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Conhecendo o Growth Hacking: Alguns mitos e verdades do nosso mundo de empresas digitais

Growth Hacking

Olá querido Lover!

Sabemos que muitas pessoas estão querendo saber mais sobre essa área ou até mesmo como começar uma carreira profissional no mundo do Growth Hacking.

Por isso, decidimos criar um texto falando das principais afirmações – e temores – que envolvem nossa área. Vamos tentar esclarecer alguns pontos e dúvidas de nossos leitores e alunos do Queen Jay.

Veja se suas dúvidas são respondidas, e caso tenha sugestões de algum mito/verdade, entre em contato conosco.

Vamos então aos mitos e verdades!

1)O profissional de Growth Hacking atua somente em empresas grandes

Isso é mito.

A maioria das vezes, em empresas pequenas, não haverá espaço para um profissional como esse. Mas já vi muitas startups (pequenas) buscarem esse tipo de talento, para alavancar de maneira rápida seus negócios.

Portanto é um cenário mais comum em empresas grandes, mas muito empresário vai ficar de olho em um cara que manje bastante de growth, para poder aplicar em sua empresa em um estágio inicial.

Portanto, empresas pequenas com grande intenção de alavancagem, vão se interessar pelo profissional de growth.

2)O mercado de negócios online e de startups está em crescimento.

Verdade.

A pandemia provou, por meio de várias formas, que lojas no mundo online estão em ascensão.

E o mesmo vale para soluções e serviços digitais, os quais as startups costumam estar de alguma forma associadas; alguns exemplos são bancos digitais (Nubank) e serviços/apps (como a Singu).

Portanto, profissionais que estejam alinhados a programação, growth, vendas online e marketing em geral, estarão sob demanda de muitos players.

Aqui a aposta é certa!

3)O Growth hacker ganha muito dinheiro (e qual o salário do growth hacker?)

Resposta: depende de sua experiência

Normalmente em sua primeira tentativa, seu salário ou pagamento como prestador de serviço será baixo. Depois, com resultados e “entregas a mostrar”, você terá acesso a pagamentos mais elevados.

A própria Rock Content afirma que o salário médio é de R$ 4.000,00, porém que existem poucos profissionais na pesquisa para fortalecerem tal afirmação.

O salário do Growth Hacker pode pertencer a um destes mundos: Quando este é PJ, frequentemente chega nos 6 e 7 mil, e quando CLT, segue a lógica da Rock Content.

Valores consideráveis podem ser obtidos em consultorias para empresas, e você pode fazer para mais de uma ao mesmo tempo (com um CNPJ aberto).

Quem realiza esse tipo de “trabalho extra”, ganha facilmente mais de 10 mil por mês.

4)Tem que ter algum curso em faculdade ou diploma para atuar na área

Mito…

Na realidade, a essa altura do campeonato, você já sabe que existe muita área de atuação (como o growth) que não precisa de diploma universitário.

Assim, ser um engenheiro de dados, por exemplo, vai facilitar muito sua jornada na profissão. Mas entenda que não é algo mandatório.

O ideal é você ir crescendo por meio de cursos focados, como o Queen Jay.

 

5)Tem que ser expert em marketing digital para trabalhar com Growth hacking

Verdade.

A única forma de ter muito sucesso nessa área é ser expert, ou ao menos um curioso, sobre a área de marketing digital.

Com isso você poderá usar artimanhas de crescimento, tráfego no site e de aquisição de novos clientes. Um growth hacker dificilmente atua em ambiente offline (dizer nunca seria um erro, muita negociação é cara a cara).

Portanto, caso queira ingressar na área, já aconselho que vá preparando sua mente e intelecto para aprender sobre o mundo do marketing digital.

E aí entra a mesma dica do ponto anterior: vá aprender com quem sabe 😎

6)Somente pessoas do mundo de T.I e programação conseguem vir para a área das empresas digitais

Mito!

Não existe área previa especifica para você se consolidar nessa área e começar sua jornada de experimentos.

O próprio criador do growth hacking, o Sean Ellis, já afirmava que “pessoas ingressas no growth podem vir do marketing, vendas, engenharia e a própria área de tecnologia”.

Mas uma coisa é certa, você terá que aprender sobre a Stack de ferramentas e sobre diversos softwares, mesmo que não seja parte do que você fazia. O marketing se mesclou com o mundo da T.I, e isso constrói uma dinâmica única na área de growth.

Fizemos um post sobre transição de carreira em tempos de pandemia. Leia aqui.

7)Growth Hacking vai resolver problemas presentes na empresa e no time

Mito.

Problemas estruturais e de gestão não serão resolvidos porque você contratou um profissional desse em seu time. Nossa área não é santo milagreiro.

A pessoa contratada, ou desenvolvida para atuar com isso, vai resolver problemas de canais de aquisição, gestão do site ou programa em questão, e algumas vezes até mesmo de projetos.

Mas tudo que ocorre no back end da empresa, como processos errados e falta de estrutura/pessoas qualificadas, isso continuará gerando perda de produtividade e de crescimento da empresa.

Não adianta ter seu Growth Hacker mas não fornecer ferramentas e dinheiro para usá-las (sem um cartão de crédito corporativo, seus ads vão a lugar nenhum, sabia?)

“Vai esperar sentado aí…”

8) O crescimento e expansão são rápidos, ocorrem assim que há a contratação

Mito

Vai precisar de alguns meses para os resultados aparecerem. Dependendo do ponto de vista, isso é rápido – por volta de um ano.

Mas achar que no mês seguinte as vendas vão aumentar em 30%, é ser muito otimista.

Para compensar esse ponto, agora vem esse,

9) Preciso de ao menos um profissional expert em Marketing e/ou vendas online para meu negócio prosperar

Verdade!

Os resultados não são rápidos (como falado no ponto 8), mas é um risco enorme querer começar somente com pessoas com pouca experiência de vendas e de ferramentas de marketing digital (disparo de e-mails, ads pagos, etc).

Algumas empresas acabam jogando diversas tarefas na mão de estagiários (que contratam em grande número), mas esquecem de ter ao menos uma pessoa com boa experiência e portfolio.

Seja um cara que atuava de maneira autônoma ou no mundo corporativo, ter uma pessoa expert em marketing digital vai ajudar muito sua empresa a ter resultados orgânicos ou pagos.

Veja como aprender qualquer coisa, da maneira certa, neste post.

Mentiras e outras coisas negativas que são feitas no mercado sobre Growth Hacking e marketing em geral

Agora a parte mais polêmica do artigo. Vamos falar um pouco de algumas práticas erradas e afirmações que são feitas por aí.

Você verá algumas falácias e crenças que ainda mancham a forma que o marketing é visto, e junto com ele seus profissionais.

“Fórmulas de lançamento” servem para todos

Desculpe a polêmica, mas isso é um mito do marketing digital.

E vou explicar porque citei isso: muitas vezes é necessário ter alguém com knowhow de marketing e aquisição para dar certo seu time, isso é fato.

Mas nem todos negócios conseguem prosperar com as mesmas fórmulas e artimanhas dessas fórmulas, que ficaram bem populares nos últimos 4 anos.

Portanto, querer fazer tudo sozinho é quase impossível, e aqui, de bônus, vai outro mito da fórmula de lançamento: Quem fez dar certo, precisou de mão de obra, e contratar pessoas.

Quem disse que fez sozinho os grandes lançamentos e pacotes de vendas (6 em 7 etc), mentiu.  É muita coisa envolvida para somente uma pessoa fazer (vídeos, criativos, etc).

 

 

 

Um Head de Growth e nada mais (e o famoso EUmarketing)

Ainda tem muita empresa de médio porte que acredita que basta ter seu head de marketing e nada mais.

Sei que o Eumarketing é uma realidade, até comum em pequenas empresas, e não há problema algum nisso (falamos disso aqui).

Agora, uma startup ou empresa com seus mais de 20 funcionários jogar todos resultados de todos canais de marketing nas costas de uma pessoa, isso não é realista.

Para uma empresa ter GRANDES resultados com marketing e vendas online (serviços entram aqui também), ela vai precisar de mão de obra qualificada, e diversificada: gente que possa focar em áreas específicas.

Se você ler esse artigo, vai ficar bem claro o que queremos dizer.

Sem a carta branca, não funciona

Se o Head de marketing ou responsável por testes e “Hacks”, não tiver carta branca de circulação pela empresa, seu trabalho vai ser mais difícil e mostrará menos resultados.

Somos mais que híbridos: nós andamos por todos terrenos dentro de uma empresa.

A forma certa de atuar nessa área, e poder se comunicar com todos, e até pegar alguns talentos emprestados de vez em quando (sim, sequestramos pessoas, apenas por algumas horas).

Ou seja, vamos pedir favores, vamos fazer favores, e vamos alocar recursos já existentes para projetos de crescimento – o que cria a necessidade do gestor já preparar os times para isso.

Para de cair em armadilhas, e aprenda da maneira certa o Growth marketing

Sim, o conjunto de estratégias que tanto falamos aqui em nosso blog e escola, é chamado de Growth Marketing.

Elas envolvem:

  • Vendas
  • Prospecção
  • Ativação e retenção de clientes
  • Criação de conteúdo e de publicidade, de acordo com a estratégia usada pela empresa
  • Formas de gerir um negócio digital, ou até mesmo físico (que obtém lucro digitalmente)
  • Testes e hipóteses – usando softwares na maioria das vezes

Ensinamos você, com nosso material, a ser uma verdadeira referência em questões de marketing e gestão de empresas. Sempre mostramos as coisas que você não deve fazer, e até a se preparar para os erros mais comuns do nosso mundo.

A Queen Jay, é um projeto da educação do futuro, feito para (futuros) profissionais de marketing, gestão e growth hackers. Conheça mais sobre o projeto aqui.

 

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Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers.