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Curso de Growth Hacking: 5 coisas que você precisa saber antes de escolher um

curso de growth hacking

Você queria um post sincero sobre um curso de growth hacking? Aqui está ele.

Já que queremos ajudar nossos leitores a fazerem boas escolhas e a analisarem como vão se tornar profissionais da área, um post como esse não podia faltar.

Mas afinal caro leitor, o que você busca em um curso? O que seria bom ter em um curso de growth hacking?

Hoje vou mostrar quais coisas são necessárias e possíveis tendências para você que está prestes a comprar algum curso – que nem mesmo precisa ser de growth, mas outros temas e metodologias incluídos.

Curso de growth hacking: Quais técnicas e conceitos você precisa aprender?

Antes de falar dos pontos que você deve ficar de olho, quero falar das técnicas e do assunto principal dos cursos, que são seu conteúdo.

Pois afinal, o que uma pessoa busca no growth?

Provavelmente é se diferenciar em seu trabalho e encontrar soluções que passariam despercebidas.

Também buscam ficar por dentro do que experts de marketing já fazem e realizam [e cai entre nós, deseja parar de achar que está perdido e que não manja nada, certo?].

E para isso o mundo do growth oferece técnicas que envolvem a análise de dados, tracking (ou seja, rastrear coisas) e a capacidade de perceber tendências.

Vamos explicar como isso funciona na parte teórica e prática de nossas vidas, bem rapidinho.

O tal do funil pirata e as suas 5 etapas

Hoje atuar com marketing digital e vendas online exige que tenhamos o conhecimento do funil pirata. 

Com ele você mapeia melhor a trajetória do cliente, e consegue identificar as partes que nossas empresas estão falhando!

O funil AARRR inclui praticamente tudo desde que o lead descobre sobre sua empresa, quando começa a se interessar e vai até a retenção.

Um curso de growth hacking deve, obrigatoriamente, passar por todas suas etapas…

Aqui abaixo, deixo uma amostra do que ele representa:

funil pirata do curso de growth hacking

👉 Fizemos uma abordagem interessante ao “triple R” e o funil pirata nesse artigo.

Gestão de negócios e de processos

Outras técnicas e conceitos que não são necessariamente lembradas em alguns cursos de growth hacking é a gestão de negócios.

Isso porque muitos se lembram da parte analítica e de marketing digital , mas esquecem que no final do dia o que faz a roda girar é a gestão de pessoas, e organização de processos.

Por isso novos modelos e técnicas para gerir pessoas e processos vêm surgindo, e que você precisa estar por dentro para, no mínimo, estar nivelado com o mercado.

😎Falei dessa parte de gestão de negócios nesse outro dia

Mindset de growth e a curiosidade do analista

Algo que um curso não pode ensinar, mas que pode ativar em você é seu espírito científico. 

Ter um growth mindset é algo que deixa a pessoa proativa e que não espera alguém ou as coisas piorarem, para somente depois disso procurar defeitos.

Afinal o que as pessoas esperam de você? Que você encontre os erros da empresa quanto ao marketing e ao funil pirata!

“Ok, e como um curso de growth hacking contribui nessa parte?”

A contribuição desse tipo de curso e outros que você vai ter que fazer (ou leitura de material por exemplo), vai te ajudar a ser um profissional T-shaped, com múltiplas skills desejadas no mercado, sendo a maior delas a vontade de aprender a testar hipóteses.

Creio que com isso fizemos um overview e que podemos passar para a próxima parte…

curso de growth hacking e growth mindset

As 5 coisas que você precisa fazer antes de comprar seu curso de growth hacking

Sem mais delongas, agora apresentamos a você esses “conselhos” sobre o que você deve estar atento antes de finalmente fazer seu curso de growth hacking (e de se tornar um dos nossos).

Vamos lá!

1)Existe mentoria envolvida no curso de growth hacking?

Aqui é o ponto mais importante, uma vez que poucos sabem dessa possibilidade.

Sim, alguns cursos e lugares possibilitam uma continuidade do curso.

Como? Mentorias e as comunidades de alunos.

As pessoas ainda acreditam que fazer as aulas, e somente isso, sem prática e a possibilidade de trocar experiências, será o suficiente para suas carreiras e CVs mudarem da noite para o dia.

Sabendo disso, a Queen Jay já ajuda e deixa encaminhado aos alunos tanto a possiblidade de terem mentorias como também deles próprios se tornarem mentores (e assim prestarem consultorias de growth).

