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Então você quer trabalhar com marketing digital? Veja 6 coisas para nunca fazer (mesmo!) na sua empresa

trabalhar com marketing digital

Semanalmente, atendo diversas pessoas e alunos meus que estão em suas jornadas rumo a alcançarem empresas e times de Growth Hacking de sucesso.

Confesso que essa jornada é muito bonita de se acompanhar de perto. De ver negócios que eram desconhecidos, sem clientes, alcançando pessoas e lojas por todo o Brasil. Meu trabalho, e de muitas pessoas que atuam comigo, literalmente salva empresas do declínio.

Sou professora e fui mentora de muitas empresas. Já estive no Inova360, da Record News, e hoje tenho minha própria EdTech, a Queen Jay.

recordnews
“Fomos destaque no Portal R7 sobre empreendedorismo, startups e inovação.”

 

E nessa minha trajetória, entre muitos aprendizados e muitas lições, vejo que o que se sabe sobre como trabalhar com marketing digital ainda é mal entendido. Isso faz com que pessoas desistam, antes de alcançarem os resultados, o que é bem triste.

Mais do que um artigo, hoje o que eu escrevo é um desabafo, uma luz no fim do túnel. Algo que devo orientar todos vocês a fazerem (e não fazerem).

Trabalhar com marketing digital: Te disseram que ia ser fácil?

Bom, imagino que se você está lendo isso aqui hoje, é porque sabe que nosso trabalho não é nada fácil.

Muito se fala de “ir para o online”, mas ao chegar lá nos deparamos com uma floresta fechada, um tanto perigosa e cheia de mistérios.

“Todos querem ir para o mundo online, mas poucos sabem o que deve fazer ao chegarem lá. Principalmente agora no pós pandemia.”

Imagino que tem muita gente fazendo alguns tropeços nos últimos tempos. Se até os especialistas possuem dúvidas de vez em quando, e precisam se atualizar, imagine quem nem mesmo estuda sobre o tema!

O que mais vejo nos blogs são dicas “muito 2014”, que perderam aderência nesses tempos que vivemos.

Por isso busco promover um conhecimento na área – principalmente de gestão e growth hacking – mais atualizado e mais adaptado ao Brasil.

Calma que tem mais…

Cansei de ver pessoas dependerem 101% das agências e de agentes externos, o que faziam elas ficarem “entregues” aos palpites e sugestões dessas empresas externas.

E isso é perigoso.

Tem aqueles que se deram bem, e tem aqueles que se deram muito mal por não terem domínio algum sobre o universo do marketing digital.

Isso tudo faz parecer que trabalhar com marketing digital é uma feira.

Salvação para trabalhar com marketing digital: Mê dê uma(s) ou estaremos perdidos…

Se alguém tivesse uma solução simples e fácil para resolver o problema de inúmeras empresas que se lançaram no mundo digital, essa pessoa estaria rica.

Por isso tudo que posso fazer, ao menos hoje, é te orientar do que você e sua equipe não devem fazer.

As coisas estão mudando, e temos que mudar não somente nossa atitude lá no site ou no ecommerce, mas a mentalidade das pessoas que estão no backend da coisa toda.

Isso é você, seu time, seu sócio e seus futuros funcionários.

“Marketing digital não precisa ser um caos, nem mesmo uma feira. É para isso que eu trabalho, para ajudar empresas a escalarem seus negócios, e obterem seu market fit.”

 

Vai logo para as dicas Jana, precisamos de sua ajuda!

Bom, agora sim, vamos aprofundar o artigo, com algumas lições que quero dar para vocês.

Mas antes, um desinfográfico criado pelo editor do nosso blog, para fazer um overview dos assuntos de hoje:

infográfico trabalhar com marketing digital

1)Resultados, onde estão vocês?

O resultado no marketing digital vem de muito esforço. Mas além disso, vem de gente competente que busca meios de fazer as coisas acontecerem.

Portanto, uma forma infalível de fazer toda sua estratégia não funcionar, é ficar esperando acontecer. Mesmo sabendo que os resultados demoram, você não pode ficar de braços cruzados.

Crie ideias paralelas, outras fontes de tráfego orgânico (como artigos, tipo esse) e traga ideias para a equipe.

Ideias deveriam, ao menos, serem sempre bem vindas nas equipes. Se você for um bom gestor, vai encontrar maneiras de incentivar rodadas de brainstorms para fazer novos projetos saírem do papel.

Só durma no ponto depois de ter organizado tudo, e automatizando boa parte das suas coisas. Aí sim você poderá descansar. Mas até lá, teste e busque as inúmeras possibilidades para seu negócio.

Existe todo um preparo e maneiras de descobrir como está o andamento de sua empresa. Mas a principal é a análise de métricas e KPI’s do seu site/negócio em relação ao setor/nicho. E a única forma de aprender isso é de maneira autodidata ou com cursos da área. Você não vai ver isso na universidade…

 

2)”Ué mas eu já tenho um estagiário para fazer isso”

Ao longo da minha vida, e também do meu parceiro o Di Rezi, vimos muitas empresas que estreavam setores com a contratação de estagiários.

Assim, pode até dar certo. Mas é dessa maneira que você quer ver resultados? Investindo menos do que o mínimo necessário?

Isso é contar com a sorte.

Será aquele ciclo vicioso do chefe pedindo resultados e um funcionário bem júnior, sem referências e sem background.

