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Quero ser um consultor de Marketing Digital, e agora?

consultor de marketing digital

Então você quer se tornar um consultor de marketing digital?

Você tem vontade de ser um profissional altamente requisitado no mercado, de ajudar as empresas com seu tráfego de visitantes, geração de leads e muitas coisas do mundo online, correto?

Bom. A boa notícia é que você terá um bom salário se jogar bem esse jogo.

A má notícia, que não é necessariamente ruim, é que você tem um trajeto a percorrer. Você não pode simplesmente sair da faculdade de Marketing e achar que já pode prestar consultoria.

🚫🚫Sério, não faça isso!

Vamos explicar como você deve se formar na área e como deve prospectar clientes, para começar a ser um consultor de peso na área de marketing, vendas e anúncios pagos.

Consultor de Marketing Digital: O que fazem?

O consultor de marketing digital, segundo a Catho, desenvolve e implementa as diretrizes estratégicas para apoio a área comercial e de produtos, orientando as empresas a fazerem as melhores práticas para vender e atuar online.

Por meio de seu conhecimento ele vai, portanto, definir o conteúdo orgânico e as estratégias de tráfego pago da empresa, e realiza uma análise dos concorrentes e do mercado de maneira contínua.

Seu papel é de suma importância, uma vez que ele cuida de quase toda operação digital da empresa, com seus conselhos e dicas.

Qual a importância do consultor de marketing digital no meu negócio?

Nem toda empresa possui know-how para tocar o barco sem a ajuda de pessoas experientes.

Digamos que você seja uma mini empresa, de menos de 8 funcionários.

Ao atuar no marketing digital, muitas vezes “deixamos escapar” as estratégias adequadas, e ficamos nadando contra a maré.

Mas ao ter o trabalho de um consultor de marketing digital (ou de outras áreas), seu ponto de foco – seja ele SEO, vendas ou mídia paga – começa a ter a contribuição de um agente externo com mais experiência do que a equipe interna.

Dessa forma seus resultados melhoram, e o tráfego no site/e-commerce aumenta.

Agora que você entendeu o que um consultor de marketing digital faz, vou ser um pouco mais abrangente.

Um breve papo sobre consultoria (não importa a área)

Existem duas vertentes sobre esse assunto: aqueles que são a favor e aqueles que são contra a contratação de um consultor de marketing digital na empresa.

Independentemente de qual é a melhor escolha – o que é avaliado levando em conta seu negócio e seu momento atual – devo ser honesto com um fato.

Esse fato é que entrar no mercado digital sem boas estratégias, vai te deixar estagnado.

Se você não tiver uma equipe competente ou uma consultoria de marketing, pode ser que os resultados demorem mais para aparecer.

Uma dor muito comum é a conversão. As pessoas possuem todas etapas do funil de vendas funcionando, mas na prática ele não traz o ciclo desejado.

Isto é, as pessoas não percorrem o ciclo ou funil até o fim, e não conseguem entender os motivos, com o conhecimento que possuem.

consultor de marketing digital

Quando a ajuda externa é bem vinda!

Ela é bem vinda quando estamos com problemas e queremos aumentar nossas vendas e conversões.

O tal consultor de marketing vai fazer um check-up do seu negócio, e identificar oportunidades.

Ele vai apontar diretrizes e algumas falhas que devem ser ajustadas, para que a operação ganhe tração, e comece a melhorar seus resultados pouco a pocuo.

Mas infelizmente muita gente só faz isso depois que o incêndio começa.

Não espere isso acontecer, vá atrás de consultoria e de melhores profissionais na sua equipe antes da crise chegar.

E se eu quiser internalizar?

Sou suspeito a falar, mas essa é a opção que eu mais indico, a de você ter dentro da equipe, pessoas full time que cuidem de marketing digital. Mas há exceções.

Vou incentivar você a buscar ajuda de especialistas se você, ou sua empresa:

  • Tem pessoas que não são da área digital, e passam um verdadeiro perrengue nesse assunto;
  • Você precisa de estratégias avançadas, que somente poucos poderiam aplicar (exemplo, os lançamentos);
  • Os resultados não estão indo bem. Nem seus banners nem seu site está convertendo, e ninguém identifica o porquê.

Mas no geral, sou a favor da criação de talentos internos na empresa, ou seja, de você dar treinamentos ou até mesmo contratar os profissionais adequados para cuidar do seu marketing digital.

Isso porque depender de agentes externos poderá deixar seus objetivos mais lentos, enquanto pessoas internas conseguem trabalhar com isso todos os dias, com foco total.

Como se tornar consultor de marketing digital em 5 passos

Vamos direto ao assunto. Vou explicar qual a maneira mais estratégica e rápida de chegar a sua carreira desejada.

Ser um consultor de marketing digital é para poucos, e quem sabe fazer, é demandado por muita gente.

Afinal, todos querem e todos precisam mandar bem no marketing digital, pois do contrário a concorrência faz sua parte, e ficamos para trás.

