Quais são as áreas de atuação no growth hacking?
Hoje temos um assunto complementar e necessário em nosso banco de artigos sobre growth hacking, que são as áreas de atuação e de trabalho de nosso segmento.
Vamos abordar hoje quais as principais áreas que o profissional de growth consegue interagir, e como é seu trabalho na prática.
Com esse texto você vai conseguir entender em que lugares você como futuro profissional de growth, será capaz de atuar e de crescer na carreira.
Áreas de atuação no growth hacking: Onde o profissional é requisitado?
O profissional de growth hacking hoje em dia é requisitado em muitos lugares. Mas onde exatamente seu trabalho é demandado e como ele é feito?
Afinal, por mais que muita empresa hoje em dia trabalhe com marketing digital, nem sempre será intuitivo o que eles fazem, e como ele ajuda as empresas a crescerem.
Portanto, temos que fazer uma pergunta inicial, antes de falarmos das áreas e subáreas de marketing e de vendas que o growth hacking faz parte.
O que o Growth Hacker faz?
Para quem não sabe, o Growth Hacker é o profissional da área de growth e de crescimento.
Suas atividades e responsabilidades são associadas e relacionadas a:
- Cuidar dos números do funil de vendas do negócio;
- Acompanhar a jornada do cliente;
- Encontrar brechas e aplicar seus hacks para promover crescimento
Agora que te demos essa pista sobre o que de fato o profissional da de growth faz, podemos falar das áreas em que ele atua (e também sobre suas atividades).
1)Marketing digital (vendas online)
Antes de mais nada, o growth pertence ao mundo digital, das empresas digitais.
Dessa forma, o marketing digital e todas boas práticas para atuar online são bem vindas e devem ser entendidas por esse profissional.
Mas no final do dia, o seu trabalho se trata mesmo de vendas e de crescimento na base de clientes.
Por isso que o profissional da área deverá conhecer as diversas faces que as vendas online possuem e quais as melhores abordagens para realizar vendas em seu site ou e-commerce.
[Note que algumas das áreas que citaremos ao longo do texto fazem parte também do marketing digital.]
2)Análise de dados e de métricas
Uma das maiores reponsabilidades do analista de marketing dos dias de hoje é a análise dos números e das métricas do seu negócio.
Um profissional que não sabe realizar a leitura e compreender as métricas e indicadores, está fadado a ser um funcionário dispensável.
Na prática, isso significa que a pessoa deverá atuar:
- Na leitura e construção de dashboards e do acompanhamento de números e OKR’s de uma empresa;
- Estipular objetivos e juntar as pessoas de sua equipe para alcançar os objetivos propostos – normalmente relacionados ao site, aplicativo ou a campanhas de vendas.
A experiência e tempo de atuação é o que vão afiar o verdadeiro poder do growth hacker e de sua análise de métrica.
Por isso é de extrema importância que o individuo crie uma jornada e passe por cargos e cadeiras que estão abaixo do guarda-chuva do growth hacking – o que faz a conversa voltar para o “ponto 1” que é o marketing digital e suas diversas atividades.
3)Growth Hacking e a Área de Produto
O Product Manager é um profissional que se dedica na entrega de um produto ou tecnologia, e faz de tudo para promover uma ótima experiência para o usuário final.
Por isso, quem trabalha com produto normalmente atua lado a lado de desenvolvedores e profissionais da área de programação.
O Scrum e todo o trabalho ágil acaba se casando muitas vezes com o trabalho do growth hacker, pois fazer entregas e backlogs acaba se tornado uma rotina em suas vidas.
Então os growth hackers que atuam diretamente com produto e com empresas de soluções digitais, ele deve conhecer de perto Agile, o Scrum e metodologias similares.
4)Tráfego Pago e Compra de Mídia
Muitos profissionais de growth são originalmente “formados” na área de tráfego pago e compra de mídia.
Arrisco até mesmo em dizer que essa é uma das áreas que mais contratam, e que pagam melhor seus hackers.
Para quem não está familiarizado com o termo, vou explicar: compra de mídia é tudo que envolve anúncios pagos e os Ads na internet; tais como Faceads, anúncios no Google e no Youtube.
Inúmeras empresas, de diversos portes e tamanhos, demandam todos os dias profisionais especializados no assunto.
E o growth hacking consegue ajudar a área de tráfego pago, uma vez que conhece bastante de assuntos relacionados a conversão e a obtenção de lead no funil de vendas.
5)Tráfego Orgânico
Sim, não é somente de compra de mídia que se vive o marketing e as empresas.
Na realidade as grandes sacadas da história do growth hacking foram totalmente orgânicas – tiveram zero de investimento em anúncios.
Aqui em tráfego orgânico entra toda estratégia de SEO e linkbuilding da empresa, e também de parcerias com outros sites.
Essa área de atuação pode não ser tão agressiva quanto o tráfego pago, mas envolve muita estratégia e dá bastante trabalho – afinal, definir artigos e quais tipos de posts vão chamar atenção das pessoas não é tarefa fácil.
6)Retenção e pós vendas
Essa subárea de growth hacking pode não ser muito óbvia, mas é real.
Para aqueles que não sabem, nosso trabalho é fazer o cliente voltar e até mesmo se viciar em nossa marca. Isso é o mesmo que dizer que trabalhamos com retenção.
Falando sobre pós-vendas, temos o lance da indicação, que é um outro tipo de venda e de “publicidade”.
Dessa forma, o Referral Marketing e uma das atribuições mais importantes dos profissionais que atuam com growth hacking, pois é uma alavanca poderosa de obtenção de leads e clientes pagantes.
7) CRO – Conversion Rate Optimization
Por último, devo falar de algo que todo growth hacker se preocupa, mesmo quando ele não é da área: os cliques em seus botões e campanhas.
Não importa como e onde o growth hacker coloque seus esforços, sempre vão ter links e lugares para que o lead interaja.
Por isso é de extrema importância que tenhamos o hábito de estudar e de aprender sobre CRO e User Experience (UX).
Conclusão
Hoje mostramos como e onde você pode atuar como um growth hacker.
Para se aprofundar mais em cada assunto e tópico, deixamos vários links que direcionam a outros artigos ricos e cheios e detalhes sobre nosso mundo de crescimento e de testes malucos.
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