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Empreendedorismo feminino: Veja como se preparar (e aprender) para seu futuro negócio

empreendedorismo feminino

Papo de abrir empresa e de administração dos negócios, assunto de business, historicamente sempre foi um assunto relacionado aos homens e ao universo masculino.

Depois de ver tantas mulheres surgindo com grandes ideias e projetos, e estudando junto com nós na Queen Jay sobre o que é abrir uma empresa do zero, resolvi fazer esse artigo sobre empreendedorismo feminino.

O assunto me chamou a atenção, depois de ver tantas mulheres à frente de seus negócios e dos seus sonhos — e olha que alguns são bem ousados e promissores.

O cenário do empreendedorismo está mudando no Brasil, e a ponte que separa um mundo corporativo predominante masculino, está aos poucos se tornando passado.

Nota: Para responder algumas perguntas de hoje, eu chamei a Jana Ramos, nossa CEO. Por isso, o texto de hoje foi “escrito a duas mãos”

Empreendedorismo feminino: Por que é importante?

O Brasil é um país de empreendedores, um país do “trabalhar por conta própria”. Não há como negar isso, e até mesmo reportagens e estudos já afirmaram isso com dados.

Somos um país em que mais de 1/3 da população possui uma empresa (ou sua microempresa, como autônomo). Enquanto os homens ainda estão na dianteira (59% da população total com empresa), as mulheres já começam a ter um número promissor de empreendedoras (39%).

Segundo o Sebrae, 45% dessas mulheres são as chefes de suas casas, ou seja, representam a maior renda em seus lares (mas não foi levantado se são mães solteiras ou não). Esse número revela o protagonismo das mulheres como pontos centrais da obtenção de renda em nosso país.

Por isso, cada vez mais surgem mulheres interessadas em administrar negócios e começar suas próprias empresas.

Só que ainda existem alguns desafios, tais como preconceito, falta de ajuda/financiamento, falta de conhecimento técnico sobre o assunto e falta de tempo – que vamos falar um pouco a seguir…

É Mais difícil empreender sendo uma mulher?

Nosso país hoje possui uma maioria feminina. Elas são 51.4% da população.

O empreendedorismo feminino sofre alguns desfalques logo no começo: A mulher, há dezenas de gerações, é a responsável pelo trabalho reprodutivo, o que cria uma dupla jornada no seu dia a dia – de dia ela trabalha em uma empresa, a noite cuida da família com atividades domésticas.

E isso é a realidade de 90% das mulheres, enquanto é algo que afeta somente metade dos homens no Brasil. E essa dupla jornada, atrapalha a produtividade em nosso trabalho, e nossa liberdade de criar e empreender. 

Já no mundo corporativo, as mulheres são representadas como figuras mais “frágeis” e recebem salários menores. 

Mulheres que são excelentes profissionais, acabam por ter uma posição de liderança negada. O protagonismo feminino nas empresas e nas instituições ainda é baixo, infelizmente, e isso deve mudar. 

 

É por isso que nossa marca Queen Jay tem como objetivo em ajudar outras mulheres a trilharem esse caminho do empreendedorismo. Queremos criar incentivos e disponibilizar os conhecimentos adequados para futuras empresárias do país.

Como é ser uma mulher empreendedora em nosso país?

Eu, Jana, particularmente sou um perfil diferente, pois não sou casada e não tenho filhos, e sei da diferença que isso causa na rotina de quem empreende (e do tempo que gera ou deixa de consumir).

Mas o que posso sugerir e aconselhar, para as mulheres que buscam ter ou ampliar seu negócio, é a questão da resiliência.

Desde o instante zero, seja por machismo ou desconfiança, a sociedade vai exigir o dobro — você terá que demonstrar o dobro de esforço e de profissionalismo, do que seria normalmente exigido de um homem, para mostrar ao mundo seus planos e ambições.

Se não houver uma força mental fora da curva, você vai se sentir desmotivada.

Vão duvidar de sua capacidade, muitas vezes, somente pelo fato de você ser mulher. Rebata, e prove o contrário!

As dicas e pontos que vão vir a seguir, vão te ajudar a se estruturar e a se blindar a esses problemas (pois eles vão vir, de qualquer maneira).

Empreendedorismo feminino: Por onde começar sua jornada?

Agora vamos dar as orientações adequadas para você completar sua jornada de empreendedorismo com sucesso e com o suporte adequado de mentores e de especialistas.

Serão orientações e dicas para quem está com uma empresa já em pé, mas também para quem ainda não tirou a ideia do papel.

1) Estude nos lugares certos

Algo que temos orgulho de fazer em nossa empresa é ajudar outras mulheres a empreender e a colocarem o growth em suas vidas.

Por falta de conhecimento e de estudos focados para empreender no mundo real, muitas empresárias acabam desanimando ao longo do processo, e perdem fôlego em suas jornadas empresarias (o que é uma triste verdade).

Todas as semanas fazemos mentorias coletivas, e diversos alunos, empresários ou não (sendo que a maioria dos “empresários” são mulheres em nossa Edutech), aparecem com suas dúvidas e questões particulares, que nascem em suas empresas.

São desafios diários que buscamos sempre ajuda-los a resolverem: questões do funil de vendas, frameworks e marketing em geral.

Coisas que as faculdades não ensinam, muito menos cursos generalistas do mercado.

