fbpx
Pular para o conteúdo

Como aprender a administrar uma empresa sem ir para uma faculdade?

Sério, antes de começar a ler esse meu texto, se você ainda está pensando em aprender administração, vendas e marketing indo para a faculdade, por favor , não leia o texto.

Você vai ter crise de enjoo ao ver o que será falado aqui hoje se for o caso.

Se você quer aprender como começar um negócio por conta própria, a ser um empresário, sério, não vá pensando que isso está te esperando em uma faculdade.

Os segredos e artimanhas da educação dos futuros empresários estão escondidos em muitos lugares. E como em um jogo de mundo aberto, onde você terá que explorar o terreno (ou mapa do jogo) para encontrar os tesouros.

Mas fique tranquilo, pois muitos tesouros poderão ser encontrados aqui hoje.

Esse artigo é seu mapa mundi de sua jornada para começar sua própria empresa ou próprio negócio.

Como aprender a organizar uma empresa, ou começar um negócio?

As melhores fontes para esse tipo de conhecimento estão fora do mundo das universidades.

Aliás, o lance de empreender nunca combinou muito com o mundo universitário, já que a ideia lá é você entrar no mercado de trabalho como funcionário ou colaborador.

A educação, e a maneira que foi elaborada, sempre seguiu uma lógica industrial, no esquema do “trabalho repetitivo e pouco criativo”. Não é à toa que as escolas e universidades seguem a mesma linha de raciocínio nos últimos 60 anos.

Portanto, não espere coisas novas e adaptadas para o século XXI nessas instituições.

Os lugares onde vou aprender a começar um negócio do zero (ou a ser empreendedor).

Sabe onde você vai aprender a começar um negócio? Aprender a administrar uma empresa e a estruturar ela do zero?

Aqui vai a lista:

  1. Atividades práticas, no mundo prático/real;
  2. Parcerias com empresas, freelas e interações no mundo real;
  3. Aprender com livros e “conhecimentos dos antepassados”;
  4. Cursos focados, rápidos e que sempre se atualizam;
  5. Aprender usando a tecnologia

Tentarei abordar todas essas fontes de conhecimento, e como aproveitá-las ou encontrá-las em sua vida.

Esses 5 pontos não são uma verdade absoluta, e você tem todo o direito de discordar com eles e qualquer outra afirmação desse artigo.

Mas acredite, tudo vai fazer muito sentido se você ler até o final.

👉Importante: Falamos sobre empreendedorismo nesse dia já, com muito conteúdo bom. Lá eu falei de Sebrae e outras fontes ricas.

Faculdade é demorada e seu ensino tem muitos intermediários

Agora vou explicar o título e do que tudo isso se trata.

As faculdades não funcionam para todo mundo. Agora a maioria das oportunidades de emprego, e das carreiras, estão em uma viagem rumo ao digital e ao mundo da tecnologia.

E tecnologia não combina muito bem com essas instituições, que seguem padrões mais clássicos. As universidades mostram currículos lentos, e bibliografias que se atualizam pouco (ou nunca sequer mudam).

O mundo digital abriu um leque de opções enorme, e mostrou a verdadeira face da educação do futuro, que envolve o esforço individual e uma rotina autodidata.

E agora vou te contar um segredo pouco falado por aí…

Para quem busca se profissionalizar em carreiras mais clássicas (advogados), ou nas áreas biológicas (medicina, etc) a universidade é necessária e obrigatória, mas isso não se aplica ao mundo de “humanas” em geral.

“Muito precisa aprender, jovem Padawan…”

Cursos de Humanas não precisam de intermediários?

Muitas vezes, a resposta será “não”.

No mundo das empresas digitais, onde a tecnologia ganha mais importância a cada dia que passa, a fonte do conhecimento (principalmente das hard skills) não está mais dependente de agentes como professores mestres e doutores.

Querendo ou não, no final do dia a informação que importa estará fora da sua sala de aula. Seja por um expert da área, seja pelos vídeos deles no Youtube.

Tecnologia e negócios da atualidade, são aprendidos e masterizados com estudos focados, sem enrolação e muita teoria.

No mundo das áreas exatas e biológicas, é incompreensível tal afirmação, mas no mundo de humanas – que muitos de nós fizemos ou pensamos em cursar um dia – essa ideia de ser autodidata e agente principal dos estudos, é uma realidade que não pode mais ser ignorada.

[Eu falei que o assunto hoje seria para os fortes…Calma que tem mais!]

A educação dos futuros milionários

Muito do que será falado hoje pode ter uma origem em comum. Sim, um livro de 2012, intitulado “A Educação dos Futuros Milionários” abordou de maneira única esses assuntos que estou trazendo para você.

Suas palavras e capítulos são fortes, e são difíceis de serem assimilados em uma primeira leitura. Eu mesmo não entendi certos conceitos, ao lê-lo pela primeira vez (li 3 no total), em 2014.

