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7 Exemplos de como aplicar growth hacking nas empresas (mesmo as novas!)

como aplicar growth hacking

Você gostaria de saber como aplicar Growth Hacking nas empresas, ou como consultores de marketing fazem esse trabalho?

Então hoje o texto é para você.

Vamos mostrar como essa metodologia é encarada e como você pode aprender a fazer tudo o que será mostrado aqui, com nossas dicas e materiais complementares.

Aqui vai ser um artigo bom, rico e que vai expandir sua mente!

Aviso: esse artigo é muito completo, mesmo sendo breve, pois possui diversos links para que você entenda com profundidade cada dica que for dada. Então tome notas e salve a página em favoritos.

Como aplicar growth hacking?

O profissional de growth ou sua equipe fazem o levantamento de problemas e de lugares que precisam ser melhorados na empresa.

Dessa forma, seus esforços sempre vão na direção de possíveis alavancas e rotas alternativas que escondem  saídas para problemas da empresa ou a possibilidade de crescimento sem grandes gastos (ou até mesmo nenhum centavo a mais).

Para aqueles que estão começando – empreendedores que assumem o cargo de growth hackers – cabe a eles em controlar os esforços para a empresa conseguir o product market fit e começar a vender.

As 7 formas de aplicar Growth Hacking na vida real (e sem balela)

A ideia de hoje é mostrar para os incrédulos e curiosos onde aplicar o growth hacking no seu dia a dia.

Não necessariamente serão dados cases reais, mas mostrarei como e onde utilizar o growth em momentos que poderiam ser obscuros e que colocariam gestores e analistas em estado de letargia (ou seja, em black-out)

Isso tudo poderá ser útil para tanto para aqueles que tem patrão, os empresários e os consultores (ou futuros) de growth e crescimento.

Bora lá!

1) Business Model Canvas nos trinques

Como eu falei  daqueles que estão começando e estão em sua jornada rumo a montarem suas startups (ou a ajudar clientes), então não poderíamos deixar de falar do Modelo de negócios canvas.

Empresas na fase embrionário podem (e devem) usar dos conceitos do canvas e das startups enxutas (lean startup) para passarem de fase de maneira mais rápida.

Essa é a prova que não existe momento certo para o growth hacking nas empresas, e que não só “quem é grande” que pode usar dele.

 

Seguir a metodologia do growth desde o principio da empresa (ou desde que ela ainda está no papel) vai te ajudar em muitas frentes, por exemplo:

  • Documentar desde o primeiro instante todos os esforços de vendas e marketing. Afinal, muitas empresas fazem isso depois de um ou vários anos, o que deixa muita informação em um buraco negro
  • Descobrir onde o produto acerta e onde ele falha;
  • Identificar possíveis clientes e também remover as personas e perfis errados 9todos já fizeram isso que eu sei!)

“— Diego, mas na prática, como é isso?”

No dia que falamos do curso de gestão de negócios falamos em detalhes de como o empreendedor faz isso e como o growth ajuda ele. Quem se interessa é só ir lá e ler o nosso artigo.

2)Growth hacking e as hipóteses

Quando você faz reuniões na empresa provavelmente sempre tem aquelas discussões do “eu acho que o erro está na área tal” ou, “nosso problema está em X”.

Sabe como vocês vão descobrir a verdade? Anotando tudo isso e indo testar as hipóteses.

Growth hacker ao estilo Sherlock Holmes realiza a documentação de tudo e prova com dados seus pontos e observações (ou de sua equipe).

E claro, ele sabe onde pegar e coletar tais dados.

testando hipóteses de growth hacking

Isso te da poder para desmentir gestores que são chatos e teimosos, ou prova que você  é um consultor fodão.

3)”Quando falta luz na sua vida”

Em nenhum momento você aprendeu como tocar/gerenciar da maneira certa uma empresa digital.

E se aprendeu a fazer isso, ou foi porque você teve experiências na área ou porque você já teve uma empresa sua.

Aplicar o growth hacking é organizar processos que estão desorganizados, ou a criá-los do zero!

Por isso falamos que a metodologia tira o gestor do escuro, e serve como novo tipo de framework para quem está cuidando de empresas digitais.

Na vida real, isso se refere a:

  • Tornar processos mapeáveis e visuais, mesmo para outras áreas da empresa;
  • Tornar os esforços da empresa acompanháveis ao longo do tempo – mesmo depois de anos, e com rotações de funcionários, pois tudo fica salvo e acessível para todos.

4)Aplicação de Growth hacking e a divisão por etapas

Caso você não saiba, o growth hacking tem um “pezinho” lá nas metodologias ágeis.

Nossa maneira de agendar reuniões, de ser rápidos e proativos vem dessas metodologias e processos rápidos.

Supondo que você esteja em uma empresa grande, note que os processos são mais longos e até mesmo mais caóticos. Nessas horas, criar meios para dividir tarefas em partes e ciclos será muito mais fácil para você e seu time.

Do que estamos falando?

  • Fazer sprints e reuniões diárias;
  • Dividir o trabalho em entregas, e não em projetos inteiros;
  • Mapear as atividades e interações com clientes, para sempre saber de onde as coisas vieram e para onde estão indo!

Para isso use do kanbam e de metodologias ágeis que suas tarefas e as das equipes que você gerenciam serão, digamos, menos problemáticas…

[e a prática da coisa você vê aí nos links acima, não entrarei em detalhes disso agora…]

growth hacking

5) Engenharias reversa

Dizer que o cara no posto de growth hacker já sabe de tudo e de todos é sim uma grande balela.

Nós aprendemos também olhando como outros fazem, e estudamos formas de melhorar o que já é usado no mercado com adaptações.

Com base nisso, o nosso amigo hacker do marketing sempre deverá olhar outras empresas e o que estão fazendo. Na prática isso funciona como?

  • Ver anúncios de outras empresas no “library” do facebook;
  • Fazer o mesmo, só que no Google;
  • Usar Semrush e outras ferramentas para achar brechas na estratégia deles;
  • Ver defeitos em sites/projetos alheios, para não fazer o mesmo.

Obviamente existem outras coisas a serem feitas para investigar concorrentes e empresas que nos inspiram, mas usei de exemplos o que eu uso e o que eu conheço como “espionagem” dentro do growth.

Algumas empresas até pesquisam as estruturas dos sites com links famosos como o buildwith, mas esse artigo ficaria muito grande se eu falasse muito “desse nosso lado mais hacker”.

Sem querer pagar de vendedor aqui (ou não), deixo como sugestão que você se torne aluno para ter acesso a ferramentas de grwoth hacking que estão organizadas alfabeticamente no curso da Queen Jay.

6)Consultoria de growth hacking!

Essa deve ser a forma mais comum de se usar growth para um brasileiro nos dias de hoje.

Mesmo quem possui empregos formais (CLT) sempre dão as cara com consultoria de growth hacking, pois falta gente no mercado.

Esse agente externo ajuda as empresas a corrigirem seus erros de prospecção e de relacionamento com o cliente.

Suas principais atividades em seus clientes são:

  • Implementação do funil pirata (AARRR);

growth hacking ICE score

  • Organizar os processos de vendas, o antes e o depois;
  • Otimizar as campanhas de marketing;
  • Identificação de erros e acertos nas estratégias;
  • Implementação de réguas e OKR’s;
  • Mentoria para os envolvidos.

Ufa…e tem bem mais coisa que não cabe aqui!

7)Otimização de páginas e da conversão

Por fim temos um dos pontos mais óbvios, que é a otimização de tudo que a empresa faz.

O growth hacker sempre vai aprimorar tudo que já foi feito tanto em artigos como na experiência do cliente como um todo, melhorando o volume de cliques e de vendas da empresa.

Para isso, ele terá que ter ajuda de programadores e outras pessoas da empresa, como o designer responsável por melhorar as artes de banners e de “áreas de interação” (importantíssimo isso pessoal!)

Deixo como sugestão aqui o artigo de taxa de conversão, que fala sobre CRO (Conversion Rate Optimization) e táticas para aumentar os cliques e interações dos visitantes em sua página.

Nota final sobre as atividades práticas de growth hacking

Quem está começando ou até mesmo querendo avançar na profissão de growth hacker, hoje achou um grande guia para entender como fazer e o que fazemos em nosso trabalho.

Mesmo aquilo que foi “raso” ou que falei em breves palavras, deixou diversos links e continuidade ao longo dos nossos artigos (sabia que temos mais de 100 artigos sobre growth hacking e assuntos complementares?)

That’s all folks!