fbpx
Pular para o conteúdo

Pós graduação em Marketing Digital: 6 razões para [não] fazer a sua!

pós graduação em marketing digital

Você terminou sua faculdade, talvez recentemente. Está se perguntando se deve fazer uma pós graduação em marketing digital, afinal, é uma área que está crescendo muito.

Mas está em dúvida sobre onde fazer, e se vale a pena se matricular na próxima turma, seja ela EAD ou presencial.

Muitos profissionais se perguntam coisas do tipo, em suas áreas. Em alguns cenários chega a ser muito tentador ter essa extensão ou especialização, mas em outros pode ser um chute no balde –uma atitude de desespero e sem sentido.

Hoje a Growth Lovers vai bater um papo sério com você. Mas venha de mente aberta, pois serão pontos sérios a se refletir.

Devo fazer uma pós graduação em marketing digital?

Em um mercado que não exige diplomas, e sim experiências e entregas passadas na carreira, pode não ser muito tentador a busca por uma pós.

No mercado de marketing digital é assim. Empresas buscam experiências e um espírito empreendedor.

Vale mais um cara que sabe de compra de mídia e de produção de conteúdo do que um cara que apenas abordou esses temas de maneira acadêmica.

Conhecimento de campo e de instituições especializadas em Marketing Digital podem ser mais interessantes nesses casos.

Pode ser que você, interessado em uma pós assim, tenha que buscar alternativas mais rápidas, e também mais econômicas.

Poucos falam disso, esperto é quem tem a chance de descobrir!

Refletindo sobre o tema da pós em Marketing Digital

Mas afinal, é vantajoso ou não ir atrás de uma pós?

A demanda no mercado é verdadeira ou é uma ilusão comercial?

Abaixo estão os 6 itens que exploram o tema de hoje, sobre fazer ou não fazer sua pós graduação em marketing digital.

1)A velocidade de uma pós graduação em marketing digital pode não ser interessante

O tempo de duração de uma pós é bem variado, podendo ser de meses até mais de um ano.

Mas sempre vão demandar bastante tempo, e você não poderá acelerar isso – como é feito nos cursos livres.

Então, tenha em mente que se for optar pela pós graduação você terá que doar um tempo considerável, enquanto optar por cursos livres você conseguirá terminar de maneira mais rápida – além de se matricular nos assuntos e subáreas de interesse seu ou de sua empresa.

 

Pule a parte do “quem descobriu o Brasil” e vá direto aos Hacks da área de marketing digital.

Onde? Em cursos especializados, com seus 1 mês ou até 6 meses de duração

2)EAD facilitando sua vida

O estudo EAD vai facilitar sua vida em muitos aspectos.

Seja na pós graduação em marketing digital, seja na hora de fazer cursos online, você estará otimizando seu tempo e dinheiro.

Estudar no sistema EAD permite você ir no seu tempo, e fazer de casa as aulas. Nada de transporte, nada de hora marcada (ao menos 80% das vezes).

Faça Login em qualquer hora do dia, e estude no final de semana se preferir – e poupe sua sexta também.

Se nunca experimentou fazer um curso online, faça uma experiência!

Leia também: 7 motivos para fazer cursos online

3)Cursos focados e pontuais, em menos de 3 meses

Por mais que não pareça, muitas vezes uma pós acaba sendo abrangente, e a parte que é do seu real interesse pode se encontrar no meio ou no final da graduação.

Ao fazer cursos especializados – como uma linguagem de programação em específico – o foco vai totalmente no tema de sua escolha.

Em algumas semanas, você tem um certificado e estará apto a começar a exercer a atividade. Afinal, quanto antes colocar a mão na prática, melhor será para seu aprendizado.

Um semestre pode render não somente um novo conhecimento, mas 2 ou até mesmo 3, dependendo do seu engajamento.

E se você quiser aprender sobre marketing e sobre Growth Hacking, nós somos especialistas!

4)Mais de um, no mesmo ano

Eu nunca ouvi falar de alguém que faz duas pós graduações no mesmo ano. Mas já ouvi falar de gente que fez 3 cursos no mesmo ano.

Ao fazer cursos presenciais, você terá a vantagem de fazer em um tempo menor, e também de conhecer pessoas – o tal do networking.[

Se for fazer online (EAD), consegue fazer sob demanda as especializações e área que você tem interesse, de maneira focada e ágil.

Portanto, se não for relevante para você o nome da instituição ou do diploma, optar em fazer vários cursos na área do seu interesse, podem entregar resultados melhores.

Marketing digital é bem amplo, e possui muitos temas que você possa querer aprender mais a respeito.

👉Falamos sobre tráfego pago nesse artigo.

5)A pós graduação em marketing digital tem dicas ousadas?

Antes de fazer um curso, pós ou qualquer especialização, descubra se você vai aprender dicas ousadas e novas.

Digo isso pois ao menos na graduação, dificilmente você vai pegar as dicas e macetes recentes do mercado, sendo que os livros e a parte teórica teve atualização há uns 10 anos.

Claro que na pós ela é mais recente do que na faculdade/bacharelado.

Mas observe esse ponto antes de fazer seu próximo curso ou [pós]graduação: o tema é recente e atualizado? Existe demanda de mercado?

6)How much is this $ ?

Cara, você já fez uma faculdade, e provavelmente já gastou uma nota nela (ou no cursinho).

Será que se endividar novamente é uma alternativa boa para você? Ao menos pesquise e busque o que o mercado tem a oferecer sobre marketing em geral.

Recomendo desconsiderar esse ponto apenas para quem tem carreira já estabelecida, em grandes empresas que demandam essas pós graduações em geral.

7)Pós e portfólio: Entendendo o que seu empregador deseja

Você deve se colocar no lugar do contratante.

Se para ele a pós é um bem valioso, considere fazer uma. Isso é um argumento usado por empresas tradicionais, que transferem (não sei porque ainda) a causa da capacidade de gerenciar em um diploma de pós graduação.

Do contrário, se a empresa pedir mais resultados e conhecimentos tácitos em marketing digital, a pós não ajudará de nada, pois o que valerá são as experiências.

Tal cenário é muito comum em startups e empresas menores.

Conclusão sobre pós graduação em marketing digital

Existem casos e casos. Muitas vezes fazer uma pós ajuda muito na carreira, e seria até estranho eu afirmar que não.

Mas em áreas de tecnologia, a busca por um curso pontual e rápido pode ser muito mais lucrativa, e que se adequa as demandas do mercado na atualidade.

A tecnologia e o mundo das empresas enxutas (como startups) se atualizam de maneira rápida.

Você terá que aprender coisas de maneira frequente, E isso envolverá cursos, principalmente os digitais.

pós graduação em marketing digital
“Sei que você fará uma excelente escolha para seu futuro, querido Lover!”

 

Então a resposta da pergunta “fazer ou não fazer uma pós graduação em marketing digital” vai depender do que você almeja.

Em que ponto você está na trajetória?

A dica final que vou passar hoje é você entender em que ponto de sua jornada profissional você está.

Para isso, se pergunte:

  • Que tipo de empresa eu quero como meu próximo emprego?
  • Existe uma demanda ou exigência implícita de pós graduação para você ser promovido?
  • Você quer um emprego ou ser dono de sua empresa?

Portanto, ao notar que só quem tem uma pós é promovido, ter uma pós graduação de marketing digital (ou outra área da empresa) pode diferenciar você de outras pessoas e te ajudar a subir na carreira.

Caso você tenha notado que sua busca está associada ao ato de empreender, obviamente fazer uma pós não é a escolha ideal.

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.