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Como crescer na área de Growth Marketing e como se destacar nela?

Sabe por que mais pessoas querem trabalhar com growth marketing? É porque essa área oferece várias oportunidades e salários realmente competitivos.

Muitos profissionais que já trabalham com marketing se perguntam como se tornarem melhores e onde aprender a operacionalizar uma equipe, como gestores.

Afinal, as estratégias das empresas digitais são um pouco diferentes de negócios mais tradicionais, pois exigem muita análise de dados e pessoas que são orientadas por essas informações (o tal do profissional data-driven).

Pensando nesse público que busca crescer nessa área de growth marketing, e busca melhorar seus resultados, é que criamos esse artigo de hoje.

Growth Marketing: Como começar na área?

A área de growth marketing exige algumas coisas daqueles que buscam ser alguém dentro dela.

Uma dessas coisas é uma experiência prévia com marketing digital ou vendas. Quem está habituado a esses cenários, não apanha tanto quando começa a trabalhar em uma área data-driven como o growth marketing.

Portanto você deve ter ao menos um background com experiências de vendas ou de negócios digitais. Mas existem alguns pontos que são primordiais e obrigatórios:

  • Entender de marketing digital;
  • Entender de métricas e números (lance do data-driven);
  • Ter facilidade em aceitar erros e aprender com eles de maneira rápida.

Como o profissional dessa área trabalha com testes e com ideação de hipóteses e caminhos a seguir, todo dia será um novo dia para aprender e para colocar planos em ação.

Somente seguindo as metodologias ágeis é que a empresa e o profissional de growth consegue deixar seu trabalho sustentável, com resultados visíveis a todos onde ele trabalha.

A mesma lógica serve para as empresas que desejam ganhar relevância e crescerem em um ambiente digital.

Sem métodos rápidos e aprendizagem veloz, a área de crescimento encontra dificuldades constantes.

banner do curso growth hacking

E como ser um profissional melhor nessa área?

Existem duas esferas importantíssimas na área de growth hacking e marketing como um todo: O tráfego pago e o orgânico.

São estas esferas que ditam as regras do jogo e de nossas interações com o mercado.

Obviamente que existem outros canais de aquisição e subáreas para vender e gerar mais leads, mas no geral, são estes os 2 carros forte da empresa digital.

Então se você quer crescer na área de growth marketing em geral, você deverá estabelecer qual caminho seguir:

  1. Ser especialista: Ser “o cara” que cuida de uma das subáreas dessas duas esferas. Por exemplo, trabalhar com SEO, que está na esfera do tráfego de buscas orgânicas.
  2. Ser generalista: Seguir uma lógica de carreira em T.

Somente com essa decisão, que será feita de maneira voluntaria ou feita às pressas (e pela necessidade), é que você entende como finalmente ser melhor como growth hacker.

sua carreira no growth marketing
Não tente ir pelos dois, sério…Escolha somente 1

O growth hacker e o growth marketing: O profissional movido a testes e hipóteses e como ele ajuda a empresa

Atuar em empresas que criam soluções e produtos digitais, exige que você aprenda a testar quais as melhores formas de vender e de alcançar seus clientes.

Por isso todos aqueles que desejam trabalhar como growth hackers precisam de uma formação com mão na massa, com trabalho real, focado na entrega de resultados.

Sua formação exige prática e validação de diversas variáveis presentes no mundo das vendas online.

Se você está nesse processo de subir em sua carreira de tecnologia ou marketing, vamos apresentar alguns passos importantes do processo rumo ao seu cargo de liderança e sua escalada gradual até ele.

Os 4 Passos para se tornar um profissional de Growth Marketing de ponta

Alguns desses passos vão dar equilíbrio ao seu progresso, e te livrarão de dores lá na frente.

São tanto dicas “arroz com feijão”, como dicas para ser notado pelas empresas e pela sua rede de contatos, como o Linkedin.

Essas 4 etapas são obrigatórias, mas não precisam ser feitas nessa sequencia. Você pode domina-las ou passar por elas em seu tempo. Do meu ponto de vista, coloquei na ordem que faz mais sentido para o profissional e o lugar que ele atua.

1)Análise de dados e Dashboards

Assunto importante de se tratar aqui no blog, uma vez que essa é a dor de muitos alunos e entrantes na área de growth marketing.

A análise de dados é fundamental, pois é a essência da área de growth marketing.

Mas afinal, onde estão esses dados?

Sim, estão em seu site.

Normalmente as empresas se baseiam nas informações do Google Analytics, enquanto uma parcela menos segue as orientações de plataformas voltadas a experiência do usuário (como a Lumis).

