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8 maneiras de fazer conteúdo quando você está sem ideias (bloqueio criativo)

8 Maneiras de fazer conteúdo quando você está sem ideias (bloqueio criativo)

Como último post de 2023, gostaria de falar de algo que atrapalha os redatores: o bloqueio criativo e a falta de ideias na hora de criar um conteúdo.

Ao olhar a internet e redes sociais a impressão que dá é que você está apenas replicando as mesmas coisas de outras pessoas, e que estamos criando conteúdos mais rasos e “feitos para o Google ver”

Mas humanizar o processo não é a resposta absoluta.

Escrever sem estratégia e sem pensar no Google e no SEO vai fazer o blog não dar retorno, e com isso, não pagarem seu salário ou seu freela (blogs estão sendo repensados e algumas empresas estão desistindo do tráfego orgânico errônamnte, mas isso é assunto para uma próxima…).

Já que deixar de escrever e desistir de nossas páginas e canais está fora de questão, não podemos perder nossa constância. Por isso, vou ajudar você com esse post a não ficar perdendo horas na próxima vez que vier o bloqueio criativo para seu artigo ou calendário editorial.

Vou agora mostrar 8 maneiras de produzir conteúdo quando você estiver sem ideias ou com dificuldades de fazer suas entregas.

Anota ae as lições do pai.

1)”Conteúdo otimizado para o coração”

Já me peguei em uma situação bem chata, que é quando pensamos “cara, não falta abordar mais nada nesse blog”.

Todo criador de conteúdo, de blog ou social media já teve algum bloqueio criativo, assim como a leve sensação que já tinha abrodado tudo de um nicho.

Qual a saída? Criar algo que está nem aí para o SEO e palavras chave. Esse artigo é um exemplo puro disso.

Quero resolver uma dor, algo que outras pessoas vão se identificar, mesmo que seja uma keyword (palavra chave) com pouca busca.

Note que dei destaque a essa estratégia pelo fato de não exigir ferramentas pagas e nem expertise em marketing. O que vale aqui é o conhecimento autêntico no assunto a ser abordado.

Seja contando a história de outros, dos clientes ou sua, o post tem que ser real e natural.

Isso funciona muito bem com as estratégias de conteúdo do CEO e founders. 

2)Fortifique seu conteúdo central (estratégia da redundância)

Se você notar que um tópico específico gera alto engajamento e boas visitas ao site, não tente reinventar a roda – apenas crie desdobramentos e long tails do que já está funcionando, melhorando autoridade e volume de conteúdo sobre o tema.

Por exemplo, se você tem uma marca de marketing e percebe que a maior parte do seu conteúdo de melhor desempenho cobre tópicos sobre otimização da taxa de conversão, crie mais conteúdo sobre o tópico otimização da taxa de conversão.

Para identificar o conteúdo que atraiu mais tráfego para o seu site, você pode usar uma ferramenta como o Ahrefs e clicar no relatório “Páginas principais” na guia Pesquisa orgânica.

Maneiras de produzir conteúdo quando você está sem ideias (bloqueio criativo)
Fonte

No entanto, é importante perceber que as postagens do blog que geram mais tráfego nem sempre são as mais relevantes para o seu público. Idealmente, você deseja redobrar a criação de conteúdo que atraia seus clientes em potencial.

Assim, você também pode ver quais posts foram mais eficazes para mover seu público através do funil de marketing (por exemplo, eles se inscreveram em sua lista de e-mail, participaram de um webinar, agendaram uma demonstração, baixaram um tutorial, etc.). Você já deve estar acompanhando esses dados em uma plataforma como o Google Analytics.

Outro método é observar suas postagens nas redes sociais que geraram maior engajamento.

Isso é útil porque você pode ver quem está comentando suas postagens e avaliar o sentimento geral do público. Cada plataforma tem seu próprio painel de análise, então use-o para ver quais postagens geram muito engajamento do seu público ideal.

Depois de saber que tipo de tópico de conteúdo você deve focar, você pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para identificar mais palavras-chave relevantes para o tópico ou o público

A intuição também pode servir para criar conteúdo épico assim (ver a dica um de hoje), falando de cases, experiências ou “desabafando” com seu ponto de vista sobre algo.

3. Listas e “Top” alguma coisa

Esse artigo de hoje é um exemplo de lista. Umas são mais chatas de fazer, outras são mais fáceis.

