fbpx
Pular para o conteúdo

Por que investir em cursos rápidos? Entenda a nova fase da educação e como utilizar a seu favor

cursos rapidos por que fazer?

Querido Lover, hoje tenho que falar de um assunto que vale sua atenção, que são os cursos rápidos e treinamentos com especialistas.

Quando fazemos uma imersão, que pode durar um dia todo ou até algumas semanas, estamos colocando em prática o curso e ao mesmo tempo ganhando experiência em campo.

Ler é muito interessante, ver vídeos também, mas não é só disso que se fica bom em marketing digital, concorda?

Então entenda de uma vez por todas que na hora de investir em educação, não é só o tempo que conta ou o montante investido. Depende de quem está te ensinando e o quão rápido seu conhecimento responde a uma necessidade do mercado.

Leia nossos avisos de hoje antes de fazer qualquer besteira e de se matricular nas coisas erradas. Os cursos rápidos vieram para mudar sua vida e sua carreira.

Cursos rápidos e treinamentos eficientes

Em um mundo em que a universidade cada vez mais perde importância, ou se torna aos poucos uma commodity, a relevância nos estudos acaba sendo levada para outros fronts.

Ter uma aval que você está preparado(a) para o mercado em 3 ou 4 anos é fria. Que tal ter essa aval juntando 2 ou 3 cursos rápidos referentes ao seu nicho?

E da para ir além.

Você pode ter uma palavrinha diretamente com os caras que mais sabem sobre sua área ou tema que você quer se especializar. Seja em uma call online, ou em um treinamento com duração de um dia, está cada vez mais fácil ficar próximo aos influenciadores e big players do mercado.

cursos rápidos
Para quem caiu no “conto da faculdade” igual eu

Hello, o mundo mudou

Imagine aquele Youtuber que você gosta, aquele especialista no assunto que você “paga um pau”, imagine essa figura semipública, com toda sua expertise…

Quanto vale uma hora com essa pessoa?

Vou jogar uma pergunta melhor: quanto vale algumas horas dessa pessoa, para você e sua equipe?

Uma experiência dessa rende muito networking e aprendizagem real, com mão na massa.

Em poucas horas de sua vida, e um investimento justo, você avançou em muitos degraus no quesito conhecimento e em novos hacks que você foi aprendendo, junto com esse especialista que proporcionou o treinamento – que não deixam de ser cursos rápidos, com temas focados.

Todas essas afirmações geram algumas perguntas e reflexões: será que vale a pena fazer investimento em cursos rápidos e treinamentos de marketing, vendas e gestão?

Antes de responder essa pergunta, uma explicação:

Workshops, curso ou treinamento?

Vamos separar aqui cada um, para não criar confusão. Vamos partir dos mais rápidos para os mais demorados:

Workshop: Diferentemente de uma palestra, esse conta com grande participação do público, que acabam fazendo exercícios durante o evento. Podem durar um dia inteiro, ou algumas horas apenas.
Pode ser feito dentro das empresas, com a visita dos especialistas, e servem para abordar um tema/conhecimento específico.

Treinamentos: Esse tipo de evento demora mais que um workshop, e pode durar diversas sessões ou dias. O objetivo é sempre a especialização para aplicar algo na vida profissional, ou para obter certificações. Existe uma pessoa que conduz o treinamento e que vai observando as pessoas durante o evento, tirando eventuais dúvidas sobre o que está sendo passado.

Curso: A pessoa aprende sobre um assunto ou área em sua totalidade, o que demanda mais tempo. A nomenclatura “cursos rápidos” se referem a especialidades que você pode obter em alguns dias ou semanas – o que é mais veloz que cursos técnicos (meses) ou bacharelado (anos).

As aulas de um curso nem sempre terão uma parte prática, mas é pouco provável que não tenha treinamentos coletivos ou provas. Um curso pode durar alguns dias, meses e até anos – que é o caso dos cursos de idiomas.

Agora que ficou tudo explicado, saiba que os especialistas e mentores podem usar qualquer um dos 3 métodos citados.

Mas isso vai depender muito do campo de atuação, e de ser algo presencial ou não (um workshop quase sempre é presencial).

 

 

Cursos rápidos e mentorias — sob demanda

Quando você acessa um portal de cursos online ou entra em sites famosos como a Udemy, é claro que você tem acesso instantâneo ao conteúdo.

Mas dificilmente você terá um bate papo direto com um professor em um curso digital/online.

Estou falando de contato direto com esses professores e mestres, algo privado.

Só que hoje é possível mesclar o ensino a distância (EAD) com uma mentoria, que é o método usado por nossa marca. Você faz seu curso, e nas etapas finais consegue ter uma palavrinha com os instrutores sobre seu negócio ou case pessoal.

Na Queen Jay, você faz parte de uma comunidade de verdadeiros Growth Lovers, que trocam experiência em nossa Hub.

Venha conhecer o projeto!

cursos rápidos

Aulas acompanhadas de perto, por quem tem experiência

Seria bom ter alguém dando feedbacks sobre sua empresa ou negócio, não acha?

Existem empresas que criam uma ponte entre esses especialistas, com bastante experiência e conhecimento, e seus “alunos”, que na realidade são equipes ou empreendedores que desejam crescer – tanto como empresa como no quesito pessoal.

