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Em quais tipos de empresas e setores trabalha um growth hacker?

Em quais empresas e setores trabalha o growth hacker?

Muito é falado sobre os growth hackers, mas pouco é falado sobre as empresas que eles podem mostrar seu talento, não acha?

Para corrigir esse problema por suas buscas no Google e afins, vamos abordar um pouco sobre os lugares que demandam o growth e como essas empresas e setores são ajudados pelo nosso talento.

Vamos então entender onde o growth hacker pode trabalhar, como é seu trabalho e o que ele pode fazer para que essas empresas cresçam e continuem a parabenizá-lo por seu trabalho.

Mas olha, note que deixamos links complementares para explicar pontos específicos que não caberiam aqui, ok? (Por exemplo, sobre dúvidas como o que é um determinado termo, o que é funil pirata, etc).

Antes de mais nada, apenas para nivelar as coisas aqui…

O que é esperado de um Growth Hacker recém chegado em uma empresa?

[O contratante espera milagres…]

Um Growth Hacker é contratado com um grande propósito, que é fazer a empresa crescer.

Isso inclui a criação de novas formas e “gatilhos” para as vendas na empresa, assim como a redução de gastos e esforços inúteis.

Dessa forma, essa profissão exige sempre uma certa bagagem de quem chega na empresa, o que também levanta a necessidade de ter alguns cases de growth para mostrar ao contratante do seu trabalho.

Evitando os cliches, aqui estão suas principais tasks e metas:

  • Corrigir lacunas e erros que estão sendo feitos no marketing e vendas da empresa, e claro, no produto ou solução;
  • Ser detalhado com os experimentos e testes na empresa, e claro, documentá-los!
  • Integrar melhor as equipes de Marketing e vendas;

Depois de esclarecer suas funções, vamos falar das empresas que
precisam de Growth Hackers para abrir seus caminhos.

Em quais tipos de empresa o Growth Hacker pode trabalhar?

Mas afinal, onde nosso amigo growth hacker pode trabalhar? Onde ele é procurado e demandado?

Vamos mostrar isso a seguir:

1)Startups e empresas com sede de crescimento

Se em um lugar onde essa profissão realmente faz sucesso é nas startups, fintechs e afins!

O principal motivo é que em muitos casos o produto e serviço não estão consolidados, e é necessário a ajuda de alguém com visão e muita garra para alavancar a empresa.

Por esse mesmo motivo, em muitos casos a pessoa de growth é um sócio ou acaba se tornando um deles já na própria proposta de emprego.

growth hacking

2)E-commerce e varejo em geral

Se tem um lugar bom para “deixar seu CV cair na porta” é em grandes ecommerces, uma vez que eles dependem muito de boas iniciativas de growth e de UX (e aquele monte de X alguma coisa que criaram recentemente) para venderem mais.

Se não houver uma análise minuciosa das brechas que estão sendo deixadas em um ecommerce, que vão desde o e-mail até o site/app, então pode estar sendo deixado muito dinheiro todos os meses na mesa dessa empresa…

O setor de consumo e varejo também adota estratégias de growth para aumentar sua base de clientes e receitas. Isso inclui:

  1. Marcas de Roupas e Acessórios: Empresas de moda buscam expansão através do aumento das vendas e da penetração em novos mercados, e para isso há um trabalho massivo em cima dos canais de aquisição/prospecção;
  2. Setor de alimentos: Marcas de alimentos e bebidas procuram aumentar a distribuição de seus produtos e expandir para regiões geográficas adicionais, e isso envolve questões como marca (branding) e também os canais de aquisição;
  3. Bens de Consumo Duráveis: Empresas que vendem produtos como eletrônicos, eletrodomésticos e móveis também buscam aumentar as vendas e a conscientização da marca. Isso é feito por Blogging, redes sociais e muitos “campos” e facetas do marketing digital.

3)Growth Hacking em empresas de recorrência (serviços por assinatura)

Você provavelmente já ouviu falar das empresas de SaaS (software as a service), certo?

Pois saiba que nelas sempre há espaço para um growth hacker e o seu time de crescimento.

Nas empresas de recorrência, que oferecem serviços por assinatura, o growth hacking desempenha um papel crucial na construção e manutenção de uma base de assinantes sólida, uma vez que o maior medo da área é o churn (perda de assinantes).

