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Marketing de conteúdo para B2B: Entendendo a jornada do consumidor

marketing de conteúdo para b2b

Ter um roteiro (Roadmap) de marketing de conteúdo para a jornada do consumidor é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua estratégia de conteúdo B2B.

Na verdade, de acordo com o Content Marketing Institute , saber detalhes sobre a jornada de compra vai te ajudar a planejar um calendário editorial mais eficaz.

Além disso, muitos profissionais de marketing – e de conteúdo e redação – não sabem nada sobre as jornadas do consumidor, o que pode dar ao seu negócio uma vantagem competitiva, ainda mais no mercado business to business (B2B).

Portanto, veja como planejar seu roteiro de marketing de conteúdo para B2B com o artigo de hoje!

Por que o marketing de conteúdo para B2B é importante?

O marketing de conteúdo é um dos tipos de marketing mais essenciais na esfera digital, por isso é crucial para promover o seu negócio B2B, não importa quão grande ou pequeno ele seja.

Essa estratégia, em particular, é relativamente barata e eficaz em comparação com outras abordagens, razão pela qual tantos proprietários de empresas o tornam uma prioridade em suas estratégias, mesmo elas sendo de longo prazo.

O que é um roteiro de marketing de conteúdo B2B?

Um roteiro de marketing de conteúdo B2B é basicamente o plano que você usa para sua estratégia de conteúdo , mas pode ser usado com um mapa de jornada do cliente, ou da persona em questão.

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Um roteiro / mapa de marketing de conteúdo para B2B é uma das melhores coisas que você pode usar em seu planejamento semestral (ou anual, mas eu não aconselho).

Mapear a jornada permite que você mantenha todas as diferentes plataformas e tipos de conteúdo (por exemplo, email marketing e marketing de mídia social) organizados e coordenados, o que eventualmente ajuda a obter muito mais impacto com suas campanhas.

No exemplo acima temos etapas claras de SEO, automação (aqui os e-mails) e as iscas digitais mais ao final.

Como é a jornada do cliente B2B?

Existe um fato interessante sobre a jornada do cliente B2B: Mesmo quando você venda para empresas, seu comportamento é parecido.

A grande diferença é que a tomada de decisão costuma ser maior e mais longa, uma vez que o ticket médio é muito maior, e mais pessoas precisam “bater o martelo”.

Por isso um vendedor ou representante deve realizar algum tipo de contato, e ficar de olho nas levantadas de mão.

Mas se atente ao fato de que o decisor da compra também é afetado pelo conteúdo, e você deve educá-lo para que ele se interesse pela sua empresa, e não o concorrente.

Como criar um plano de marketing de conteúdo B2B?

Criar uma estratégia/plano de marketing de conteúdo B2B eficaz levará algum tempo e esforço, pois requer pesquisa e planejamento, bem como muitos testes e várias tentativas e experiências.

Você pode até ter que contratar um especialista que criará essa estratégia para você.

A boa notícia é que você pode combinar o processo de criação de sua estratégia de marketing de conteúdo e seu calendário (ou roteiro), o que o ajudará a começar melhor.

Aqui estão as etapas que você deve seguir:

#1 Planeje sua estratégia com sabedoria 📝

A eficácia de seus esforços de marketing de conteúdo dependerá diretamente de quão bem o seu plano/roteiro funciona (que precisa levar em consideração a jornada do consumidor e o roteiro).

Sente-se com sua equipe de marketing e crie um bom plano para suas ações e táticas futuras, levando em consideração Key Words eficazes.

Um aspecto importante de qualquer estratégia de marketing de conteúdo é o calendário editorial . Todas as suas atividades de marketing devem ser coordenadas com o seu calendário para ter um plano de ação organizado.

Fonte da imagem: Lead Pilot 

Portanto, esse calendário o ajudará a evitar o caos, evitar mal-entendidos, definir metas com mais facilidade, economizar tempo e dinheiro e alcançar marcos importantes exatamente quando você deseja.

Um bom plano incluirá coisas como diretrizes de conteúdo: que tipo de qualidade e formato que você deseja que seu conteúdo tenha.

O calendário editorial na prática

Um bom calendário de conteúdo precisará se parecer com uma programação com todos os eventos importantes marcados, novas tarefas adicionadas diariamente pelos diferentes membros de sua equipe usando o calendário e o conteúdo agendado para datas diferentes.

👉Mas não faça isso de maneira off-line, para isso que existem os softwares de gestão de projetos e tarefas.

Lembre-se de que a jornada do cliente precisará ser incorporada à sua estratégia de marketing de conteúdo. Existem três estágios em qualquer jornada que você escreve:

★ Conscientização (awareness) – o cliente fica sabendo de sua marca por meio de seu marketing

★ Consideração – o cliente considera comprar seus produtos,

★ Compra ou decisão – o cliente decide comprar seu produto ou serviço

★ Retenção – o cliente volta para comprar de você novamente

Recomendação – o cliente promove sua marca porque gosta ou porque você oferece um programa de fidelidade do qual eles podem se beneficiar

[bem parecido com o Funil Pirata]

#2 Faça backup de suas expectativas por meio de pesquisas 🕵🏼

Uma coisa que muitos proprietários de empresas e profissionais de marketing esquecem é que todas as suas afirmações e expectativas precisam ser apoiadas por pesquisas.

É quase impossível ter certeza de que o que você planejou realmente funcionará da maneira que você planejou, mas há um grau de certeza que você pode alcançar usando a pesquisa para basear sua estratégia.

Dessa forma, você poderá compreender melhor como é o seu marketing junto com a jornada do cliente, seu conteúdo e artigos de B2B serão mais efetivos!

Estudos de caso e white papers (e iscas digitais!)

São, de longe, o melhor tipo de documento que você deseja usar para fazer backup de suas expectativas e planos para sua estratégia de marketing de conteúdo B2B.

Afinal, você vai conseguir e-mails e vai mostrar valor em sua empresa.

Você pode usar sua própria pesquisa – uma pesquisa geral feita na indústria ou a pesquisa feita especificamente por seus concorrentes.

Apenas certifique-se de que as estatísticas e descobertas que você usa são realmente precisas e se referem às suas técnicas específicas.

Além disso, você pode usar esses estudos para apoiar as afirmações que você faz no conteúdo que publica para o seu público-alvo.

Isso o ajudará a entender melhor a performance que essa sua nova estratégia trará no estado geral de seu marketing de conteúdo.

— Só comecei, senta aí…

 

# 3 Crie um conteúdo poderoso

Depois de ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo pronta e verificar todas as pesquisas relevantes, você pode começar a criar conteúdo poderoso para suas campanhas.

Lembre-se de que um ótimo conteúdo é diversificado em formato e tópico, portanto, toda vez que você cria um novo conteúdo, precisa pensar sobre como pode torná-lo melhor.

 

Não tenha medo de experimentar durante o processo de criação de conteúdo, pois isso o ajudará a encontrar sua própria abordagem ideal.

Aqui estão alguns tipos de conteúdo que você pode experimentar:

  • Blogging : Blogging é de longe o tipo mais comum de criação de conteúdo, pois pode ser bastante variado e diverso.
  • Imagens : imagens como fotografias e ilustrações podem acompanhar postagens de blogs e artigos, mas também podem ser usadas sozinhas. Por exemplo, algumas plataformas de mídia social como Instagram e Pinterest focam principalmente em recursos visuais, permitindo que você publique conteúdo visual sem adicionar muito texto.
  • Vídeos : vídeos, animações e GIFs são ótimos para os momentos em que você precisa de conteúdo visual mais dinâmico . Além disso, vídeos e animações também podem ser usados ​​como substitutos de artigos, mas às vezes podem ser mais caros e difíceis de criar.
  • Podcasts : os podcasts podem ser uma alternativa mais barata para vídeos, mas também podem ser usados ​​apenas para comentários. Ter um podcast onde você discute as notícias do setor pode ajudá-lo a atrair clientes e parceiros em potencial.

# 4 Integre o marketing de mídia social

Falando em diferentes canais de marketing de conteúdo B2B, o marketing de mídia social precisa de atenção especial em todos os momentos.

Se você não pensou sobre isso quando começou a planejar sua estratégia de marketing de conteúdo, você definitivamente precisará integrá-la agora.

Aqui estão algumas coisas para se ter em mente sobre as várias plataformas de mídia social:

  • Instagram : uma conta comercial no Instagram é obrigatória porque a maioria dos clientes em potencial em todos os tipos de nichos usa essa plataforma regularmente. A plataforma depende de conteúdo visual, mas escrever ótimas legendas também pode significar muito.
  • YouTube : Em termos de criação de conteúdo, o YouTube é um pouco mais complicado porque criar um vídeo de alta qualidade geralmente leva mais tempo do que uma simples postagem no Instagram.Por outro lado, tendo muitos assinantes em seu canal e aumentando-o de forma constante, você poderá criar uma base de seguidores online muito leal e dedicada.
  • Linkedin : Se você está atuando no universo do B2B, e não está prospectando clientes nessa rede, você está bem atrasado. Falamos sobre esse tema nesse dia (artigo obrigatório se você não usa o Linkedin).

#5 Lembre-se sobre a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO ou otimização de mecanismo de pesquisa é um dos fatores mais importantes que influenciam a quantidade de tráfego do site que você gera e o tamanho do público que atrai.

Consequentemente, você precisa otimizar seu site para o Google e motores de busca para mantê-lo com classificações mais altas e destacá-lo da multidão.

Palavras-chave são obviamente essenciais, mas você não deve se esquecer de coisas como otimização no site, meta descrições e metadados, tags de imagem, backlinks e links internos, design UX e assim por diante.

Mas para ter uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para B2B, você devera apostar um pouco em aquisições pagas – “não orgânicas”, as quais falamos lá no Queen Jay, nossa plataforma de educação de Marketing.

 

marketing de conteúdo para b2b

 

# 6 Use modelos para um planejamento mais fácil

A HubSpot enfatiza a importância do uso de modelos para criar o mapa da jornada do cliente, pois pode melhorar significativamente suas chances de criar um plano decente.

Aqui estão alguns que você pode experimentar:

#7 Rastreie o desempenho e atualização do seu marketing de conteúdo para B2B

Por último, mas não menos importante, você precisa acompanhar o desempenho de suas campanhas e atualizar sua estratégia de tempos em tempos.

Todas as métricas e KPIs importantes em que você decide se concentrar precisam ter certos padrões e expectativas que você definiu de antemão.

Na maioria das vezes, alguns elementos de suas campanhas podem ser rastreados com várias ferramentas adicionais, mas elas só podem rastrear números .

Seu trabalho é analisar esses números e avaliar se eles refletem ou não o que você espera de seus esforços de marketing de conteúdo.

🤟Por isso, leia sobre UTM’s e maneiras de rastrear seus posts e conteúdos (tipo banners e guest posts) de sua estratégia de marketing de conteúdo B2B.

Leitura complementar: Como criar hipóteses e documentar experimentos de growth em seu site.

Considerações finais 👏🏼

Resumindo, criar seu próprio roteiro para ajudá-lo a orientar seus clientes em sua jornada é um dos aspectos mais importantes do marketing de conteúdo para B2B (e também para o B2C). Certifique-se de usar as dicas neste artigo para começar a sua jornada do consumidor corporativo.

 

Post Original: Markettap.