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O que rolou por aqui: Lives com Rodrigo Oliveira da StayApp e Guilherme Negri da Tração Online

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E aí Lovers, como vocês estão?

O que você encontra aqui?

Nessa primeira parte do artigo trazemos o Rodrigo Oliveira, CMO e co-founder da StayApp.

Ele começou no Marketing Digital aos 20 anos e nos ensinou hacks muito interessantes durante a Live.

Rodrigo fez vários cursos, entre eles o de Growth Hacking na Prática.

Seu método de aproximação dos clientes foi algo que achei fascinante, pois ele aborda as pessoas “explicando” como o site (ou anúncio) dela poderia melhorar.

Conta mais então!

O Rodrigo nos ensina durante o vídeo que, muitas vezes, o próprio manual ou site das ferramentas entregam um tutorial (ou curso) para você virar expert na ferramenta (como exemplo do Analytics) e conseguir usar elas da forma mais adequada.

Ele também explica que a produção de conteúdo, para gerar engajamento e autoridade no assunto, deve ser consistente e feita diariamente (ele fala algo em torno de 3x por dia, dependendo da rede social que usa).

No linkedin, onde existem 30 milhões de brasileiros, o ideal é produzir algum texto, post ou conteúdo todo dia; Essa entrega de valor será percebida, é uma maneira de se tornar autoridade na profissão.

Sobre seu produto: O StayApp possui uma abordagem única para que pequenas empresas consigam fidelizar clientes e acompanhem de forma inteligente o andamento da jornada do consumidor.

Tem até indicadores se “o cliente é propício a cancelar e parar de comprar seus produtos ou não”, métrica chamada Health Score. Ele dá uma explicação em detalhes durante o vídeo (por volta dos 30 minutos, ok?).

Confira no vídeo abaixo essa Live!

Dicas de ferramentas, hacks e livros:

Prospectar negócios locais no Google Maps: GoPinLeads
Prospectar listas de ranking: melhores empresas do seguimento “X” (que você vai prospectar).

Facebook Library:
– Pesquisar concorrentes, benchmarking
– Prospectar empresas que estão anunciando, oferecendo soluções para melhorar o anúncio atual.
https://www.facebook.com/ads/library

Product Hunt:
https://www.producthunt.com/
Encontrar ferramentas novas ou free 🙂

Plugins de WordPress:
– Push news
– One Signal

Livros recomendados pelo Rodrigo:

  • O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)
  • Roube como um artista (Austin Kleon)


“Pare de vender e ajude seus clientes a comprar”
(Winning by Design).

Segunda Parte

Live com Guilherme Negri da Tração Online

O Guilherme trabalha com programação e ambiente de tecnologia desde seus 16 anos. Ele é vidrado em criar processos de experimentação e de ajudar empresas a escalar projetos, principalmente Startups com ideias interessantes e que precisam de mentoria para validar projetos inovadores.

Achei super interessante quando ele explicou que “a Startup pode ter uma equipe sensacional, mas se não resolver uma dor verdadeira do público, não vai crescer”. Ou seja, não basta ser legal, tem que ter market fit.

Em seguida ele mostra um “canvas da dor da persona alvo” (que lembra bastante o canvas de modelo de negócio, os empreendedores sabem do que estou falando) para que a equipe entenda melhor sobre aquilo que deseja oferecer ao público.

Segundo o Guilherme, muitos donos de novas empresas e startups acabam sendo ingênuos sobre o que a mídia diz sobre esse universo, que só “contam a parte boa” de abrir um negócio. Mas existem outros steps iniciais que passam despercebidos, e é nisso que ele ajuda seus clientes.

Sobre seu produto: “Uma consultoria mão na massa”, o seu programa gera uma validação de produtos que estão ainda no papel, e que seus idealizadores ainda não sabem se esses produtos vão, de fato, resolver alguma dor do cliente. Depois, a equipe da Tração Online coloca pessoas de seu próprio time dentro dos clientes, para usar sua expertise e ajudar a descobrir se aquele produto é escalável ou não.

Confira no vídeo abaixo essa Live!

 

Eles criaram essa página super legal, cheia de ideias e ações que grandes empresas fizeram no começo, pra gente se inspirar!

https://facacoisasquenaoescalam.com.br/

Product Market Fit x Problem Market Fit 

Solução para um problema muito real de mercado
Mercado = Dor / Qualificar a Dor

  • O produto resolve a dor?
  • Qual a intensidade dessa dor?
  • Quanto o cliente se move para resolver essa dor?
  • Customer discovery

    “– Onde estão fazendo gambiarra, existe uma dor”

Se não existe uma dor clara, tem que trabalhar para encontrar uma.
Depois ver se está capacitado para resolver.

Times e produtos excelentes podem quebrar porque não existia uma dor real e forte no mercado!
sem dor esquece, não vai dar certo a empresa 😭

  • Como validar diversas hipóteses de dores?
  • Matriz de comparação
  • Qual intensidade de dor
  • Persona x Dor x Momento

Canais de Tração:

  • Capacidade de imprimir
  • Keywords research / trends / facebook
  • Mercado: volume / custo / tempo
  • Método KickStart para brainstorming dos Canais do Bullseye.
  • Sempre medir: Simulação de CAC e sua relação com o LTV.

Pesquisas por telefone ou whatsapp / Fazer as perguntas:

  • Quanto no fit (persona) está a minha base de leads?
  • Quanto no fit (persona) está os que converteram em vendas?

Pesquisa must have é enviada quando o produto já existe ou já está sendo testado.
Ideal de pesquisa: amostragem – mínimo 2.000, mas tem que rodar e adaptar se não tiver esse número.

O envolvimento do founder é imprescindível!

Segundo o Guilherme é essencial que um c-level / founder esteja envolvido no processo de growth – senão é impossível. No começo, deveria ser algo normal/natural.

Livros indicados

  • The Four Steps to the Epiphany – Steve Blank
  • Startup Manual do Empreendedor: O guia passo a passo para construir uma grande empresa – Steve Blank
  • Traction – Gabriel Weinberg, Justin Mares / Resumo em português: https://bit.ly/traction-resumo
  • The Lean Startup – Eric Ries
  • Hacking Growth – Sean Ellis
  • Lean Analytics – Alistair Croll, Benjamin Yoskovitz

 

Pegaram as dicas? Espero que tenham amado!

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Deixe abaixo seus comentários e sugestões para nossa equipe! 

Escrito por Di rezi