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O que é Growth Hacking e como é usado no Brasil

O que é growth hacking

Hoje vamos falar sobre o que é growth hacking, e vamos explicar como ele surgiu no Brasil.

Além disso, veja como começar na área, com nossas dicas.

O que é  Growth Hacking?

O termo surgiu para explicar um método de trabalho que era feito em empresas (startups) americanas no Silicon Valley, que precisavam crescer seus negócios de forma rápida, descobrindo ou desenvolvendo Hacks durante o processo.

Sem muitas delongas e explicações enormes:

“Growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos”.

E surgiu como e para que?

Há uns 10 anos, quando surgiu (e não tinha um nome ainda), esse profissional era um cientista da experimentação.

Dessa forma, ele usava o que tinha, com um budget limitado, e mesclava habilidades de marketing com a parte numérica (e até programavam na maioria da vezes).

E como você sabe (se for da área), seu grande diferencial era fazer tudo isso de uma forma barata,  incrementando técnicas de CRO para não ter que aumentar os gastos da equipe.

O grande diferencial em relação ao profissional de marketing tradicional, quando o nome apareceu pela primeira vez, era que essa pessoa teria que ter um mix de conhecimentos e especializações.

Resumo esse mix como: ser bom em dados, CRO (sustentável), e noções de marketing.

     “O profissional de G.H traz a ciência e seus experimentos para o Marketing”

Com o passar dos anos, a demanda por esse profissional híbrido cresceu, e ganhou fama mundial.

Afinal, o growth marketing virou uma febre.

Mas será que esse “cargo” é igual em todos os lugares?

Será que o Growth no Brasil tem um estilo próprio?

Uma vez conversando com a Jana (nossa Queen Jay) ela me explicou que no Brasil o conceito de Growth Hacking ganhou características próprias.

São voltadas a aquisição e métricas, enquanto lá fora (principalmente nos EUA) era algo mais focado no teste do produto e variações do mesmo.

Eu fiquei curioso e logo pensei em trazer o assunto para cá, no blog.

Será que criamos um estilo próprio, ou apenas “abrasileiramos” os processos de Growth Hacking?

Foi pensando nisso que escrevemos essa matéria de hoje.

Falando um pouco sobre Growth no Brasil

Seja no Brasil ou em outros países, essa área de atuação é bem próxima (as vezes beira a exclusividade, dependendo da época em que falamos) às startups.

Seja pelo crescimento rápido ou pela equipe enxuta que essas empresas possuem.

Mas seja onde for, não existia uma escola para isso.

Aprender Growth Hacking é coisa recente, ao menos no Brasil.

E graças a trabalhos feitos, como o nosso, isso está mudando e o acesso a esse mercado está se ampliando aqui em nosso país.

Analogamente, o Growth Hacking é um exemplo real de trabalho e profissões que não serão resumidas a um diploma, e sim a um backgrond de experiências e especializações continuas (é queridos, futuro chegou!)

kacker
Acho que você entendeu errado nosso termo “hacking”

No Brasil, o trabalho de um “Growther” deixa de focar somente a interação e a interface do produto.

É uma área onde também é explorado a forma que o cliente chega até seu negócio, ou até mesmo como crescer suas campanhas sem aumentar o gasto delas.

O Growth Hacker

Nessa profissão você se torna um Heavy user de ferramentas de marketing e de automação.

Seja como for, esse profissional busca o crescimento da empresa através de “Hacks”, e para isso deve conhecer vários processos internos, principalmente o funil de vendas.

Então aprenda mais sobre o tema nesse vídeo bem rápido:

Basicamente a alma do negócio é encontrar brechas e então descobrir pequenos “gatilhos” — dos mais simples aos mais absurdos — para o seu negócio ou sua marca decolarem 🚀 🚀 🚀

Leitura complementar: Qual o melhor curso de growth hacking para fazer hoje?

