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Aprendendo Tráfego Pago: otimização de campanhas e remarketing

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O Tráfego pago está ficando mais importante e comentado a cada dia que passa.

Ele impulsiona as vendas e o nome da sua marca pelo país todo, e até para o mundo. Mas dominar a otimização de campanhas não é tarefa fácil, e exige preparo.

Por isso resolvemos trazer algumas técnicas usadas por especialistas e profissionais de marketing, para você começar a otimizar suas campanhas. De bônus, damos algumas dicas para quem começou a aprender a pouco tempo.

Aviso: As dicas avançadas estão na segunda parte do texto, ok?

Aprendendo Tráfego pago: Por que é importante otimizar campanhas?

Existem duas maneiras de criar tráfego para seu site ou página de vendas: o pago e o orgânico.

Ao optar pelo tráfego pago, ou mídia paga se preferir, você possui a vantagem de conseguir leads de maneira mais rápida, em comparação as estratégias orgânicas.

Sendo assim, dependendo do nicho que você atue, contar somente com estratégias de Inbound Marketing seria um tiro no pé.

Por isso, aprender mais sobre mídia paga, e ads em geral, é e sempre será importante no marketing digital.

Entretanto, as campanhas nunca serão perfeitas, e sempre haverá o que melhorar nelas.

Nessa hora que entra a otimização de campanhas e do remarketing, para você aperfeiçoar e alcançar mais gente!

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O profissional que otimiza campanhas, quem é ele?

Antes de começar a dar dicas, gostaria de apenas explicar um detalhe.

Essa profissão é feita tanto por autônomos quanto em funcionários em grandes empresas. Existem tesouros a serem descobertos para negócios locais e também empresas puramente digitais.

Quer quer criar nome e habilidades práticas nessa área, em primeiro lugar, deve começar com budgets baixos, para depois encarar campanhas maiores e desafiadoras.

Além disso deve aprender nas fontes adequadas (ou fazer cursos), e treinar bastante.

Se quiser saber sobre como trabalhar com essa área de consultoria ou compra de tráfego, temos um artigo só para isso.

Dicas para otimização das campanhas de mídia paga

Antes de passar para a parte mais avançada de otimização de campanhas e de remarketing, quero falar do básico, do arroz com feijão.

Eis um checklist para você saber se você tem condições de avançar em seu papel de gestor de tráfego:

  1. Já acompanhou de perto alguém da empresa fazendo a otimização dos anúncios, ou um professor;
  2. Faz testes com criativos diversos;
  3. Compartilhe e “pegue emprestado” Pixels de um mesmo segmento.
  4. Documenta os experimentos, erros e acertos.

Com isso podemos agora falar de alguns steps importantes para seu desenvolvimento em tráfego pago, e prosseguir nessa viagem!

Otimização das campanhas: Custo por aquisição (CAC) desejado no tráfego pago

Quando você pensa em otimizar sua campanha de tráfego pago, você obviamente quer aumentar o ROI das campanhas.

O custo de aquisição jamais deve ser maior do que o lucro obtido por venda, na realidade deve representar um valor  ao menos 20% inferior do lucro em cada aquisição (claro, dependendo muito do que você vende).

Por isso, quando o assunto é otimizar campanhas, em suas tentativas futuras o CAC deve ser menor ou o ROI maior.

Vai depender muito de técnicas de remarketing e outras técnicas do mundo do tráfego pago, que falaremos ainda hoje.

O Rodrigo falou sobre a estratégia do “CAC desejável” nesse vídeo:

Descubra o CAC para o cliente novo

A primeira proposta que se faz a um cliente, ou para uma empresa que está começando a fazer campanhas de tráfego pago, é a descoberta do CAC — custo de aquisição por cliente.

Você pega um valor simbólico, como 200 ou 300 reais, e faz a experiência.

Isso vai facilitar na hora de saber quanto deve ser investido em campanhas semanais ou mensais no futuro.

Captação de leads como otimização de campanha de tráfego

Em muitos momentos a intenção não é uma venda de fato, é apenas uma “prospecção”. Você quer que o lead te conheça, e faça uma compra em outro momento.

Isso é comum em vendas de ticket alto.

Esse tipo de campanha muitas vezes causa confusão em quem está começando, pois não existe um retorno naquele momento.

Portanto, a venda ocorre em outra fase, o que é muito comum em lançamentos.

No vídeo ele deu exemplo de como fazer essa conta, onde o CAC é calculado em cima de 1% dos Leads.

Quando a campanha de tráfego pago sai errado, o que fazer?

Perguntei sobre essa dica diretamente para o Rodrigo, que me respondeu:

“A primeira coisa é analisar o CTR”.

Se ele foi inferior a 1.5% você errou no criativo, e terá que mexer nisso na próxima campanha. Você então deve pensar em algo que quebre o padrão, e pensar na autoridade de quem faz o anúncio.

Uma maneira interessante de chamar o público é criando familiaridade, ou seja, uma mesma pessoa sempre aparecendo nos vídeos e criativos.

As pessoas olham primeiro a imagem, e o que a pessoa (expert) está falando. Analisam de maneira subconsciente se o teor da conversa é agradável (animado por exemplo), e depois olham a legenda.

Para fotos e imagens, aí o que entra é a estratégia de Copy. O CTR também deve ser maior que 1.5%.

Usando o Pixel: Você aquece o seu?

Agora as dicas um pouco mais avançadas…

Pixel é algo que não entrega nada no começo, e as pessoas acham isso estranho. Só que você tem que aquecer ele, treiná-lo de deixar o pixel mais forte.

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Momento “treine bem seu Pokémon”

Se você observar diariamente o que um pixel é capaz de fazer, você não verá diferença. Mas no médio prazo, com muitos testes, você consegue ver a proporção de melhora que suas campanhas nas redes sociais tiveram.

O que deixa um pixel muito forte, é o compartilhamento. Em empresas do mesmo nicho isso ocorre muito, ou em grupo de afiliados.

É aquele pixel que faz simulado do Enem todo dia, pensa como ele fica bom!

Detalhe: As pessoas falam muito de pixel de Facebook, mas outras redes possuem seus pixels também, como o Linkedin (via Tag Manager, pesquise no Youtube).

A anti-Persona: Copys adequados para otimização segmentada

Aqui vai uma estratégia de otimização segmentada não muito comum.

Na hora de pensar na persona que você cria anúncios e criativos, pense principalmente na pessoa que não vai se engajar.

Quando você identifica suas anti-personas (e acerta no palpite), automaticamente seu alcance e impacto de tráfego pago cresce.

Por isso pense bem:

  • No lado emocional das pessoas. Fale da dor e cria a sensação de que “seu criativo foi feito para ele”;
  • Saber que criativo e copy não serve para todo mundo. Segmente bem para quem será mostrado suas campanhas;
  • Treine seu pixel, ou desenvolva um em conjunto com outras pessoas da equipe.

Para dicas de Copywriting, fizemos esse texto aqui.

brand loversDicas do mentor sobre Tráfego pago e Remarketing

Hoje abrimos espaço para um dos nossos mentores, o Diego Mannes, falar com a gente sobre o que ele mais sabe fazer: tráfego pago e remarketing

Ele veio compartilhar dois Hacks que irão maximizar a probabilidade do seu sucesso com campanhas de remarketing e listas de clientes.

Otimização de campanhas de tráfego pago com listas

Suba listas de clientes periodicamente em suas campanhas de remarketing.

Desta forma você trabalha com um ativo que tende a ter muito mais percepção de valor e credibilidade com sua marca. Além de um custo por interação geralmente muito menor.

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As Ações:

Dentro desta campanha de remarketing baseada na sua lista de clientes você pode (e deve) fazer algumas ações:

  1. Criar anúncios para trabalhar o awareness da sua marca, mostrar a cultura da empresa, o dia a dia, os pilares etc;
  2. Segmentar dentro da base de clientes anúncios que façam sentido para grupos específicos, explorando UPSELL, mostrando novas features ou incentivando o uso da ferramenta para aumentar o health score por exemplo;
  3. Promover posts, vídeos, e lives para divulgar diversas coisas ou incentivar estes players a indicar o seu produto ou serviço para amigos;

Remarketing: Hack para otimizar a performance relacionada a LOSTS

Acesse o seu CRM em parceria com o seu time de vendas e colete os Losts dos últimos 30 dias ou mais, dependendo do tempo que o seu produto/serviço leva pra fechar uma venda.

Com esta lista em mãos, suba para as plataformas (Google ADS e Facebook ADS), de forma segmentada não somente por tempo, mas também por motivos de lost.

Feito isso crie anúncios segmentados por estas dores/objeções de losts.

  1. Utilize anúncios para conter as objeções de cada tipo de Lost.Ex: “Meu chefe não enxergou valor no produto e por isso não vamos fechar”.
    Pergunte-se o seguinte: Como posso ajudar este Stakeholder a contornar essa objeção para com o chefe dele? Isto deve ser traduzido nos criativos dos anúncios;
  2. Ofereça algo inesperado para quem deu lost, como trial grátis do produto, vantagens exclusivas para ele tomar uma ação proposta no criativo ou descontos por exemplo.

Com essas dicas e hacks, encerro a participação do nosso querido Diego, meu xará, no artigo de hoje.

Gostou do que viu aqui?

Para saber mais sobre o mundo da criação de conteúdo, trafego pago e Growth Hacking, conheça a Queen Jay, a nova plataforma de ensino voltado ao marketing e às empresas do futuro.

Garanto que você nunca viu nada igual!

 

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