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Head de Marketing: lições e desafios para se tornar um Head (e gestor)!

Head de marketing

Se você chegou até aqui, certamente já ouviu falar ou pelo menos tropeçou nas expressões CMO (Chief Marketing Officer), Head of Marketing ou, no bom e velho inglês abrasileirado, Head de Marketing.

Enquanto muitas pessoas separam a figura do CMO e do Head de Marketing como cargos distintos, entendo que as responsabilidades, dificuldades e oportunidades são bastante similares – afinal, já estive em ambas as posições – e, por isso, falarei de ambas como uma coisa só.

Para entender melhor o que é e o que faz um Head de Marketing e quais são esses desafios e oportunidades, é fundamental entender um pouco do que nós fazemos e encaramos no dia a dia de trabalho.

Convido você a pegar um café e vir comigo nesse papo. Bora?

O que faz um Head de Marketing?

Quando eu comecei no marketing digital (era tudo mato), a percepção do mercado era que o marketing era responsável por “fazer propaganda” 

Por consequência, o Head de Marketing seria o supervisor da máquina de propaganda de uma empresa. Era praticamente um publicitário interno.

Com a evolução do mercado e com o crescimento das mídias digitais, com especial enfoque nos buscadores, como o Google, e nas redes sociais, esse papel começou a mudar.

Já que a responsabilidade do marketing deixou de ser a de atingir o público com publicidade e se tornou a maior ferramenta de comunicação e relacionamento entre a empresa e seu público, o Head passou a ser um embaixador desse propósito e ser um facilitador de processos dentro da empresa.

Por isso, costumo dizer que hoje, o Head de Marketing é responsável, junto com sua equipe, por desenvolver estratégias que permitam:

  • Levar a missão da empresa aos clientes;
  • Retenção dos clientes;
  • Analisar e realizar hipóteses e experimentos (como faz o growth hacker);
  • Entender das ferramentas e KPI’s de marketing.

 

Head de marketing

O que fazer para ser um Head de Marketing?

Quem trabalha com marketing digital ou na área de tecnologia certamente já sabe que é possível “ficar o dia inteiro no computador” e ganhar dinheiro com isso.

Sei que a frase pareceu como Youtuber que vende curso de tráfego, mas é real!

Mas o Head de marketing vai muito além de “ficar no PC”. Hoje o que vale é a gestão de negócios que ele faz, e principalmente das equipes.

Ele até põe a mão na massa, mas na maioria do tempo delega quem faça as atividades.

Então se você busca ser um “Head”, o caminho começa lá embaixo, com as atividades mais maçantes e operacionais.

Querendo ou não você vai se tornar líder, e existe alguns passos a serem feitos antes de chegar lá (a não ser que você seja prematuro ou muito mas muuuito competente).

🤑🤑Falamos sobre Head de growth nesse dia

Reuniões, planilhas, indicadores e happy hours

Como eu disse anteriormente, um dos papéis mais importantes do Head de Marketing é atuar como facilitador de processos, dentro e fora do núcleo de marketing.

Já que o setor se envolve com vendas, atendimento ao cliente, suporte técnico, desenvolvimento (carinhosamente chamado de Produto), Customer Success (CS) e Customer Experience (CX), dentre outras áreas do negócio.

Bom, é bastante coisa…

Por isso, parte de minha responsabilidade junto ao time de marketing é conduzir reuniões (e garantir que sejam apenas aquelas que não poderiam ser um e-mail), de forma a facilitar os processos e ajudar os times em suas tarefas.

Isso exige que esse profissional esteja sempre aprendendo e aprimorando suas habilidades, e claro, passando isso para suas equipes.

head de growth

Por fim, acredito que seja parte da rotina da função participar e incentivar – e até mesmo bancar, quando necessário – os happy hours da equipe, já que o time de marketing precisa atuar de forma alinhada para performar com qualidade.

