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Como melhorar suas campanhas de Tráfego Pago (tutorial para iniciantes)?

começando no tráfego pago e anúncios pagos

Olá Lovers, hoje vamos falar mais uma vez sobre tráfego pago, e dessa vez a aula aborda algumas estratégias diferentes e explica mais afundo como funciona cada plataforma.

Aula ideias para quem está começando na área de vendas online ou que deseja saber mais sobre como seu um gestor de tráfego pago em seu negócio.

Artigo baseado no Workshop “como melhorar seus anúncios pagos”, com Bruno Bispo, feita na Queen Jay

Tráfego pago: Onde criamos anúncios?

Os anúncios pagos ou tráfego pago, são propagandas em canais digitais como Google, Facebook, Youtube, Instagram, etc.

Nestes lugares, o anunciante investe em uma campanha para ser visualizado pelo público que acessa essas plataformas, e os ads são mostrados de acordo com as opções e preferencias de cada perfil (ou seja, cada pessoa vê um tipo de anúncio).

Boas práticas para anúncios pagos converterem mais!

● Interface amigável que vise a experiência do usuário;
● Site seguro e atualizado;
● Plataforma otimizada;
● Boas ferramentas de compra;
● Descrição detalhada de produtos e serviços;
● Um blog com informações mais completas.

Por que o tráfego pago pode ser melhor que o orgânico?

O tráfego orgânico depende de estratégias de longo prazo, e pode apenas ser chamariz de curiosos (para ler tutoriais por exemplo, observe a Rock Content…).

Já os anúncios pagos são aperfeiçoados para impactar audiências especificas, com CTA’s de impacto e estratégias de remarketing, que é o fator chave de muitas campanhas de marketing.

Os anúncios costumam trazer muitas pessoas para a página objetivo, as quais algumas podem simplesmente ter as primeiras impressões da marca (awareness) ou que podem até mesmo converterem a compra ou geração de lead.

[Falamos disso no artigo de growth hacking].

sou rica tráfego pago
“Quando você é fodão em tráfego pago e anúncios”

Onde criar seus anúncios pagos, baseado em sua estratégia de marketing?

Vamos falar agora de maneira um pouco introdutória, com alguns hacks, para saber onde você deve investir na hora de fazer anúncios pagos, e por que.

Veja como cada plataforma funciona e qual pode ser mais útil para sua estratégia de marketing!

Linkedin Ads

O LinkedIn é fundamental para quem está buscando atingir um público segmentado e até mesmo investidores com o perfil da empresa/marca:

● Leads qualificados, credibilidade e alcance;
● Mais de 700 milhões de usuários únicos;
● 63 milhões de tomadores de decisão.

As maiores vantagens do Linkedin são relacionadas a concorrência, uma vez que ela é baixa. Assim, se sua empresa quer estar no topo das buscas e ser um banner sempre visto, pode não ser tão difícil.

O problema é que o Linkedin tem um preço meio puxado, o que pode ser restritivo para algumas empresas.

funil de vendas

Segmentação e filtros potentes!

Sua outra vantagem é segmentação: você escolhe altos cargos e executivos, e as pessoas estão mais propensas a mensagens frias de prospecção, uma vez que a rede é profissional.

Isso não funcionária no Instagram por exemplo, você seria retalhado e ignorado.

Veja agora os tipos de filtros e segmentos que você pode usar na plataforma:

  • Localização: pessoas em uma determinada região. Ex.: Minas Gerais;
  • Empresa: funcionários de uma determinada empresa. Ex.: Coca-Cola;
  • Setor da empresa: funcionários de um determinado setor. Ex.: marketing;
  • Tamanho da empresa: pessoas de empresas com um número determinado
    de funcionários. Ex.: até 200 funcionários;
  •  Cargo: somente profissionais do cargo selecionado. Ex.: gerente, CEO;
  • Nível de experiência: profissionais com o nível de experiência. Ex.: júnior;
  • Competências: somente profissionais com as competências selecionadas. Ex.: webwriting, marketing digital;

Bing Ads

Bing Ads é a ferramenta de publicidade da Microsoft e funciona por meio de CPC (custo por clique). O principal objetivo é destacar páginas que se relacionam a palavras-chave buscadas pelos usuários.

Slide da apresentação

Segundo pesquisas, o custo por clique chega a ser 33,5% mais barato na ferramenta do Bing do que no Google Ads, visto o volume de usuários x volume de anunciantes, entre outros fatores.