O estagiário funciona, mas desde que tenha apoio de um outro alguém dentro da empresa. E se for para insistir nessa ideia, ao menos pague um curso para o aprendiz, para ele turbinar sua empresa/negócio no marketing digital.

3)Terceirizar tudo e não se dar o luxo de aprender um pouco sobre Marketing Digital

Como feito nesse dia, vou te dar uma anti-dica agora.

Na hora que você estiver criando uma empresa, não tenha ninguém nela que saiba/conheça do mundo do marketing em geral.

Ao fazer isso, você ficará totalmente dependente de terceiros, e não terá alguém capaz de avaliar e acompanhar o trabalho das agências e dos freelas que você contratar para fazer ads (tráfego pago) e outras coisas – site ou o portal da sua empresa.

Uma ótima iniciativa não acha? Claro que não.

Não é porque você não fez lá atrás, uma faculdade de administração ou de marketing, que você não pode aprender tudo isso de maneira rápida e objetiva.

Quer parar de depender de terceiros, e de ficar em dúvida sempre que o assunto for métricas e boas práticas de empresas digitais? Então acho que você já sabe o que deve fazer…

terceirizar o marketing

4)Impulsionar, não rastrear e fazer outras coisas amadoras

Se você estiver acompanhando algum especialista, canal que fala sobre marketing digital, ou Podcast, você dificilmente vai fazer os erros básicos e mais batidos que todo iniciante faz quando começa nessa área.

Você vai aprender por meio do erro de outros, e de super dicas, a como evitar o amadorismo (ou ao menos diminuir seu sofrimento e atrito nos primeiros meses).

E nosso blog ajuda você com isso também. Explore ele!

O pior de tudo é que as ferramentas de análise e de acompanhamento não são retroativas. Descubra hoje o que você precisa ter rodando no seu site ou negócio online, para não quebrar a cara daqui um ano.

E isso infelizmente acontece muito.

— Psiu, falamos sobre como começar no marketing digital nesse dia.

5)Gestor ao estilo “Capitão Nascimento”

Algo que vai jamais trazer resultados é você ser um líder e aspirante ao marketing frouxo. Alguém desanimado e que acaba transbordando sua falta de capricho e de atitude para quem está abaixo de você.

As melhores startups e empresas que eu mentorei e acompanhei de perto, tinham em 90% das vezes CEOs e gestores fod@s. 

Porque se você não puxar a régua, a coisa não vai andar. O efeito turbilhão vêm de cima. Se quem está no topo (o capitão aqui) não brilha, o time vira água morna.

Nós, os Growth Hackers, somos obcecados por resultados e por quebrar barreiras. Sabemos que existem oportunidades escondidas em todo negócio, e isso é uma verdade!

Então seja chato quanto a resultados e extraia o melhor da equipe. Você pode ter talentos que estão hibernando hoje em seu time.

E como eles nascem? Com uma liderança que inspira, que se preocupa com eles e que se preocupa com a evolução de cada um.

Não precisa, e nem deve, fazer o terror em sua empresa. Não é disso que se trata esse ponto. É uma questão de feedback contínuo e de evolução em grupo.

 

10 anos de 'Tropa de Elite' e como o filme segue ainda atual
“De olho no crescimento e engajamento em…”

6)Você gosta do que você faz?

Essa pergunta é para você, gestor ou proprietário da empresa.

Você gosta mesmo do que você faz?

Afinal, existe um elemento que separa as crianças dos adultos aqui. O ringue do cenário digital vai derrubar você algumas vezes, e se você não gostar das coisas que você faz ou apresenta, seu ímpeto e perseverança estarão em risco.

Portanto, gaste sua energia no que você gosta de fazer. Deixe para outros o que não gosta. Minha vida mudou muito depois que eu entendi isso (assim como meus resultados).

Gosta de falar em público? – Invista nisso!

Gosta de escrever e falar sobre o que você sabe? – Mostre para o mundo no Youtube ou em artigos no Linkedin mesmo.

Descubra qual seu talento, qual sua habilidade em abundância, assim como dos seus colaboradores e parceiros no trabalho.

As pessoas que você aloca em certas tarefas gostam do que elas fazem?

Faço essa pergunta porque como você quer que alguém apresente um tema, escreva sobre ele, ou tente vender ele, se essa pessoa não acredita na causa, ou se não se interessa genuinamente pelo assunto?

Na hora de fazer textos, vídeos e de criar apresentações, a pessoa tem que gostar. No mundo do marketing digital e das redes sociais, o engajamento é o fator decisivo.

Infelizmente erramos algumas vezes, mas quando descobrir as pessoas e as habilidades certas, deixe a criatividade fluir.

Por isso muitas vezes a figura pública da empresa é o dono , pois é a figura que mais tem entusiasmo para falar do seu produto e serviço. Mas isso não precisa ser a regra.

Pronto para trabalhar com marketing digital e ser uma empresa do futuro?

Caso não se sinta pronto ainda para trabalhar com marketing digital, busque o conselho daqueles que já estão no mercado, pois eles podem te ajudar.

Se aventurar no mercado online não é uma desventura, mas sim uma tendência válida, que ficou comprovada em 2020 durante a crise do coronavírus.

Espero que essas dicas abram sua mente, e que você possa aproveitar as mudanças que estão por vir no mundo das empresas do futuro.

Acompanhe nossas notícias, pesquisas e Hacks na página da Growth Lovers.

Jana Ramos Growth Hacker

 

Jana Ramos
Head of Growth Hacking na Queen Jay.
@growth_lovers