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Mídia paga: Como funciona e dicas para melhorar sua estratégia

Hoje o artigo vai trazer dicas e hacks de mídia paga.

Um assunto muito necessário, principalmente em tempos onde todos querem se destacar no mundo digital.

Porém, vamos abordar algumas armadilhas do caminho de quem procura trabalhar nessa área.

Artigo baseado na apresentação “Mídia paga é ruim, mas se não se souber fazer é pior“, de Robert Sena.

Mídia paga: Aprenda sobre o mais rápido possível!

Para quem não sabe, a mídia paga são todas estratégias que envolvem tráfego pago para seu site ou página de vendas/conversões.

Por meio da mídia paga, as pessoas te encontram nos mecanismos de busca, e também recebem suas publicidades em banners e ads – como é feito no Youtube e outros sites diversos.

Muitos não gostam, mas sem ela, seu site pode permanecer sem visitas, e seu produto ficar estagnado no estoque.

Por isso, aprenda sobre mídia paga, antes que seja tarde demais.

Como funciona a mídia paga?

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer anúncios pagos.

Basta criar uma conta em alguma plataforma de mídia paga, como: Google ads, Youtube ads, Waze (sim!), Taboola, entre outras.

Mas antes de investir, é preciso ler e aprender sobre o tema, porque errar e perder dinheiro com compra de mídia é muito fácil.

mídia paga

Motivos para a mídia paga ser excelente

No curto prazo, essa sempre será a melhor estratégia (se comparado ao tráfego orgânico).

Você gera receita até mesmo no mesmo dia que uma campanha vai para o ar, e consegue validar as campanhas de maneira rápida.

Mas temos outros motivos

1)Fácil de copiar ads e ideias de terceiros

É possível copiar as ideias e copys de outras empresas, quando vamos criar nossas campanhas de mídia paga.

Em ferramentas como Semrush, você consegue ver as tabelas dos anúncios do Google do concorrente, além de ver as CTA’s que eles estão usando (falaremos disso mais adiante).

mídia paga

2)Segmentação de leads e Remarketing

Graças as interações que o público faz com sua publicidade, você pode criar remarketing dos seus produtos e serviços.

Dessa forma, você será visto e lembrado por dias, senão meses!

Além disso, quando você opera na estratégia da mídia paga, você pode segmentar os leads e os públicos, direcionando os anúncios da forma mais correta e assertiva possível.

Motivos para considerar a mídia paga algo ruim

Segundo Sena, existe “muito idiota” montando as estratégias de mídia paga nas empresas.

Muitos tentam vender fórmulas mágicas, que na prática, se revelam inapropriadas ou fora de contexto (tendo em vista o nicho da pessoa).

Portanto, os pontos negativos são:

1)Baixa barreira de entrada

A barreira de entrada é simplesmente o dinheiro.

Um player novo no cenário, que tenha muito dinheiro a investir, pode sair na frente, mesmo sabendo pouco de técnica.

Além disso, o marketing share é bem limitado.

Você nunca conseguirá passar a barreira dos 30% de share, com raras exceções, e o CTR se limita aos 10%

Mas note que, na mídia orgânica, esse CTR pode chegar a 20% ou 30%; mas vai depender das estratégias de SEO da equipe de marketing.

lado ruim da mídia paga
“imagem retirada da apresentação do Sena”

2)Gera ansiedade e medo extremo de errar

Como falado no começo do texto, é extremamente fácil errar e ter uma gastrite por causa de más escolhas de mídia paga.

E tem dias que faltam sorte também…

Eventualmente, as equipes e profissionais mais novos possuem insegurança, o que gera ansiedade por parte dos profissionais e gestores.

Somente a experiência e profissionais preparados fogem dessa sensação.

Mídia paga: Por que alguém da equipe deve saber fazer?

Para nosso Head de growth, o Robert Sena, você jamais deve terceirizar totalmente esse setor.

Se não houver ao menos um responsável interno por mídia paga ou tráfego em geral, você caíra em um desses problemas;

  • Outra pessoa toma as decisões com seu dinheiro;
  • Sem conhecimento, sua opinião é fraca ou inútil;
  • Em certos nichos, os leilões da mídia paga tendem a crescer, e a estratégia deve ser reformulada por quem conhece o público (ou seja, sua equipe).

Como solução a esse problema, uma equipe enxuta pode adotar o processo de mentorias e treinamento interno, para desenvolver conhecimento neste setor.

Marketing digital, análises de growth e corporativismo podem não combinar

Em empresas grandes, existe muito ruído entre as funções e grandes nomes (plenos e sêniors), perante uma área que deve ser data driven, ou seja, movida a dados.

