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Dicas para criar conteúdo em 2021 (com tutorial e Boardgame)

criar conteúdo em 2021

Depois do que se seguiu em 2020, o ano que está por vir será um pouco fora da curva.

As pessoas trocaram de hábitos e tiveram que se adaptar a novas realidades – um exemplo são os eventos online, feitos na tela do computador.

Não importa qual seja seu setor de atuação. Sem previsões precisas, vamos continuar em um jogo de adaptação e de evolução.

E isso tem um impacto direto na vida do produtor de conteúdo e dos criadores de artigos e posts.

Porque manter as mesmas práticas que eram feitas até então, no caso no começo do ano, está fora de cogitação.

Portanto quero levantar hoje algumas hipóteses (o que um growth hacker mais faz na vida) sobre como será criar conteúdo em 2021 e quais as tendências que vão marcar os primeiros meses do ano (que já estão sendo moldadas nesses últimos meses do ano).

Lendo até o final esse artigo, você verá:

  • O que mudou no mundo e o que está vindo como tendência;
  • Dicas de como criar conteúdo em 2021 e de como abordar eles;
  • Como sair da inércia com seu time de marketing e vendas e abraçar as novas mudanças;
  • Um minigame para você saber como anda a desenvoltura do seu time de Inbound Marketing

[Aviso: Hoje haverão memes temáticos…]

Por que devemos falar sobre criar conteúdo em 2021?

Como eu falei antes, o ano de 2020 acelerou mudanças que ocorreriam ao longo de anos, e isso já é sentido hoje no trabalho e no mundo online.

As experiências de compra, consumo e de serviços está mudando e ainda não se estabeleceram regras gerais (ou seja, um padrão). Tudo está em teste e todos torcem para suas ideias malucas “darem certo”.

Querendo ou não, está cada vez mais difícil ter a atenção das pessoas, e fazerem elas lerem seus posts até o final, não é mesmo?

Por isso é interessante estar preparado para as novas tendências e até mesmo valores que terão de estar refletidos nos mínimos detalhes na hora que você for criar conteúdo em 2021.

Na prática, o que acontece todo ano

A verdade é que toda virada de ano promete fórmulas mágicas e assuntos que vão criar altas taxas de conversão em seu site ou até mesmo em seu blog para o ano seguinte.

Mas a intenção de hoje é recapitular o quê mudou esse ano e como você pode usar a seu favor para criar conteúdo em 2021.

E pela primeira vez, dizer que ocorreram mudanças globais pelos usuários da internet de um ano pro outro, é uma verdade.

Dicas de conteúdo e macetes para publicar posts e artigos no próximo ano

Até a presente data, temos muitas incertezas, e criamos muitas hipóteses para o próximo ano. Para nós da Growth Lovers, esses são nossos pontos de foco:

1)Experiência do usuário ampliada

Segundo a Wordstream, como as compras e interações tendem a ficarem somente no espaço virtual, as sensações atreladas ao produto devem ser ampliadas.

Estamos falando de sons e até de Tours pelos produtos e serviços.

Provavelmente seu cliente não saíra de casa ainda por um bom tempo, então vender através de sensações e realidades ampliadas pode ser uma saída para crescer as vendas.

Temas: Como melhorar a experiência do usuário em sua plataforma, e coisas que ensinem a usar seu produto ou ferramenta explorando o elemento visual e outros sentidos (criatividade aqui é tudo).

 

criar conteúdo em 2021

 

2)Transforme os clientes em uma comunidade

Essa tendência acredito que era algo natural, e não foi uma consequência da Covid. No máximo, isso apenas se adiantou no tempo.

Uma vez eu fui convidado para escrever um post em um blog, como convidado.

Eu era um cliente. Isso me deu extrema satisfação, me senti importante. E levar essa sensação até o cliente é fundamental para construir um relacionamento duradouro.

O sentimento de comunidade é você poder conectar clientes e parceiros, e existem muitas formas de fazer isso; desde grupos de networking ou até ferramentas como o Peepi.

Então se você conseguir fazer seu cliente colaborar com sua marca e com sua história, ele estará mais satisfeito, e vai compartilhar com outras pessoas sobre a experiência.

