Top 5 livros que você está deixando passar batido em sua vida
Olá querido Lover,
Hoje o conteúdo que você vai ler é extremamente orgânico. É um conteúdo feito apenas para te orientar sobre seus futuros estudos e futuras leituras, e não deixar passar alguns títulos imperdíveis.
Afinal, tem muita coisa sendo feita e publicada no mundo, e nos sentimos perdidos de vez em quando.
A gente fica na expectativa de alguma recomendação ou super validação de terceiros, para somente então ler ou descobrir algo de novo; seja uma banda nova ou um novo escritor.
Eu decidi falar de 5 livros que não vejo muita gente falar a respeito (confesso que 2 nem tanto). Ensinamentos e insights muito poderosos, que agora estarão ao seu alcance.
São autores e mantras que poderão mudar sua vida, pode apostar.
Porque você deveria se atentar a esses livros?
Basicamente, porque são livros que nem sempre são falados, e os que são, são muitas vezes esquecidos.
Sem falar que eu não gosto de livro chato, grande e que fica dando voltas no assunto. Jamais indicaria algo assim aqui em nossa página.
E não pense que é uma indicação somente de “autoajuda” (acho uma avaliação um pouco preconceituosa) pois eu realmente acredito que muita coisa intitulada dessa forma, na realidade possuem grandes ensinamentos.
Portanto, leia com atenção nossas dicas e escolha ao menos um deles para ler ainda hoje. Estou falando de sair daqui e já comprar ou adquirir um PDF.
Aviso: O melhor e que você não pode deixar de ler é o último livro.
Aconteça o que acontecer, leia o item 5!
Vou começar com o que eu li por último. E que dependendo do seu momento de vida, será o mais importante.
1)The Last Safe Investment
[tradução: O último investimento seguro]
Um livro escrito por Bryan Franklin e Michael Ellsberg (esse falarei novamente depois), e que infelizmente não possui ainda tradução para o PT-BR.
Se quiser lê-lo, terá que ser em inglês
Por que o livro entrou nessa lista:
Cara, eu gosto muito do Ellsberg pois ele quebra muito o status quo, e “mete pau” em muita coisa (igualzinho a mim).
Mas esse livro fala exatamente das coisas que as pessoas vão falar daqui uns anos. Ou seja, ele antecipa o que será discutido na próxima década. Ele fala de tendências, quase sempre fatais.
Isso sem falar de que como o autor é americano, ele mostra um cenário que inevitavelmente bate sempre em nossas portas alguns anos depois. O Ellsberg falou da saturação das universidades em 2009, quando ninguém falava disso por aqui no Brasil.
Bom, isso é apenas um motivo para te provar que a leitura é muito boa. Vou falar agora do conteúdo:
O que ele te ensina (ou ao menos prova que é fonte confiável de investimento)?
Vou enumerar algumas coisas importantes do livro, de maneira breve:
- O valor de um conselheiro: Um dos melhores investimentos que você pode fazer é ter um conselheiro (adviser equity, no livro). Essa pessoa costuma não cobrar de você financeiramente, e nem você dela. Essa relação, que pode ser de longa data, traz muitos insights e mudanças na vida dos envolvidos, quando são conexões estratégicas e autênticas.
O livro explica até mesmo como procurar ou se tornar um conselheiro poderoso, alguém que as pessoas buscam como referência. - Construção de uma tribo: Pegando o gancho do item anterior, o livro explica o que é o ganho em equipe (tribos e comunidades) e como fazê-lo.
Segundo o livro, “ter sua tribo e seu circulo interno não é um patrimônio tangível, mas pode ser muito melhor que um.” - Investir em você mesmo, sem uma data limite: Depois de descrever o que é a construção da sua marca pessoal e do seu valor como “expert” em um assunto, o livro explica que isso só pode se manter no plano físico se você estiver sempre investindo em seu conhecimento.