Infelizmente a ferramenta não pegou muito aqui no Brasil, como em outros países, então não é muito aplicável nas estratégias de tráfego pago e de anúncios pagos.

Segundo o Bruno, um dos motivos pode ser que o Bing não é tão fácil de mexer e feito para a “preguiça do usuário brasileiro”, pois o Bing não tem auto preenchimento como tem o Google, e costuma não mostrar imagens e itens de destaque, que são mais fáceis para aqueles que apenas escaneiam o conteúdo.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, onde o grande diferencial é que as empresas que anunciam podem se destacar para um público super segmentado e cheio de preferencias relacionadas ao seu perfil (é o Google né, ele conhece a gente mais do que nossas mães!).

Rede de pesquisa

é o tipo de anuncio pago que aparece abaixo ou acima das buscas que os usuários fazem, sendo o estilo de ads mais usado na plataforma.

Os anúncios podem aparecer também no Youtube e em sites parceiros.

Aqui listamos os principais benefícios de se usar essa estratégia para seu tráfego pago:

● Encontrar clientes no momento certo
● Exibição em sites parceiros de pesquisa
● Mostrar aos usuários na pesquisa benefícios exclusivos
● As pessoas usam palavras-chave para pesquisar produtos e serviços específicos;
● Se as palavras-chave escolhidas corresponderem às que as pessoas pesquisam, o anúncio aparece
● Quando as pessoas clicam em seu anúncio, elas irão ao seu site para saber mais ou comprar.

Rede de display

Anúncios que podem ser exibidos em uma rede com mais de 2 milhões de sites e apps, alcançando
aproximadamente 90% da Internet.

Os anúncios são exibidos em páginas relacionadas ao seu negócio e de acordo com os interesses dos clientes.

google ads rede de display exemplo

Campanhas de vídeo

Alcance com essa estratégia o público alvo em grande escala e atraia a atenção deles quando estiverem em sites como o Youtube, ou até mesmo em displays e sites diversos.

As campanhas de vídeo geram engajamento dos clientes de diferentes maneiras, como antes de um vídeo de música ou enquanto os usuários pesquisam um produto que querem comprar.

Vale ressaltar que é possível usar vídeos em outras plataformas sem qualquer vínculo com o Google, como por exemplo fazer vídeos patrocinados no Facebook ou no Linkedin.

Faceboook Ads

Para muitos esse pode ser o tipo de anúncio pago mais importante, então fizemos uma seção especial com até mesmo exemplos.

O Facebook ads é o sistema de mídia paga do Facebook/Instagram que tem como sua principal
característica a extensa variedade de formatos de anúncios possíveis.

Ele aparece nos feeds enquanto o usuário usa a plataforma, nas colunas da direita (banners e quadradinhos de anúncio), vídeo in-stream, loja do Instagram, Messenger (mensagem direta), e nos reels e stories do Instagram.

Otimização de anúncios!

O título tem por obrigação chamar a atenção do leitor. Desta forma, é importante criar um título que desperte o interesse do usuário, e uma boa maneira é utilizar alguns “gatilhos” para atrair atenção: Urgência, escassez, exclusividade, etc.

[Falamos de copywriting e gatilhos aqui, recomendo!].

Texto: Trabalhe com atenção para que o conteúdo oferecido, mesmo que pequeno, seja de muito valor.

CTA: Existem diversas opções que poderão ser utilizadas: Inscreva-se; Leia mais;
Cadastre-se; Baixar; Comprar agora; Fale conosco; Assistir ao vídeo, etc.

Possíveis estratégias a serem usadas no Facebook Ads

Aqui vão algumas dicas do Bruno para serem usadas quando você for fazer seus anúncios pagos.

Ex1: Segmentar por Informação demográfica as pessoas que são Noivo(a) e Direcionar anúncios de itens de Casamento ou passeios/destinos românticos.

Ex2: Segmentar por Localização pessoas que estão em Natal (excluindo os
moradores de Natal), logo teremos os Visitantes de Natal e Direcionar anúncios de
passeios, Artesanatos, Hotéis/Pousadas.

Ex3: Segmentar por Remarketing pessoas que compraram Chuteiras em seu Site e
Direcionar anúncios de itens como Meião, Caneleira, Shorts, etc.

>> Leia também: Como se tornar gestor de tráfego