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Como ter uma equipe enxuta e ágil em sua empresa? 5 dicas para produzir mais com menos gente

equipe enxuta e ágil

Jeff Bezos, mito do empreendedorismo mundial (o cara da Amazon), criou a regra das 2 pizzas:

“Se 2 pizzas grandes, não forem suficientes para alimentar sua equipe ou setor, há algo de errado no número de pessoas em sua equipe”.

Bom, essa foi uma premissa feita uns 20 anos atrás, sobre equipes enxutas. Mas isso mudou um pouco com o tempo, conforme a empresa cresceu.

O livro Working Backwards, que conta a história da Amazon, explicou que o sucesso de uma equipe estava no papel do líder, e de seu poder de foco e organização, e não necessariamente no tamanho do setor ou se era uma equipe enxuta.

Independente de qual viés está correto, o assunto sobre tamanho de equipe e sobre o líder sempre foi um debate rico para reflexões.

Por isso , fique agora com nossas dicas e lições para desenvolver um time ágil e produtivo aí em sua empresa

Desenvolvendo uma equipe enxuta e ágil: Treinados para vencer e para dominar um nicho

Se você é empreendedor ou um gestor, provavelmente seu objetivo é desenvolver uma empresa funcional, sem peso morto e que saiba ser hands on.

Ter uma equipe enxuta, ágil e produtiva é uma soma de questões que abrangem tanto o mindset dos gestores/donos quanto do treinamento das equipes em si.

O paradoxo da produtividade é um assunto sempre discutido no munda dos negócios desde o começo do século XX, mas que sofre certas atualizações devido a tecnologia. Por isso vamos explorar algumas alternativas e possíveis caminhos para desenvolver melhor sua equipe.

Não há nenhum segredo no que será ensinado aqui hoje, é apenas técnica, foco e uma mente voltada ao growth.

Leia também: Como fazer seu quadro Kanban e organizar sua equipe

Como saber que estou no caminho errado (com uma equipe defasada e lenta) e que preciso de ajuda?

Provavelmente, ocorre alguma(s) dessas variantes em sua empresa/equipe:

  • Qualquer processo e entrega é um cachorro que tem 3 donos, e passa fome e chega atrasado sempre no final do mês;
  • Mesmo tendo mais de um profissional com uma especialidade X, a empresa ainda não consegue entregar um produto ou serviço final de qualidade;
  • Ninguém aprende coisas novas e muito menos leva algo novo para a equipe;
  • Senso de urgência feito ou aplicado de maneira errônea (quem nunca?).

Mas você já percebeu que isso deve ser enterrado em sua vida, e que vocês tem potencial de serem um time mais veloz, que traz mais resultados e mais $$$ para as metas mensais da empresa.

Ainda há esperança no fim do túnel, é para isso que os Growth Lovers existem…

Agora as dicas,

1)Liberdade e tempo para criar

A ideia por trás das palavras de Jeff Bezos é a economia de tempo e a produtividade.

Equipes grandes poderiam gerar retrabalho, desorganização e produtividade duvidosa — e o famoso efeito do “girar em círculos”, que falaremos no final desse artigo.

Portanto, a primeira dica é dar liberdade de tempo para o líder. Quem está gerenciando deve ficar com menos tarefas operacionais, e mais tarefas organizacionais.

Mesmo que sua equipe seja  um trio ou mesmo 10 pessoas, o ideal seria tirar as tarefas operacionais e maçantes daqueles que deveriam estar “pensando” e idealizando planos para a equipe e para o projeto.

E isso não precisaria ser algo estático, onde somente um [coitado] abraçaria o trabalho árduo. A ideia seria promover ciclos ou rodadas.

Tomada de decisão facilitada

Sabe aquele Banner do site? Ele precisa mesmo da aprovação de 20 pessoas?

Quando as equipes gastam menos tempo com aprovação e com reuniões desnecessárias, sobra mais tempo para inovar e criar.

Menos pessoas e menos “gatekeepers” internos, facilita automaticamente na missão de ter uma equipe enxuta e ágil no dia a dia.

Portanto ter autonomia também é uma ótima saída para aqueles que buscam ser ágeis e mais aptos a criarem planos e projetos na empresa, sem ter sua ideia “morta antes de sair do papel”.

equipes enxutas e ágeis
“Agora é só esperar 72 horas que eles respondem o meu e-mail”

2)Educação corporativa e treinamentos

E a sua educação corporativa, está indo bem?

Ás vezes, a desorganização e falta de entrega de resultados é o triste resultado das empresas que não criam treinamentos e preparação adequada para suas equipes.

Basicamente não “afiam o machado”, e pensam somente no resultado, deixando todos ansiosos e perdidos mês a mês.

Se houvesse incentivo a uma cultura de treinamentos e de desenvolvimento de skills, dificilmente o grupo ficaria com resultados estagnados.

Mas quando há incentivo, cada integrante pode envolver os outros da equipe com novas ideias e novos conhecimentos do setor que atuam.

