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13 Hacks de SEO para você escalar seu site (e que você deveria estar usando)

growth hacking aplicado a SEO

A cada dia que passa, se torna mais difícil ter um site ou blog de sucesso.

Obviamente, você já tinha lido sobre esses “grandes cases” de sites com visitas orgânicas milionárias ou que geram renda passiva para seus donos.

O problema é como fazer isso agora, com tanta concorrência online.

Bom, vamos ter que adicionar um pouco de growth hacking na receita.

Algnus macetes poderiam estar ajudando você a ter mais visitas e mais vendas em seu site, uns mais óbvios e outros pouco explorados.

Pensando nesse povo todo que tem problemas hoje para ranquear e continuar com seus blogs e conteúdos ainda relevantes, fizemos esse artigo para ajudá-los.

Primeiro de tudo, o que é SEO?

Google. Yahoo. Bing. Você conhece essas palavras estranhas porque todos nós usamos mecanismos de busca para encontrar informações na internet.

Mas você já pensou em como o Google funciona?

Grandes mecanismos de busca como o Google querem mostrar aos usuários as melhores respostas possíveis para suas consultas. Por isso, o Google Stack classifica os resultados da pesquisa de acordo com a qualidade.

Se o algoritmo do Google “decidir” que seu site é digno, você aparecerá nos resultados de pesquisa com mais frequência.

Então, como fazer o Google “decidir” que seu site é digno?

Construindo seu site e estratégia de conteúdo para agradar o algoritmo do Google.

“SEO é a arte e a ciência de maximizar a visibilidade da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google.”

Ainda devo usar SEO na minha estratégia?

SEO não é o único canal de marketing disponível. Mas geralmente é uma das apostas mais seguras e baratas nos dias de hoje.

Isso porque…

  • Se você é um profissional de marketing, deve se lembrar dos tempos em que o custo por clique era de um centavo. Mas hoje em dia, os CPCs são de pelo menos US$ 1,86 no Facebook.
  • Os anúncios do Google variam de acordo com o setor, mas o custo invariavelmente será superior a US$ 2 por clique.
  • Até mesmo plataformas novas como TikTok e Snapchat Ads são caras.

O investimento em anúncios e ads está mais caro do que nunca. Se tiver sorte, vai conseguir fazer alguma coisa com um budget de 500 reais, mas vai precisar bem mais que isso.

SEO, por outro lado, é totalmente gratuito!

Portanto, considerando todas as outras coisas, é muito melhor dedicar tempo e recursos à otimização de mecanismos de busca do que a outros canais e meios de aquisição.

Agora, vamos à lista de hacks e macetes que prometemos…

Os 13 Hacks de SEO para você escalar seu site

1. Aprenda sobre Hacks de Backlinks

Backlinks — links de outros sites para o seu site — são a espinha dorsal do SEO.

Sem pelo menos alguns backlinks, um site nunca chegará à primeira página dos resultados de busca do Google.

Obter backlinks de outros sites gera tráfego de referência natural. E melhora sua credibilidade e reputação aos olhos do Google.

Fato : Autoridade de Domínio (DA) é uma medida da “credibilidade do Google” de um site. Sites com alta autoridade de domínio serão classificados rapidamente após a publicação de novos conteúdos.

O algoritmo do Google realmente valoriza backlinks — os backlinks mostram ao mecanismo de busca que seu conteúdo é verificado por outros sites no tribunal da opinião pública.

Então, como você pode obter mais backlinks?

  • Diretórios. Adicione seu site a diretórios do setor, como Google Meu Negócio, Yelp, G2, Capterra, sites de avaliação, associações de pequenas empresas e lugares como o AllTop. Você deve ter perfis com backlinks para o seu site em todos os diretórios relevantes do setor;
  • Guestposts . Encontre sites que aceitam publicações de convidados e amigos. Envie um e-mail para eles, escreva um artigo interessante e certifique-se de adicionar alguns links para o seu site. Outra possibilidade é a troca de links, algo bem comum no Brasil (a growthlovers já fez isso várias vezes);
  • Links internos. Isso mesmo. Definitivamente ajuda no seu SEO se você criar links dentro do seu próprio conteúdo.
  • Participação da comunidade. Comente em blogs e redes sociais… quando puder fazê-lo de forma relevante e perspicaz. Quora, fóruns de desenvolvedores, comunidades de produtos, blogs com seções de comentários que permitem o compartilhamento de links e Reddit.
  • Dar crédito. As pessoas adoram ser reconhecidas. Dar crédito aos outros ajuda a construir relacionamentos — karma. Hailey escreveu bastante sobre isso em nosso artigo sobre como criar um programa de afiliados . Se você conseguir construir um relacionamento com alguém online, essa pessoa pode ser receptiva a um guest post ou troca de links.
  • Assinaturas. E-mails, fóruns, redes sociais… onde quer que você use uma assinatura, adicione seu site a ela.
  • Crie um infográfico . Este infográfico do Blog de Bill Gates tem mais de 1.000 backlinks. Infográficos são um formato incrível para consumir conteúdo na internet. Por isso, as pessoas adoram incluí-los em posts de blog e criar links para eles.

