Nômade digital usa growth para tocar 9 negócios sozinho!

Por: Growth Loovers | 22 de Junho de 2024
O assunto sobre ser um nômade digital e poder atuar com marketing digital de onde quiser ainda desperta a atenção de muita gente. Pensando nesse debate e na possibilidade de não depender mais de vagas e empresas medíocres, resolvi trazer um case de um nômade que toca sozinho não apenas uma empresa, mas 9. Conhecendo conceitos de programação, marketing e criação de conteúdo, esse cara ficou fera em levantar dinheiro automaticamente para sua conta bancária global, tornando ele independente e um "one man army". Se ficou curioso, acompanhe o artigo de hoje. Episódio baseado nesse podcast, episódio com o mesmo nome do artigo.

O cara que ama Growth Hacking e que "não tem nenhum funcionário"

Marc cresceu em Nogent-sur-Marne, uma pequena cidade perto de Paris. Ele passou a maior parte de sua infância construindo cabanas na floresta perto de sua casa e brincando com LEGOs. “Sempre gostei do processo de construção de coisas”, disse Marc. “Eu passava horas construindo legos só para ver o modelo finalizado, depois o demolia e passava para o próximo, ficando cada vez melhor.” Essa atitude curiosa levou Marc a se sentir infeliz na escola. Ele sabia que não queria seguir o caminho convencional – mas também não sabia por onde começar. Depois ele viajou para Hong Kong. “Isso abriu meus olhos para novas possibilidades”, disse Marc. “Vi pessoas, estilos de vida e empregos diferentes – saí inspirado para começar meu próprio negócio.” Então ele lançou sua primeira startup: o Tinder para amantes de esportes. Ele investiu todo o seu tempo na construção do aplicativo, na criação de cartões de visita e no design de logotipos. O único problema? Enquanto estava construindo sua startup, ele não contou a ninguém sobre isso. Com nenhuma estratégia de marketing, seu App não conseguiu obter usuários.

Colecionando alguns fracassos

Esse padrão se repetiu pelos próximos 3 anos. Ele teria uma ideia. Criava uma startup, e luatava para conseguir clientes. Descontente, em 2021, ele decidiu desistir. “Passei por uma depressão sombria”, disse Marc. “Eu morava com meus pais, comecei a questionar tudo o que eu tinha feito.” Ele se candidatou a um emprego como engenheiro de software e acabou trabalhando para uma das empresas de Tai Lopez. “Ter alguém lhe dizendo o que fazer e reconhecer seu trabalho foi um alívio”, disse Marc. “Mas eu também sabia que não seria algo para sempre.” Foi quando ele descobriu a comunidade Indie Hacker no Twitter. Ele viu pessoas como Danny Postma construindo startups com um laptop e vivendo a vida dos seus sonhos. Eles não queriam arrecadar dinheiro e construir um unicórnio. Eles queriam a liberdade de trabalhar no que quisessem, onde quisessem, sem ter que responder a ninguém. Então ele testou estratégias de marketing como marketing de afiliados (funcionou bem) e publicidade paga (funcionou bem por um tempo). Mas a verdadeira diferença foi construir um público online. À medida que construía suas startups, ele documentava sua jornada no Twitter e no YouTube. Foi quando ele finalmente começou a ganhar força. Quanto mais dinheiro ele ganhava, mais pessoas seguiam sua jornada – criando um efeito viralizador. Marc repetiu essa estratégia construindo 24 startups nos últimos 2 anos. Sua startup mais recente, ShipFast , faturou US$ 142.000 nos últimos 30 dias !

Hoje o que ele faz?

Marc possui 9 fontes de renda digitais, as quais ele toca sem tem nem mesmo um funcionário sequer! Ele criou plataformas que ajudam outros empreendedores, e tem também infoprodutos e renda como creator. O destaque foi alavancar como creator uma marca pessoal, que levantou maior relevância perante suas marcas e produtos. Da mesma forma, seu conhecimento em programação e "criação de sites" o ajudou a colocar coisas no ar de maneira independente.

As 5 chaves para o sucesso de Marc:

A maioria das pessoas fala sobre uma única chave para seu sucesso. Mas entenda que fazer uma empresa (ou site, app, o que for) dar certo é uma mistura de pequenas técnicas e hacks. Empreender é uma tarefa árdua. É preciso muito esforço para fazer as coisas decolarem. Mas o trabalho vale a pena a recompensa. Aqui estão as 5 chaves de Marc para o sucesso de um solopreneur:

1. Comece e teste

“Mostre-me um experimentador e, no longo prazo, mostrarei um futuro vencedor.” -Shaan Puri Marc tentou tantas experiências:
  • Um aplicativo de recomendação de filmes.
  • Vários rastreadores de hábitos diferentes.
  • Ele até criou um e-book para ajudar os homens a parar de "mijar para fora" quando fazem xixi 😂
Embora a maioria de seus experimentos tenha falhado, cada fracasso levou a uma lição que o ajudou em seu próximo experimento. Muitas vezes, as pessoas ficam paralisadas com a mentalidade de um empreendedor que falha ou perde grana. Eles acham que precisam de mais planejamento, mais pesquisa e mais reflexão. A verdade é que aplicar errado faz parte do processo, uma vez que otimiza tudo que você vai fazer um dia...

2. Construa de forma egoísta, compartilhe desinteressadamente

“Os problemas são uma ótima maneira de obter ideias de negócios”, disse Marc. “ Cada projeto é a resposta para o problema que encontrei no projeto anterior. ” Por exemplo, ele iniciou o ByeDispute, que monitora atividades fraudulentas para evitar que sua conta Stripe seja banida depois que ele próprio foi banido por um estorno aleatório. Mais tarde, ele iniciou o Zenvoice depois de gastar mais de US$ 2.000 em faturas em PDF do Stripe. Na dúvida, resolva seus próprios problemas. A própria Nubank foi idealizada por algo que o fundador queria muito que existisse, e que foi disruptivo no Brasil. Se você estiver disposto a pagar por uma solução, é provável que outros também estejam.

3. Estude a "arte do marketing"

Marc é um gênio em atrair atenção quando lança suas startups. Ele cria vídeos zoando com celebridades reagindo às suas startups – e as pessoas ADORAM. Na verdade, as pessoas gostaram tanto deles que Marc criou um curso ( LaunchViral, o cara é infoproduteiro também ) sobre como você pode criar o seu próprio mecanismo viral. Falamos sobre a arte de viralizar coisas no marketing nesse post.

4. Leve o restaurante para a cozinha

Uma estratégia de marketing que muitos solopreneurs usam é “Building In Public”. Simplificando, eles compartilharão os bastidores da construção de sua startup.
  • Vitórias
  • Falhas
  • Grandes decisões
  • Histórias pessoais
Por que isso funciona? Porque as pessoas querem seguir pessoas reais fazendo coisas reais. Quando você envolve seus clientes em sua jornada, é mais provável que eles apoiem e comprem de você. Marc é SUPER transparente – compartilhando detalhamentos mensais de todas as suas fontes de renda.

5. A persistência vence a resistência

Uma das maiores coisas que se destacou em Marc foi sua persistência. Ele falhou por ANOS antes de começar a ganhar força. No entanto, a maioria das pessoas desiste depois de algumas semanas.
  • O YouTube começou como um site de namoro.
  • O Twitter começou como um localizador de podcast.
  • A Figma começou como uma empresa de drones.
Às vezes, o fracasso é um redirecionamento para chegar ao seu destino. O mindset daquele que deseja construir uma empresa ou solução é mais importante do que a ideia em si, uma vez que essa pessoa "se desprende" da ideia de não apostar em seus sonhos e ideias. Uma vez formado o mindset, a pessoa não se importará de errar. Espero que esse post o tenha inspirado para aprender sobre growth hacking e marketing!

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