Obviamente não somos os únicos a fazerem isso, mas já deixo avisado aqui: poucos abrem as portas para essa possibilidade.

Então fique de olho com essa dica, pois ela é de longe a mais importante!

curso de growth hacking

2)Crescimento de negócios digitais e o growth marketing

Algumas pessoas já suspeitam, mas aqui vou reforçar: o growth é o next level do mundo dos negócios digitais.

Os motivos são bem simples:

Portanto não encare a possibilidade de um curso de growth hacking como um “e se” ou um talvez.

Não economize esforços e tempo, faça algo para valer e aposte em suas capacidades autodidatas, pois é disso que essa área é formada, pessoas que aprendem fazendo.

Lembre-se: o growth marketing já é realidade nas empresas e no mercado.

3)Seu curso de growth hacking ajuda você a ir atrás de consultorias e até de vagas de emprego?

Me lembro de quando entrei em um curso de copy, e existia um portal/grupo que ajudava os alunos a buscarem freelas e trabalhos como Copywriters.

Eu achei aquilo um máximo!

Uma boa prática que fazemos na Queen Jay é criar uma conexão entre as pessoa que procuram growth hackers e aqueles que querem exercem a função.

Por isso, antes de começar seu curso de growth hacking (ou até mesmo de marketing digital, o que for), veja se existe esse apoio e ajuda na hora de ir atrás de empregadores e de vagas de emprego.

Se não tiver isso, que ao menos tenha algum direcionamento para te ajudar a prestar serviços na área.

E se o curso não tiver isso, pense bem se vale a pena pagar por ele…

“Rapaz, meus outros cursos não tinham isso!”

 

4)Você terá a indicação de algum framework ou material de apoio?

Seu curso de growth hacking ou possível mentor oferece algum framework?

Digo isso porque um curso pode te disponibilizar um framework / modelo / planilha – como ocorreu em um curso de SEO que eu fiz – ou pode deixar você a própria sorte.

Certos cursos e áreas podem até mesmo não ter essa necessidade, mas nessa área aqui que estamos falando, se você não tiver modelos e programas que ajudem você a ter um “controle da coisa toda”, pode ser que você trave (ou seu cliente).

No caso do curso que fazemos para futuros growth hackers, entregamos um modelo / ferramenta própria.

Acredite: isso facilita muito as coisas, e funciona como um hack poderoso na hora de implementar growth em uma empresa.

5)Você teve acesso a opinião de outras pessoas que fizeram o curso de growth hacking que você está prestes a comprar?

Aqui é uma recomendação honesta.

Se possível, fale com alguém que já fez o curso. Na maioria das vezes você encontra na própria landing page da empresa alguns testimonials, mas creio que você deve ir além.

Isso porque quando a indicação é forte, ou seja, a pessoa recomenda fortemente que você compre o tal curso, ficamos mais dispostos e confiantes em fazê-lo.

Já encontrei alguns que não batiam muito com meu perfil, ou que estavam em outra fase (ou eram muito básicos, ou até muito avançados).

Qual a solução aqui? Descubra pessoas no linkedin ou em páginas da empresa que falem sobre o curso.

Mas na maioria das vezes o linkedin resolve (sim, você pode chamar um estranho e perguntar daquele curso de growth hacking que ele fez; geralmente o pessoal se abre com você!).

😲Bônus: Plantão de dúvidas!

Aqui de quebra, resolvi colocar um ponto que senti falta em cursos que eu comprei no passado, os plantões de dúvidas.

Descubra se existe essa possibilidade no curso que você pretende comprar. Ok que a maioria deles respondem aos seus comentários nas plataformas do curso (tipo fazer pergunta na hotmart na parte de comentários em cada aula).

Porém, será muito melhor ter a possibilidade de falar isso com os professores e alunos, ainda mais ao vivo.

Por exemplo, na Queen Jay, sabendo dessa nova necessidade do pessoal, deixamos um dia do mês só para isso, um encontro presencial para dúvidas. Tivemos bons feedbacks por isso!

Conclusão

Hoje falamos bastante sobre cursos de growth hacking pois as pessoas não sabem de uma régua mínima de qualidade ou o que é esperado em um curso do tipo.

Como trabalhamos com isso, e também como alunos de diversos cursos (eu aqui que escrevo fiz uns 3 só de growth hacking), resolvemos abrir um pouco a caixa preta e quebrar o tabu do assunto.

Espero que tudo isso te ajude a tomar uma melhor decisão e que você possa embarcar com tudo nessa aventura que é ser um growth hacker de sucesso!