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Aquisição e Marketing

Consultores de marketing ou agências: qual o ideal para meu negócio?

Consultores de Marketing ou contratar agências, eis a questão!

Pensando nessa dúvida de muitas empresas e marcas, resolvemos abordar essa dualidade entre que tipo de serviço turbinar ou procurar quando nosso setor de marketing e vendas dá “aquela travada”.

Hoje, estamos em um cenário onde a internet abriu portas para possibilidades extraordinárias em todas as áreas, revolucionando a forma como nos relacionamos, compramos e comunicamos. 

Com isso, o marketing passou por transformações intensas e vem se consolidando como algo indispensável para todas as marcas, empresas e até mesmo pessoas.

Todavia, nem todos possuem know-how necessário para manter vivos seus canais de aquisição, ou até mesmo a possibilidade do uso adequado dos talentos que a empresa possui (sejam operacionais ou seus colaboradores).

E por isso, quando precisamos de ajuda, nos perguntamos:

Por que contratar um consultor de marketing ou uma agência de marketing?

As consultorias e serviços terceirizados de marketing se tornaram promissores com a digitalização das empresas (e também de profissionais liberais).

Para auxiliar com isso, diversas agências de marketing se consolidaram no mercado, tocando a parte de geração de leads e tráfego pago principalmente.

Além disso, as consultorias de marketing são outra alternativa que visa direcionar as melhores ações, uma vez que o profissional realiza as ações internamente, muitas vezes diretamente com os próprios donos das empresas.

Porém, qual a melhor alternativa? É isso que você vai saber como definir hoje.

– “Consultor bom se vende assim na reunião”

 

Toda essa introdução foi necessária para mapear o nosso cenário atual, pois é essencial entender as mudanças que ocorreram e trouxeram até o momento que vivemos agora. 

O papel das agências de marketing hoje!

A expertise de profissionais da área de marketing,  que façam o trabalho operacional , permite que você tenha todos os recursos necessários para o desenvolvimento de vendas e de estratégias de relacionamento, além de pontos como:

  • Direcionamento; 
  • Otimização do seu tempo; 
  • Maior efetividade;
  • Mão de obra necessária

Ao invés de criar uma área do zero, ou contratar profissionais da área – o que pode ficar caro – a empresa pode simplesmente terceirizar essa parte da empresa, o que é bem comum.

É graças a agências de marketing que uma empresa pode começar com tráfego pago e estratégias do funil de vendas sem ter tantas dores de cabeça (nenhuma dor eu estaria forçando a barra).

Quando contratar uma agência de marketing para meu negócio?

  1. Quando você não tem interesse em realizar ou operacionar uma das subáreas de marketing (inbound marketing, por exemplo), ou o setor inteiro;
  2. Quando você tem recursos para melhorar as vendas por meio de anúncios e estratégias de marketing digital, mas não possui nenhum know-how (ou funcionários para isso);
  3. Precisa de velocidade e resultados rápidos, como um evento ou meta de curto prazo.

Depois de dar as cartas na mesa, seguimos para a vertente número 2.

O papel dos consultores de marketing em uma empresa

Um plano de marketing deve ser muito bem estruturado para que uma empresa venha a se destacar e superar concorrentes. 

E normalmente é nisso que um consultor de marketing ou um consultor de growth hacking vai fazer por você.

Uma consultoria consiste na prestação de um suporte próximo, com um direcionamento completamente personalizado e que vai acompanhar de perto tudo o que é realizado, etapa por etapa, com os apontamentos que forem necessários. 

Dessa forma, optar pelo suporte de consultores de marketing é ter este assessoramento, o que irá viabilizar a implementação das ações ideais e customizadas para seu negócio e seu mercado.

Quando contratar um consultor de marketing é o ideal para você?

A consultoria de marketing ou a consultoria de growth hacking, uma vertente mais avançada, serão ideias para quem:

  1. Quer capacitar talentos internos, ou até mesmo os donos e sócios da empresa;
  2. Identificou gargalos internos, e precisa de alguém para mapear melhor um plano de marketing;
  3. Precisa se renovar por meio de novos métodos de prospecção e de obtenção de clientes (falamos disso aqui).

Quando contar com essas opções é viável?

Ambas as opções possuem pontos fortes e extremamente significativos, sendo necessário principalmente avaliar o que vai de encontro com o que você precisa no momento. 

Todavia, se você ainda tem dúvidas sobre quando é o momento de considerar contar com estas alternativas, vamos evidenciar alguns pontos para te auxiliar com esta tomada de decisão, antes de partir para a reflexão final e saber, afinal, qual alternativa é mais vantajosa.

1)Expansão do negócio 

Se o seu negócio está em expansão, com certeza é o momento de priorizar o seu marketing e ter o suporte de agências ou consultores.

Isso porque este é um momento que irá demandar muito da sua atenção em diversos detalhes e, portanto, é importante ter suporte para que esta área não seja negligenciada. 