Esse investimento funciona entre dois mundos, pois existem as reuniões com o instrutor, e ao mesmo tempo a necessidade de se estudar um conteúdo pré-estabelecido (livros entram aqui também), por conta própria no sistema EAD.

Esses cursos rápidos e mentorias evitam desperdícios com temas que não seriam do seu interesse, ou com muita teoria. Como são “mãos na massa”, é mais fácil de tirar suas dúvidas com os professores do curso.

👉Para saber mais, leia sobre o ensino híbrido e outras tendências da educação
digital aqui nesse artigo.

Feedbacks que valem ouro

Uma vez eu fiz um treinamento de dois dias, para usar um pequeno hardware em uma empresa que eu trabalhei.

Depois de ligar a máquina, o instrutor passava de mesa em mesa, e explicava o que estava errado em cada dupla, que operava o hardware

Sem essa análise do especialista, eu poderia ter percebido somente com a máquina já em uso, e isso não seria muito bom. Esse feedback faz toda diferença.

A questão é: quando você está começando em algo, você não consegue julgar o que está certo ou errado. O instrutor possui mais experiência e tem um filtro melhor para ver o que está bom ou não.

Você quer ficar fazendo errado, perdendo dinheiro em sua empresa? Bom, para isso que serve essa análise e acompanhamento de um mentor.

Essa pessoa consegue acompanhar seu case, tirar dúvidas e até mesmo ajudar você e sua equipe a progredir.

cursos-rapidos
“Uma sacada do especialista faz toda a diferença na sua jornada.”

Olá projeto de férias!

Seja por meio de um curso online ou qualquer outros tipos de cursos rápidos, a tomada de decisão é  rápida e seu retorno sobre o investimento (ROI) também.

Muitas pessoas que entram em cursos de programação de seis meses ficam empregadas assim que criam um pequeno portfólio, coisa que não acontece com muitos cursos extensos.

Essa aposta em cursos de pequena duração é o cenário perfeito para os desesperados de plantão, que se deparam com uma situação de “tenho que aprender xyz até o meio do ano”.

Esses cursos com vieses mais técnicas (como nossos cursos) são bons também para tempos de transição e de crise, onde o foco do mercado muda. No caso de 2020, ficou mais que evidente a importância que as empresas de tecnologia ganharam (e claro, abriram mais vagas).

As férias estão chegando, e com elas seu novo projeto de estudos. Que tal uma nova formação para começar bem 2021?

Estou falando de cursos de menos de um mês amigo, com impacto real no seu trabalho e na sua coleção de skills.

Mas faça uma pesquisa de tendências, para entender o que o mercado realmente precisa. Ok?

 

Entenda porque os cursos rápidos são a aposta da vez (e não seu curso universitário)

Para operar o CRM em sua equipe de marketing, ou estruturar seu blog/site, é necessário um curso rápido ou um bacharelado?

Muitas coisas que as empresas precisam [para ontem] de know how em suas equipes passam longe das grades curriculares das melhores universidades do Brasil.

Vou dar dois exemplos idiotas, que me causaram dor de cabeça quando comecei a procurar emprego: Excel e Photoshop.

Por mais que eu estivesse em uma faculdade renomada no Brasil (desculpe, não vou citar), minha falta de conhecimento técnico e específico, me deixava atrás de outros candidatos.

Com o tempo, me dei conta de que o que realmente interessava eram esses conhecimentos e hard skills, que ou eram obtidos por experiência prática, ou por cursos e treinamentos.

“O mundo é de quem faz, e não de quem brinca que sabe fazer”

Sinceramente, hoje é muito mais importante os fatores de entrega do que o que você diz saber no papel (ou no currículo).

Ou seja, o que você é capaz de fazer ou como você desenvolve – se é de um jeito único, artístico ou aperfeiçoado em comparação a outros – é o que vale na hora de vender seu peixe.

Muitos profissionais acabam sendo contratados e reconhecidos graças a suas obras e feitorias, e não mais ao diploma. E isso é algo bem sério, e pouco discutido.

 

Leia também: 7 Motivos para fazer um curso online

Treinamento com especialistas em sua empresa

Já que é para ter uma ajuda e supervisão da sua ideia/projeto como um todo, por que não ter esse acompanhamento em uma equipe?

Algumas vantagens bem marcantes ao contratar mentorias e cursos rápidos focados para sua equipe são:

  • Aprendizagem em conjunto;
  • Acompanhar exigências do mercado;
  • Aprender com velocidade;
  • Investimento baixo se comparado a uma faculdade de 3 anos ou mais;
  • O processo entre o investimento e o término do curso, muitas vezes leva menos de 1 mês.

Com treinamentos de equipe, sua empresa terá uma nova visão de como aplicar tudo que é discutido e ensinado nos encontros.

É uma jornada indispensável para os que estão começando, mas não deixa de ser algo interessante para você que já tem alguma história – afinal, para um Growth Hacker, tudo tem espaço para melhorar. Sempre.

 

 

Di rezi growth Lovers

 

Diego Rezi
@Growth_Lovers

Te ensinando a usar a internet para aprender e Hacks para sua vida.
Escritor e criador de conteúdo freelancer, escrevo também no meu blog pessoal.