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Pesquisa por voz no Google: Sua empresa já é encontrada pela Alexa?

Após ler bastante sobre o tema, decidi compartilhar algumas verdades sobre um novo cenário para os produtores de conteúdos digitais. É cada vez mais comum as pessoas fazerem pesquisa de voz, e não com textos.

Graças a senhorita Alexa ou a Siri da Apple, a pesquisa por voz está se tornando mais importante nos mecanismos de busca (não é somente o Google) e isso vem chamando atenção da galera que trabalha com divulgação e marketing digital.

Pesquisa por voz – Sua importância no SEO e no mundo digital.

Não duvido que em poucos anos as pessoas começarem a redigir textos usando a voz – não que já não seja possível hoje, mas que se torne algo habitual. Estou falando de “escrever” conversando com os smartphones, de “digitar” enquanto corre na esteira ou faz exercícios.

A rápida expansão da tecnologia de voz significa que há mais oportunidades para os profissionais de marketing de conteúdo atingirem seu público-alvo de uma forma significativa.

Nos EUA cerca de  60 milhões (24%) de americanos adultos têm um alto-falante inteligente em casa, de acordo com o The Smart Audio Report da NPR e da Edison Research.

Como os americanos puxam as tendências, não vai demorar muito para isso se tornar um fenômeno global.

Quais são os tipos de dispositivos/programas de pesquisa por voz?

Antes de se aprofundar no assunto, vou começar por algumas características físicas e funcionais dos aparelhos que usamos, e como interagimos com eles.

Os aplicativos de voz geralmente se enquadram nessas categorias – a maioria dos quais os profissionais de marketing de conteúdo podem criar experiências em:

  • Pesquisa por voz – as pessoas pedem informações no celular com a voz ou ao assistente de pesquisa da mesma forma que digitariam uma consulta de pesquisa no Google. Eles podem ser acessados ​​em dispositivos móveis ou desktop. Esta é provavelmente a categoria em que os profissionais de marketing de conteúdo desejam se concentrar desde o início.
  • Integração de voz em aplicativos existentes – as pessoas que usam o aplicativo podem usar recursos de voz. Um ótimo exemplo é o aplicativo Google Analytics . Ele permite que os usuários vocalizem perguntas sobre o tráfego da web e dá as respostas verbalmente.
  • Dispositivos inteligentes projetados para voz – Esses dispositivos permitem que você estabeleça rotinas. São, na maioria das vezes, os assistentes pessoais. Diga-lhes “bom dia”, por exemplo, e eles começam o café e dizem o que está em sua programação para o dia. É uma realidade que pode não ser muito aparente hoje, mas que vai mudar nos próximos anos.

O impacto do uso da voz em pesquisas e nas ordens que damos a nossas pequenas máquinas (estou considerando até wearables) está sendo grande, e quem é bem observador já começa a perceber como isso vai gerar mudanças na forma que as buscas acontecem.

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Tudo isso indica que as empresas precisam considerar estratégias de voz em seu marketing de conteúdo. Como isso fica na prática? Mais um canal em que você precisa se concentrar?

– Vamos falar disso em detalhes hoje.

Reaproveitando conteúdo

A minha área é produção de conteúdo, então é nela que vou poder falar com mais autoridade.

Embora a voz possa ser mais um canal, você não precisa criar conteúdo específico para voz. Use o modelo “Criar uma vez, publicar em todos os lugares” ( em inglês COPE). Mas em muitos casos, você consegue reutilizar um mesmo conteúdo em mais de uma plataforma.

Conheço pessoas que fazem vídeos no youtube, e com o vídeo fazem um podcast — mas tomem cuidado pois no vídeo a pessoa aponta algumas coisas visuais e quando o ouvinte está escutando no Spotify, ele fica um pouco perdido (aconselho uma edição de áudio nesses casos).

A maioria das pessoas não produzem conteúdo em áudio, ou seja, terão que usar estratégias clássicas de SEO. Portanto o reaproveitamento de conteúdo não será o mesmo para todo mundo.