Seja com pequenos cursos, ou com novas conexões (ponte aos outros itens), o que interessa é você sempre se atualizar e afiar seu talento pessoal – que é algo discutido ao longo do livro.
Quanto vale sua rede de contatos? Quanto vale o poder de influência que você vai ganhando ao longo dos anos, enquanto prestar mentoria e favores a terceiros?
É disso que boa parte do livro se trata, e ele abre seus olhos para isso tudo.
Leitura obrigatória se você é empreendedor e se gosta de sempre estar aprendendo coisas novas por conta própria!
2)Pega a Visão – Rick Chesther
Esse é um caso especial.
Aqui vou indicar muito mais quem é esse autor/palestrante do que seu livro em si. O Rick é o famoso “cara da água”, que viralizou em 2018 com um vídeo.
Por que o autor entrou nessa lista:
O Rick, que talvez você não conheça, explica muita coisa que deveria ser ensinada ainda na infância, por exemplo:
- A lei da semeadura: A questão de plantar o que se colhe;
- Inferioridade induzida: Somos programados para pensar que não podemos fazer as coisas e que somos inferiores (veja o vídeo abaixo);
- Respeitar as raízes: Não esquecer suas origens e os verdadeiros mentores da vida, e ter gratidão por isso.
Você consegue acompanhar algumas pílulas de conhecimento dele em seu canal do Youtube e Instagram. Deixarei uma de amostragem.
(e não deixe de ver o vídeo apenas pelo título clichê)
O que o livro ensina
Seu livro, e sua continuação, falam sobre sua vida. É uma bibliografia.
Só que ela serve para ensinar a gente a não ter vergonha do nosso trabalho e do momento que vivemos, principalmente quando é de dificuldade.
Em um capítulo do livro, intitulado “Quanto pesa sua caixa?”, ele fala de um tema que deveria ser abordado sempre: Qual o seu peso para as pessoas em sua volta? Você é alguém que joga o peso em alguém ou você ajuda a tirar o peso de outras pessoas?
Isso tem muito a ver com responsabilidades e com a capacidade de fazer sua parte em sua família ou em sua comunidade. Saber as suas limitações, o peso delas, faz com que você saiba vencer os obstáculos diários.
Mas o livro não é só motivação e frases tocantes para você “levantar mais cedo”. Tem a ver com valores e de como eles são inseridos de maneira errada em sua vida.
Um livro fenomenal, um dos poucos que li duas vezes.
3)Pense e Enriqueça
Sim, vou citar um livro famoso do Napoleon Hill.
Esse livro está aqui graças ao poder que seus mantras possuem. Eu não somente li, como mantenho seus capítulos de Audiobook em meu smartphone
Porque o livro é importante:
Esse livro pode remodelar seu mindset e a maneira que você encara não somente as dificuldades da vida, como nossos demônios internos.
Ele possui exercícios ao final de alguns capítulos, os quais você pode anotar em um caderno e praticar. Veja um exemplo:
“Faça uma declaração clara e concisa da quantidade de dinheiro que você pretende adquirir,
a data em que você vai conseguir, e o que você pretende dar em troca para obter seu objetivo.
Anote isso em um caderno, leia e repita em voz audível diariamente seu plano,
para transferir seu desejo e suas afirmações para seu subconciente”
— Exercício do livro Pense e Enriqueça
O audiobook inteiro você encontra aqui. Baixe-o, divida em umas 5 tracks, e escute sempre um pouco.
👉E como falei antes: Não julgue o livro nem por ser antigo, nem pelo tema “autoajuda” e muito menos pela capa (que é feia nesse caso).
Você acha que o John Wick é foda assim por quê? Ele lê nosso blog e nossas dicas!
4) O Poder do Agora
Esse livro também é, de certa forma, uma exceção.
Ele aborda um tema de maneira incompleta, mas serve para introduzi-lo perfeitamente a sua vida.
Foi graças a esse livro que comecei a me interessar por meditação e outras coisas da cultura oriental – voltadas a introspecção.