2. Use o construtor de sites certo, ou terá problemas no futuro

Ok, admito que alguns dos meus “truques” são apenas práticas recomendadas.

Mas escolher o construtor de sites certo vai evitar problemas no futuro, afinal,  nem todos os construtores de sites vão ranquear e ser BFFs do Google:

  • Alguns construtores, como o WordPress, fazem um trabalho muito melhor de organização e indexação de conteúdo para os rastreadores do Google. Em geral, a maioria das plataformas CMS tradicionais, como Drupal, WordPress e Ghost, são perfeitamente adequadas para a construção de sites otimizados para SEO.
  • Ferramentas como Shopify , BigCommerce e Wix são ótimas para vender um produto ou criar um site pixel-perfect, mas são razoáveis ​​em termos de SEO. Elas não indexam de forma tão amigável ao Google quanto o WordPress, mas são aceitáveis.
  • Criadores de landing pages como ClickFunnels e Unbounce dificilmente aparecem no radar do Google.

Eu mesmo sempre usei o WordPress, ainda que seja “pesado” em termos de carregamento de páginas e tenha várias falhas.

Óbvio que o ideal é ter um site codado e sem os plugins do WordPress, mas como isso é um sonho para muitos, não queira reinventar a roda.

growth hacking

3. Priorizando palavras-chave com anúncios do Google

A pesquisa de palavras-chave é a raiz do SEO, mas existem milhões de palavras-chave por aí.

Priorizar exatamente quais delas buscar ou quais delas utilizar em seu conteúdo é bem difícil.

Mas uma maneira que gosto de priorizar palavras-chave é pesquisar o que meus concorrentes estão oferecendo no Google Ads. Afinal, se eles estão dispostos a pagar por tráfego para aquela palavra-chave, é certo que ela será lucrativa organicamente.

Uma ótima ferramenta como o GrowthBar não só informará quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, mas também o CPC (custo por clique) médio que eles estão pagando por elas. O CPC de uma palavra-chave dá uma ideia do valor relativo daquele termo de busca.

Digamos, por exemplo, que você administra um pequeno serviço de webinars que concorre com o Zoom. Você pode usar uma ferramenta como o GrowthBar para fazer um inventário da estratégia de palavras-chave do Google Ads.

Dê uma olhada na captura de tela da GrowthBar abaixo. Quais são as palavras-chave de maior valor para o Zoom?

Palavras-chave relacionadas a “VOIP” (voz sobre protocolo de internet) e “videoconferências” têm os maiores CPCs médios.

Isso significa que elas convertem mais e/ou são mais lucrativas para o Zoom do que palavras-chave como “compartilhamento de tela” e “linha de chamada de conferência gratuita”.

Isso faz sentido intuitivamente — Googlers que procuram por “linhas de chamada de conferência gratuitas” não parecem exatamente de alto valor.

Então, se você é um pequeno concorrente, pode ser inteligente criar uma estratégia de SEO em torno dessas consultas de pesquisa de maior valor.

4. Pesquisa de palavras-chave em sites de baixo DA

Essa dica de pesquisa de palavras-chave é bem interessante.

Em termos mais simples, a métrica com a qual o Google mais se importa é a autoridade de domínio.

Pense nisso: se você pesquisar qualquer coisa, é bem provável que a Wikipedia, o New York Times, o Yahoo ou a Forbes estejam na primeira página. Eles podem ranquear para praticamente qualquer coisa, porque os anos de dados do Google confirmam que são fontes confiáveis ​​que se preocupam com a precisão do conteúdo.

