logo
Aquisição e Marketing

Gestor de Tráfego Pago: 4 dicas para se tornar um e começar na área

Ser um gestor de tráfego pago está no topo de muitas listas de atividades e carreiras para o futuro.

Muitas pessoas possuem real interesse em migrar para diversas áreas do marketing digital, e possuem dúvidas de como e onde começarem.

Já que somos um blog especializado em marketing e gestão, resolvemos criar um texto que tire as principais dúvidas, e que responda a alguns anseios de quem deseja saber mais sobre essa área de atuação.

Hoje vamos falar sobre a profissão de gestor de tráfego pago. Falaremos de sua importância e te daremos dicas de como começar e onde aprender.

O que é um “Gestor de Tráfego Pago”?

Essa recente profissão está associada ao trabalho de gerenciar e realizar compra de mídia na internet.

Uma vez que cada vez é amis necessário estar em um ambiente online, também aumenta a necessidade de chamar atenção das pessoas e do público.

Por isso temos o gestor de tráfego pago, que cuida dos anúncios publicitários da empresa, e controla o budget e gastos feitos em anúncios, banners, remarketing e tudo mais!

Por que ser um gestor de tráfego?

Nos últimos 5 anos, o interesse em volta do tráfego para sites e e-commerces cresceu bastante.

Enquanto muitos optaram pela criação de conteúdo e estratégias de SEO, boa parte dos gestores e empreendedores perceberam que os ganhos do tráfego pago eram mais rápidos e “tangíveis”.

E como você já sabe, os negócios físicos migraram para o mundo digital. Portanto, o interesse por aprender mais sobre tráfego pago cresceu em paralelo a isso.

Darei agora 5 Razões para se ter um gestor de tráfego pago em uma empresa:

  1. Aumenta as vendas da empresa
  2. Prospecta novos clientes
  3. Reduz gastos de um negócio físico
  4. Em alguns casos, atende pessoas de diversas cidades e estados
  5. Amplia os horizontes de uma empresa, ao explorar novos mercados e oportunidades

Quanto ganha um gestor de tráfego pago?

Seremos sinceros aqui: normalmente esse profissional vai atender mais de uma pessoa, no sistema PJ – o que tornará variável sua renda.

Segundo fontes internas, um contrato ou empresa fixa da pessoa pode dar entre 3 a 8 mil reais, demandando um pouco de exclusividade.

Porém, para aqueles que realizam consultorias e serviços de freela como gestor de tráfego, o valor pode ser mais baixo e começar até mesmo com “acordos” de 500 reais (lembrando que aí nesse cenário você cuida de mais de uma empresa).

Mas como tudo na vida e no marketing é questão de experiência, bons gestores armados de muito know-how, chegam a tirar salários limpos e saudáveis que batem os 10 mil reais!

Como se tornar um gestor de tráfego?

Existem muitas formas de começar na carreira de gestor de tráfego, mas na opinião dos Lovers, a prática no mundo real é o que de fato conta.

Seja você empreendedor ou um analista de marketing, você pode buscar por cursos e por mentorias adequadas. Somente assim você conseguirá ter acesso a skills avançadas.

Porém, fique tranquilo, que vamos destrinchar o assunto.

1) Primeiro, se encontre no Marketing Digital

Quem está começando nesse mercado, pode estar com algumas ideias um pouco equivocadas sobre marketing digital e principalmente sobre ser um gestor de tráfego pago.

Se você começar a ler mais sobre o assunto, vai entender que uma das características desse profissional é que ele é analítico, e tem que ter sangue frio.

São muitas áreas e possibilidades dentro do Mkt digital.

Uma delas é criação de conteúdo, com tráfego orgânico. Por isso antes de dar a martelada final, veja onde você vai investir seu tempo e dinheiro.

🤑 Velocidade e Autonomia

Caso você goste e velocidade e resultados rápidos, seu lugar é aqui mesmo, no tráfego pago.

Um gestor de tráfego alcança pessoas a milhares de quilômetros. Seu negócio e produto ultrapassa qualquer fronteira — menos a do custo por clique, essa pode ser muito limitadora.

Atuar nessa área te da um pouco de independência pois você consegue ser autônomo e ir criando sua cartela de clientes. Ou você pode optar por carreiras CLT — mas que vão exigir uma experiência prévia.

😓Você está disposto a perder dinheiro como gestor de tráfego?

Não estou dizendo que você vai ficar pobre, apenas estou dizendo que vai perder um pouco dos seus recursos nas primeiras tentativas.

Isso acontece com todo mundo, principalmente quando seu Pixel é novo e você não tem experiência.

Por isso descubra sobre as outras áreas e possibilidades do marketing digital, antes de achar que somente o mundo da compra de mídia funcionará para você.

 

>>>Fizemos um Mega estudo sobre mídia paga. O artigo está aqui.

 

2) Jornada de aprendizagem

Agora que você decidiu que em que área você vai trabalhar, podemos prosseguir.

Supondo que sua escolha ainda seja gestor de tráfego pago. Concorda comigo, que você terá que se informar e aprender mais sobre a área, certo?