(E de bônus o funcionário se sente realizado e importante por ter essa liberdade, fica a dica)

Qual opção é dada ao gestor?

A opção é criar um ambiente de melhoria constante, incentivar o lifelong learning dos colaboradores e presentear (é um investimento ok?) pessoas chave na empresa com cursos e certificações focadas no seu nicho de atuação.

Estamos falando de cursos online que são feitos em poucos dias, de baixo ou médio investimento. A equipe evolui até mesmo de casa, pelo computador, sem encontros presenciais (e sem hora marcada🙆‍♀️).

Para aqueles que buscam treinar suas equipes e prepará-las para o mercado digital, deixamos um convite para conhecerem a Queen Jay.

nutrição de leads

3)Meio de campo, que também faz gol!

O lance de ter sucesso com equipes enxutas está na capacidade de enxergar e desenvolver os talentos internos.

Já que sua equipe é pequena, então o ideal é que cada um dos integrantes tenha uma especialidade formidável, e que você use ela. Isso não é algo óbvio, pois poucos gestores tendem a explorar o talento das pessoas, devido a correria do dia a dia.

Então decifrar qual os “super poderes” do seu time vai aumentar a produtividade, mas vai também jogar luz a o que falta ainda em sua empresa.

Você tem um bom redator, mas não tem a pessoa que cuida de mídia paga, ou vice-versa. Então a equipe não está pronta! É chegada a hora de melhorar a equipe, e deixá-la mais redondinha.

Falamos em detalhes desse assunto nesse dia.

4)Metodologias ágeis, para ontem!

Quando dizemos “equipes ágeis”, queremos causar assimilação com as metodologias ágeis.

Os famosos times de 2 pizzas costumam ser mestres em métodos ágeis, para controlar e documentar suas reuniões. Eles otimizam o tempo e evitam ações desnecessárias.

São equipes focadas em projetos e nas entregas, e não necessariamente no tempo e no expediente — o que funciona muuuito bem no home office.

Quem comanda esse tipo de equipe, tem mais facilidade de acompanhar o trabalho de todos, usando de ferramentas de gestão diversas.

Se você tem aí uma equipe de até 5 pessoas, comece a usar essas metodologias ágeis e veja a diferença que vai fazer em sua empresa!

Metodologias ágeis
Isso Daniel San, reuniões de 15 minutos…

5) Ferramentas de marketing

Uma equipe de marketing e vendas é metade competência pessoal, e a outra metade a stack de ferramentas.

Um grande gestor ou grande profissional na era digital, carrega consigo uma bagagem no mundo dos softwares, que o ajudam a vencer os desafios diários de sua empresa. E isso vale para as suas equipes, ainda mais as enxutas!

– Quer resultados mais velozes? Tenha boas ferramentas.

– Quer que a produtividade aumente? Tenha boas ferramentas

Acho que você pegou a dica…

E por favor, forneça treinamentos e workshops para que eles aprendam a usar melhor a ferramenta(s) escolhida pela empresa.

A falsa crença de senso de urgência

Essa aqui dei até espaço especial no artigo.

No livro Singular, de Jacob Petry, existe uma lição muito importante para explicar o motivo de ficarmos em ciclos de insucesso e de produtividade reduzida (ou inexistente!)

O senso de urgência, segundo o autor, traz ações organizadas tendo em mente um objetivo específico. Tudo que você, ou que sua equipe faz, giram em torno de algo, evitando o efeito da falta de ancoragem correta (sair de perto do objetivo proposto).

Mas a realidade na maioria das empresas é outra, que tende a crescer com equipes grandes e difíceis de serem controladas.

Quando há o falso senso de urgência, as atividades são tão intensas que não conseguem se organizar, e viram um verdadeiro inferno na vida das pessoas.

Antes de concluir algo, outra coisa entra no calendário, o que tira o “tempo de respiro” da equipe.

Elas pensam estar mais próximas do resultado, mas ficam girando em círculos, decaindo na qualidade das entregas.

growth news

Como o gestor evita esse desastre?

Primeiro, você usa e coloca em prática todas as dicas de hoje.

Em segundo lugar, começa a construir objetivos menores, com entregas mais palpáveis e fáceis de serem seguidas (sim, métodos ágeis).

Gestores ágeis prezam pela melhoria contínua e não têm medo de fazerem pequenos erros, uma vez que por serem pequenos são menos dolorosos no processo como um todo.

Lembre-se dos cientistas: eles erram várias vezes, mas quando perguntamos quantas vezes erraram, respondem “nenhuma, apenas levantamos hipóteses

Se você é adepto do growth hacking, então muito provavelmente você consegue cortar todo o mal pela raiz, e tem um bom olho para pegar os erros no começo, não deixando a bola de neve crescer.

E terceiro e último, analise o workflow de sua equipe e tire processos desnecessários da vida de todos. Estabelecendo OKRs e KPIs o estado de conturbação vai diminuir.

Fuja do falso senso de urgência e da correria cega!

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.