Já que aqui a onda chega um pouco depois…

Você sabe como é. As coisas começam lá fora (na gringa) e depois de uns 2 ou 3 anos chegam aqui.

Com o Growth Hacking não seria diferente.

Acontece que as necessidades em nosso mercado são diferentes. O Brasil é um país ainda em desenvolvimento, e isso se reflete no perfil das empresas.

Portanto, me arrisco dizer que nesses países menores, os Growth Hackers assumem o papel de um coringa, uma carta na manga para realizar processos de crescimento mais velozes e a alavancagem das empresas.

O que é growth Hacking
Saber que todo mundo precisa de você: não tem preço

Palavra dos mentores sobre nosso mercado e “como fazemos nossa profissão”

Segundo a Jana Ramos, “os primeiros cases conhecidos eram associados a capacidade de viralizar um produto”, ou seja, as grandes sacadas do Growth Hacker era na divulgação em massa e adoção do produto, usando diversos meios para fazer com que seu produto fosse notado.

A profissão do Growth se originou na área de SaaS, mas no Brasil ela conseguiu se tornar relevante para outras áreas e tipos de produto também.

Conversei depois sobre esse tema com o Matheus Bonetti, aqui da nossa equipe, que me explicou que descobriu o que era Growth Hacking quando ele “já estava fazendo na prática”.

Mudando de área, do T.I para o Growth

Depois de ter trabalhado na área de T.I, ele se encontrou profissionalmente quando estava trabalhando em uma Startup.

“Me tornei um profissional da área de Growth quando apareciam problemas e perguntas cabulosas dos clientes, as quais eu não tinha uma resposta no momento. Isso me obrigou a estudar, fazer experimentos e a documentar tudo que dava certo ou errado.”

Para concluir, Matheus explicou que para que as coisas funcionem bem no Growth, que você deve estudar muito, e interagir com a comunidade e colegas de profissão (brasileiros ou não).

E sua dica final, foi para quem é novo na área, estudar e implementar os OKRs nas empresas, pois são fundamentais.

A importância do Growth Hacking ou Por quê você deveria ter um na sua equipe

Como mostrado ali na dancinha do Coringa, nunca fomos tão requisitados como hoje. Veja como é uma área oportuna:

golden years
Fonte: Growth Tribe – lembrando que esse “agora” era algo por volta de 2016

A importância da imersão digital já era algo óbvio, e se tornou mais evidente depois que o mundo inteiro entrou em quarentena por conta do Coronavirus.

E nessa nova fase para as empresas digitais, alguém terá que desenvolver as estratégias de aquisição, retenção e identificar as brechas que podem fazer com que qualquer negócio cresça.

Portanto, o profissional que consegue se especializar nas práticas de Growth Hacking passa a ser extremamente disputado.

[Leia sobre hacking marketing aqui]

Seja como for, o Growth Hacker não precisa de uma formação específica.

Pode vir do marketing, T.I ou publicidade; essa pessoa  pode vir de diversos campos do conhecimento.

“Mas por favor, saiba falar e/ou a ler inglês, ou você vai sofrer bastante”

Nossa mensagem final

Bom, para sua decepção (ou satisfação, não sei) não posso afirmar com toda certeza ou provar que “sim, o Growth aqui no Brasil é diferente”.

O que realmente acontece é que existe uma adaptação para nosso cenário.

Muitas vezes somos um profissional multifacetado, pois ele pode resolver problemas no site da empresa, nos e-mails ou corrigir questões estratégicas do time.

O que vale é não ficar parado e antecipar possíveis problemas – sempre usando dados, afinal você é um cara data driven.

Mas o que eu quero expressar aqui é que existe muita empresa começando e que precisa de um profissional com essas capacidades únicas— e principalmente seu mindset de crescimento.

Nós da Growth Lovers somos apaixonados pelo ensino (aquele ensino legal, não o careta, okay?) e podemos te ensinar muito sobre essa área que tanto amamos.

 

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