fbpx
Pular para o conteúdo

7 dicas para gerenciar uma empresa online, de maneira autônoma

Esse post foi feito para quem trabalha com pouca gente na equipe, ou que trabalha de maneira independente, com o uso da internet e de negócios digitais.

Portanto se você quer melhorar sua produtividade e aprender uns truques para trabalhar aí de sua casa, sozinho, você está no lugar certo.

Hoje vou dar 7 dicas para gerenciar uma empresa online, com ou sem a ajuda de ninguém. Serão métodos usados aqui pelo editor, e por conhecidos que ganham dinheiro com e-commerces, rede de afiliados e redação para SEO.

Lembrando que caso você seja autônomo, que trabalhe com marketing ou negócios online, recomendo que tenha um portfolio ou algo do tipo.

Mas vou pular essa parte pois não é o intuito do artigo de hoje. Caso queira ler mais, falei disso aqui.

1)Organização de links

O primeiro passo para deixar tudo operante é você ter seu bunker de logins e senhas, afinal, a cada mês que passa mais aplicativos e programas são adicionados a sua lista de ferramentas e de obrigações.

Isso vale tanto para quem atua em equipes quanto trabalho autônomo.

Quando eu era estagiário em uma empresa de porte grande, com cerca de 6 meses de estadia na empresa, eu já atuava em uns 8 programas e portais diferentes – isso ia desde o intranet da empresa, meu e-mail corporativo, e programinhas como Monday (tipo um CRM esse aí).

Imagine então quem gerencia uma empresa online sozinho…

Para evitar de se perder no caminho, e de ficar clicando no link “esqueci minha senha”, crie um bunker offiline ou no drive. Existem até programas feitos para salvar senhas, vale a pena conferir.

PS: Não envolva senhas de portais financeiros nos seus bunkers, eu avisei…

2)Comprar o essencial

Nem tudo você vai poder ser freemium para o resto de sua vida.

Supondo que eu tivesse que escrever em outras línguas, como o Inglês, por questões profissionais.

Sendo eu brasileiro, seria super indicado a assinatura de um Grammarly, que corrige e ajusta textos em inglês. A ferramenta gratuita, mesmo sendo boa, é muito limitada.

O uso de ferramentas e programas que facilitam nossos trabalhos, varia de área de atuação para outra, e também das responsabilidades.

Portanto, reflita:

  • Que tipos de atividades eu faço no momento;
  • Quais atividades terei que fazer no futuro;
  • O que posso começar a a fazer a partir de agora, e ver os resultados.

Você provavelmente consegue fazer mais de 60% de suas atividades com ferramentas básicas, que são default do computador. Mas a essa altura do campeonato, já sabe que as ferramentas externas — como o Google drive – são indispensáveis.

E algumas dessas soluções são pagas. Por exemplo, se você vai usar bons funis de vendas por e-mails, terá de usar ferramentas como a Ledlovers.

A seguir, fica uma das melhores dicas para gerenciar uma empresa online de hoje:

Explore sua Stack de ferramentas

Por stack, eu quero dizer que são muitas, uma biblioteca.

Existe muita ferramenta de marketing que as pessoas nem mesmo conhecem. Eu diria que são cerca de 100 ferramentas e soluções ao todo.

Existe uma lista completa delas, e aulas de como usa-las na Queen Jay – uma Edtech que também ensina a ser um gestor de negócios online.

“Dominar a Stack de ferramentas exige esforço, disciplina e muito treino – mas podemos te ajudar”

 

Tem muito programinha e plugins que vão mudar sua vida. Tá aí esperando o que para ser expert neles?

“Nunca vou esquecer do dia que vi uma ferramenta de automação de e-mail/funil de vendas pela primeira vez.”

3)Saber o que não pode ser feito por você

Um erro comum de quem atua sozinho, é achar que pode abraçar o mundo.

Todo mundo tem um ponto fraco ou frágil, pode ser a parte gráfica e visual, ou a parte financeira, etc.

Nessas horas entra a questão de terceirizar o trabalho ou tarefa que fuja muito de sua capacidade. Pode ser “contraprodutivo” fazer tarefas que são muito trabalhosas para você.

Recomendo que você aprenda a fazer ela se for essencial no seu trabalho. Um exemplo, é que eu tive que aprender sobre WordPress e Elementor, ou ficaria refém de designer de sites.

O ideal nessas horas é dividir as tarefas e prioridades – falamos disso também em nosso blog e no Queen Jay.

Detalhe: você não vera aqui dicas para gerenciar uma empresa online que envolvam contabilidade ou questões financeiras, exatamente por esse motivo, de que nem sempre será você a fazer tais tarefas– e também porque são dicas muuuito batidas.