Aqui estão algumas maneiras onde o growth hacker contribui nesse contexto:

  1. Aquisição de usuários: Uma das principais metas das empresas de serviços por assinatura é adquirir novos assinantes de maneira eficiente. Para isso, táticas de growth hacking como testes A/B em landing pages, otimização de conversão e campanhas de referência podem ser usadas para aumentar as taxas de inscrição.
  2. Campanhas virais: Estratégias de boca a boca e loopings virais podem fazer toda a diferença quando uma empresa adota o estilo de PLG;
  3. Onboarding otimizado: Garantir que os novos assinantes compreendam o valor do serviço desde o início é fundamental para que o negócio prospere. Por isso o growth hacker deve atuar na criação e otimização do onboarding e aquisição de usuários.

Essa próxima área e vertical do mercado pode ser inusitada…

4)Recursos Humanos e consultorias de contratação

Na vertical de Recursos Humanos e contratação, o growth hacking desempenha um papel interessante para atrair talentos e ajudar as empresas a preencher posições de forma eficiente.

Um growth hacker recém-chegado a uma empresa nesse setor pode trazer inovação e criatividade para otimizar os processos de recrutamento e oferecer uma experiência aprimorada tanto para candidatos quanto para empregadores.

Por meio de suas pesquisas e análise do negócio, é possível mudar a forma com que a empresa é percebida e notada pelas pessoas, principalmente ao trabalhar novas estratégias para o funil de growth do negócio.

Outra maneira de contribuir é no lançamento de novas features e plataformas do negócio, uma vez que esse setor é bem forte e lembrado por suas ferramentas online e a experiência do usuário.

Dica: Utilização das ferramentas certas

Uma maneira interessante de aprimorar o trabalho de contratação e até mesmo de vendas em uma empresa é usando dos programas e ferramentas certas de martech.

Isso porque essas ferramentas permitem tanto a automação quanto uma melhor leitura e gestão de dados.

Meu exemplo aqui vai ser a Drivops, que melhora a eficiência de vendas em empresas B2B, e ao mesmo tempo ajuda na contratação de novos talentos.

5) Empresas onde o próprio CEO promove o Growth Hacking

Por último mas não menos importante, vale lembrar das empresas que, mesmo que minis, possuem líderes que promovem ensinamentos e táticas de growth todos os dias.

Nesses lugares, os gestores normalmente já estão convencidos do poder e eficácia do growth nas atividades diárias, tornando a resistência mais baixa na adoção de certas práticas.

Nessas empresas menores, caso você seja um profissional autônomo, poderá ser muito mais fácil vender seu serviço de consultoria em growth e serviços similares.

Nessas empresas, a busca por treinamentos e pelo investimento nos talentos internos pode fazer toda a diferença, uma vez que a contratação de perfis com vasta experiência poderá ser algo inviável. Dessa forma, você pode investir em seu treinamento ou no treinamento de seus colaboradores (recomendo fortemente que founders e pessoas de pequenas empresas aprendam mais sobre growth hacking).

growth hackers e onde trabalham
Empresa com founder ou gestor que incentiva o growth hacking é tudo de bom!

O Growth é bem vindo nas grandes empresas?

A resposta a essa pergunta depende muito da linha temporal e o país onde você se encontra.

Se você está fora do país, principalmente em mercados mais desenvolvidos, a resposta é sim.

Há alguns anos existia muitas barreiras para o growth, sendo que isso ainda é real em países como o Brasil. Essa barreira se deve ao fato de que poucas empresas promovem ou facilitam a agilidade nas ações e tomadas de ação em seus contextos internos.

Quanto maior a empresa, maior tende a ser a dificuldade de implementar growth ali dentro. Mas quanto mais nova e “moderninha”, pode ser mais fácil para o growth hacker em nadar de crawl ali todos os dias.

Aos curiosos, falamos mais sobre growth hacking para grandes empresas nesse artigo.

Onde aprender mais sobre como ser um Growth Hacker e como trabalhar na área?

Você está no lugar certo, temos muitos materiais que vão ajudar você a descobrir mais sobre a profissão e sobre esse mercado nesse blog.

Procure por temas específicos do seu interesse na narra de pesquisa no topo ou na área “growth news”.

Caso precise de uma formação para sua carreira, então basta clicar aqui e conhecer o curso de gestão de negócios e Growth Hacking!