Sendo um Chefe de Marketing: A importância do cafezinho, mesmo em equipes remotas

Quando comecei a trabalhar com marketing digital, ninguém imaginava que viveríamos uma realidade officeless em tão pouco tempo ou que faríamos pausas para o cafezinho através do Google Meet.

Por isso, me acostumei a convidar meus colegas de trabalho e, posteriormente, meus liderados, para momentos de descontração e descompressão.

Fizemos isso usando o líquido sagrado escuro como catalisador e combustível para nossas conversas mais produtivas.

Quando a pandemia chegou e os escritórios se tornaram cidades-fantasma, senti muita falta dessa conexão e percebi que o desempenho do time teve uma queda acentuada, não pela falta de empenho, mas pela mudança nas interações e no nível de intimidade entre as pessoas do time.

Por isso, acredito que também é papel do Head de Marketing proporcionar e incentivar aos membros da equipe momentos para uma conexão mais próxima e descompromissada, mesmo que de forma remota, e mesmo online o café continua sendo excelente para isso.

Desempenho profissional vai muito além de KPIs

Quem lidera uma equipe sabe que os indicadores de desempenho são fundamentais para entender como está a performance da equipe, mas o papel do Head de Marketing é entender que o desempenho de um time vai muito além dos KPIs.

Para mim, uma das funções mais importantes – e gratificantes – da função é poder participar do desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipe e, por isso, considero fundamental que um Head de Marketing entenda o tamanho dessa responsabilidade.

O marketing digital tende a privilegiar os dados e os indicadores – elementos exatos por natureza e essência – por suas próprias características e impacto.

Mas quando falamos de um time de marketing, estamos falando de profissionais executando processos e, no final do dia, estamos falando de pessoas, certo?

Para ser um bom Head de Marketing, é importante saber que a avaliação qualitativa, com todas as características subjetivas e de valor que ela carrega, é tão ou até mais importante do que a avaliação quantitativa de desempenho e, por isso, entendo que grandes talentos merecem grandes esforços, para que se tornem catalisadores de grandes talentos no futuro.

O que esperam de um Head de Marketing ou um Head de Growth na contratação?

Ouvi, certa vez, de um excelente gestor e líder que tive, que “devemos contratar pessoas pelo brilho nos olhos e então ajudá-las a moldar seus currículos”. 

Trazendo isso para a realidade que vivi, não adianta de nada contratar os currículos mais brilhantes do LinkedIn se o profissional em questão não estiver disposto a dar seu melhor, já que ele certamente será só mais um na sua equipe.

Eu já fui esse profissional, mais de uma vez. 

Sua equipe e, por consequência, sua empresa, só é tão boa quanto a vontade e a dedicação dos membros dela. E é papel do Head de Marketing fazer com que isso aconteça.

Por isso a resposta da pergunta aqui do capítulo é: O head de marketing tem boas habilidades de treinamento, empatia e sabe fazer processos de feedback para seus subordinados.

head de marketing

Quais os desafios da gestão estratégica de marketing?

Ser Head de Marketing traz consigo uma série de desafios e responsabilidades, que exigem preparo, dedicação e bastante força de vontade – e algumas doses de café ao longo do dia -, mas também trazem grande satisfação profissional.

Alguns desses desafios estão relacionados aos processos técnicos do marketing, como o desenvolvimento de estratégias e o acompanhamento de indicadores, enquanto outros são responsabilidades decorrentes da função de liderança que o Head representa dentro da equipe e da empresa. 

Dentre os desafios que acredito que todo Head de Marketing enfrenta em sua rotina, gostaria de destacar 4 deles:

1- Gestão de pessoas e liderança

Para mim, o principal desafio de um papel de liderança está, obviamente, na gestão de pessoas e na responsabilidade de liderar, acompanhar e desenvolver os talentos que compõem o time.

Para o Head de Marketing, uma das maiores dificuldades é buscar compreender diversas áreas profissionais distintas, como design, programação, desenvolvimento web, redação, social media, dentre outras, e atuar como facilitador para a capacitação e evolução contínuas de cada colaborador.