Algumas afirmações e pensamentos do livro envolvem (1) não fazer uma faculdade, pois seria perca de dinheiro, (2) investir em habilidades do futuro, que estão espalhadas pelo mundo real, e não ficcional das salas de aula; (3) desenvolver habilidades de networking e de “se virar no mundo dos empreendedores”.

Ao ler pela segunda vez, vi o quanto de ensinamentos que eu não havia levado a sério, e como aquilo tinha me atrapalhado em minha jornada – e feito eu estagnar por dois anos em minha carreira.

Foi lá que aprendi também que as entregas e conquistas são o currículo do futuro (também falamos disso nessa pesquisa sobre faculdades e diplomas)

Indicação de livro: A EDUCAÇÃO DOS FUTUROS MILI... • @nomindclub • Hotmart Sparkle

Leitura recomendada para quem quer se abster de fazer o que todo mundo faz, e economizar tempo e dinheiro com esse conhecimento secreto.

Falamos desse e de outros livros nesse dia. Faça um favor para si mesmo de ler esse conteúdo!

Falando em livros…

Uma nota importante sobre os livros em geral: Não tem essa de “Qual o melhor livro sobre x”.

Compramos livros e lemos textos de acordo com certas aleatoriedades da vida, como a indicação de um amigo, uma visita à livraria ou rankings da internet/Google.

Comprei esse livro quando tinha meus 19 anos de idade, e achei muito interessante as ideias do autor – e graças a isso comprei seus outros 2 livros.

Por isso, sei que existem outros livros e materiais que falam sobre empreendedorismo e sobre a educação do futuro. Explore que você descobrirá outros títulos e temas interessantes.

brand lovers

Os cursos rápidos, sob demanda

Agora sim, vamos falar de algo que muita gente ainda não bota fé, que são os cursos online.

Até hoje me deparo com pessoas que nunca fizeram um curso EAD ou algo do tipo, e que ainda acham que somente cursos presenciais funcionam.

Mas aqui vão alguns motivos para você apostar no conhecimento digital, feito à distancia:

  • Os cursos são mais rápidos, o que te permite fazer/aprender com mais velocidade;
  • Focados em temas e áreas específicas;
  • São (muito) mais baratos do que as universidades;

E não preciso nem falar que para começar a administrar seu próprio negócio, e para se tornar um verdadeiro empreendedor, você vai precisar de tempo e de estudos. E os cursos online podem otimizar ambos ao mesmo tempo.

Falamos nesse dia dos 7 benefícios de fazer cursos online

Queen Jay: já ouvir falar da gente?

Houve um dia em que futuros empresários e interessados em abrir suas próprias startups estavam sob o desalento e sem uma ajuda adequada.

Mas isso é passado!

Empresas como a Queen Jay vieram para transformar a educação e para transformar o Brasil em um país de futuros CEOs e líderes preparados para gerenciar suas equipes e empresas.

Ensinamos tudo que você precisa para tocar seu negócio, e ainda oferecemos os Dashboards e modelos necessários para sua jornada.

Vem conhecer esse projeto!

trabalhar com marketing digital

Para aprender a administrar uma empresa, você terá que se arriscar lá fora

Em paralelo aos estudos e a toda a preparação fora das muralhas da universidade, você vai ter que ir para o campo de batalha.

Ou seja, fazer acontecer no mundo real, com problemas e desafios reais.

Isso pode ser feito de duas maneiras:

  1. Você tentando iniciar algo próprio, e colocando um projeto no ar
  2. Você ajudar alguém a empreender, ou ser sócio de alguém

Para aqueles que desejam seguir a dianteira, recomendo aprender tudo sobre propostas de valor e outras questões do Business Model Canva e do mundo do growth hacking.

– Leitura obrigatória, tá?

Não quer ser o empreendedor? Tudo bem, junte-se a eles!

Se o frio na barriga de ser um empreendedor for muito grande, você pode aprender sobre o mundo dos grandes negócios e sobre o mundo dos empresários, apenas seguindo ou se juntando a um.

Isso significa ajudar e fazer coisas na empresa desta pessoa. Significa se voluntariar à causa desse cara ou à luta de tal empresária.

Comece pequeno, com freelas e até mesmo estagiando. O que importa é poder estar perto de pessoas que admiramos e que possam ensinar coisas para nós.

Muitos empresários do mundo do marketing digital buscam diariamente novas parcerias e sócios. Fique esperto a esses detalhes, pois são chances únicas!

👼Um aviso

Alguns empresários e pessoas famosas que tiveram sucesso deixam seus rastros pelo mundo, sejam nos livros e em suas redes sociais (por isso falei “aprender com os antepassados” lá no começo do artigo de hoje).

Então o quanto antes você começar a se interessar em ser um leitor assíduo e frequente, melhor será sua experiência com a educação autodirigida.

Dê um stop nas redes sociais e naquelas séries do seu streaming. Seu eu do futuro agradece!

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.