São muitas pessoas opinando, o que gera retrabalho e efeito manada.

Portanto, o ideal é que seu time seja otimizado, de maneira interna – e evitando agências externas.

mídia paga e o corporativismo

Quality Score: contexto da página para reduzir preço do leilão

Existe uma ferramenta da própria Google, que te compara a outros possíveis anúncios do mercado, e te entrega uma nota, de 0 a 10, para sua palavra-chave (Key Word) escolhida.

Esta ferramenta é acessada em seu painel de campanhas ativas e pausadas, e você visualiza a nota em seus grupos de anúncios.

Para aqueles que não conhecem o quality score, deixamos aqui o link oficial.

Como calcular o Quality Score?

O Índice de qualidade é calculado com base no desempenho de três componentes:

  1. Taxa de cliques (CTR) esperada;
  2. Relevância do anúncio: o nível de correspondência entre seu anúncio e a intenção que motiva a pesquisa do usuário.
  3. Experiência na página de destino: qual é a relevância e utilidade da página de destino para as pessoas que clicam no anúncio (envolvendo o SEO on page)

Deixo como referência esse vídeo, para te nortear em suas futuras campanhas:

Lição do dia: Escalar com mídia paga não é só ter dinheiro

O que estamos tentar passar de conhecimento hoje aqui, é que nem sempre a mídia paga é uma questão de ter mais dinheiro.

Saber otimizar uma campanha, pode fazer ela ter muito mais resultados do que simplesmente aumentar a oferta dos lances.

Normalmente, as campanhas tem decréscimo com o tempo, devido a concorrência e dinâmica do mercado.

Por isso é importante ter um profissional qualificado da área de mídia paga em sua empresa.

Mas esse profissional, na falta de um, pode ser você.

Tentativa e erro: o estudo de tráfego pago é contínuo

Fazer cursos na área de marketing digital é muito bom.

Mas nessa área, o ideal é aprender fazendo, colocando campanhas no ar.

O estudo contínuo pode minimizar o seu distanciamento. Por isso indicamos a Queen Jay, para quem busca começar sua carreira de growth hacking e marketing digital.

mídia paga

Tenha boas chamadas de ação (CTA)

Na hora de criar suas CTA’s, você deve se colocar no lugar da pessoa, e gerar curiosidade por parte de quem lê ou vê o anúncio.

Uma boa chamada de ação, faz com que um anúncio não passe despercebido. Eles envolvem a parte escrita, mas também a visual, que pode (e deve) ser chamativa.

Leve em consideração esses pontos, se quiser que seus anúncios sejam clicados e gerem tráfego:

  • Vá direto ao ponto: seja promoção ou desconto, deixe visível;
  • Fale de desejos e emoções, e não de atributos ou features;
  • Como o cliente pode ser mais feliz? Tenha sempre essa pergunta em mente.
  • Use e abuse do gatilho social, basicamente “o que vão pensar dele se ele comprar, ou não comprar, o seu serviço”.

E claro, busque saber mais sobre o universo do copywriting, sempre!

Dica para suas novas campanhas de tráfego pago

Negative palavras-chave!

Essa é a primeira coisa a se fazer em uma nova campanha.

Por exemplo, se você quer vender iphone, negative a palavra celular ou smartphone. Isso deve ser feito pois quem procura iphone costuma ser específico.

O mesmo vale se você for vender smartphones, mas não tiver iphone como produto. Portanto, negative tudo que for da Apple.

Analise junto com a agência ou com o seu analista

Mídia paga feita por um funcionário ou empresa de fora, é como ter um filho na escola.

Por mais que você não seja o professor, no fim do dia, você deve checar como as coisas andam.

Se não for assim, a criança desanda, e não aprende o que deveria. Cabe a você em “pegar no pé”.

Um dos principais erros de quando terceiros controlam seu tráfego pago, é que focam muito nos Leads mais baratos — apenas para brilhar o olho do cliente em quantidade de leads.

Porém isso nem sempre faz com que venham os melhores clientes em potencial para sua empresa.

brand lovers

Regras para a vida — no marketing, vendas e na mídia paga

Por último, um pouco de filosofia de vida, para que você comece bem no mundo do marketing digital.

Separei aqui 4 regras do mentor e idealizador dessa apresentação, o Robert Sena.

Aqui vão elas:

  1. Não dê desculpa, dê solução;
  2. O plano sempre sai do controle, você decide como lida com isso;
  3. Se quer ser grande, se compare a gente grande;
  4. Comprove as coisas sempre com dados.

 

E deixo aqui uma frase de ouro dele:

“Se brasileiro trabalhasse sempre como se fosse os 5 minutos antes de ir embora, seriamos o melhor país do mundo”

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.