Possíveis temas: Como participar de nosso blog, ou matérias relacionadas a sua nova plataforma de integração (até Telegram conta).

3)Novas ferramentas e utilidades de marketing

Esse ano alguns aplicativos e ferramentas bombaram devido ao uso universal do Homeoffice e do distanciamento social. Um exemplo forte foram as soluções de vídeo chamada e de ferramentas para reuniões, de diversos tipos e funções.

Agora pense: você sabe de uma nova ferramenta ou sabe usar bem ela. Sabe a ponto de poder dar até uma aula falando do assunto.

Fazer posts e tutoriais sobre esse tipo de coisa é uma utilidade pública! Quando é uma novidade, sua concorrência será baixa (poucos sites falaram do assunto), e a busca será alta (mas temporária).

O ano de 2020 teve algumas estrelas no Brasil, como o TikTok, e nos perguntamos qual será a de 2021, certo? Se eu soubesse, já estaria falando dela com certeza (e teria muitos acessos orgânicos, pode apostar).

Por isso, fique de olho e esteja preparado para criar conteúdo em 2021 de qualidade sobre essas ferramentas, antes de todo mundo.

4)Key Words que envolvam “Trabalho autônomo”

Se você reparar bem, isso na realidade é algo que marcou o ano de 2020. Mas minha aposta é de que isso vai continuar.

Considere todos os conteúdos que envolvam coisas do tipo: Como vender x coisa sem sair de casa, Como montar sua loja de xpto, Aprenda a ganhar dinheiro vendendo online.

E já quebrando sua objeção:

Você pode achar que seu business não interage com esse tipo de abordagem, certo?

A ideia por trás dessa dica é que muita gente começou a trabalhar por conta própria ou até desenvolveu um novo negócio.

Pessoas que nem sabiam o que era um funil de vendas ou o que era trabalhar com equipes minúsculas saíram na batalha para conquistar seu lugar no mundo do marketing digital.

E mesmo aqueles que estão em grandes corporações, tiveram que aprender a se virarem mais , pois passam horas do dia sozinhos, e a ajuda “do pessoal da empresa” parece um pouco mais distante.

Então capriche nos gatilhos mentais e capriche em coisas que ensinem algo às pessoas (isso anda de mão dada com o item anterior ok?).

conteúdo 2021 key words

5)Seja mais pessoal, mais “people-centric”

Há uns 5 anos, lembro que uma empresa de marketing e de venda de produtos de lançamento simplesmente colocou o nome de seu criador na frente de sua estratégia de marketing.

Toda a comunicação e criação da empresa deixou de ser “o que a Marca X pode fazer por você”, por “o que Robertinho [figura pública da empresa] pode te ensinar hoje?”

Isso muda tudo. Sua empresa passa a ter uma figura pública, com pontos fortes e fracos. Isso gera comunicação direta quando bem explorado.

Alguns pessoas vão se sentir mais conectadas com esse tipo de estratégia. E esse ano foi fortemente marcado pela abertura de sentimentos e problemas pessoais das pessoas. E isso foi uma grande conquista, ao meu ver…

E isso serve para qualquer tipo de negócio. No Linkedin os posts que falam sobre a família e as experiências dos colaboradores de longa data, são as postagens com maior interação do público.

6)Ser um ativista, essa é uma boa hora.

Você não precisa falar publicamente que apoia algo político, com assuntos controversos, mas pode ser a favor de datas e eventos nacionais relacionados ao feminismo ou ao empreendedorismo de pessoas de baixa renda, por exemplo.

Mas seja coerente. O ideal é que alguém que seja o responsável pela produção de conteúdo faça isso. Pois muitas vezes os chefes e gerentes pedem algo sobre datas comemorativas e eventos sem darem a mínima para aquilo.

Coerência, por favor.

Se você respeitar isso, na hora que for fazer um texto ou vídeo, não será algo artificial.

Possíveis tendências para observar

Após ler e refletir bastante sobre o assunto, gostaria de falar de 3 tendências para meus leitores aqui do blog:

  1. Ressignificação de conteúdo
  2. Google meu negócio
  3. Pesquisa por voz

Ressignificação do conteúdo e do propósito da marca

Um exemplo bestinha, mas válido: Você viu o logo da Mercado Livre, certo?