Então o oposto também é verdadeiro.

Sites com baixa autoridade de domínio terão dificuldades para ranquear para praticamente tudo. Portanto, se um site com baixa autoridade de domínio estiver ranqueando para uma palavra-chave, você pode arriscar tudo, pois há muitas oportunidades para você se impor.

Use ferramentas como Semrush, Ahrefs ou GrowthBar para espionar seus concorrentes.

Confira os que têm menor autoridade de domínio e veja qual é a sua classificação. Essas são oportunidades para você. As mesmas ferramentas permitirão que você obtenha uma lista de palavras-chave orgânicas deles.

Por exemplo — não conte a eles? — mas eu gosto de olhar para os nossos amigos da GrowHackScale. Eles ranqueiam para várias palavras-chave e sua autoridade de domínio é de apenas 24.

A autoridade de domínio da Growth Marketing Pro é superior a 50. Então, o fato de eles conseguirem ranquear para “rastreadores do Google” significa que essa é provavelmente uma palavra-chave bem menos competitiva do que eu imaginava.

5. Limite suas páginas

O Google gosta de sites com conteúdo excelente, factual e fácil de consumir.

Mas gosta de sites simples.

Cada site tem um ” orçamento de rastreamento “, que determina quantas páginas o Google rastreará em um determinado período.

Portanto, se você tiver um site grande com inúmeras páginas, o Google levará muito tempo para rastrear todo o seu site (semanas ou mais).

Consequentemente, seu novo conteúdo não será ranqueado tão rapidamente e as atualizações do seu conteúdo antigo podem não ser produtivas.

Para esclarecer, remover páginas do seu sitemap não significa que elas deixarão de existir. Os usuários ainda poderão navegar até elas, mas o Google simplesmente as ignorará e não alocará verba de rastreamento para aquelas que você remover.

Você pode remover páginas do seu sitemap usando uma ferramenta como o Yoast (se você usa o WordPress) ou manualmente no Google Search Console .

6. Featured Snippets (destaque do Google)

Os Featured Snippets do Google são os anúncios em destaque no topo da página de resultados do mecanismo de busca.

Eles aparecem antes do resultado de pesquisa nº 1, o que significa que, se você conseguir essa colocação, verá mais cliques no seu anúncio do Google.

Conseguimos aparecer no local de Snippet em Destaque para muitos termos de busca grandes, incluindo “melhor software de landing page”. E a maneira como fizemos isso é bem interessante.

Por exemplo:

H2: Qual é o melhor software de landing page?

H3: Instapage

H3: Unbounce

H3: Clickfunnels

Se estivermos classificados nas 5 primeiras posições na página de resultados do mecanismo de busca para uma palavra-chave específica — e mudarmos o H2 para o formato de pergunta — quase sempre chegamos ao local do Snippet em Destaque.

7. SEO local (ou SEO de cauda ultralonga)

Para palavras-chave gerais de compra de imóveis, como “imóveis em Atlanta”, o Zillow ocupa o primeiro lugar com impressionantes 53% das vezes .

Sabe como eles fizeram isso?

Criando uma página para cada imóvel do país, além de praticamente tudo sobre taxas de hipoteca em todos os mercados. Impressionante, não é?

O SEO local não funciona mais como antes. A maioria dos mercados de busca local está saturada pelo Yelp, pelo próprio Google Listings e por grandes empresas com milhões de páginas locais perfeitamente otimizadas.

Mas você ainda pode ganhar na busca local para alguns mercados.

Estamos classificados em primeiro ou segundo lugar em muitas pesquisas sobre agências de marketing locais, como a melhor agência de marketing em Dallas .

Estas são 3 dicas para superar seus vizinhos na página de resultados de pesquisa do Google.

  • NAP (nome, endereço e telefone) . É importante ter essas informações em anúncios locais. Seja um anúncio ou 10 milhões de anúncios, as informações básicas devem ser consistentes em todos os sites de diretório, Yelp, Google Listings, etc. Afinal, o Google não gosta de confundir os usuários.
  • Schema . Você deve pedir ao seu engenheiro para visitar o Schema.org para que informações mais importantes sejam exibidas quando sua página aparecer em uma busca. Esquema é um código HTML simples na sua página que faz com que estrelas douradas ou avaliações apareçam na página de resultados da busca.
  • Mantenha os leitores na página . Uma das principais maneiras pelas quais o Google determina se qualquer conteúdo é bom — especialmente conteúdo local — é avaliar quanto tempo os usuários do Google permanecem no site após clicarem. Conteúdo mais envolvente = mais tempo na página. Mais tempo na página indica ao Google que o anúncio é valioso. Portanto, certifique-se de que os usuários possam navegar para outros anúncios relacionados ou conteúdo relevante assim que acessarem sua página.