São essas informações que vão direcionar sua estratégia de growth e de vendas para o lugar certo, e você deverá estar familiarizado com elas.

Não se basear em números e acreditar no achismo se revela um grande erro no médio e longo prazo; em qualquer área relacionada ao growth marketing.

E como falado hoje mais cedo sobre a esfera paga e não paga, entender quais números são importantes para você vai depender de qual dos dois universos você participa mais, e qual tem mais influencia no seu OKR.

Qual dashboard é do interesse de sua área?

Ok que muitas informações são uteis para todos, como é o caso do próprio Analytics.

Mas no caso de um CRM e de informações de clientes, ele pode ser específico para SDRs, inside sales e pós vendas.

Então saber quais dados seguir e quais dashboards mostrar para a equipe vão depender de qual seu objetivo no final do dia.

Lembre-se que mesmo que uma ferramenta não tenha dashboards coloridos e bonitos, como o caso das ferramentas de SEO, você ainda pode exporta-las para planilhas que se tornarão trabalhos expressivos de Power BI.

Quanto maior for seu time, maior será a necessidade de ter um local ou dashboard para centralizar as informações de trabalho de todos. Caso você atue sozinho, isso será opcional.

Nota: boa parte desses dados podem ser gerados por times de Business Intelligence (B.I), só que nem todas empresas conseguem criar essas informações de big data.

Se for seu caso, os melhores lugares que vão te trazer informações de valor para seu trabalho de growth marketing serão:

  • Ferramentas do Google em geral (GA);
  • CRM e ferramentas onde são medidos todos esforços de vendas;
  • RD Station e outras ferramentas de e-mail e automação de marketing.

2)North Star Metric: Defina algo que realmente importe

Depois de começar a ler e estudar sobre o tópico de análise de dados de sua empresa, será a hora de discutir qual a métrica que realmente importa.

Aqui é que entra a North Star Metric, que será a estrela mãe do time de marketing e dos esforços da equipe.

Escolha uma das 6 áreas possíveis para sua NSM de impacto e de relevância, e trabalhe junto ao seu time para alcançar esse objetivo.

(Para entender melhor sobre North Star Metric e as 6 áreas citadas, acesse o link).

3)Crie cases, e traga eles ao público

São os cases que elevam o nome de um profissional de growth marketing. E a razão disso é que traz notoriedade e autoridade para o trabalho dele.

Leve seus cases até as pessoas na redes sociais. Crie um artigo ou vídeo que fale sobre essa trajetória e os meses de trabalho envolvidos.

Mostre como foi incrível a construção de uma grande marca ou projeto!

Ter cases de crescimento é bom para o profissional e bom para o portfolio da empresa em geral.

Com esse histórico, você vende e faz negociações de maneira mais fácil, já que poderá mostrar o que já fez para outros players do mercado.

Além disso tudo, quando você cria cases e documentos que comprovem a eficiência desses métodos, você ajuda a ampliar os horizontes da área de growth marketing pelo Brasil e pelo mundo, favorecendo o seu trabalho e de outros profissionais que trabalham com isso.

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4)Estude sempre, e não pare jamais…

Para se tornar um grande profissional de growth marketing, você terá que ser adepto do lifelong learning – ter uma vida de estudo contínuo.

Isso ocorre porque essa área de atuação é extremamente volátil e cria novas “regras” e tendências quase que diariamente.

Se você não aprender novas técnicas e se reciclar com o marketing digital, você corre o sério risco de se tornar um profissional obsoleto no mercado.

Note que todos os passos e todas etapas para crescimento na área de growth marketing envolvem a aprendizagem, principalmente feita por conta própria.

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Growth Marketing é feito de equipes

Para aqueles que buscam crescer no mundo do growth hacking, outro assunto necessário é sobre a gestão de pessoas e de processos.

Todo o trabalho de growth possui pessoas que estão por trás das ferramentas, e que contam com agendas mais apertadas, e equipes reduzidas (poucas pessoas para muito trabalho).

Isso cria uma exigência pouco explicita do mercado, de que esse profissional de marketing do futuro deve saber de gestão de negócios e de equipes.

Falamos nesse dia sobre desenvolver talentos e profissionais internamente neste dia.

Deseja ir para a área de growth?

Não vamos negar: o growth hacking é promissor e muita gente necessita desse profissional em suas equipes.

Para quem está buscando informações sobre essa área, esse blog é rico em aulas e em conteúdo para sua formação e estudo autodirigido.

Recomendamos que você conheça a Queen Jay, que é uma Edtech voltada á área de growth marketing e para atuar em empresas digitais, voltadas ao crescimento.

Você também pode receber quinzenalmente nossas dicas sobre growth em seu e-mail, é só clicar aqui.