Mudando o símbolo da marca, eles deram um novo significado ao seu serviço, em vista o momento que passamos no mundo.

Tenho quase certeza que as metas de sua empresa tiveram alterações, e alguns valores e praticas foram extintos devido a pandemia.

Sim eu disse extinto, não tem mais volta.

A galera de comunicação e que trabalha com publicidade teve que repensar em como sua empresa iria se comunicar e ser percebida.

As estratégias que valiam até março desse ano não se aplicam mais. E com isso vem a necessidade de ressignificar a marca e suas práticas. Estou falando de novas propostas, novas visões e uma nova maneira de entregar seu serviço.

Se isso não foi discutido com sua equipe, cuidado, você pode estar fazendo isso muito em cima da hora. O ano está acabando amigxs.

– Mas olha, falarei mais disso no final desse artigo, leia até o final…

Google Meu Negócio

Eu fui relutante em colocar esse tema aqui hoje.

Em minha mente, atuar com um lugar fixo e mostrar isso no Google não ia muito de encontro a o que significa “o novo normal” que enfrentamos.

Mas existem dois pontos importantes:

O primeiro é a pesquisa por voz, que é o item que vem a seguir.

O segundo, para quem trabalha de casa e sem uma loja aparente, fica mais fácil de ser encontrado se tiver um estabelecimento lá no Google.

Ou seja, você é freelancer? Abra uma conta no Google Meu Negócio, faça a experiência. Talvez você será notado mais facilmente.

Pesquisa por voz

Eu sei que isso não é nenhuma novidade e que muitos blogs falam disso desde 2016.

Mas eu não poderia deixar de tocar no assunto!

As pessoas fazem pesquisa no carro dirigindo e no celular sem mesmo olharem para a tela do smartphone. Eu vejo isso diariamente.

Como? Usando a voz e a inteligência artificial de seus buscadores. E isso muda a forma com que você cria ou menciona seu negócio online.

E pesquisa por voz está super associado ao Google meu negócio. Falamos de pesquisa por voz no Google em uma matéria exclusiva.

Não deixe de ler se quiser saber mais sobre o assunto.

 

 

Provisório ou não?

Eu vi muita coisa sendo encarada como provisória nesse ano.

Pensamos que a bagunça em nossos planejamentos estratégicos duraria poucos meses. Mas no final, foram até mesmo cancelados, e outros planos vieram substituir tudo aquilo que estávamos fazendo.

Mas supondo que as coisas provisórias vão permanecer. Não seria melhor você e seu time estarem preparados?

Bom, estou falando de trabalho remoto permanente, ou de uma redução drástica em feiras e eventos. Isso implica em algumas mudanças, e de novos comportamentos.

Eu já trabalhei em empresas que tinham uma grande resistência em incorporarem ferramentas robustas para seus times de marketing (ou até mesmo para os “Eumarketings” em seus escritórios).

Isso fazia com que o profissional de marketing ficasse preso a soluções free e ao famoso “dar um jeitinho” para colocar os projetos em ação (usando software pirata ou soluções porcas).

Inbound Marketing: uma “nova” saída para 2021

Para o próximo ano, o segredo é a flexibilidade e capacidade de produzir conteúdo criativo e gerar Brand Awareness.

A produção de conteúdo e presença em redes sociais consegue criar um vínculo e mostrar ao público que você está ativo. Não importa o momento na jornada de compra que o individuo esteja, o importante é ele ter o conhecimento do que você faz.

E tudo isso vai funcionar bem se você estiver mensurando os resultados e interações, o que implica sim na necessidade de investir em ferramentas ou cursos para a equipe.

Já que prometi um tutorial para colocar tudo isso em prática, aqui vai ele:

Como colocar em prática os ensinamentos de hoje (e como fazer o time de marketing decolar em 2021)

Acima de qualquer fórmula pronta ou de um template bonitinho de calendário editorial, eu devo te avisar de uma coisa: Se preparar para tudo o que está por vir é uma questão de mentalidade e modus operandi de sua equipe.

Existem alguns passos a seguir e valores/conceitos a serem adotados para que você consiga tirar proveito dessas estratégias.

E existem algumas ferramentas de Hacking Marketing que já deverão estar implementadas no seu dia a dia para essa roda girar. Do contrário, sua tração será lenta.

Aqui vou fazer como se fosse um jogo Snakes and Ladders, para tentar fazer você se encontrar nesse momento e bombar com suas estratégias de marketing digital , e claro, de conteúdo para o próximo ano.

Vamos jogar!

1)A diretoria está mais flexível: Acredito que em 95% dos casos, o trabalho home office e os sustos que o time de vendas levou achando que a empresa ia falir  fizeram as coisas se flexibilizarem, e com isso, até os assistentes ganharam mais voz e poder de atuação em sua empresa.

Ou seja, você têm estratégia de produção de conteúdo e possui planos para crescer assim que virar o ano!

Se for seu caso, pule para a etapa 3, ou vá ao ponto seguinte.

2)Compre a pílula de Semancol: Há algo de errado com seu time, e os tomadores de decisão provavelmente vão barrar sua liberdade na hora de produzir conteúdo ou de investir em ferramentas de marketing.

Não a previsão de novas estratégias e muito menos para criar conteúdo em 2021.

Isso é algo muito sério. Mostre esse blog para seu gerente ou para a pessoa que não está acreditando no poder que vídeos e redes sociais possuem.

Após convencer a equipe a participar das redes sociais e de criar conteúdo bom, com ferramentas boas, prossiga para o próximo ponto.

criar conteúdo em 2021
Pegou a referência?

3)One man army ou um time para a ação?: Basicamente, você deverá estabelecer se alguém sozinho ou mais de uma pessoa vai cuidar da produção de conteúdo e das estratégias subsequentes: SEO, marketing viral, Vídeo marketing, etc.

Se você vai resolver isso com freelancers ou com colaboradores da empresa, isso não importa.

Se for mais de uma pessoa, pule para o item 5, do contrário, leia o item 4.

4)Um por todos e todas ferramentas por um: Esteja você em um time ou não, você deverá saber orquestrar diversas ferramentas.

Muitas vezes acabamos usando as gratuitas, mas você deverá estabelecer qual a prioridade de sua empresa, e assumir que nem sempre o free vai fazer milagres.

Por exemplo, para minha estratégia de produção de conteúdo é super válido ter ferramentas de imagens na versão premium. Mas pode ser que no seu caso seja melhor ter uma ferramenta de e-mail marketing paga (Mailchimp, etc).

Portanto, decida o que pode e o que não pode ser feito com soluções provisórias.

cursos-digitais
Veja o que contei nesse dia sobre como uma empresa que eu trabalhei enviava seus e-mails na base do excel em pleno ano de 2018!

 

Nesse cenário de baixo orçamento, é mais difícil convencer ao financeiro obter qualquer nova ferramenta, então capriche na apresentação de dados e mostre como essa ferramenta/programa pode melhorar (e muito) nos planos do seu negócio para 2021.

5)O cenário ideal: Qualquer estratégia de Inbound Marketing e de produção de conteúdo de qualidade, e que seja competitiva no mercado, conta com um especialista em cada área.

Ou seja, existe alguém que cuida dos funis de venda, um editor e curador de conteúdo (meu exemplo), um consultor externo ou interno para SEO, alguém que cuida do site, alguém responsável pelo sucesso do cliente, e assim vai.

Se você chegou aqui e sobreviveu as cobras e aos escorpiões de bolso, você tem tudo necessário para montar uma ótima estratégia para criar conteúdo em 2021, aderindo as boas práticas de Growth Hacking.

Não se esqueça das dicas de hoje, na hora de pensar em formular temas e possíveis palavras-chave para seu conteúdo.

Seja a sua estratégia feita em vídeos ou textos, tudo o que foi falado aqui hoje vai se aplicar para você e o sucesso de suas vendas – ou ao menos o reconhecimento da marca.

Para mais super dicas como as de hoje, acesse aqui.

 

Diego Rezi
@Growth_Lovers

Te ensinando a usar a internet para aprender e Hacks para sua vida.

Escritor e criador de conteúdo freelancer, escrevo também no meu blog pessoal.