real interesse – e não porque o médico receitou.

Vamos às dicas então, terminar logo isso tudo e começar a ler nosso próximo livro ou ebook.

1)Uma missão rumo a um novo hobby

Essa ia ser a primeira dica, pois é o pensamento que vai tracionar a sua missão rumo ao ser um leitor fod@ de livros.

Em 2020, quando todo o papo de home office começou, eu aproveitei e construí um novo hábito na minha vida.

Substituí antigos costumes e Tics [mais adiante falo disso] por coisas que fossem construtivas, e uma delas, a que eu mais queria, era ler mais, com mais frequência.

Isso significou menos Netflix, menos celular (ainda tenho recaídas aqui, confesso), e a criação de espaços diários dedicados à leitura.

Basicamente, se antes eu ia ligar uma televisão ou o videogame, eu pego meu Kindle. É mais ou menos isso.

No começo pode não ter efeito nenhum, mas o lance da substituição é que você troca um antigo hobby por um novo, o que facilita sua adoção do hábito da leitura.

2)Metas fáceis, mas inteligentes

Uma das melhores maneiras de tornar seu novo hábito algo tangível e não procrastinado, é torná-lo tão fácil que seu cérebro dificilmente tentaria sabotar seu processo.

Isso significa colocar como objetivo diário a leitura de um capitulo ou de 10 páginas, algo assim.

No começo você não vai precisar se preocupar com a meta do livro semanal (na realidade não deve se importar em nenhum momento), e sim com a construção do hábito.

Leitura complementar: Falei do livro Zen Habits, que fala dessas metas ligeiras, e falei da criação de uma rotina de estudos nesse artigo.

3)”Sabe por que ler era chato?”

Quando você teve suas primeiras experiências com a leitura, ela era imposta a você. Você estava lendo e abrindo livros pois era obrigado pela escola ou por algum parente.

Isso fez sua mente identificar a leitura como algo chato e enfadonho.

Hoje você pode reverter o processo. Você tem o poder de escolher o que será lido, e de tirar momentos prazerosos de suas leituras.

Seja na ficção, nas aventuras e contos, ou seja na leitura em busca de conhecimento, prove a si mesmo que ler é bom e sempre será algo digno em sua vida.

4)Observe seus impulsos de ação

Como falado nas dicas 3 dicas anteriores, muitas coisas que fazemos, entre elas nossos vícios, estão relacionados aos nossos impulsos de ação.

Rola um filminho automático quando você pega seu cigarro, quando compra por impulso algo, ou quando começa a comer compulsoriamente.

É um ruído mental que passa despercebido facilmente.

Ao aprender ao notar a surgimento desses gatilhos, você pode forçar a substituição pela leitura, ou simplesmente ignorar eles assim que surgem (como fazer compras desnecessárias, que é o meu caso).

5)Ouvir também é uma “forma de ler”

Existe um mundo fora dos livros e ebooks, chamado audiobooks.

Você pode ser acompanhado por um narrador, que permite você acompanhar uma historia ou livro de autoajuda, enquanto estiver andando ou fazendo atividades que não demandem sua atenção (lavar louça?).

Descobri uma plataforma chamada Storytel, a qual vem me proporcionando muitas “leituras” semanais. Mas o app também conta com ebooks, que devem ser lidos no celular.

Seja na hora que estiver pegando o carro para ir ao trabalho, seja nas suas longas viagens de ônibus ou trem, o audiobook pode ser um companheiro inseparável, que vai te ajudar na busca de novos conhecimentos.

Amo ouvir nos minutos que antecedem o sono noturno, ou na academia.

audiobooks

Psiu!: Já leu nosso artigo sobre Lifelong Learning?

6)Tarefa compartilhada é tarefa cumprida!

No mundo dos autodidatas, e dos estudos em grupos, existe uma coisa que é “o cara que você compartilha suas missões semanais”.

Um mostra ao outro o que conseguiu fazer, e não fazer na semana. Uma vez por semana (ou uma vez no mês, que seja!) eles marcam uma reunião virtual para discutir se bateram suas metas, e o Accountability Buddy faz comentários construtivos sobre – e você faz nos pontos dele. É tarefa em dupla!

[É uma técnica derivada do Master Mind, creio]

No caso da leitura, é mais fácil de fazer se você tem alguém na sua casa para rolar essa pequena disputa, como seu marido ou namorada.

A explicação é muito simples: o ser humano costuma fazer seus deveres quando confrontado com a possibilidade de falhar socialmente, ou de mostrar que não concluiu algo que havia prometido para alguém.

Nota: A Forbes falou dos Accountability Buddies nesse artigo.

7)Suas bibliotecas e anotações

Algo que eu gosto muito no Kindle e no mundo dos Ebooks é a possibilidade de criar notas e comentários nos arquivos.

Isso permite futuras visitas/consultas para obter material para meu trabalho, que é escrever. As anotações também servem para lembrar de onde tirei uma possível ideia, ou onde posso usar algo no futuro.

Quando criamos nossas bibliotecas de anotações, e nichos de temas e autores, vamos criando gosto pela leitura.

Afinal, você vai ficar interessado em coisas relacionadas a um tema, ou livros relacionados a um determinado autor (como eu fiz com o cara que escreveu o livro citado nesse artigo).

Isso vai sempre alimentar e manter em uma base mínima a sua curiosidade por novas leituras e áreas de estudo. Meu exemplo são livros e audiobooks relacionados a Napoleon Hill, gosto muito!

Claro que não precisa ser um livro toda semana, mas…

Como sempre fazemos aqui nesse blog, vamos incentivar a busca de conhecimento e uma educação voltada às empresas do futuro.

Infelizmente não botamos muita fé na maneira que o estudo e as universidades fazem nos dias de hoje, pois ficam muito longe da tecnologia e dos conhecimentos demandados no mundo real.

Como ler um livro por semana?

Então mais do que algo pro povo do insta ver (e fazer fotinhos das pilhas de livros que você supostamente leu ou vai ler), estamos fazendo esse conteúdo pois acreditamos que a leitura e o estudo contínuo é algo realmente necessário para ser um profissional minimamente viável nesse mundo que estamos vivendo.

Eu sei que é forte mas no fundo, acho que você vai concordar comigo…

Aprendendo coisas novas, sem sair de casa

Em paralelo à leitura, dê uma chance a cursos e ao conhecimento disponível no mundo online.

Pois é disso que tudo que falei e escrevi se trata: Ser alguém melhor, todos os dias. Aumentar seu repertório é uma missão que deve ser feita com consistência e trabalho duro.

Os resultados são percebidos com o tempo, e vão valer muito a pena.

 

👉Para saber mais sobre o mundo do marketing e das empresas digitais, conheça
esse curso de growth hacking online.

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.