O legal desse tipo de conteúdo é que você pode comentar e dar opiniões, sem ter que se prender muito em explicações.

A internet está cheia de comparações e possíveis listas sobre algum tema, então ao invés de criar uma do zero, você pode ir somando e agregando dicas e insights retirados de vídeos e blogs que você ficou lendo enquanto pesquisava.

E acredite, é rapidinho fazer isso.

Minha dica é que você crie listas e Tops com assuntos relacionados ao seu nicho, pois assim será mais fácil realizar o backlinking de conteúdo, ou apontar para seus Pillar Contents (falei disso no artigo de otimização de SEO).

Um exemplo de lista é o post abaixo:

4. Observe o conteúdo de melhor desempenho de seus concorrentes

Acompanhar o conteúdo de melhor desempenho de seus concorrentes ajudará você a entender melhor o tipo de conteúdo que seu público-alvo gosta.

Embora você não queira copiar nada, saiba que no fundo ter que falar sobre alguns temas é inevitável.

Para rastrear o conteúdo de melhor desempenho de seus concorrentes, você pode consultar suas páginas principais no Ahrefs/Semrush.

No entanto, como o tráfego nem sempre se correlaciona com as conversões e você realmente não sabe quem o conteúdo está atraindo para o site deles, um método melhor é observar as palavras-chave pagas para as quais eles estão investindo.

Rastrear as palavras-chave pagas de seus concorrentes é útil porque eles provavelmente não farão lances em palavras-chave que não se transformem em leads e vendas.

Outra estratégia é simplesmente percorrer pelo conteúdo de mídia social de seus concorrentes e ver quais posts geraram maior engajamento. Você também pode ler os comentários para verificar se está gerando engajamento do público certo.

Por exemplo, esta postagem de ClickUp é um novo compartilhamento de um depoimento/análise de produto da versão 3.0 da plataforma de um influenciador:

Como produzir conteúdo quando temos bloqueio criativo

Ele gerou mais de 30 comentários e você também pode ler os comentários e ver se eles são do público-alvo ideal do ClickUp:

Se ClickUp for seu concorrente, você pode tentar pedir aos usuários beta que criem seus próprios vídeos tutoriais sobre como estão usando sua plataforma. Em seguida, compartilhe novamente os vídeos dos influenciadores nas redes sociais.

Portanto, além de “roubar” as estratégias de conteúdo dos seus concorrentes, você também pode roubar ideias de formato de conteúdo. Por exemplo, eles estão usando vídeos ao vivo, memes ou GIFs em sua estratégia de mídia social?

Você também pode procurar diferentes canais para se inspirar. Por exemplo, se você tem um canal no YouTube, observe o conteúdo de melhor desempenho do Instagram de seus concorrentes para usar como inspiração. O mesmo vale para o TikTok.

[Note que essa estratégia é exclusiva para aqueles que possuem acesso a ferramentas pagas de SEO, ou seja, dois terços dos produtores de conteúdo brasileiro terão que pular essa, infelizmente]

5. Atualizar ou republicar conteúdo antigo 

Apenas uma fração do seu público verá seu conteúdo na primeira vez que você publicá-lo – especialmente se você usar de estratégias nas redes sociais.

Muitos dos melhores criadores de conteúdo repassam ou reutilizam seu conteúdo de melhor desempenho, mudando de formato em muitos casos (carrosséis se tornam vídeos, artigos se tornam mini posts, etc).

O ideal é que você reutilize coisas que já deram certo antes, mas nada impede que você tente reutilizar conteúdo que em uma primeira leva flopou, e a versão 2.0 pode funcionar melhor.

Quem usa com maestria essa estratégia de conteúdo é Brian Dean, como esse exemplo em seu LinkedIn:

Recentemente ele publicou a mesma postagem com um gancho/Copy ligeiramente diferente.

Brian Dean também é excelente em redirecionar ideias de conteúdo em diferentes canais de mídia social. Por exemplo, ele pegou a mesma ideia (o email marketing é ótimo para o crescimento) e também criou um vídeo no YouTube sobre isso:

Além de repassar e redirecionar o conteúdo das redes sociais, também é importante atualizar o conteúdo do seu blog. Vou deixar como exemplo esse post que eu fiz em 2021 que já tinha um bom volume de visitas, mas que estava perdendo sua relevância devido a atualização do Google Analytics.