Por que o livro entrou nessa lista:
O livro tem o poder de despertar o leitor. É como ler e sair de um estado de hipnose.
A cada duas páginas, uma reflexão profunda e impactante.
O objetivo do livro é falar de como nós saímos “do presente” e da atenção plena, e de como isso é danoso para nossas vidas e nosso aproveitamento de nossas experiências.
Se aprendemos a ter a atenção plena, nos tornamos quem realmente somos, e nos livramos de sofrimentos causados pela ansiedade e outros males da mente humana.
5) A Educação dos Futuros Milionários
Sim, mais um livro do Ellsberg, que citei hoje.
Esse livro mudou a forma que eu vejo a educação e o mundo do marketing digital.
A leitura é muito poderosa e pode evitar investimentos errados e falsas promessas da vida adulta e pós escolar.
Porque esse livro está na lista:
Bom, falando brevemente, o livro vai te ensinar (e provar) que:
- Investir em faculdade é fria: Um investimento bom até os anos 80, que vem se tornando peculiar e até obsoleto em alguns cenários. O livro trás exemplos reais de pessoas que se deram muito mal com os créditos e taxas de suas universidades, e que não conseguiram recuperar essa grana.
- Desenvolver a marca pessoal é praticamente uma obrigação: Ao invés de fazer faculdade e empréstimos de bolsas estudantis, ele defende que o ideal é começar desde cedo a investir em sua marca. É o que um blogueiro ou pessoas autônomas costumam fazer.
Os exemplos e dicas de como construir sua marca pessoal são maravilhosos, fazendo que que o livro seja uma obrigação de leitura para jovens próximos dos 18 anos de idade. - Tenha um portfólio e esteja online: Pegando o gancho do item anterior, o autor explica como estar no mundo online e entrevista pessoas que saíram do anonimato e se tornaram milionárias, graças ao uso da internet e das ferramentas certas (newsletter e WordPress).
- Você aprende no campo, e não na sala de aula: Essa é a ideia central do livro. Você aprende praticando, e deve se aventurar para trabalhar para grandes figuras de sua área, nem que você faça isso de graça!
Você pode obter o eBook aqui.
Essa é minha dica de ouro, que foi um dos melhores livros que já li.
[Lido 2 vezes, e ainda assim consultado quando quero ver anotações minhas, que fiz várias no livro]
Bônus Round
Já que o objetivo é te indicar material bom, seria uma pena não falar desse pessoal aqui.
Gostaria de fazer algumas breves citações, e contar o motivo delas estarem nessa seção bônus.
- Paulo Coelho: Livros como “O Alquimista” e “Diário de um mago” são bons para aumentar sua capacidade criativa e ensinam muito bem a montar um bom storytelling. Como eu estudo as maneiras de se conectar com o escritor interior, não poderia deixar de citá-lo hoje;
- Seth Godin: O cara é um guru do marketing, e o livro “Linchpin – Você é Indispensável?” é uma obrigação de cabeceira para quem gosta de ser considerado referência em sua área de atuação;
- Domenico de Massi: leia seus ensaios e entenda para onde vai nosso mundo corporativo. Ele previu o homeoffice há muito tempo. E também previu como aos poucos vamos nos tornando uma sociedade do lazer, e mais robotizada.
Por hoje é só. Espero que esse Top 5 de hoje te traga muita inspiração e boas ideias em suas próximas missões da vida.
👉Essa lista é tão poderosa, que se você descobrir qualquer um dos nomes/livros citados, você vai lembrar com carinho de nossa página. Eu nunca me esqueço de quem traz conselhos construtivos que mudam minha vida.
Para receber nossas futuras análises e reportagens, acesse aqui!
Conheça meu curso de Escrita Emotiva. Corre que ainda é gratuito
Te ensinando a usar a internet para aprender e Hacks para sua vida.
Escritor e criador de conteúdo freelancer, escrevo também no meu blog pessoal.