8. Misture os canais de aquisição

Querer ter somente o blog gerando tráfego e trazendo visitas por sí só é uma utopia.

Claro que dá para ter um SEO blindado, mas que vai demandar tempo e muita dedicação de alguém fulltime nisso.

É aqui que entra a mescla dos canais de aquisição.

O que eu praticava em empresas anteriores normalmente era o uso das redes sociais em conjunto com o blog, fazendo com que posts e comentários em redes como o Linkedin jogassem as pessoas para o blog.

Há também os esforços de relações públicas (RP), ainda que menos falados e comentados.

Mas um exemplo que realmente acredito e vejo que na gringa funciona bem é o uso de comunidade, o que até gerou o fenômeno do “community led-growth“.

Aqui, suas vendas e geração de demanda ocorrem com a criação de uma comunidade. Memso assim, seu conteúdo no site pode tirar as dúvidas dos usuários e pessoas que frequentam essa comunidade.

Note que a comunidade foi só um exemplo, existem outras possibilidades que podem se fundir com sua estratégia de SEO, que vão ajudar a distribuir seu conteúdo, como é o caso das estratégias de e-mail marketing.

9. Conteúdo fundamental ou “Pillar Content”: Apostando no que funciona

Pillar Content é o conjunto de artigos que contém o conteúdo mais importante e as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

O conteúdo fundamental deve ser confiável, bem pesquisado e extenso (aproximadamente 1.500 a 2.500 palavras).

Ter de 3 a 5 artigos fundamentais é uma boa meta para a maioria das empresas.

O conteúdo Cornerstone funciona porque todos os seus outros artigos podem se relacionar com ele (e ter backlinks para ele). Isso ajuda a consolidar seu site como uma fonte confiável.

Quando os mecanismos de busca leem uma página, eles também abrem hiperlinks e leem essas páginas.

Quando os mecanismos de busca abrem repetidamente os mesmos links (seu conteúdo principal), é mais provável que os vejam como uma parte importante do seu site e, assim, o classifiquem melhor.

O que mais torna o conteúdo “fundamental”?

  • Curiosamente, na maioria dos setores de busca, posts mais longos têm melhor desempenho.  O tamanho ideal para um conteúdo é de 1.890 palavras  (mas varia de acordo com a consulta de busca). Se você quer conquistar um termo de busca com conteúdo fundamental, provavelmente está no caminho certo se estiver escrevendo artigos realmente abrangentes com mais de 2.000 palavras.
  • Os artigos de conteúdo fundamental devem receber uma URL simples como /cornerstone-content.
  • O conteúdo principal deve direcionar para outras postagens e recursos relevantes no seu site . Não deve direcionar para outros sites. Embora direcionar para outros sites de autoridade no conteúdo seja bom, em um conteúdo principal, você quer que os usuários permaneçam na página.
  • Quando encontrar uma estratégia que funcione, aproveite a onda. Use conteúdo fundamental para criar grupos de conteúdo com artigos semelhantes, porém únicos.

Essa é a principal maneira de reforçarmos a nossa aposta quando um tópico ou conjunto de palavras-chave realmente chama a nossa atenção.

Para saber mais sobre como escrever posts de blog que sejam bem classificados, leia: Como escrever um post de blog voltado para SEO .

10. Olhar os concorrentes

Obtenha algumas informações competitivas.

Se houver uma empresa em seu setor que domina o SEO, há algumas coisas que você pode aprender:

  • Basta dar uma olhada no site e ler o blog deles. Descubra sobre quais palavras-chave eles estão escrevendo e há uma boa chance de você fazer o mesmo.
  • Observe o conteúdo mais bem classificado deles: você deve ser capaz de identificar padrões como 1) formato do conteúdo, 2) número de palavras, 3) uso de imagens/vídeos e muito mais. É provável que o Google valorize algo em seu conteúdo, certo? Outra estratégia para redirecionar o tráfego dos seus concorrentes para o seu site é criar um resumo ou lista sobre eles. Tivemos grande sucesso com posts “vs”. São posts nos quais comparamos um concorrente com outro — dessa forma, você pode usar as marcas dos seus concorrentes para conquistar seus próprios clientes. Por exemplo, geralmente ranqueamos entre os primeiros resultados para “wordpress vs wix para SEO”. A estratégia “vs” é uma que usamos repetidamente em vários setores. Adoro essa dica.

