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Growth Insights: Livros que mudam a vida

Growth insights livros

Vamos comentar insights de livros recomendados por especialistas

Durante as lives, webinars e bate papos que fazemos com empreendedores e especialistas em marketing, vendas e growth, sempre surgem recomendações de livros que ajudaram muito no aprendizado e carreira dos profissionais. A ideia aqui é a gente contar um pouco sobre esses livros e insights, que podem ajudar sua empresa também.

Começando com Robinson Steven, CEO da Oh lala, Dani! que enviou pra gente os insights de “UpStarts” e “O lado difícil das situações difíceis“, confere aí 😉

UpStarts – Brad Stone

Como a Uber, o Airbnb e as Killer Companies do Novo Vale do Silício Estão Mudando o Mundo

The UpStarts livro

Insight 1:

O que são as UpStarts?

Up.start (substantivo feminino)

  1. Pessoa, negócio etc. que recentemente obteve sucesso.
  2. Pessoa que iniciou há pouco uma atividade, fez sucesso, etc. e não demonstra o devido respeito para com pessoas mais velhas e experientes ou para com as maneiras tradicionais de se fazer as coisas.

Insight 2:

A precisão de um surfista

 

 

 

 

 

 

 

 

McAdoo explicou por que ser um grande empreendedor exige a precisão de um grande surfista. Quem quiser construir uma empresa grande de verdade tem que saber surfar numa onda grande de verdade.

Precisará prestar atenção nas ondas de mercado e nas ondas de tecnologia de um jeito diferente das outras pessoas e percebê-las antes, saber como se posicionar, preparar-se, escolher a prancha certa – em outras palavras, formar a equipe de administração certa, construir a plataforma certa por trás. Só então será capaz de surfar uma onda realmente grande.

No fim das contas, sem essa onda, ainda que você seja um bom empreendedor, não conseguirá construir um negócio a altura.

Insight 3:

O erro clássico

“Cometemos o erro clássico que todos os investidores cometem”, escreveu Fred Wilson, um apoiador do Twitter, poucos anos depois. “Prestamos atenção demais no que eles estavam fazendo na época, e não o suficiente no que poderiam fazer, fariam e de fato fizeram.”

Insight 4:

BARATA – Características de grandes empreendedores

Barata (animal) era a palavra usada por Graham para designar uma startup que não morria por nada e sobrevivia a qualquer desafio. Era o maior elogio possível no seu vocabulário relativo a startups.

A mais essencial de todas as características dos grandes empreendedores: força mental, a capacidade de superar obstáculos e negatividade que costumam acompanhar qualquer ideia nova.

 

O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

Como construir um negócio quando não existem respostas prontas

Livro o lado difícil das situações difíceis

Insight 1:

Ao ler um livro sobre gestão empresarial ou de autoajuda, sempre digo a mim mesmo:

“Ótimo, mas esse não era o aspecto mais difícil da situação”.

  • O difícil não é estabelecer uma meta grandiosa, complicada e audaciosa, é demitir pessoas quando ela não é alcançada.
  • O difícil não é contratar funcionários excelentes, é quando esses “funcionários excelentes” passam a achar que têm o direito de exigir coisas não razoáveis.
  • O difícil não é montar o organograma da organização que você idealizou, é fazer as pessoas se comunicarem dentro dela.
  • O difícil não é sonhar grande, é acordar suando frio no meio da noite quando o sonho vira pesadelo.

O problema desses livros é que eles tentam dar uma receita pronta para desafios para os quais não há receita pronta.

Não existem receitas prontas que se apliquem a situações dinâmicas e complexas. Não existem receitas prontas para construir uma empresa de alta tecnologia, nem para liderar um grupo de pessoas e tirá-las de uma situação de risco, nem para compor uma série de canções de sucesso, nem para tornar-se atacante na Liga Nacional de Futebol Americano, nem para candidatar-se à presidência do país, nem para motivar uma equipe quando a empresa já não vale mais nada.

Este é o lado difícil das situações difíceis: não há fórmulas para lidar com elas.

Insight 2:

Enquanto não nos esforçamos para conhecer algo ou alguém de modo mais profundo, não conhecemos nada. Não existem atalhos para o conhecimento, em especial para aquele que vem da experiência pessoal.

Seguir as fórmulas convencionais e fazer uso de atalhos pode ser pior do que não saber absolutamente nada.

Insight 3:

Em circunstâncias complicadas, nas quais os “fatos” pareciam determinar certo resultado, aprendi a procurar conhecer outras experiências e explicações, com pontos de vista diferentes, antes de formar uma opinião.

Uma interpretação alternativa e plausível muitas vezes é tudo o que é preciso para manter viva a esperança de funcionários preocupados.

Insight 4:

 

 

 

 

 

 

O que você faria se tivesse todo o capital do mundo?” é uma pergunta perigosa para qualquer empreendedor.

É quase a mesma coisa que perguntar a uma pessoa acima do peso: “O que você faria se o sorvete tivesse o mesmo valor nutricional que o brócolis?” Os pensamentos que essa pergunta evoca podem ser muito perigosos.

E aí, amou os insights? Comenta pra gente saber e postar mais sobre livros aqui na Growth Insights 😉

Essas dicas foram enviadas com açúcar e com afeto pelos times da:
@Oh lala, Dani! e @Brigaderia Brigatto

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