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Aquisição e Marketing

Nova ferramenta de Martech dedicada a testes A/B pode ajudar empresas a vender mais

Nós aqui na Growthlovers gostamos de falar de martechs e ferramentas que nos ajudam a vender mais e a realizar nosso trabalho de growth de cada dia.

Pensando no assunto, já fiz alguns posts aqui sobre ferramentas e IAs que podem ajudar nosso trabalho, assim como análise de programas específicos de rotinas de marketing e vendas em geral.

Esse post hoje será dedicado a uma ferramenta dedicada a otimização e testes A/B, o que também representa um aspecto importante do nosso trabalho de otimização de vendas.

Recentemente fui convidado para usar e realizar um onboarding da Varify, a qual conto em mais detalhes sobre seu funcionamento e vantagens ao longo do artigo.

Como melhorar seu CRO (click rate optimization) com a ajuda de testes A/B?

A otimização da taxa de conversão (CRO, do inglês Conversion Rate Optimization) é uma estratégia essencial para maximizar os resultados de uma página, como a geração de leads ou vendas. 

O foco do CRO é fazer com que os visitantes realizem uma ação desejada, seja preencher um formulário, realizar uma compra ou assinar um serviço. 

Esse processo se baseia em análises de comportamento, ajustes estratégicos e a aplicação de testes A/B para melhorar continuamente a experiência do usuário e os resultados.

A vantagem principal do CRO é que ele permite melhorar a performance de uma página sem a necessidade de aumentar o orçamento de marketing. 

Ao fazer pequenos ajustes e otimizações baseadas em dados, é possível converter mais visitantes com o mesmo nível de investimento.

Por que o Teste A/B é obrigatório no CRO?

O teste A/B é uma ferramenta/processo fundamental no CRO porque permite testar duas versões de uma página (ou elemento) para determinar qual delas gera mais conversões. 

Isso elimina o “achismo” e proporciona decisões baseadas em dados concretos. A ideia é que, ao comparar duas versões de uma página — uma original e uma variante —, é possível identificar com precisão qual mudança traz os melhores resultados.

Quem trabalha com growth hacking jamais pode se esquecer de testar e aprender sobre A/B, uma vez que esse conceito ajuda a melhorar campanhas e páginas de conversão, tais como páginas com iscas digitais (lead magnets)

Nota: escrevi sobre isso também há alguns anos em um post de taxa de conversão e dicas de testes A/B.

Existem riscos e consequências de não realizar testes A/B em uma campanha?

Ignorar os testes A/B no processo de otimização pode trazer sérios riscos para a performance de um site ou campanha de marketing digital

Sem testes, todas as mudanças e ajustes feitos no site ou em estratégias de marketing são baseadas em suposições ou preferências pessoais, o que pode levar a decisões equivocadas e resultados abaixo do esperado.

Algumas das principais consequências de não realizar testes A/B incluem:

  1. Perda de oportunidades de conversão: Pequenos ajustes que poderiam aumentar a taxa de conversão podem ser negligenciados. Sem uma base de dados sólida para guiar as decisões, otimizações importantes podem não ser implementadas, resultando em perda de potenciais clientes ou vendas.
  2. Decisões baseadas em suposições**: Sem dados reais para confirmar o que funciona ou não, os profissionais acabam tomando decisões baseadas em intuições ou preferências subjetivas. Isso pode levar a alterações ineficazes ou até prejudiciais à performance do site.
  3. Maior custo de aquisição de clientes**: Quando as páginas não são otimizadas adequadamente, o custo para atrair e converter novos clientes tende a ser maior. Sem uma estratégia de CRO baseada em testes, você pode estar gastando mais em campanhas de marketing digital do que realmente precisaria.
  4. Perda de competitividade**: Em um mercado onde os concorrentes estão constantemente ajustando e otimizando suas estratégias, não realizar testes A/B coloca sua empresa em desvantagem. A falta de melhorias contínuas pode resultar em uma queda na participação de mercado.

Realizar testes A/B é uma prática saudável para qualquer empresa que busca maximizar seus resultados e reduzir custos, garantindo que cada decisão seja respaldada por dados concretos e tenha o melhor impacto possível no desempenho geral do negócio.

Varify: a importância de ferramentas dedicadas ao teste A/B

Embora seja possível realizar testes A/B de forma manual, o uso de ferramentas dedicadas como a Varify otimiza o processo e garante maior precisão nas análises. 

Essas ferramentas permitem que empresas e profissionais possam configurar, gerenciar e analisar seus testes A/B com facilidade e eficiência, proporcionando insights mais rápidos e confiáveis.

A Varify, por exemplo, é uma solução completa que oferece funcionalidades avançadas para criar e monitorar diferentes variações de páginas, acompanhar o comportamento dos usuários em tempo real e realizar ajustes contínuos. 

Ela permite a alteração de elementos que ficam “na nuvem”, o que permite ao profissional de growth trocar elementos para seu trabalho de CRO sem mexer no código fonte, o que exigiria programação por parte dessa pessoa.

Podemos dizer que a varify cria “uma versão fantasma” diferente da original, possibilitando múltiplos testes e versões para alcançar “sua melhor página de conversão” e seus melhores copys.

Ela facilita o gerenciamento de múltiplos testes simultaneamente, além de apresentar relatórios detalhados que ajudam na tomada de decisão com base em dados precisos.

Quem pode utilizar essas ferramentas automáticas de CRO?

Ferramentas de testes A/B, como a Varify, são amplamente utilizadas por empresas e profissionais que trabalham com otimização de resultados em negócios digitais. 

Entre os principais tipos de usuários estão:

  • Donos de serviços B2B: Empresas que vendem para outras empresas, como consultorias e prestadores de serviço, usam essas ferramentas para ajustar suas páginas de venda, otimizar campanhas de marketing e aumentar as conversões em landing pages.
  • SaaS (Software as a Service): Empresas de software que fornecem soluções via assinatura dependem fortemente de testes A/B para melhorar a experiência do usuário e aumentar a taxa de conversão de testes gratuitos para planos pagos (afinal, muitos deles seguem a lógica de product-led growth e não possuem times de vendas).
  • Infoprodutores: Aqueles que vendem produtos digitais, como cursos online e e-books, também encontram valor nas ferramentas de CRO, já que ajustes em páginas de vendas e funis de marketing podem fazer uma grande diferença no volume final de vendas.

Bom, com isso vou concluir minha explicação um tanto breve de como esse tipo de programa/software ajuda uma empresa a aumentar suas vendas online. 

Aos curiosos sobre a ferramenta, deixo aqui o link.

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Jana Ramos

Jana Ramos é uma das maiores referências em growth hacking do Brasil, vencedora do prêmio Profissional Mindshifter RD Station, com mais de 7 anos de experiência, com certeza é a pessoa certa para te ensinar growth e ajudar na transformação da sua carreira.

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