11. Imprensa (RP)

Com uma enxurrada constante de anúncios, caça-cliques e golpes, as pessoas estão céticas em relação a tudo na internet.

Um dos únicos canais que resistiu ao teste do tempo é a imprensa. As pessoas ainda confiam em reportagens de publicações respeitáveis.

E se você tiver sorte o suficiente para conseguir publicidade, você ganhará backlinks, menções em mídias sociais e algum valor de marca — tudo isso ajuda na sua visibilidade de SEO.

Simplificando: os resultados de RP ajudam o SEO.

Dicas para desenvolver um plano de RP :

  • Crie momentos: Você está reformulando seu site? Acabou de lançar um novo produto ou conquistou um novo cliente importante? Ultrapassou uma marca de receita ou contratou um executivo badalado? Tudo isso são oportunidades de divulgação.
  • Use uma ferramenta : faça seu momento de imprensa se movimentar criando um press release no estilo AP e publicando-o na agência com um site como o PR Newswire .
  • Vá evoluindo. Comece uma campanha de RP entrando em contato com publicações menores e de nicho dentro do seu setor. A concorrência na imprensa é menor e você obterá resultados mais rápidos. Depois de se estabelecer com publicações no seu nicho, as publicações maiores têm muito mais chances de chamar a atenção.
  • Propostas de venda e rejeição andam de mãos dadas. Não tenha medo de ouvir um “não”, mas faça tudo o que puder para conseguir um “sim”. Ao fazer uma proposta, torne-a pessoal. Propostas impessoais parecem spam e são deletadas.
  • Não tenha medo de publicações locais . Sejamos realistas. Seu jornal ou site local provavelmente não tem muito o que falar. Uma história pessoal de um membro da comunidade sempre rende um bom conteúdo. Apresente-se à imprensa local também!

12. Use o Upwork ou outro marketplace para freelancers

Ter alguma conquista por meio do SEO pode ser um trabalho árduo.

Se você leu este artigo e ainda se sente sobrecarregado com a tarefa de fazer SEO sozinho, considere terceirizar alguns elementos dele para um terceiro, nem que seja uma agência.

Use uma ferramenta como o Upwork para obter ajuda acessível com criação de conteúdo, construção de sites, backlinks, implementação de software de e-mail e muito mais.

Quando o site começa a dar problemas, você pode encontrar nesses sites de freelas alguém para fixar seu site ou seja lá o que estiver dando problemas em sua empresa.

Vale também a pena aprender mais sobre IAs de marketing, e como elas podem te ajudar a ser mais produtivo em seu conteúdo. 

13. Iscas digitais!

Ter uma boa classificação nas pesquisas ajuda a direcionar tráfego para seu site.

Mas lembre-se: gerar todo esse tráfego de qualidade não adianta nada se você não estiver adquirindo leads que se convertam em clientes.

Por isso, vai ser necessário aprender sobre iscas digitais.

Use uma ferramenta de criação de formulários online, como Unbounce ou Optin Monster, para capturar os endereços de e-mail dos visitantes do seu site. Use essas ferramentas para aumentar sua base de leads.

Use uma ferramenta de e-mail marketing para nutrir seus leads e convertê-los em clientes pagantes. Os usuários têm 45 vezes mais chances de interagir com o marketing por e-mail do que pelas redes sociais.

Sem vendas, você não vai gerar grana, e para melhorar seu SEO, em algum ponto você vai ter que reinvestir no negócio.

Uma mão lava a outra, e quando quiser ter uma estratégia forte de conteúdo, você vai ter que precificar e colocar pontos de contatos para realizar vendas, como é o caso das iscas digitais.

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Jana Ramos é uma das maiores referências em growth hacking do Brasil, vencedora do prêmio Profissional Mindshifter RD Station, com mais de 7 anos de experiência, com certeza é a pessoa certa para te ensinar growth e ajudar na transformação da sua carreira.

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