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Otimização de site: como melhorar a performance do site da sua empresa?

Quando realizamos qualquer tipo de pesquisa nos motores de busca como o Google, sempre acessamos os primeiros resultados e dificilmente passamos da segunda página, não é mesmo?

A partir disso, podemos observar o quão importante é estar em evidência nos mecanismos de busca. Pode parecer algo inalcançável para muitas pessoas, mas utilizando as técnicas corretas de otimização de site, isso se torna possível.

A otimização de site SEO é muito mais do que apenas ter um site com um bom conteúdo.

Afinal, podem existir muitos outros sites na internet do mesmo ramo que o seu. Sendo assim, você precisa se destacar da concorrência oferecendo uma boa experiência para o usuário e entregando aquilo que ele realmente está buscando.

Até porque, os consumidores estão cada vez mais exigentes na sua forma de consumir. Diante disso, se você não se preocupar em fortalecer o seu negócio no digital e construir credibilidade para sua marca, será o pontapé para o fracasso da sua empresa.

Mas se você deseja alcançar o topo do Google utilizando a estratégia correta, você está no lugar certo. Confira neste artigo dicas indispensáveis para melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.

  •         O que é otimização de site?
  •         Qual a importância de ter um site otimizado?
  •         6 Dicas para fazer a otimização do seu site

O que é otimização de site?

Estar presente na internet não se trata mais de uma novidade, mas sim de uma necessidade independentemente do segmento ou porte da sua empresa.

Afinal, é através de uma pesquisa no Google, por exemplo, que o seu negócio pode ser encontrado e consequentemente a sua marca ser reconhecida.

Mas, o que é a otimização de site de fato?

Como citado anteriormente não basta ter um site apenas com um bom conteúdo. É preciso deixar o seu site eficiente e com uma boa usabilidade para o usuário.

E é exatamente, por meio das técnicas e ferramentas de otimização de sites que isso é possível.

Essas técnicas farão com que o seu site tenha uma boa performance para que os algoritmos dos mecanismos de busca posicionem o seu conteúdo nas páginas de resultados.

No entanto, para que o seu site apareça nas pesquisas, é preciso adotar algumas práticas de SEO que vamos ver mais à frente.

E o que é o SEO?

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução para o português significa Otimização para os Mecanismos de Busca

É um conjunto de técnicas de otimização com o objetivo de fortalecer e melhorar o ranqueamento de sites e blogs nas páginas de resultados dos motores de busca como o Google, Bing, Yahoo e até o Youtube.

A criação de site WordPress, por exemplo, é um método que facilita a execução de estratégias SEO e também no gerenciamento dos conteúdos.

Dentre as técnicas de SEO também estão: pesquisa de palavras-chave, bom uso de título SEO e meta descrição, linkagens internas e externas, conteúdos voltados para a persona, URL amigável, tempo de carregamento da página e entre outros.

Um site que segue as práticas corretas de SEO tem muito mais chances de conquistar as melhores posições da SERPs (páginas de resultados), podendo alcançar até o topo do Google, além de gerar tráfego orgânico, autoridade, reputação e visibilidade para a sua marca.

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Qual a importância de ter um site otimizado?

Como falamos no início do texto, quando qualquer pessoa faz uma busca no Google ou em outros buscadores, provavelmente os sites a serem acessados serão os das primeiras posições, certo?

Isso porque os usuários acreditam que os sites que aparecem nos primeiros resultados atendem aquilo que eles estão buscando.

E de fato isso acontece, já que os mecanismos de buscas dão preferência para as páginas que oferecem uma boa experiência para o usuário.

Daí vem a importância de obter um site otimizado não só para os buscadores, mas também para os usuários.

Imagina um site que possui um conteúdo de qualidade e bem escrito, mas que não funciona direito, demora para carregar e possui assuntos que não são relevantes e sequer atendem à necessidade do público-alvo.

O conteúdo pode estar bem escrito, mas se não fizer sentido para a pessoa que acessar o seu site, ela muito provavelmente abandonará a página sem terminar de lê-lo.

As estratégias de marketing digital, seja o SEO, a otimização de sites ou qualquer outra ação, deve ser pensada para potencializar e fortalecer a marca da sua empresa no digital, seja através de um site, blog ou redes sociais.

6 Dicas para fazer a otimização do seu site

Para melhorar a performance e desempenho do seu site, é necessário ter alguns pontos de atenção. Confira as 6 dicas de otimização de site SEO que separamos para você:

Pesquisa de palavras-chave

Qualquer pessoa quando faz uma pesquisa no Google ou em outros buscadores utiliza uma palavra-chave para encontrar aquilo que ela está buscando, certo?

Por exemplo, se você realiza uma pesquisa sobre “como fazer bolo de chocolate?”, isso provavelmente significa que você deseja encontrar receitas com o passo a passo de como fazer o bolo.

A mesma coisa acontece com os usuários. Ou seja, para você produzir um conteúdo relevante e de qualidade, é necessário entender o que o seu público está procurando. E como fazer isso? Através da pesquisa de palavras-chave.

Existem diversas ferramentas de palavras-chave que podem te ajudar nessa tarefa como o Ubersuggest, Planejador de palavras-chave do Google, Keyword Magic Tool e até mesmo o recurso de autocompletar do Google, com os termos buscados na barra de pesquisa.

Fazendo o estudo correto das palavras-chave você consegue encontrar as que estão sendo utilizadas pelo seu público. Com isso, a chance de atraí-los para o seu conteúdo aumenta.

“Preparado para o SEO?”

 

Crie títulos SEO

Apesar de serem elementos simples, os títulos das páginas de resultados são essenciais para otimizar o seu site para o mecanismo de busca.

Primeiro, porque é através do título que o usuário consegue identificar do que se trata o conteúdo. Segundo, porque a forma como você escreve os seus títulos também facilita a leitura dos rastreadores do Google na hora de indexar e classificar o seu site nas páginas de resultados.

Além do título, a meta descrição também é um fator muito importante para identificar o assunto dos seus conteúdos.

Portanto, crie títulos e meta descrição com clareza e objetividade, e que contenham a palavra-chave. Assim, os usuários encontrarão o seu site com mais facilidade.

Para os títulos SEO, o recomendado é não ultrapassar 60 caracteres, enquanto a meta descrição não deve ultrapassar 160 caracteres.

Utilize alt text nas imagens

Talvez algumas pessoas não levem em consideração a descrição de imagens nos seus conteúdos. No entanto, esse é um ponto que também precisa de muita atenção, já que os buscadores levam em consideração as imagens quando fazem a “leitura” dos conteúdos.

Sendo assim, insira as palavras-chave nos textos alternativos ou descrição alt tag das imagens para que os motores de busca compreendam o que está sendo ilustrado.

Esse método também é uma forma de ajudar pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de página.

Faça linkagens

Construir uma rede de links para o seu site é extremamente benéfico para a sua marca, não só pelo fato de contribuir para a otimização, mas também para aumentar a sua credibilidade e conquistar muito mais tráfego.

Essa estratégia é conhecida como Link Building, que se trata da construção de links internos e externos nas suas páginas. Veja a importância de cada um deles:

Os links internos são aqueles dispostos dentro das suas páginas e que direcionam os usuários para outros conteúdos dentro do seu próprio site.

Além de facilitarem a navegação do usuário, eles mostram para os buscadores que existem outros conteúdos relevantes no seu site.

Já os links externos é quando outros sites fazem links para conteúdos do seu site. Isso pode ser feito através de guest posts, por exemplo, onde há troca de links entre dois sites com assuntos similares ou que se complementam.

Assim ambos se beneficiam e os mecanismos de buscas entendem que o seu conteúdo é relevante para o usuário, já que ele está sendo recomendado por outros sites.

Tenha design responsivo!

A responsividade é um dos pontos cruciais para qualquer site, pois ela impacta e muito na experiência do usuário em relação a sua página.

Quando falamos em design responsivo, estamos querendo dizer que você precisa possuir um site que tenha uma boa performance tanto nos dispositivos móveis, quanto nas versões desktop.

Para a sua otimização de site ser ainda mais assertiva, preze pela grande parcela de usuários que acessam os seus conteúdos através de smartphones e tablets.

Portanto, cuide do design e textos dispostos nas suas páginas. Faça também a otimização das suas imagens sempre levando em consideração a velocidade de carregamento. Afinal, ninguém quer acessar um site que demore para abrir, não é mesmo?

Faça auditoria SEO no seu site

Independentemente dos seus anos de experiência em otimização de sites e de quais estratégias você utiliza, sempre terá algo que pode ser melhorado.

E a auditoria SEO está aí para te ajudar nessa tarefa.

Com ela você pode identificar os resultados das suas ações para saber o que está dando certo ou não, os pontos que precisam de atenção e o que está impedindo que o seu site tenha um bom desempenho.

Você pode utilizar ferramentas como SEMrush, Ubersuggest e Google Search Console para facilitar esse processo.

Conclusão

Hoje você aprendeu o que é, qual a importância e dicas valiosas de como fazer otimização de sites SEO para melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.

Aplicando todas as práticas de otimização citadas nesse artigo, o seu site com certeza terá ações mais assertivas para se destacar da concorrência, conquistar mais tráfego, visibilidade, reputação e credibilidade na internet.

Garantir a presença da sua marca no digital é muito mais do que apenas aparecer nas páginas de resultados, é garantir também a boa experiência do usuário dentro da sua página, desde a facilidade na navegação, até um conteúdo compatível com o que o público busca.

Portanto, coloque em prática tudo que aprendeu aqui para melhorar a qualidade do seu site e do conteúdo publicado nele.

Esperamos que este post tenha te ajudado a entender melhor sobre a otimização de sites. Leia este conteúdo sempre que necessário para te auxiliar nessa missão.

Esse texto foi um guestpost,  desenvolvido pela equipe da agência de Inbound Marketing Tupiniquim, especialista com mais de 10 anos de experiência na melhora da performance e vendas de empresas de todos os segmentos!