Por isso, se você quer ter sucesso em sua jornada de empreendedorismo feminino, nós somos uma empresa especializada no assunto.

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Muitas empreendedoras já estão com a gente, clica aqui para ver mais >

2) Siga as pessoas certas

Essa dica é para que você comece a garimpar o material certo, seja nas redes sociais ou pelo Google mesmo.

Gostar de ler vai te ajudar nessa trajetória.

Você vai encontrar muita coisa rasa e porcaria nessa sua busca. Mas quando encontrar os bons, vai valer a pena seguir essas pessoas. Leia seus artigos e seus livros. Aprenda com quem veio antes no mundo da gestão e dos negócios.

Mas no mundo off-line, no dia a dia, também é bom estar cercado de pessoas boas, de uma equipe incrível. Mas também de pessoas que possam te ensinar e fazer crescer, sempre.

[Ps: Esse artigo entrega dicas sobre como aprender marketing em geral, mas serve para você também.]

😎 Mas busque ser uma futura autoridade

Seu objetivo de agora, no presente, deve ser algo em torno disso: ser uma autoridade ou grande expert em seu nicho de atuação.

Portanto busque sempre melhorar seus conhecimentos e sempre em construir cases de sucesso em torno de seu nome. Essa é uma dica poderosa para autônomos, mas funciona também para quem está construindo uma marca.

3) Use as estratégias certas

O que vou falar aqui é o básico bem feito.

Muitas vezes queremos mostrar para o mundo algo, queremos ter uma grande empresa, com nossos nomes em um lindo site, faturando milhões por mês

Maaas, esquecemos de duas coisas: Validar o cliente e validar o produto

Uma coisa que você vai aprender com a gente, é que no Growth Hacking você deve sempre validar suas ideias, antes de tomá-las como verdade. Soltar os bois antes da hora no mercado, pode ser uma decisão infeliz, se for feita sem as “estratégias enxutas” do mundo das startups.

Deixo esse vídeo, que aborda brevemente o assunto deste tópico:

 

4) Colocar sua reputação pessoal em xeque

Essa dica vai na linha do que falei anteriormente, sobre retrucar e rebater aqueles que duvidarem de você.

Entenda que empreender é colocar não somente seu dinheiro sob risco ou incertezas, mas também sua reputação. 

Se você pisar na bola e vender algo ruim, você será marcada e lembrada por isso, da mesma forma que se fizer algo bom, começará a ganhar nome e começará a desenvolver clientes naturalmente.

O empreendedorismo feminino é uma tendência, e cabe a nós em provarmos para a sociedade como um todo, que estamos seguras do que fazemos, e que estamos criando algo bom – o qual estamos sempre melhorando e deixando mais preparado para o público final.

5) Paixão por descobrir coisas novas

Ser empreendedor é encarar coisas novas, problemas novos, toda semana (para não dizer todo dia).

Você não vai poder “bugar” na hora de enfrentar uma enxurrada de informações.

Falo sobre isso pois vejo isso na cara de muitos alunos, que começam a receber informações e novos conhecimentos na Queen Jay, e que acabam mostrando um desses resultados comportamentais:

  1. Ficam desanimados com a quantidade de novas tarefas e novas coisas que devem colocar em prática na empresa;
  2. Ficam entusiasmados por estarem aprendendo coisas novas, e por estarem descobrindo coisas que faziam errado, que poderão corrigir.

Creio que você já sabe qual desses dois perfis você terá que desenvolver em sua mente e no seu coração, para ser um chefe ou dono de um negócio de sucesso.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Ser um empreendedor é um jogo infinito, não tem uma data de entrega, uma meta final. Falei disso nesse post sobre educação corporativa.

Você terá que descobrir como ser feliz durante a jornada, e não no fim dela (isso vale para a vida também).

Que tal falarmos um pouco sobre o futuro do empreendedorismo feminino?

De uns tempos para cá (mais precisamente nos últimos 6 anos) houve um aumento significativo da participação da voz feminina na sociedade.

Não somente as mulheres, mas o universo LGBTQ+ também ganhou força nesses anos.

O resultado disso pode ser sentido no mundo corporativo, na publicidade e na mídia. Não é somente a propaganda da cerveja que mudou, estou falando da música, de artistas e de representação política.

Essa nova década que começou em 2020 tem tudo para ser o início de uma época de transição, onde as mulheres começam a colher os frutos de sua luta por direitos e por protagonismo na sociedade.

Isso tem enorme potencial em impactar a forma que empresas são criadas e a forma que projetos de “origem feminina” são vistos. 

E quem sabe, ter esse mix de gênero nas lideranças e nas empresas não seja um “fator de soma” e não de preconceito por parte de gestores, investidores e também clientes.

Isso evitaria as dificuldades que eu senti por ser mulher e empresária no começo da minha carreira, por parte das futuras gerações. Seria o fim de um ciclo limitador e de não-representatividade nas empresas e em cargos de liderança.

Um convite para você, empreendedor (não importa seu gênero)

Falando sério com você.

A gente fala desse tipo de assunto quase todos os dias. Queremos ajudar pessoas como você a desenvolver seu negócio, da melhor maneira possível, com metodologias de growth hacking, marketing e métodos ágeis.

Venha conhecer nossa escola, voltada a empreendedores, e para aqueles que sonham grande.
Venha conhecer a Queen Jay.

growth news growth lovers

Escrito por Di Rezi e por Jana Ramos