 

👉Se quiser saber mais sobre marketing digital e outras dicas leia esse artigo.

4)SEO e boas práticas para deixar seu site acessível

A única forma de você escapar e/ou não precisar saber sobre esses pontos, e se você tiver quem faça por você na equipe.

Mas ainda assim, é bom você ler essa dica!

O SEO – Search Engine Optimization – são as boas práticas e técnicas para deixar seu site ou conteúdo escrito otimizado para o Google e mecanismos de busca (como o Youtube).

Quem trabalha por conta e que cuida de um site ou negócio, terá que estar sempre ligado nesse e outros pontos.

Você sabe sobre copywriting?

Quem trabalha com vendas, ou até mesmo com marketing de afiliados, terá que aprender bem sobre frases que convertem, que são as técnicas de copywriting.

Temos um post dedicado a isso aqui.

A lista de habilidades seria grandinha: CRO, Newsletters e técnicas de Outbound e Inbound Marketing. Navegue por nosso blog que você verá tudo sobre esses assuntos.

 

5) Definir rotinas e agendas

Essa parte pode criar muitas armadilhas, pois sempre em alguma parte do processo, você terá uma tendência natural a procrastinar ou a evitar determinada atividade (eu por exemplo, são as tabelas de excel).

Onde eu quero chegar: Você será mais propicio a fazer algo que não gosta se estabelecer um dia padrão.

Se o dia de fazer ligações de prospecção for na terça, você invariavelmente fará aquilo, pois sabe que é parte do seu processo – afinal, você provavelmente trabalha sozinho ou com pouca gente no time, certo? Então resistir será inútil.

Mas ser organizado é bom!

De qualquer forma, atuar sozinho ou com times pequenos, demandará boa organização de sua parte.

Estabeleça horários e metas, para você não chegar no final do mês sem ao menos saber se o mês em questão foi bom ou se foi ruim.

Minha dica para você é: defina as atividades do dia seguinte na noite anterior. Isso é feito por muitos empresários e “reis de produtividade”, pois tomar decisões logo pela manhã ou no começo do dia pode atrapalhar o andamento de suas tarefas.

Fuja do famoso “fiquei 1 hora pensando no que ia fazer quando liguei o PC”.

PS: E nunca passe de 3 objetivos diários, se não a chance de falhar será grande, e com ela o remorso.

6)Testes e erros

Os primeiros meses de quem começa a atuar e gerir um negócio são cheios de erros e lições, que vão definir o sucesso do seu negócio lá na frente.

Então ter uma mente aberta a testes, como um growth hacker faz, é a chave do sucesso.

A maneira que você envia e-mails, a maneira que se comunica com o cliente, suas imagens e vídeos, nada disso vai ficar bom na primeira tentativa (bom, pode rolar).

Mas acredite: é melhor tentar fazer loucuras agora que ninguém conhece você ainda, ou seu site, do que fazer bobagem quando seu negócio estiver com um tráfego bom.

…no começo é assim mesmo.

7) Continuar aperfeiçoando seu business e conhecimento

Pegando o gancho de tudo que eu falei hoje, acredito que o próximo passo é a maestria.

Afinal, se você entrou aqui, viu o título, com certeza você tem o interesse em se tornar expert na administração do seu site/portal.

Para isso você vai precisar de:

  • Ler continuadamente sobre temas que envolvam seu business
  • Estudar sobre marketing digital
  • Estudar sobre gestão de negócios
  • Aplicar, testar e colher feedbacks
  • Dar uma chance ao tráfego pago, e também ao orgânico

Converse com pessoas que trabalhem com serviços e plataformas similares aos seus, pois isso sempre gera feedback de algo que estamos fazendo de errado – ou descobrimos que a stack de ferramentas de nossos amigos possuem coisas fora do nosso conhecimento [rapaz, o que esse Adespresso faz???].

Coloque em pratica maneiras inteligentes de gerir sua pequena empresa. Falamos sobre processos de gestão e metodologias ágeis nesse dia.

Conclusão

Hoje graças a tecnologia e a essas ferramentas, você pode ser um exercito de um cara só, com o uso de um computador e de uma conexão (boa) à internet.

Apenas não se esqueça que você deve focar naquilo que você é melhor, pois fazer tudo pode ser improdutivo. Muita gente, dando um exemplo, prefere pagar pessoas para escrever posts e artigos, do que reservar 5 horas do dia para fazer tal coisa.

Afinal, o dono do negócio perderia horas do dia apenas para fazer isso, sendo que muita gente faz isso por um preço show de bola.

Mas redação foi só um exemplo, considere muitas das atividades que você terá que fazer nesse ponto.