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Head de growth: O que fazem e como me torno um?

Head de growth hacking

Um novo cargo começou a dar muito as caras em sites como o Linkedin: O Head de Growth.

Mas afinal, o que fazem? Como podemos assumir tais cargos?

O artigo de hoje foi especialmente criado para todos aqueles que almejam ter esse cargo, ou até mesmo que está em dúvidas de criar esse posto em suas empresas

Vamos falar das dúvidas mais comuns e de como você se torna de fato um Head de growth hacking em sua área [se é que existe tal coisa].

Além disso deixaremos mais claro como é o caminho até o cargo, e como se preparar para o desafio!

Head de Growth: O que ele faz nas empresas?

Imagine o seguinte papel em uma empresa:

  1. Um encarregado por fazer os clientes percorrerem toda a jornada de compra, da maneira mais completa possível;
  2. Alguém que ajuda a implementar as estratégias e a stack de ferramentas adequada para acompanhar todo o processo;
  3. Uma pessoa que encontre brechas no processo de aquisição e “fechamento” de clientes em um cenário que é 90% das vezes digital.

Sim, é isso que o head de growth faz, e muito mais!

Essa profissão/cargo surgiu graças a novas necessidades e problemas que existem no mercado, como a falta de conhecimento dos processos de aprimoramento do funil de vendas.

Para dar exemplos, temos a dificuldade de fazer leads se tornarem clientes, e a velha questão da taxa de conversão em anúncios e campanhas da empresa.

O Head de growth acompanha e ajuda a implementar as estratégias e metas por trás desses problemas.

Além disso, tem também questões como segmentação dos clientes e um trabalho de comunicação adequados, que no médio prazo (pode levar alguns meses), tende a converter mais e mais pessoas para comprarem com sua marca.

O que o Head de growth não faz?

Ele não atua e jamais deve atuar sozinho.

Se não houver outras pessoas abaixo dele, ou ao menos que forneçam ajuda e suporte (pessoas no setor de vendas ou atendimento, por exemplo), seu trabalho será menos efetivo e terá resultados parcialmente proveitosos.

Salvo as empresas que possuem seus próprios CEO’s nesse cargo, e que ainda não possuem equipes, o Head de growth precisa de ajuda para questões mais operacionais.

Imagine como seria se essa pessoa tivesse que cuidar de todo atendimento do pré-vendas, e ainda acompanhar todas campanhas de marketing e a performance delas.

Ele ficaria saturado…

O que é a área de Growth?

Para quem não sabe, a área de Growth é basicamente uma abreviação ou nova maneira de mencionar crescimento, ou seja, growth hacking.

E crescimento, nada mais é do que fazer experimentos e a descoberta de novas formas para fazer seu negócio crescer, com supostas “brechas” que passam despercebidas a todos.

Essas brechas podem estar em suas campanhas de marketing, nas indicações (referral) e em centenas de outros lugares.

Qual o salário de um Head de growth?

Segundo sites como a Glassdoor, a média de salário para Head de growth está nos 14 mil reais.

Mas isso vai depender muito do tipo de contrato e porte da empresa que você vai atuar.

Se você for atuar em empresas enxutas ou startups, poderá ter um salário entre 7 a 10 mil, e poderá ser ou não CLT.

Já empresas maiores, principalmente multinacionais, terão salários mais próximos ao relatado no Glassdoor.

head de growth

Tipos de responsabilidades no growth hacking

A responsabilidade mais natural e comum, é ajudar e contribuir com as equipes de marketing e vendas da empresa.

O profissional dessa área deve vasculhar nos silos das empresas o que pode ser melhorado quanto a performance e alcance – o poder de influência que uma área ou ação possui.

Por isso nos preocupamos tanto com as visitas no site, se os leads estão chegando até as páginas de conversão, se estão entendendo o processo (se não é confuso o produto, etc) e se todas as abordagens e contatos fazem sentido para cada persona.

É muito comum que o Head de growth hacking fique insatisfeito com certos resultados que o marketing esteja mostrando para a empresa.

Dessa forma, ele começa a medir e a olhar as métricas – o que é a melhor maneira de descobrir o quão longe ou perto ele e sua equipe está de uma meta.

E falando em marketing…

O cargo de Head of Growth Marketing: O que é e como se diferencia?

Essa é outra palavra chave usada em cargos e posições que são publicadas no Linkedin, o “Head of growth” e “Head of Growth Marketing”.

Esse “marketing de crescimento” revoluciona a forma que a aquisição, as vendas e a retençao de clientes é feita.

Na prática, seu trabalho tem tudo para ser igual ao Head de Growth Hacking, pois em ambos os cargos mexer com números, OKR’s e preparar equipes é um must.

Mas no final do dia, seu maior objetivo e demanda é aumentar o resulado de vendas da empresa, e em alguns casos, simplesmente descobrir alavancas que corte despesas da operação.

👉Falamos sobre as áreas de atuação do Growth nesse dia.

Como se tornar Head de Growth (o novo head de marketing)?

Bom, já falamos hoje do salário de um Head de growth, agora vamos falar de como se tornar um e de como se destacar nessa área.

Por isso vamos falar da trajetória que você deverá fazer.

Lembre-se que você pode ter acesso ao e-book do “manual do growth hacker” que fala sobre esse assunto, clicando nos banners desse artigo.

1)Trajetória nas subáreas de growth

A única forma de ser um Head de growth, sem indicações forçadas e sem ser o sócio ou CEO da empresa, é percorrendo cargos e subáreas do growth hacking.

Ou seja: ter trabalhado já com tráfego pago, marketing, vendas, CRO e análise de dados; entre muitas outras áreas que não caberiam aqui no exemplo.

Sem ter acesso e experiência a essas áreas, será extremamente difícil ter um cargo ou posição de liderança como head de growth.

Outra possibilidade é ter empreendido ou ter experiência com negócios digitais, uma vez que pessoas que já fizeram a gestão de um negócio digital, conseguem ter um olhar mais crítico e voltado ao crescimento, pois conhece alguns erros e falhas do processo de vendas online.

2)Superar desafios no mundo real

De nada vai adiantar diploma e nome ou cargo no Linkedin, sem ter um case de sucesso.

Se você não tiver como provar ou mostrar alguma ação sua, ou de sua equipe, que tenha ajudado a empresa a vender mais, ou gastar menos recursos, então clientes e futuros contratantes não vão colocar muita fé em você.

Então se você deseja se lançar em vagas e cargos como Head de growth e marketing, o ideal é ter cases e um bom portfólio.

Essa não é uma dica necessariamente obrigatória, uma vez que muitos heads chegam a esse cargo por evolução natural dentro das empresas, quando promovidos.

3)Formação de growth hacking

Growth hacking é uma profissão de quem gosta de estudar e aplica o bom lifelong learning.

Se você não se atualiza e não tem uma boa rede de contatos – normalmente pessoas que treinam e aplicam as lições do growth – você terá dificuldades em se destacar na área e de fazer experimentos certeiros.

Para alcançar seu tão esperado cargo de Head de Growth, o ideal é que em sua trajetória haja relacionamento e participação em cursos e mentorias, como a Queen Jay.

head de growth

4)Gerenciamento de equipes

Algo que está implícito ao fato de ser um Head, é que você terá que saber sobre gestão de pessoas e equipes.

Muitas pessoas são barradas de cargos como esse pelo fato de nunca terem comandado ou gerenciado equipes em seus empregos anteriores.

Por isso o ideal é que você passe por este tipo de experiência de gestão de negócios e de equipes como marketing, vendas, relacionamento com clientes – e até mesmo o pessoal de T.I.

Então busque participar de projetos e desafios reais em seu emprego ou função atual.

Aprenda sobre metodologias ágeis, nem que você tenha que fazer cursos na área, pois isso vai ajudar em sua trajetória.

5)O Head de Growth e sua “pulga atrás da orelha”

Confesso que esse item eu não considerava inicialmente, mas após ter encarado alguns processos de growth hacking nas empresas que trabalhei, notei um fato interessante.

O Head de Growth é proativo, e se esperar as coisas acontecerem, seu trabalho não funciona.

Isso quer dizer que hoje, mesmo que você aspire pelo cargo, você deverá ser curioso a ponto de já enxergar coisas que poderiam ser melhoradas em sua empresa.

Com isso, você sempre estaria apontando melhorias e falhas, e algum dia, vão deixar você resolvê-las.

Se tudo der certo, você terá seu primeiro case com growth.

— Logo menos chamam seu nome lá no palco…

O que os recrutadores esperam de um possível Head of Growth ou Head of Growth Marketing?

Supondo que você já fez os steps anteriores e já não precisa tanto daquele papo de “ok, como eu começo“, então você já está um passo à frente de muita gente.

Você provavelmente está de olho e até quer se inscrever para vagas do tipo, certo?

Bom, aqui vai uma lista de coisas que podem te ajudar, se for seu caso:

  • Cargos e empresas de peso: Mesmo que você jamais tenha sido um Head, ter ficado uns 2 anos em uma posição de marketing digital ou de growth vai favorecer uma entrevista com os recrutadores;
  • Ter resolvido pepinos, dos mais densos: Isso vai dar um aval para você poder abraçar o cargo, afinal, muitos problemas e dores de cabeça esperam pelo Head de growth…
  • Capacidade de realizar consultorias de marketing: Se você colocar essa meta em sua trajetória, após um ou dois anos, com o acumulo de experiência que você vai ter, será possível assumir um cargo de Head de growth hacking em algum lugar.

Como o Head de Growth atua em empresas tradicionais?

Nós da growth lovers já ouvimos algumas vezes que o “growth hacking não serve para empresas tradicionais”.

Isso não necessariamente uma verdade, já que tanto as empresas mais novas quanto aquelas que possuem quase cem anos, já embarcaram (ou estão quase) na transformação digital.

E um negócio online muitas vezes deve fazer movimentos mais sutis e estratégicos, sob a orientação de um growth hacker ou Head de growth.

Marketing digital é como um jogo de tabuleiro gigante, uma pequena ação pode ser muito benéfica, assim como um erro fatal.

E ficar imóvel nunca deve ser uma opção, já que a transformação e as experiências fazem parte desse jogo, e premiam a todos, até mesmo os que erram.

head de growth
“Growth serve para tudo e para todos…ou quase isso”

A tração das empresas agora tem um dono!

Bom, creio que o artigo foi capaz de informar o que um head de growth faz, e como ele ajuda sua empresa a crescer e a ser mais notada pelo público.

Com  ajuda dos ensinamentos da área de growth, você e os setores de sua empresa vão vender mais, conseguir mais leads e corrigir os erros que estão travando seu funil e a jornada do cliente.

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