Você vai criar um lugar especial na sua área de trabalho ou em “favoritos” no computador, e vai começar a separar material útil. Você vai varrer a internet atrás de lugares bons para começar a ler e a se informar.

Estudo autodirigido, com disciplina

Como você se torna um gestor de tráfego pago Top? Colocando a mão na massa, e consumindo material a respeito.

Terá que ter disciplina em visualizar suas primeiras campanhas, e em sempre otimizar elas.

A maioria dos materiais de alcance gratuito vão estar em inglês. Se souber o idioma, você conseguirá aproveitar bem canais como o Measure School, entre muitos outros sites, como o Quick Sprout.

[Mas fica tranquilo, que o Growth Lovers é em Português, e aqui tem muita coisa boa 😎]

Fizemos um super post sobre como aprender marketing digital do zero. Leia ele aqui!

3) Invista em cursos de marketing e de tráfego pago

Vamos ser bem francos: Não é só de material gratuito que criaremos nosso gestor de tráfego pago.

Muito material bom será encontrado gratuitamente, mas sempre faltará algo na sua jornada, se você não der esse passo além.

Aprender sobre tráfego e mídia paga é com certeza 70% feito na prática (ou mais), mas tem uma parcela que envolve a técnica e os ensinamentos de um bom mestre.

Dependendo de sua vontade, o ideal é aprender em mais de um lugar, com uma junção de cursos e metodologias.

Mas eu sei, no geral ficamos em dúvida na hora de encontrar um lugar apropriado, ou site de confiança para aprender…

Ainda bem que existe um lugar que você aprende sobre as muitas faces do marketing e da gestão de negócios. Tudo em um único lugar.

4) Portfolio e cases de sucesso

Você vai lá, bate na porta de alguém e diz “quero ser seu gestor de tráfego pago”.

O que a pessoa vai pedir? Referências meu caro. Hoje em dia referência e portfólio é o novo currículo.

Por isso tente criar cases por conta própria. Isso significa que você vai ajudar um conhecido, amigos precisando de serviços seus, ou fazer serviço (cobrando pouco no inicio) para negócios locais.

De certo, o resultado vai aparecer, e vai se tornar o seu próprio case de sucesso.

Seja 10% de aumento em vendas ou crescimento de 3 mil acessos no site, tudo é motivo para usar como validação positiva.

Sobre ser um bom gestor de tráfego…

Depois de seguir esses 4 passos você vai poder se lançar no mercado como um gestor profissional – inclusive, aqui você tem uma lista de quem são os principais profissionais de tráfego pago no Brasil.

Claro que existe outras coisas envolvidas nesse processo, pois ele não é tão simples assim.

Entretanto, saiba que é um caminho solitário, que dificilmente você poderá contar com outras pessoas – A não ser que consiga um estágio ou alguém com paciência para te ensinar e experimentar.

Mas no geral, o caminho do gestor de tráfego pago, assim como no marketing em geral, anda de mãos dadas ao empreendedorismo.

Dica samurai aqui para trabalhar com gestão de tráfego pago

Antes de achar que o lance de mídia paga e tráfego é para você, aconselhamos que navegue e explore um pouco das diversas áreas do digital.

Dizemos isso pois a parte analítica pode ser frustrante para algumas pessoas, principalmente quando envolve “perda de dinheiro”.

Do contrário, se tudo isso que falamos te der um friozinho na barriga, e você pegar o jeito rápido (e ganhar din din), vá fundo e seja um excelente gestor de tráfego pago na internet…

curso de growth hacking completo e avançado

 

Caminho alternativo: contratando um gestor de tráfego pago

Essa parte do artigo foi feita para você que é empresário ou empreendedor, e que não possui tempo de sobra.

Jogo agora uma pergunta no ar: Será que compensa mesmo você aprender mais sobre compra de mídia e outras coisas que um gestor de tráfego pago faz?

Pode ser que contratar ou fazer parcerias com gestores seja melhor para você.

Neste caso, você está colocando uma atividade fundamental da empresa, sob a tutela de outra pessoa. Então certifique-se de ter pessoas boas e treinadas.

Então contrate alguém bom, ou crie talentos internamente na empresa (com a ajuda de outros talentos).

Conclusão

Talvez você queira melhorar suas habilidades de gestor de tráfego pago, ou começar na área.

De qualquer maneira, você deve aprender mais sobre o assunto, e sobre o mundo do marketing digital. Porque é o que todo empresário e dono de negócios digitais deve fazer.

Para isso deixamos nosso convite para a conhecer muitos outros links desse nosso blog, que fala de tráfego pago, SEO e muitos outros assuntos do Growth Hacking.

 

Outras Publicações

Aprenda Growth Hacking com quem realmente sabe!

Jana Ramos

Jana Ramos é uma das maiores referências em growth hacking do Brasil, vencedora do prêmio Profissional Mindshifter RD Station, com mais de 7 anos de experiência, com certeza é a pessoa certa para te ensinar growth e ajudar na transformação da sua carreira.

Uma Comunidade de
Growth Hackers apaixonados!

Aprenda Growth Hacking com quem realmente sabe fazer, muitos exemplos e técnicas focadas no mercado brasileiro.

O livro que vai mudar sua forma de encarar o Mercado Brasileiro.