Antes de explicar como funciona isso, terei que separar o joio do trigo. Temos dois caminhos:

  1. Você produz ou pensa em produzir conteúdo em áudio;
  2. Não produz conteúdo em forma de áudio.

Vamos lá!

1) Aos produtores de material audível.

Esse tipo de conteúdo a pessoa pode pesquisar e consumir mesmo sem olhar para a tela do Smartphone ou do assistente virtual. Essa é sua maior característica e vantagem.

Vamos supor que você ou sua empresa produzem semanalmente um Podcast. A Apple agora indexa áudio de podcasts nas pesquisas – E é só questão de tempo para isso se ampliar para outras áreas da pesquisa por voz.

O usuário está pesquisando você com a voz dele. Seu “show” não é o único na praça, e o pesquisador (a Cortana, por exemplo) vai dar como resultado de busca apenas uma opção. Qual a estratégia mais correta então?

Simples: Um título fácil de se lembrar e fácil de dizer. 

Por exemplo, se alguém pedir ao Siri “Podcast de Storytelling”, seu podcast não é o primeiro e único resultado.  A pessoa tem que usar seu nome ou o título para você ser selecionado.

Moral da história: A semântica e as palavras Long Tail são muito importantes na busca por áudio – pois imagine, somos mais específicos quando falamos e perguntamos verbalmente, em comparação a quando fazemos uma pergunta de forma escrita.

Na hora de promover o conteúdo, lembre seu público que ele pode ser acessado com os buscadores. Algo como “Para ouvir o podcast, peça para a Siri para tocar ou reproduzir [nome do seu programa/página]”.

Indico que você ou sua equipe façam a publicação desses episódios também em forma de blogposts e artigos, reaproveitando sua geração de conteúdo de várias formas.

Nota do editor: O exemplo usado foi o de podcast, mas acredito que mais modalidades de áudio e com sons serão usados para entretenimento nos próximos anos, ou meses. Com todo o efeito “indoorlife” do pós Covid, isso se torna até mais fácil de afirmar. Portanto, essa sessão serve para essas futuras aplicações e “diversões” também.

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2) Quem não produz conteúdo com som e voz

Creio que esse é o cenário mais comum. E eu faço parte dele.

O que cabe a nós, produtores se material de leitura ou visual (sem contar vídeos), fazermos a respeito da pesquisa por voz nos mecanismos de busca?

Essa pergunta gera algumas respostas e questões. Uma delas é: As expressões de buscas por voz são maiores. São frases mais longas, O Neil Patel fez uma experiência a respeito. Sabendo disso, você terá uma noção importante de como construir o conteúdo e as Keywords.

E existe uma grande importância para a pesquisa local, de regiões próximas do usuário. A maioria das pesquisas de voz são perguntas pontuais, e extensas – coisas como “Onde posso comprar um colchão azul perto de mim”, ou “Como preparar um ____ usando um microondas?”.

👉Espero que tenha percebido a importância do comércio local e das palavras “como”, “onde” ou “quanto” nos termos de pesquisa.

Então anote isso: Esse cenário de pesquisa por voz é vantajoso para ecommerces e lojas em geral. Muitas pessoas quando querem comprar algo, como uma pizza, perguntam à inteligencia artificial do Google diretamente. Se você é dono de Fast food e de negócios eletrônicos, você está diante de um oceano azul.

 

“Galera curtindo um Podcast”

No quesito do reaproveitamento, a regra é clássica. Quem produz textos e materiais, como esse artigo, compartilha o material em redes sociais, newsletter e outros lugares (o céu é o limite). Isso não é nenhuma novidade.

Mas quando temos em mente a pesquisa por voz, temos que nos perguntar se um assistente virtual encontraria nosso material. Uma sacada interessante é educar seu público aos poucos, com mensagens nos e-mails como “quando for pedir para a Alexa para assistir nosso conteúdo, fale ___________”; e não se esqueça de testar se a palavra ou termo está encontrando seu material, em!

 

👉Leitura complementar: Criação de conteúdo digital

 

Falando dos Snippets e da posição zero no Google

Sendo bem sincero, essa é a parte mais importante do artigo de hoje.

A maneira mais certeira de aparecer nos mecanismos de busca, em geral, é quando seu conteúdo está na Posição zero. Estou falando daqueles textos breves, normalmente em bullets points, que ficam acima de toda a busca orgânica de uma página.

Os Snippets, que ficam na posição zero, são encontrados pela inteligencia artificial e se transforma em informação audível.

Imagine a voz de um robô — “Segundo a Growth Lovers, o melhor curso de Vendas Online é o…”

E a grande sacada é proporcionar os “Feature blocks”. Sabe quando você entra em algum tutorial ou explanações no estilo Wikipedia? Elas começam sempre com um texto bem direto e explicando do que se trata a página e o termo que você buscou. Existe um número médio de palavras para você ser citado (uns dizem 25 palavras outros 29).

Essas caixas de informação são geradas quando os robôs do Google identificam no começo do seu  texto, após um  título H2, as palavras relacionadas à busca. Por meio disso ele aponta para seu site, com um link orgânico especial, no topo da página. Existem regras e alguns requisitos, então não vá achando que é sorte aparecer lá.

Repare que tem muito site/blog que já começa com um resumo a matéria. O motivo é a busca pelo ranqueamento na posição zero. Nós da growth, optamos por não fazer esse tipo de introdução (por hora).

Então, finalizando o tópico:

Hoje, a melhor forma de ser linkado a uma busca por áudio é estar nas Feature Snippets. Com o tempo pode ser que trechos de áudio comecem a aparecer no topo da página (como fazem os vídeos) em uma nova Feature, mas por hora isso ainda não foi criado.

E a segunda melhor forma é o,

Google Meu Negócio

Se o senhor, ou a senhora, trabalha em um negócio físico, como um restaurante ou loja com atendimento local, eu te pergunto:

– Você ainda não tem sua loja no “Meu Negócio” por que?

A ferramenta permite seu telefone, endereço e outras características aparecerem no topo da página do Google, sem falar da foto que você coloca lá. A pessoa consegue então facilmente chegar até o local, usando um waze, e app’s similares.

Isso sem falar no posicionamento de marca e de clientes que, sem essa ferramenta, jamais descobririam da sua existência.

“Saia na frente dos grandes!”

No ramo alimentício, tem muita gente fazendo pedidos e buscas por voz para descobrir novos negócios e opções na região. E aí que entra seu pequeno negócio local. Com essa ferramenta GRATUITA seu movimento vai crescer, com certeza.

Eu já descobri casa de fliperama assim, e amei!

A tecnologia de voz está realmente aqui?

A tecnologia de voz já percorreu um longo caminho e se tornou mais fácil de usar. Mas ainda não está óbvio quando será o padrão nas buscas.

Ainda hoje, os grupos do Facebook são preenchidos por pessoas que falam sobre seus problemas de assistente de voz e outras que falam para compartilhar dicas de troubleshooting e de como resolvê-los.

Querendo ou não, é um processo que está ainda sendo usado por early adopters, que estão “testando” as configurações. Pode ser que você discorde, mas quero que pense no Brasil quando digo isso, pois demoram alguns anos para certos padrões alcançarem o mundo todo.

A evolução da tecnologia de voz e da pesquisa por voz são maneiras promissoras de impulsionar o marketing de conteúdo. Já é bastante difícil apresentar seu conteúdo às pessoas certas, e a dinâmica da voz poderá facilitar ou dificultar as coisas.

A classificação de áudio para SEO pode levar tempo, e as técnicas e praxes ainda não são muito transparentes . Por hora, estamos testando e vamos trazer novidades aqui, para você que nos acompanha.

 

Esse artigo foi baseado nesses 2 posts: