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Aquisição e Marketing

CTO (Call to Outcome) é o novo CTA?

Vem cá…CTO está sendo um assunto bem debatido pelos profissionais de marketing, e acho que chegou a hora de entender melhor sobre esse “CTA evoluído” que está conquistando adeptos.

Como gosto de falar de copywriting e de growth em geral, vim trazer meu ponto de vista sobre o tema junto a algumas maneiras de utilizar os CTOs em favor de sua empresa ou pequeno negócio.

O Call to Outcome é uma forma menos robótica e mais explicativa que a pessoa obtém por seguir em seu site, anúncio ou e-mail.

Ele muda completamente a forma que a proposta de valor do seu negócio é passada adiante.

Ele pode despertar mais emoções, e consequentemente, uma ação de fato.

Se você quer saber o que é o CTO e como utilizar ele em seu site, estratégia de digital ou campanhas de tráfego pago, então é só acompanhar o artigo de hoje (é rapidinho, prometo).

Afinal, o que é CTO “Call to Outcome”?

Em anúncios digitais, um call to outcome (ou “chamada para resultado”) refere-se a uma abordagem mais orientada ao impacto final que o anúncio pretende alcançar.

Em vez de focar em uma ação imediata que o usuário deve realizar, como no caso do “call to action” (CTA), o call to outcome enfatiza o resultado ou benefício que o usuário obterá ao seguir a ação sugerida.

Ao invés de pedir um clique ou que a pessoa tome uma ação, você convida ela para uma mudança ou caminho a um objetivo (que seria a tradução de Outcome).

O CTA pode ser melhor para usar em botões, pois são sucintos, mas os CTOs são usados de diversas maneiras, principalmente quando há espaço para frases maiores, como legendas de posts, descrições em vídeos no Youtube, e claro, pitch e apresentações.

Comparação e diferenças entre CTO e CTA

  1. Foco no Tempo:
    • CTA: Enfatiza uma ação imediata. Ex: “Compre agora”, “Baixe o e-book”.
    • CTO: Enfatiza o benefício ou resultado a longo prazo. Ex: “Aumente suas vendas em 20% em um mês”.
      “Comece a trabalhar 4 horas por dia”.
  2. Abordagem de Comunicação:
    • CTA: Geralmente é mais imperativo e direto ao ponto.
    • CTO: É mais explicativo e orientado para o benefício, frequentemente utilizando uma narrativa mais envolvente.
  3. Aplicabilidade:
    • CTA: Usado frequentemente em anúncios de resposta direta, onde o objetivo é obter uma resposta imediata.
    • CTO: Usado em campanhas que visam educar ou nutrir leads, onde a decisão de compra pode demorar mais tempo e o foco está em construir um relacionamento e confiança.  Faz mais sentido um CTO do que um CTA em páginas de vendas e landing pages (se você é um copy vai ficar perceptível isso).

Dando alguns exemplos de CTO

  1. “Aumente suas vendas em 20% com nosso software.”
  2. “Descubra como ser um investidor de sucesso clicando aqui”
  3. “Melhore sua produtividade em 30% com nossas ferramentas.”
  4. “Faça pratos e receitas de Chef com nosso método”
  5. “Reduza sua conta de energia elétrica com nossos painéis solares.”
  6. “Transforme seu website em uma máquina de conversão.”
  7. “Perca peso de forma saudável e sustentável com nosso programa.”
  8. “Aprenda a fazer X estudando apenas 1 hora por dia”
  9. “Consiga finalmente uma noite tranquila de sono”
  10. “Aumente sua visibilidade online com nossa estratégia de SEO.”

Exemplos de CTA

  1. “Compre agora.”
  2. “Inscreva-se hoje.”
  3. “Clique aqui para saber mais.”
  4. “Baixe o e-book grátis.”
  5. “Assista ao vídeo agora.”
  6. “Teste grátis por 30 dias.”
  7. “Adicione ao carrinho.”
  8. “Reserve sua consulta.”
  9. “Cadastre-se para a newsletter.”
  10. “Participe do webinar.”
growth hackers e onde trabalham

Perceberam que há uma grande diferença né?

Onde o CTO se torna importante e impactante?

Em todo lugar onde pode haver uma saturação da estratégia ou abordagem de CTAs e textos curtos o CTO é muito bem vindo.

Baixar um ebook ou fazer uma ação de “se inscreva na minha newsletter” pode ser bem banal e um bom convite para o lead sair correndo do seu anúncio, post ou site.

O CTO deixa explícito em uma frase escrita ou até em scripts de vídeos (quem faz vídeo para Instagram, vídeo de anúncio e Youtube) o que você oferece e qual a mudança que traz na vida do ouvinte.

A escolha entre CTO e CTA depende do objetivo da campanha e do estágio do funil de marketing em que o público se encontra.

O CTO é mais eficaz em contextos onde a construção de valor e a demonstração de benefícios a longo prazo são cruciais. Por outro lado, o CTA é mais adequado para impulsionar ações imediatas e captar a atenção de usuários em situações que demandam urgência.

Como e onde adotar o CTO no meu trampo de marketing e vendas online?

Para finalizar o artigo, vamos observar onde seria legal e interessante usar o CTO. De maneira contraintuitiva vou começar por onde você NÃO deve usar.

Botões

Aqui seria muito estranho colocar a frase “descubra como meu método te ajuda a emagrecer”, não acha?

Bom, isso depende de onde está o botão. Em anúncios nas redes sociais os botões são sempre pequenos. Aqui não tente inventar a roda, e use uma CTA.

Mas em espaços onde o botão pode ser editável e controlado por você, como no seu blog, então ao invés de um genérico “saiba mais”, você pode ser criativo e escrever “comece hoje sua jornada de growth hacking” e coisas do tipo.

Apresentações e PPTs

Aqui a estratégia vai na outra direção: usar uma simples CTA pode ser feio e visto como falta de criatividade.

Sua apresentação comercial ou proposta para clientes deve realmente pegar forte nas dores e necessidades deles.

E a maneira ideal de fazer isso, misturado com a necessidade de fazer a pessoa tomar uma ação, é usando um call to outcome, nosso CTO.

Por exemplo, no final da apresentação ou em um slide importante, você coloca: “Já imaginou poder vender com esse software XYZ? Depois você vai entender melhor como”.

growth hacking

Páginas de vendas

Nas famosas landing pages, cartas de vendas e e-mails, o uso entre CTA e CTO deve ser equilibrado e ponderado com sabedoria.

Não adianta só colocar frases grandes nesses lugares, sabendo que em certos lugares da página uma frase simples resolveria seu problema.

Por exemplo, em um email temos um botão, o qual você usa a CTA pequena e genérica, mas há frases clicáveis e imagens onde o CTO dá mais match e faz mais sentido para que a pessoa realmente queira saber mais sobre o que você faz.

Esse artigo de estruturas de copywriting é um ótimo complemento para esse artigo de hoje. Se você ler ele, vai ficar mais explícito onde utilizar CTOs em suas campanhas e ideias de marketing.

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