Como produzir conteúdo quando temos bloqueio criativo

Portanto, não tenha vergonha ou receio em reutilizar ou reaproveitar conteúdo.

Só quem trabalhou com agências sabe que essa de reaproveitar depois de alguns meses sempre ocorre, nem que seja entre empresas diferentes de um memso nicho (ih, lancei a polêmica…).

6. Compartilhe o que você aprendeu com a rede

Como o ChatGPT facilita a geração rápida de “conselhos de caixinha”, as pessoas (e o Google) desejam conteúdo que proporcione experiência pessoal e real.

Portanto, mantenha um diário do que você aprende, ou anote observações suas sobre vários temas. Talvez reserve algum tempo todos os domingos para refletir sobre os experimentos que você realizou, conversas importantes que teve com membros da equipe ou influenciadores do setor e qualquer outra coisa que aprendeu durante a semana.

Depois de ter uma ideia de uma lição que aprendeu, coloque-a em uma estrutura de narrativa e adicione uma lição importante no final.

Se você não tiver nenhum estudo de caso de longo prazo, também pode simplesmente compartilhar um pequeno experimento ou teste A/B que realizou na empresa.

A questão é que as pessoas gostam de histórias reais e lições de outras pessoas – não apenas de conselhos hipotéticos. Especialmente na era da IA, estas histórias de sucesso pessoal são altamente eficazes na geração de engajamento e leads.

7. Tradução e adaptação de conteúdo

Essa estratégia funciona para todos aqueles que:

  • Fazem conteúdo em idiomas que não seja o inglês;
  • Não possuem um blog ou página Top Tier (tipo Rock Content, gente que fica toda hora na posição 1 e 2);
  • Estão pensando mais na entrega do que se aquilo vai de fato pontuar e ter conversões.

Falar de conteúdo e geração de leads é bonito, mas de vez em quando a demanda é tão alta que você só deve simplesmente entregar aquilo.

Quando seu bloqueio e falta de ideias estiver então atrapalhando sua esteira industrial de conteúdo, talvez a adaptação de um conteúdo da gringa seja a saída para você.

Isso permite que com coisa de duas horas de trabalho você já tenha ao menos a primeira versão de um artigo, ou um script interessante para um vídeo no Youtube de algo abordado somente em inglês.

Fazer a tradução pura não é aconselhável, já que seu público e jeito de falar são diferentes da cultura e público deles.

O legal é pegar as ideias e tópicos, mas usar suas próprias palavras para falar sobre eles, isso sem falar da possibilidade de adicionar coisas que você não viu no material original/traduzido.

Esse próprio artigo contou com a tradução de ideias e trechos de outros blogs estrangeiros.

Acompanhar notícias e tópicos do seu setor será bem útil para estratégias de redes sociais e e-mail, e claro, o Twitter.

Encontrar os tópicos e updates pode ser algo trivial e “mais do mesmo”, mas você pode ir mais fundo e acompanhar o Google Trends e pessoas famosas que você segue no Linkedin e Twitter para ver do que eles estão falando.

Um método para encontrar tópicos de tendência mais específicos é inscrever-se em newsletters do seu nicho, ou seguir aquelas que possuem uma ótima estrutura de conteúdo.

Isso pode ajudá-lo a encontrar não apenas os tópicos de tendência atuais, mas também a gerar ideias para novos formatos de conteúdo.

Uma maneira interessante de encontrar tendências de longo prazo é usar uma ferramenta de descoberta de tendências como o Exploding Topics . 

Dica bônus: Crie menos conteúdo bund@

Essa dica pode parecer contra-intuitiva, mas nem sempre mais volume de conteúdo é melhor.

Se você não tem nada interessante para compartilhar naquele momento, é melhor esperar um dia.

Claro que não temos essa opção quando estamos trabalhando para empresas e clientes, mas em muitos casos, como fazemos com antecedência o material a ser feito, temos algumas horas ou dias até a publicação.

Portanto, gaste mais tempo na fase de idealização e não publique conteúdo na base do grito…

Leva tempo para criar um conteúdo verdadeiramente excelente, e você pode obter resultados muito melhores gastando mais tempo em um único conteúdo do que simplesmente criando mais conteúdo. De vez em quando é bom diminuir a frequência, em prol da qualidade.

 

Disclaimer: parte do conteúdo foi retirado desse blogpost.