Enquanto coordenadores e gerentes atuam de forma mais técnica e especializada, o Head precisa estar preparado para uma atuação mais ampla e generalista, confiando na capacidade do time e favorecendo seu desempenho.

2- Alinhamento de expectativas

Também é função do Head de Marketing atuar como facilitador das relações entre a empresa e os membros da equipe de marketing e isso também significa participar ativamente do alinhamento de expectativas de ambas as partes.

Entender o que a empresa espera de cada colaborador e como está disposta a investir em seu desenvolvimento é função do Head, assim como é seu papel compreender o que o colaborador precisa para se desenvolver e o que espera da empresa e de sua carreira, dentro e fora da empresa atual.

Gosto de pensar que bons líderes ajudam no desenvolvimento de bons colaboradores, mas os líderes excelentes atuam para desenvolver novos líderes e permitir que o mercado se torne cada vez mais qualificado.

Além disso, o custo de desenvolver um talento e vê-lo “partir” da empresa é muito menor do que não investir e manter um colaborador desmotivado e que não entrega aquilo que a equipe precisa.

3- Rapport e empatia

Segundo Anthony Robbins, “rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum” e, para mim, ele é talvez um dos maiores desafios que enfrento como Head de Marketing.

Quando trabalhamos com pessoas, temos como responsabilidade primária compreender suas capacidades, talentos e habilidades, mas também auxiliar em seu desenvolvimento profissional.

Por isso, ao gerir uma equipe de marketing, desenvolver diariamente o rapport com os membros da equipe é fundamental para mantê-la motivada e atingindo resultados de excelência, mas também para entender que nem sempre será assim e tudo bem.

Lembra quando falei que os cafezinhos por chamada no Google Meet e os happy hours virtuais eram importantes? Também faz parte da construção de rapport participar, incentivar e promover esses momentos.

Além disso, é papel do líder, em especial do Head de Marketing, ter empatia e praticá-la com seus liderados, compreendendo o papel de cada um dentro da estrutura da empresa, mas também permitindo que eles se sintam compreendidos, respeitados e valorizados dentro do time.

4- Humildade acima do ego

Por fim, um grande desafio que enfrento TODOS OS DIAS como Head de Marketing é trabalhar para que o ego da posição de liderança se sobreponha ao verdadeiro papel do líder, que é facilitar processos e auxiliar seus liderados.

Por isso, compreender que não existe liderança sem liderados nem Head de Marketing sem equipe de marketing é fundamental para colocar os pés no chão e entender que o time sempre é maior do que as partes que o compõem.

Em minha primeira experiência na gestão de uma equipe de marketing, meu maior desafio foi compreender que eu não chegaria sozinho a nenhum lugar e, por isso, contava com pessoas ainda melhores que eu para me ajudar na jornada.

Isso me fez entender que respeito gera confiança e, no marketing, uma equipe confiante e que tem confiança de sua liderança está mais preparada para conquistar resultados e trabalhar unida para superar dificuldades.

Além disso, é importante não esquecer que o sucesso é de todos e deve ser partilhado com a equipe, mas o Head de Marketing deve saber assumir a responsabilidade pelas escolhas que fez e que permitiu que fossem feitas por seu time.

Como se tornar um Head de marketing um dia?

Se você me acompanhou até aqui e decidiu que ser Head de Marketing é um desafio que você deseja enfrentar um dia, deixo um conselho que gostaria muito de ter recebido quando comecei nessa caminhada: erros estratégicos levam a acertos estratégicos.

Marketing digital é uma jornada que envolve aprendizado, estudo e consistência, mas o que pouca gente vai te dizer é: você vai errar MUITO.

E tudo bem, porque você vai acertar muito também.

 

👉Guest post publicado pelo nosso amigo Diego Garcia, que já faz a algum tempo que é um Head de Marketing bem atarefado, mas que não dispensa o cafezinho com a equipe.

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