1)Faça um curso apropriado voltado a arte de ser consultor

A primeira parte, e que estrutura sua jornada, é a sua formação.

Se você não tiver o conhecimento de processos de gestão e seus frameworks, você estará fadado a fracassar ou a bater muito a cabeça na hora de prestar consultoria.

Poucos lugares são especializados na formação de consultores de marketing digital, e um desses lugares é a Queen Jay.

consultor de marketing digital

2)Respire a área do seu interesse, todos os dias se for preciso

Em outras palavras: Estude bastante sobre o assunto, por conta própria.

Supondo que você tenha escolhido a área de SEO, que é meu caso.

Você só vai se tornar bom se ler bastante sobre o tema, fazer testes e sempre testar. Você terá que ser um pouco ousado, o que com o tempo lhe trará a experiência necessária para a consultoria.

Sem a coleta de erros e experiências anteriores, você não terá repertório para botar em prática a consultoria de marketing digital.

3)Corra trás do seu case real

Pegando um gancho no ponto anterior, você terá que coletar cases.

No caso de mídia paga, isso significa ter um portfólio de resultados e cases anteriores, para mostrar para futuros clientes.

Vale a pena documentar seus resultados, ou se for possível, mostrar de maneira prática e “real” – no caso de tráfego pago, abrir o dashboard do analytics pode ser muito convincente.

Voltarei a falar desse ponto, na seção de “como prospectar clientes” mais afrente.

4)Seja um “estagiário” em consultoria de marketing digital

A outra etapa do processo é você ser um aprendiz no mercado digital.

Você pode sim fazer um estágio, acho a ideia excelente, mas entenda aqui que o intuito é a aprendizagem e a mão na massa.

Você deverá ter experiências básicas com o marketing digital, para depois ascender como um consultor. O consultor passou, obrigatoriamente, por cargos menores e menos estratégicos em sua jornada, para chegar onde ele está.

Note que essa experiência pode ser informal, como um site que você teve de vendas, ou experiências formais, como empregos CLT.

Mas sem experiência válida, e somente estudo e cursos abstratos, será insuficiente para você ser um consultor de marketing de peso.

5) Se lançar no mercado

Antes de partir para a prospecção, existe um breve exercicio: Fazer seu primeiro serviço de consultoria.

Normalmente esses serviços não são cobrados. Neles ajudamos um site de uma tia ou o negócio de um conhecido.

Todo mundo que começa com Copywriting, tráfego pago e outras esferas do marketing digital, fazem experiências e algumas tentativas, para validar se sua consultoria e seus conselhos trazem resultados.

Após algumas semanas ou meses, se tudo der certo, você pode ir para a etapa seguinte.

equipes enxutas e ágeis

Como o consultor de marketing digital vai prospectar seus clientes?

Eu não poderia finalizar esse artigo sem antes abordar o que mais interessa: a fonte de nossa renda.

Portanto, fique agora com algumas opções para prospectar seus futuros clientes, como consultor de marketing digital.

Site ou página social chamativa

Você não terá escolha.

Na falta de um nome de peso no currículo, sua única alternativa viável será ter um site pessoal muito bom, ou uma página social impecável.

Entenda que a página social pode ser um canal no Youtube, não precisa ser o Linkedin, entendeu?

Portfólio e “carteirada”

Aqui, já supondo que você tenha sim uma experiência anterior de peso (não citarei nomes de empresas), você pode pular a parte do “site bacana”.

Todavia, ainda sim será necessário ter perfis chamativos em redes sociais como Linkedin e Instagram, para que as pessoas notem sua consultoria ou sua marca pessoal.

Em paralelo, seu portfólio ou blog pessoal, ajudará a educar as pessoas e a responder suas dúvidas.

Você poderá então dar carteiradas com seu currículo de experiências, e terá um perfil social forte para comprovar sua especialidade.

[Para aqueles que se perguntaram de podcasts e da produção de vídeos, é só ler a última dica de hoje]

O tal do boca a boca

Algo que funciona muito bem para profissionais autônomos é o boca a boca.

Se você fizer bons serviços, e mostrar para as pessoas os resultados que você traz, a propagação do seu nome e da sua consultoria entre elas será uma consequência natural.

Você pode até ter um site maneiro e um bom portfólio, mas o boca a boca é o que mais te trará clientes. Acredite…

Os shows e o lance da autoridade

Por último e não menos importante, tem a parte de construir uma figura pública.

Essa estratégia é demorada, dá trabalho, mas é a que tem maior probabilidade de ganhos e lucros lá na frente.

Mas falando bem sério com você, eu fiz um post só sobre esse assunto, do lance de criar audiência e de criar conteúdo, aqui no blog.

Fica a dica de leitura aqui abaixo:

Como se tornar uma autoridade
Sério, falei de como criar seu show, ser uma autoridade e de como gerar audiência com esse conteúdo exclusivo!

 

Escrito por Diego Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.

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