Agora, para você pegar a ideia no ar. Qual devo contratar ou pedir orçamentos?

Opção da agência: Quer tracionar logo, e não tem quem faça o trabalho de marketing e publicidade internamente.

Opção consultores de marketing: Sua empresa está expandindo e quer pegar expertise interna (o que eu recomendo)

2)Necessidade de consolidação da marca 

O segundo ponto é justamente a necessidade de consolidação da sua marca.

O empreendedorismo está em ascensão, com cada vez mais pessoas buscando se jogar na possibilidade de tocar o próprio negócio. 

Resultado disto? Concorrência. E é preciso saber se destacar. 

Para isso, consolidar a sua marca por meio das ações de marketing certas será um divisor de águas para o futuro do seu negócio e, portanto, este é um dos momentos ideais para ter uma agência ou consultores de marketing atuando ao seu lado. 

Aqui, talvez, seja melhor a opção de agências, que contarão com várias profissionais para te ajudar a seguir seu caminho.

Direcionamento de especialistas para o caminho ideal 

Uma comparação simples, mas que se encaixa completamente aqui é: se você está com dor no dente, vai procurar algum outro especialista que não seja o dentista? 

Não né!

Dessa forma, se você sente que o marketing do seu negócio está fraco, quer mudá-lo, criar um novo conceito de marca, abordar o público de uma outra forma ou qualquer outro aspecto referente ao marketing, é preciso de especialistas na área. 

Afinal, são eles que darão a base que você busca para se destacar. Nessas horas os consultores de marketing e uma consultoria de growth hacking podem ser a saída.

Otimização de tempo com potencialização de resultados 

Tempo é algo extremamente valioso para cada pessoa, por isso, otimizá-lo é algo que todos buscamos.

Se você quer um marketing de excelência, com resultados expressivos, estratégias adequadas e evolução constante, sem que isso onere o seu tempo, sem sombra de dúvidas é o momento de contratar ou pedir ajuda externa.

Nesse caso, qualquer um dos 2 vão te ajudar. Porém pegue a dica.

Opção da agência: Você já possui renda e rotação no caixa suficiente para ter uma boa agência do seu lado. Do contrário…

Opção consultores de marketing: Você já tem pessoas e equipes internas, mas quer uma segunda opinião e melhores estratégias, e não gosta de terceirizar os esforços de marketing.

growth hackers

Lembre-se: com grandes consultores, vêm grandes insights

Mas afinal, qual a alternativa mais vantajosa? Consultores de marketing ou agências?

Agora, com todos estes pontos que foram apresentados ao longo do artigo, chegamos a um ponto central e crucial: agências ou consultores de marketing? 

A grande realidade é que a resposta para esta pergunta vai depender de uma análise de quais são as suas atuais necessidades, ou seja:

  • O que você está buscando agora? 
  • Qual a possibilidade de investimento? 
  • Qual o atual estado do seu marketing? 
  • Qual alternativa se encaixa melhor com a sua realidade? 

Esses são questionamentos que vão te orientar em sua tomada de decisão. 

Apesar de este ser nosso conselho de forma geral, devemos ressaltar que a consultoria permite que você não tenha algo genérico sendo realizado em seu negócio. 

É claro que o trabalho realizado por agências é composto por profissionais altamente qualificados e focados em entregar resultados, entretanto, que comumente cuidam de diversos negócios ao mesmo tempo, adaptando as principais ações que dão resultados a cada negócio. 

Em contrapartida, a consultoria caminha lado a lado com você, entendendo minúcias que apenas este contato próximo e personalizado permite, e que vai resultar em algo que é particular e específico para o seu negócio, seguindo suas necessidades. 

Dessa forma, com o suporte de consultores de marketing, se torna até mesmo mais efetivo buscar por uma agência futuramente, visto que você já terá toda a base do que seu negócio precisa ser muito bem definida.

O papel da Growth Lovers nisso tudo 

O primeiro papel que assumimos é justamente o de trazer este conteúdo, pensando em proporcionar a reflexão e debate para que você tenha as informações necessárias para a tomada de decisão ideal.

Nem todos possuem tempo ou disposição para realizar as atividades e estratégias de marketing, o que torna a contratação de agências muito interessante.

Para quem prefere contratar e ter ajuda de consultores, sempre haverá a possibilidade de ter atendimento direto e personalizado para sua empresa.

Já para outros, começar a aprender sobre o mundo do marketing digital e de growth hacking pode ser a saída ideal para uma empresa de sucesso, e ao mesmo tempo estruturando uma equipe interna de ponta, sem terceirizar o marketing da empresa.

Se deseja aprender sobre growth hacking e como ser um consultor de marketing super apto a trabalhar no mercado, recomendamos que venha conhecer a Queen Jay.

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Jana Ramos é uma das maiores referências em growth hacking do Brasil, vencedora do prêmio Profissional Mindshifter RD Station, com mais de 7 anos de experiência, com certeza é a pessoa certa para te ensinar growth e ajudar na transformação da sua carreira.

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